Barba, aprenda a como raspar da forma correta.

4.8/5 - (434 votes)

Cerrada, por fazer, cheia, barbichinha, na forma de cavanhaque, costeleta, com ou sem bigode… Há barbas para todos os gostos e formatos de rosto. Mais do que um adereço natural, elas podem até revelar traços da personalidade do homem e da sua bagagem cultural (como tradições religiosas, por exemplo).

Contudo, independente da preferência individual, é preciso ter cautela na hora de fazer a barba porque muitos não sabem como raspar a barba da maneira correta, pois o processo pode irritar a pele, lesioná-la e até causar problemas dermatológicos.

“O cuidado com a barba é uma arte que exige atenção especial, além de muita calma e paciência. Caso contrário, pode acarretar ou agravar uma série de doenças: foliculite, micoses, dematite seborreica, acne cística e pediculose”, alerta Alba Clausen, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP).

Quando o homem passa as lâminas no sentido contrário ao do crescimento do pelo, ele acaba empurrando-o para embaixo da pele antes de ser cortado, podendo provocar foliculite.
ele acaba empurrando-o para embaixo da pele antes de ser cortado, podendo provocar foliculite.

De acordo com Carolina Marçon, da Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD), a foliculite é a mais comum destas complicações. Conhecida popularmente como “pelo encravado”, ela consiste em uma infecção causada por bactérias ou fungos que acomete o folículo capilar, gerando uma inflamação local que aparece na forma de pontinhos avermelhados ou com pus. “Quanto mais paralelo for o crescimento dos pelos em relação à pele, maior é a possibilidade de a doença surgir.

Por conta da genética, os negros são mais predispostos a ter a doença, enquanto que os orientais, em geral, sofrem menos devido ao fato de seus pelos crescerem perpendicularmente.”

Outro problema bastante frequente é o agravamento de quadros de acne. Carolina explica que, como algumas espinhas apresentam pus, há o risco de cortá-las ao passar o barbeador. Isso deixa cicatrizes e faz com que a infecção espalhe para outras regiões.

O ritual diário de como raspar

Quem busca por uma pele saudável não pode ter pressa quando for aparar os pelos faciais. Antes, eles devem ser amolecidos. “O momento ideal para fazer a barba é durante ou logo após o banho. Outra opção é fazer compressas com toalha quente por 30 segundos, porque a água quente, o vapor e o calor abrem os poros e os pelos ficam mais macios.

Quanto mais macios estes estiverem, melhor será o deslizamento da lâmina, o que evita irritações e inflamações”, diz Alba. Higienizar o rosto é outra recomendação da especialista. A lavagem durante o banho deve ser feita com um sabonete adequado ao tipo de pele do homem. Para não danificá-la ou provocar reações alérgicas, é importante solicitar a orientação de um médico dermatologista.

Nada de usar sabonete!

O próximo passo envolve a aplicação de um cosmético para que o aparelho de barbear possa deslizar pela penugem. O uso de sabonetes nesta etapa não é aconselhável, já que eles podem causar irritação, ardência ou ressecamento. Recomenda-se que indivíduos de pele seca utilizem creme para barbear ou cremes do tipo mousse, enquanto que os de pele oleosa optem por espumas em gel ou barra para barbear.

Outro produto que ajuda no processo é o condicionador para cabelo, que deve ser aplicado durante o banho. “Oriento os pacientes a passarem na barba, pois ajuda a amolecer os pelos e hidrata o rosto”, porém este pode deixar a pele irritada, acrescenta Carolina.

A dermatologista da SBD também alerta para os cuidados com as lâminas do barbeador.  Para evitar o acúmulo de bactérias e irritações, elas precisam ser trocadas após, no máximo, cinco usos. Portadores de acne devem aparar as regiões afetadas por último e descartar a lâmina em seguida.

Depois que a barba estiver feita prefira uma máscara calmante ao invés de um creme pós barba. Pode ser um creme pós barba ou uma loção pós barba se ele contiver, além de álcool, substâncias calmantes e cicatrizantes, para não deixar no rosto aquele aspecto vermelho.

Balm-para-barba-quando-eu-devo-usar-isso

No fio da navalha

Após os preparativos, é chegada a hora de pegar no barbeador. “A ordem ideal é a seguinte: começar pela costeleta, depois seguir para a bochecha, a região maxilar, a boca e, por último, o queixo, pois é o local onde os pelos mais demoram para amolecer”, recomenda Carolina. Ela ressalta que, quando o homem passa as lâminas no sentido contrário ao do crescimento do pelo, ele acaba empurrando-o para embaixo da pele antes de ser cortado. Isso deve ser evitado, uma vez que pode provocar foliculite.

como raspar a barba

O pós-barba também requer algumas precauções. A dermatologista Alba aponta quais são elas: “Primeiro, aplique uma toalha quente ou use a água quente do banho para retirar o que restou do creme ou gel. Na sequência, enxague o rosto com bastante água fria para fechar os poros e aplique um produto pós-barba. Evite cosméticos à base de álcool, pois estes ressecam e irritam a pele.”

Segundo a médica, o ideal é que o ato de barbear seja feito com um intervalo de pelo menos um dia e, se possível, o homem deve fazer uma pausa no final de semana para que a pele possa “descansar”. Aos que pretendem manter a barba, uma dica: “Lavem diariamente com shampoo. Se os pelos forem muito ásperos e secos, use condicionador para cabelo e apare-os ao menos uma vez por semana para manter o modelo.”

Dando formato à barba

Para quem não quer, ou não gosta de tirar totalmente a barba, use uma máquina de raspar para aparar os pelos. Se quiser que os pelos fiquem curtinhos use na altura “1″. Se quiser um pouco mais longa use a altura “2″. Já para as sobras que ficam no pescoço, a dica é prestar a atenção no rosto: Se ele for um pouco gordinho, onde o pescoço é junto do queixo, a dica é deixar dois dedos de barba e retirar o resto. Essa técnica disfarça o excesso de gordurinhas na região. Como identificar o formato do seu rosto.

Se você tem o rosto fino e comprido, a dica é tirar os pelos da frente e fazer uma linha reta em direção a nuca, dessa forma você cria uma impressão de que o rosto é mais volumoso.

Meça a linha da barba de uma vez só, e não tente acertar o que está torto, pois isso só vai piorar a situação.

Escolha o formato ideal de barba para seu rosto.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *