Por que barba faz bem aos homens

Muitas mulheres não gostam de arranhar seus rostos nos pelos duros das barbas de seus parceiros. Mas, se você quer o melhor para seu amado, pense duas vezes antes de pedir que ele pegue a navalha. De acordo com novas pesquisas, barbas e bigodes podem ser benéficos para a saúde dos homens.

Esse é um campo de pensamento novo na ciência. No entanto, não custa se informar das possíveis vantagens da barba, especialmente se você é adepto a ela:

Homens com barba são mais Sexy

Pesquisa da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, mostrou a centenas de mulheres heterossexuais 10 fotos de diferentes estágios de crescimento de barba e pediram para pontuarem as fotos por atração, masculinidade, saúde e potencial para parentalidade.

Os homens que não faziam barba há dez dias foram os mais populares entre mulheres pesquisadas. Homens com pouca barba por fazer há uns cinco dias foram considerados menos atraentes.

d85b7bbe499bfeb93f79ea3713e083ea

Proteção contra o sol

Segundo um estudo recente da Universidade de Southern Queensland (Austrália), um rosto com barba oferece proteção significativa contra os danos do sol e câncer de pele. Os pesquisadores descobriram que as partes do rosto cobertas por barbas e bigodes, em média, têm um terço a menos de exposição aos raios UV prejudiciais.

O estudo foi conduzido no sol do deserto australiano com manequins com e sem barba (barbas de 3,8 e 8,8 centímetros). Os pesquisadores utilizaram técnicas de dosimetria, que medem a quantidade de raios ou radiação absorvida em um determinado momento. Os resultados mostraram que as barbas pareciam oferecer 90 a 95% de proteção contra o sol, dependendo do comprimento do pelo.

Geralmente, os cabelos e pelos oferecem boa proteção contra o sol. É por isso que as mulheres têm muito menos danos solares se o seu cabelo cobre a parte de trás do seu pescoço e os lados de seus rostos.

A espessura do pelo também conta. Uma teoria é que de pelos grossos e encaracolados na barba “quebram” os raios do sol. A luz viaja em linha reta, mas quando bate no cabelo encaracolado, quebra-se, de modo que dificilmente atingem a pele por baixo.

Homens com barbas longas podem acrescentar a proteção em superfícies abaixo da face, como queixo e pescoço. Ainda assim, homens com pelos faciais devem usar um protetor solar, que não seja muito gorduroso, porque muitas barbas não são densas o suficiente para proteger bem a pele.

 

Motivos-para-não-fazer-a-barba-3

Barba te deixa mais respeitável

A quem você prefere se assemelhar, a Ken ou ao Falcon? Com cara lavada, você pode passar a impressão de mais um moleque e não ser levado muito a sério por isso. Já uma barba vai transmitir um respeito maior e deixar você com uma cara mais experiente.

lincoln

Alívio contra asma

Homens que têm asma desencadeada por pólen e poeira deveriam crescer pelos faciais, mais especificamente, um grande bigode, porque isso pode ajudar a reduzir os sintomas da condição.

Bigodes que atingem a área nasal podem parar ou impedir que alérgenos entrem no nariz e sejam inalados pelos pulmões, de acordo com a especialista médica em pelo Carol Walker, do Birmingham Trichology Centre (Inglaterra).

Já o britânico Dr. Rob Hicks acha que apenas o pólen, que é pegajoso, poderia ficar preso desta forma, impedido de entrar nas vias aéreas. “As partículas de poeira são microscópicas”, diz.

E, mesmo que bigodes sejam uma boa armadilha para a poeira, possuem um lado negativo: podem acumulá-la e qualquer gesto mais enérgico pode enviá-la para o nariz.

“Em teoria, um bigode pode impedir que gatilhos da asma entrem nas vias aéreas, mas teriam que ser coisas grandes”, conclui o Dr. Felix Chua, médico respiratório da London Clinic, Harley Street (Londres, Inglaterra).

_76341282_flower_beard1

Desaceleração do envelhecimento

O pelo facial pode ajudar a manter a pele jovem e em boas condições. Isso porque ele impede que a água deixe a pele, mantendo-a hidratada e protegendo-a do vento, que a resseca e perturba sua barreira protetora, de acordo com o dermatologista Dr. Nick Lowe.

“Além disso, se você passar hidratante, a barba ou o bigode vão ajudá-lo a ficar muito mais tempo na pele do que em um rosto exposto ou raspado”, explica.

A simples presença de folículos pilosos na face também ajuda, assim como as glândulas sebáceas da pele que revestem o pelo em óleos protetores. Em qualquer lugar que folículos capilares e glândulas de óleo estejam presentes, incluindo queixo, face e laterais do rosto, a pele fica mais grossa (e os homens têm mais folículos pilosos nesta área do que as mulheres).

“Pele mais grossa é mais resistente a danos, mesmo se o homem não tiver uma barba, em comparação com as mulheres, cuja pele tende a ser mais fina e ter menos folículos”, afirma Dr. Lowe.

Motivos-para-não-fazer-a-barba-12

Barba economiza seu tempo

Você calculou quanto tempo perde fazendo a barba? Considerando 10 minutos diários, em um ano, você gasta 60 horas, ou 2 dias e meio, com o aparelho de barbear na mão. Reduza para uma vez por semana e será somente 8 horas, quase um oitavo desse tempo. O resto dele você pode gastar com games e cerveja.

Motivos-para-não-fazer-a-barba-5

Ajuda com resfriados e tosses

Barbas espessas que crescem sob o queixo e o pescoço aumentam a temperatura do corpo e podem ajudar a combater um resfriado.

“Pelo é um isolante que mantém o pescoço quente. Barba espessa bloqueia o ar frio e eleva a temperatura do pescoço, se tornando um bônus quando você está resfriado”, explica Carol Walker.

Quando você tem uma dor de garganta, por exemplo, o corpo aumenta sua temperatura (febre) para matar o vírus. Quanto mais quente você se mantém e mais fluidos você toma, melhor equipado fica para combatê-la. “Pelo em torno do queixo e pescoço acrescenta outra camada de proteção”, diz.

No geral, pelos faciais podem atuar como uma barreira física à temperatura fria. E temperatura corporal maior pode ajudar até com a tosse. “Tive pacientes que disseram que se agasalhar e usar algo como um lenço no pescoço diminuiu a tosse. É possível que uma barba também possa fazer isso”, conta o Dr. Felix Chua.

Motivos-para-não-fazer-a-barba-13

Suaviza a pele

Ter uma barba significa não se cortar nem irritar a pele com uma lâmina de barbear.
“Raspar é geralmente a principal causa de infecções bacterianas na área da barba”, explica o Dr. Martin Wade, dermatologista em Londres (Inglaterra).

Com a barba, os homens também poderiam se livrar de pelos encravados e condições como foliculite (infecção dos folículos pilosos que causa manchas).

Motivos-para-não-fazer-a-barba-14

Crie um estilo próprio e mude quando quiser

De cara lisa você tem apenas um estilo. Agora se usar a barba, pode optar por vários: barba cheia, por fazer, bigode, barbicha, cavanhaque, barba longa, entre outras infinidades.

Motivos-para-não-fazer-a-barba-6Porque elas gostam e aprovam o visual barbado

A barba caiu tanto no gosto da mulherada que as próprias criaram campanhas femininas que clamam por pelos faciais masculinos também. A página do facebook “Faça amor, não faça a barba” e o tumblr Beard Pornography, são alguns exemplos. A foto da campanha do Acidez Feminina define muito bem a visão delas sobre o assunto.

Motivos-para-não-fazer-a-barba-10

Mas se você decidir ter uma barba…

Seja cuidadoso. Evidências científicas mostram que a barba pode espalhar infecções.

“É por isso que é importante que os homens lavem e escovem bem seu pelo facial regularmente, e garantam que a área não fique ferida com pelos encravados”, explica o Dr. Ron Cutler, microbiologista da Queen Mary, University of London (Inglaterra).

“Os homens precisam lavar e cortar suas barbas e bigodes regularmente, impedindo que restos de comida fiquem presos”, acrescenta Carol Walker. “Também devem ter cuidado sobre sua escolha de barbeiro, porque é possível pegar infecções através de ferramentas que não sejam limpas adequadamente”.[DailyMail]

Veja algumas dicas de como cuidar da barba

Fonte: Hype Science


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *