Os astronautas conseguem fazer a barba no espaço?

4.4/5 - (3002 votes)

Vamos falar sobre barba no espaço? Se tem uma coisa que estudiosos como Carl Sagan e Neil DeGrasse Tyson fizeram pela humanidade nos últimos 30 anos foi criar o apreço pelo espaço. As possibilidades que o universo guarda em sua imensidão faz com que seus desbravadores sejam ainda mais valorizados. E não é raro vermos os astronautas mostrarem apenas uma pequena fração dessas curiosidades do espaço apenas no dia a dia da espaçonave.

Para quem é mais espertinho, logo surgem aquelas dúvidas sobre certos hábitos do dia a dia no espaço: como comem, como bebem, como vão ao banheiro… E obviamente, como eles fazem as barbas no espaço. E isto é algo que uma hora ou outra pode ser necessário – astronautas ficam um bom tempo no espaço, e são preparados de acordo para essas viagens.

Corremos atrás dessas respostas. Se um dia você quiser ser um astronauta, é bom ter esses detalhes em mente. Se você não estiver interessado, vale a  curiosidade mesmo assim. Vai que daqui algumas décadas estejamos vivos para ter a possibilidade de viajar pelo espaço? Isso é bem importante.

Primeira pergunta: os astronautas realmente conseguem fazer a barba no espaço?

Astronauta da Silva sabe como fazer a barba no espaço

Sim. Simples desse jeito. Mas obviamente, não é da mesma forma que o barbear no seu banheiro de casa ou no barbeiro. A falta de gravidade exerce uma enorme influência nesses cuidados, a ponto de exigir um treinamento específico para cuidar dos pelos faciais. Na verdade, para todos os cuidados higiênicos e íntimos, existe todo um trabalho específico.

De acordo com Chris Hadfield, um ex-astronauta canadense muito famoso por seus vlogs diretamente do espaço, os mesmos cuidados que o barbudo deve ter ao se barbear na terra servem no espaço. Entretanto, existe um fator a mais: graças a falta de gravidade, os pelos faciais literalmente voam pela cabine espacial, trazendo diversos riscos para a saúde.

Além do risco de inalar os pelos cortados, eles podem entrar por computadores, canos, e quaisquer outros lugares indesejados. Em uma analogia simples, funciona da mesma forma que você tirar os pelos faciais no seu banheiro e não ter o cuidado de limpar o banheiro, entupindo o encanamento da pia. Sim, acontece e muito.

Então, como eles se barbeiam?

O processo de aparação espacial da barba

Aprenda a fazer a barba no espaço

Tudo que os astronautas precisam para aparar bem a barba é um aparelho de barbear simples, lenços para tirar os pelos faciais, e uma plataforma para apoiar os pés enquanto realizam o processo. Ah, e para evitar que os pelos faciais voem por aí, um creme de barbear específico para o espaço, o Astro Edge.

Com os itens em mãos, o processo de aparar a barba funciona como na Terra. O creme é passado em poucas quantidades no rosto, já devidamente limpo, e o aparelho retira as áreas demarcadas. É muito importante que tanto o aparelho como o rosto sejam constantemente limpos com lenços, já que não existem pias na estação espacial – por motivos óbvios. Poucos astronautas utilizam a navalha no espaço, enquanto o barbeador elétrico costuma ser uma ferramenta mais prática para manter os pelos faciais no espaço.

Ah, e quanto aos pelos faciais que podem acabar fora do Astro Edge? Eles não ficam voando, jovem, fique tranquilo. Além das ferramentas padrão para barbear, os astronautas mantém um aspirador de pó portátil próximos ao local para se barbear, para garantir que não haja nenhum pelo fujão por aí. Principalmente quando eles cultivam apenas o bigode. Mas já vamos chegar a essa parte.

É permitido manter a barba no espaço?

É possível fazer a barba no espaço, e manter?

Bem, se você pegou as informações até aqui, percebeu que os barbudos fazem a barba por completo, certo? Em teoria, isso parece um problemão – ter que fazer a barba que levou um bom tempo para cuidar -, mas os astronautas possuem mais liberdade quanto a esse aspecto quanto se imagina.

De forma geral, é permitido aos astronautas manterem a barba no espaço. Em viagens curtas, é até incentivado que eles mantenham os pelos faciais, já que o tempo em que estarão em órbita não afetará tanto o visual. Contudo, para viagens mais longas, é necessário que os tripulantes aparem os pelos faciais com maior frequência.

Existem duas razões plausíveis para que não vejamos astronautas totalmente barbudos, daqueles estilos mais cheios, no espaço. O primeiro é que, antes de serem astronautas, esses homens são militares, e como tal, eles possuem sua disciplina para com os pelos faciais, como já vimos muito bem.

A outra questão é simplesmente mais comodidade. Além dos riscos a saúde que mencionamos antes, a presença de pelos faciais muito volumosos pode atrapalhar outras atividades na espaçonave, principalmente quanto ao uso de capacetes.

Por falar em capacetes, existe sim uma condição na qual os militares desse tipo não podem manter as barbas, embora não seja especificamente no espaço sideral: o voo no avião a jato T-38. Como aqui, o capacete pressurizado fica bem apertado ao piloto, a presença de pelos faciais pode dificultar a respiração, já que ele se encontra a altitudes bem elevadas.

O Bigode é o visual do Astronauta

Chris Hatfield te mostra como fazer a barba no espaço

Então não existem barbudos no espaço?Quem disse que não? Por conta das questões que indicamos até aqui, tornou-se um padrão mais do que aceito entre os astronautas de que o bigode é o visual mais adequado para viagens fora da terra. É o meio termo entre manter os pelos faciais, e se preocupar com a segurança de suas atividades.

O próprio Chris Hatfield é um dos astronautas mais recentes e icônicos com os bigodes. Aliás, o canadense continua sendo uma das referências para quem deseja conhecer mais sobre a vida desses profissionais. Recomendo muito que acompanhe o canal dele que, apesar de estar desatualizado uma vez que Chris já se aposentou, continua sendo muito interessante, o cara fazia a barba no espaço!! Merece ser seguido!.

Agora que quebramos o mito, ou matamos a curiosidade, pergunto a você, jovem: já se imaginou no espaço, e de barba? Parece uma pergunta boba, mas com as possibilidades cada vez mais plausíveis de começarmos a sair da terra em segurança, esta pode ser uma realidade bem comum daqui algumas décadas. Deixe nos comentários o que acha da possibilidade, e não deixe de conferir alguns astronautas barbudos que já fizeram história. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *