Conheça 28 curiosidades sobre Barba Ruiva

conheca curiosidades sobre barba ruiva
4.9/5 - (1675 votes)

Ter uma barba ruiva, seja nos tempos atuais ou passados, é algo único. Assim como os próprios cabelos ruivos, uma barba desse tipo é bem rara naturalmente. Graças a esse fator especial, ela sempre está rodeada de mitos, lendas e curiosidades que volta e meia pegam seus portadores desprevenidos, gerando algumas situações engraçadas.

E adivinha só, vamos trazer algumas dessas curiosidades para você, e descobrir que as barbas ruivas são mais especiais do que aparenta.

As curiosidades sobre a Barba Ruiva

1 – Você não precisa ter o cabelo ruivo para ter a barba da mesma forma

Você não precisa ter o cabelo ruivo para ter a barba ruiva da mesma forma

Essa é uma das curiosidades mais conhecidas da barba ruiva. Muitos homens de cabelos castanhos, inclusive alguns conhecidos como Christian Bale, tem os pelos faciais avermelhados. Isso acontece por conta de uma mutação do MC1R, responsável por dar pigmento aos pelos. E essa mutação ainda deriva da hereditariedade, o que significa que se você conhecer alguém que tenha a barba ruiva e o pai ou avô dele não, é certo de que algum antepassado dele teve essa honra.

2 – Ruivos aparecem com maior frequência na Europa

Barba Ruivas e Ruivos aparecem com maior frequência na Europa

Mais especificamente no norte da Europa, na região que engloba os povos celtas e gauleses (Inglaterra, Irlanda, Escócia…). A região Escandinava, que pega países como Noruega, Suécia e Dinamarca, também possui sua parcela, assim como no Leste Europeu, mas a frequência nesses lugares é um pouco menor. Alguns personagens das histórias em quadrinhos européias são ruivos de respeito, como Tin tin (que não tem barba, mas vamos deixar passar dessa vez), e Obelix, da série Asterix.

3 – Muitas Cervejarias gostam de colocar a Barba Ruiva em seus rótulos

Muitas Cervejarias gostam de colocar a Barba Ruiva em seus rótulos

Esse é um detalhe curioso. Muitos rótulos de cerveja colocam como símbolo um cara de barba ruiva cheia e volumosa como seu cartão de visitas. Um exemplo bem conhecido é da Cervejaria Barba Ruiva, aqui mesmo do Brasil. Os motivos para essa e outras marcas adotarem não é muito claro, mas vou dar o meu palpite: por serem muitas vezes associados a bárbaros e vikings, povos que tinham ruivos em suas fileiras, a associação é quase óbvia. Independente do motivo, é um detalhe curioso.

4 – Barba ruiva é o nome de um pirata lendário…

Barba ruiva é o nome de um pirata lendário...

Barba Negra não foi o único pirata temido dos sete mares com uma alcunha relacionado aos seus pelos faciais. Na região do atual Oriente Médio, os irmãos Aruj e Hizir aterrorizavam várias cidades costeiras, aproveitando muito bem seu conhecimento na região. Os dois eram conhecidos na Europa como os Irmãos Barbarossa, que no bom italiano, eram Barba Ruiva. Há inclusive uma pequena menção desse aspecto no personagem Shanks, o Ruivo, do mangá One Piece, também sobre pirataria.

5 – … E de um mito no Piauí

Barba Ruiva é um mito no Piauí

E olha só, o Brasil também tem o seu Barba Ruiva! Mas aqui se trata de um folclore tão assustador quanto a lenda do Boto Cor-de-Rosa. O tal Barba Ruiva era um homem que vivia na Lagoa de Paranaguá, que surgia ora de dia, ora de noite, com um choro estranho, e apenas observava quem estava por perto. Suas histórias eram tão estranhas, que muitas mulheres passaram a não frequentar a lagoa, com medo dele. Verdade ou não, é uma história bem esquisita mesmo.

6 – Foi nome de uma editora

Por pouco tempo, a editora Barba Ruiva era um grupo independente dedicado a publicação de E-books de literatura fantástica e histórica. Infelizmente, ela já não se encontra mais na ativa, mas nas palavras do seu próprio site, já encerrado, ela incentiva novos autores a buscar por seus meios de alçar a divulgação. Sim, é uma curiosidade um tanto pequena, mas é só para você ver o tamanho que uma barba ruiva tem para vários sentidos.

7 – E também é nome de uma operação militar.

Barba Ruiva é também é nome de uma operação militar.

Sabe os Irmãos Barbarossa que comentamos lá em cima? Pois então, seu nome ocidental serviu de nomenclatura para a operação de Hitler para invadir e acabar com a União Soviética na Segunda Guerra Mundial. A operação foi feita em conjunta com os exércitos Finlandês, Húngaro e Romeno, e tinha como objetivo tomar toda o território russo de assalto. É considerada uma das maiores operações militares da história…

… Mas para o azar de Hitler, as tropas foram vencidas pelo inverno rigoroso, clima já bem conhecido dos soviéticos, que empurraram as forças alemãs de volta, e assim começou lentamente a derrota do Eixo na guerra.

8 – Existe a Fobia de Ruivos…

Existe a Fobia de Ruivos...

Essa não se associa apenas a barba ruiva, mas ao cabelo também. A Gingerfobia é o medo de ruivos, ou mais especificamente de pelos vermelhos. É um tipo um pouco raro, e assim como vários tipos de fobia, costumam vir de traumas e outros fatores específicos.

9 – … E o Bullying também

E o Bullying de ruivos também

Gingerismo é o nome que costuma-se dar lá fora para o bullying contra pessoas ruivas. E não é diferente de qualquer outro tipo de bullying, então se você ver de uma forma pesada, não tenha medo de agir. Ruivos são tão legais quanto qualquer outro tipo de aparência, portanto respeito é bom.

10 – Os Gregos tinham medo da barba ruiva

Essa é um pouco engraçada, mas que para o contexto da época não muito. Para os antigos gregos, ver um ruivo ou ruiva, e ainda mais específico um barbudo ruivo, era sinônimo de perigo. Eles acreditavam com força de que ruivos, ao morrerem, se transformariam em vampiros, o que obviamente não era verdade. Pense que naquela época, os mitos eram tratados como se fossem de fato reais, então os ruivos em alguns lugares passavam por grande perigo.

11 – O cabelo ruivo natural é mais difícil de tingir do que outras cores

Teimosos por natureza, os cabelos ruivos seguram seu pigmento com muito mais firmeza que qualquer outra cor de cabelos. Se as ruivas desejassem tingir os cabelos de qualquer outra cor (para quê?), só teriam uma diferença perceptível depois de descolorir o cabelo. Senão a cor não pega.

Descolorir é ruim para qualquer cabelo. Especialmente os ruivos, que são muito mais frágeis que outros.

12 – Os ruivos têm menos fios de cabelo na cabeça

Os ruivos têm menos fios de cabelo na cabeça

Em termos de número total de fios, os ruivos têm muito menos em suas cabeças do que qualquer outra cor.

Em média, as belas com cabelos flamejantes têm 99 mil fios, comparadas com as loiras (110 mil) e as morenas (140 mil).

Mas elas não estão exatamente ficando carecas, pois cada fio de cabelo ruivo natural é muito mais grosso, por isso normalmente a aparência é que as ruivas têm muito mais cabelo em geral.

Esses fios mais grossos tornam mais fácil pentear — pode ficar com inveja.

13 – Para compensar a falta de fios, eles são mais grossos

Sim meus amigos, uma coisa compensa a outra. Os ruivos têm um cabelo mais grosso do que pessoas com outras cores de cabelo, por isso eles possuem menos fios.

Por exemplo, enquanto os loiros têm em média 140 mil fios de cabelos, ruivos têm cerca de 99.000.

14 – Os ruivos não ficam grisalhos

Mantendo-se fiéis ao estereótipo de teimosos, os ruivos mantêm a pigmentação natural dos cabelos por muito mais tempo do que outras cores.

Por isso não há necessidade de entrar em pânico sobre ficar grisalha — o cabelo ruivo simplesmente desbota com a idade, passando por um espectro glorioso de cobre desbotado a louro-rosado, depois para branco-prata.

15 – Cabelo ruivo e olho azul é a combinação mais rara no mundo

A maioria dos ruivos naturais têm olhos castanhos, e outros provavelmente têm olhos cor de avelã ou em tons de verde.

Mas, assim como o cabelo ruivo, os olhos azuis são uma característica recessiva, o que significa que os dois pais devem ter os genes para que uma criança seja abençoada com eles. Isso torna os ruivos com olhos azuis a minoria mais rara do mundo, com somente 1% tendo ambos.

Por isso, cada um é quase tão raro quanto um trevo de quatro folhas.

16 – Eles são mais sensíveis à dor térmica

Inúmeros estudos examinaram a genética por trás dos ruivos alegando que eles são mais ou menos sensíveis à dor.

Pesquisa mostra que os ruivos são mais sensíveis à dor quente e fria, pois seus corpos são capazes de mudar de temperatura muito mais depressa.

E também na cirurgia os ruivos podem exigir aproximadamente 20% mais anestesia do que outras cores de cabelos. O motivo exato disto é desconhecido, mas acredita-se que uma ligação com o gene mutante MC1R possa ser o culpado por sua eficácia.

17 – Os romanos pagavam um preço maior por escravos ruivos

Os romanos pagavam um preço maior por escravos ruivos

As pessoas com cabelos de fogo eram muito apreciadas na arte e na cultura romanas. Considerados fortes e determinados, eles eram mais caros que outros escravos, e os prisioneiros tinham os cabelos tingidos para serem exibidos como troféus.

Também há relatos de que perucas de cabelos ruivos eram importadas do norte da Europa para que os escravos as usassem.

18 – Rússia significa “terra de ruivos”

A Rússia — nome que significaria “terra de ruivos” — exibe uma alta densidade de ruivos localizados na região do Kazan, com mais de 10% deles, uma densidade semelhante à da Escócia e da Irlanda.

19 – Os genes ruivos são recessivos

O cabelo vermelho é uma característica recessiva, o que significa que uma criança para ser ruiva deve herdar um gene responsável pelos cabelos vermelhos de cada um dos pais.

Características recessivas muitas vezes vêm em pares, dessa forma ruivos que sejam também canhotos são mais comuns do que em outras cores de cabelo.

20 – 40% dos britânicos são “ruivos secretos”

Uma extensa pesquisa realizada pela BritainsDNA descobriu que mais de 40% da população britânica têm o gene mutante MC1R, que é responsável pelo cabelo ruivo.

Os dois pais devem ter o gene para poderem produzir um bebê ruivo, o que fica em 25% se eles mesmos não forem ruivos mas ainda possuírem o “gene secreto”.

21 – Os ruivos britânicos

Alguns sobrenomes comuns nas ilhas britânicas refletem a frequência do cabelo vermelho por aquelas bandas, como exemplo podemos citar: Flanary (“sobrancelha vermelha”), Reid (“ruivo, aparência ruiva”), e Flynn (“vermelho”).

22 – Adolf Hitler teria proibido os casamentos de ruivos

… por medo de “descendência anômala”. É claro.
p.s.: Esse cara não batia muito bem da cabeça….

23 – A história é dominada por eles

Estudiosos afirmam que os ruivos teriam influenciado a história de forma desproporcional se considerado seu baixo número perante o restante da população mundial.

Ruivos famosos incluem o imperador romano Nero, Helena de Tróia, Cleópatra, o antigo deus do amor Afrodite, a Rainha Elizabeth I, Napoleão Bonaparte, Oliver Cromwell, Emily Dickinson, Antônio Vivaldi, Thomas Jefferson, Vincent Van Gogh, Mark Twain, James Joyce, Winston Churchill, Malcolm X, Galileu, Rei Davi, entre muitos outros.

24 – A cor do pecado

Satanás, o capetão, é frequentemente retratado como ruivo. Isso porque muito provavelmente o vermelho era visto como a cor do desejo sexual e da degradação moral.

Será que é dai que vem o fetiche da lingerie vermelha?

25 – Com algo mais

barba ruiva tem algo a mais

De acordo com a revista Playboy, “Ruivas são como as outras mulheres, só que com algo a mais”.

Bom, agora essas frase faz mais sentido.

26 – Os ruivos geram sua própria vitamina D

Ter pele clara pode significar que os ruivos se queimam com maior facilidade quando expostos aos raios ultravioleta, mas sua palidez pode ter uma vantagem. Os ruivos não conseguem absorver vitamina D suficiente devido às baixas concentrações de eumelanina em seu corpo.

Isso pode parecer uma má notícia, mas a menor concentração de melanina significa que os ruivos podem produzir sua própria vitamina D no organismo quando expostos a baixas condições de luz.

27 – Extintos? Não!!

Há uma especulação corrente de que os ruivos seriam extintos em 100 anos. No entanto, um artigo da National Geographic afirma que, o número de ruivos pode até reduzir, mas, salvo uma catástrofe, o gene do cabelo vermelho não irá se extinguir.

28 – Auto confiança

De acordo com um levantamento Clairol Color Attitude, 71% dos ruivos acham que a palavra “bold” (arrojado, corajoso, confiante, seguro de si) descreve-os muito bem.

Curtiu as curiosidades da barba ruiva? Se você procura melhorar a sua barba ruiva e dar aquele cuidado especial, não esquece de dar uma olhada nos melhores produtos para barba e cabelo ruivos na aqui.

Deixe aí nos comentários se você conhece mais alguma. Esse tipo de barba é bem específica, e traz tantas histórias que podem deixar seus representantes bem orgulhosos de seus pelos faciais únicos. Até a próxima, jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Post
    Author
    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *