Aprenda a comer Bacalhau sem sujar a barba

Ahhhh você pode até estar achado que iriamos falar de outra coisa, mas dessa vez não vamos desse tipo de “sujar a boca comendo bacalhau”. Vamos dar essa dica pra usar com a patroa em uma outra oportunidade, agora vamos falar do peixe mesmo. Existem algumas épocas do ano como a Semana Santa, em que comer bacalhau é um hábito bem comum, mesmo com os preços lá em cima. E em alguns lugares, é um hábito bem normal. Independente do caso, tem muitos barbudos que acabam com os pelos faciais sujos de bobeira por conta da falta de cuidado – ou seria hábito? – na hora de comer.

Já mostramos aqui em duas partes como você pode comer como um lorde sem sujar a barba. E algumas das dicas que demos por lá servem facilmente no que vamos falar. Como o bacalhau é um peixe bem particular, com preparos um pouco diferentes do tradicional, vamos te mostrar como se portar nessas situações para ter uma boa refeição e não perder seu estilo.  

Para comer bacalhau sem riscos, primeiro é preciso entender o peixe

para comer bacalhau bem, é preciso entender o peixe

O bacalhau é originário de mares um pouco mais gelados, e não é a toa que ele costuma ser bem caro por essas bandas. Os países que possuem os melhores bacalhaus do mundo são Noruega, Islândia, Canadá e Rússia. Portugal também possui uma boa fama com bacalhau, mas isso é mais em seu preparo e receitas do que a pesca em si.

A carne do bacalhau é muito bem apreciada em vários lugares do mundo. Praticamente todo o peixe pode ser consumido sem perigo, enquanto outras partes são aproveitadas de outras formas. O fígado, por exemplo, é usado na fabricação de óleo, enquanto da bexiga é feita uma cola.

O grande charme do bacalhau enquanto alimento é que você pode consumi-lo de diversas formas. Enquanto outros peixes costumam ser cozidos, assados ou fritos, o bacalhau pode ser degustado salgado e seco, defumado ou fresco. Tipo Sushi.

Por isso ele é tão desejado em épocas como o Natal, Páscoa, e outras festas especiais de família. Além de suculento, a criatividade nas receitas é o seu melhor diferencial.

Pratos que Levam Bacalhau

Só para ter uma ideia, dá só uma olhada nos tipos de receitas que são possíveis com o bacalhau:

  • Salada de Bacalhau: bem comum nas festas de natal e épocas mais frias. Leva bacalhau cozido e desfiado com vários tipos de temperos e legumes, principalmente cebola e cenoura.
  • Bolinho de Bacalhau: mais comum a qualquer época do ano, e uma iguaria em várias regiões. Se você encontrar alguma praia ou restaurante que venda essa delícia de batata com bacalhau, pode aproveitar sem problemas.
  • Macarronada de Bacalhau: é aquela velha macarronese ou macarronada feita com alho e óleo, porém com a inclusão do nosso bacalhau. Se você não for fã de uva passa, aquela iguaria do natal, coloque azeitonas no lugar. Fica uma beleza.
  • Bacalhau Gratinado: o prato assado também leva pimentão vermelho e batatas inglesas, e é muito gostoso. É um ótimo prato para ocasiões especiais, principalmente para encontros a dois ou em família.
  • Bacalhau à Baiana: esse é o maior prato brasileiro de um peixe que não é daqui. Leite de coco com azeite de dendê, e alguns condimentos junto ao lombo do bacalhau assado… Salivou, né?

Comer bacalhau à baiana é um prazer único. Não deixe de apreciar

Isso são só alguns exemplos. A lista vai dessas delícias para baixo. E agora que você já sabe como são feitos alguns dos pratos, a suculência que é o bacalhau, vamos te dar algumas dicas para comer como um lorde esse prato tão especial.

Os cuidados mais importantes na hora de comer bacalhau

Existem bons cuidados na hora de Comer bacalhau e degustar essa delícia

Pelas suas pequenas diferenças em relação aos outros peixes, o bacalhau pede por alguns cuidados importantes na hora de comer. Dá só uma olhada.

  • Ajeite o bigode – O mais básico de todos. A cera para bigode pode ser uma boa ideia caso você saiba que vai comer bacalhau com antecedência. Com ele, você pode modelar o bigode para que ele fique afastado o bastante da boca, e apreciar sua iguaria sem grandes riscos.
  • Se possível, use a colher – vai depender muito do prato que você come, mas a colher pode ser um grande aliado nessas horas, já que você pode direcionar com mais cuidado o peixe à boca. Especialmente em exemplos como aquele lá de cima do Bacalhau à Baiana. Se tiver uma colher e garfo para variar, melhor ainda. O garfo é melhor para pratos como  macarronada de bacalhau, ou ele gratinado, enquanto a colher vai ajudá-lo com molhos do peixe.
  • Guardanapos à mão – O guardanapo é o grande aliado em todos os pratos de bacalhau, sobretudo o bolinho. Deixá-lo ao lado sempre que possível, quando sentir que a barba ficou suja, vai amenizar muitos dos seus problemas caso venha a sujar a barba.
  • E o Óleo para Barba também – nem todos os cuidados podem evitar uma eventual sujeira na barba por conta do bacalhau. Até os barbudos erram. Nesses casos, o essencial é, além de limpar com o guardanapo, dar aquela passadinha no banheiro para passar um óleo para barba vai preservar o visual.

 

Não esqueça da etiqueta… E do Estilo

Ter um bom estilo e elegância para Comer bacalhau ajuda muito em qualquer ocasião

Tão importante quanto os cuidados com a barba, a etiqueta na mesa é fundamental. Dependendo do local onde irá comer, nada de falar com a boca cheia, ou mastigar a comida com ela aberta. É bem deselegante. O cuidado ao posicionar os talheres à mesa, bem onde vai colocar o guardanapo.

Se curtir a ideia, podemos trazer no futuro alguns conteúdos relacionados a etiqueta na mesa. Mas de uma forma geral, se preocupar com bons modos na hora de comer bacalhau ou qualquer outro alimento vão torná-lo ainda mais atraente nessas horas, mesmo que a intenção não seja essa.

E claro, o seu estilo não poderia faltar aqui, jovem. Jantares ou almoços que envolvam bacalhau sem dúvida são ocasiões únicas, e se vestir de acordo é uma boa forma de mostrar a seu anfitrião o quanto ela é especial para você também.

Gostou das dicas, jovem? Aposto que ficou com água na boca para comer bacalhau, não é? Deixe nos comentários quais os seus pratos favoritos, assim como quaisquer outras dúvidas que podem surgir na hora de degustar essa iguaria. Até a próxima, jovem!
Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *