Barba no Escritório – Como usá-la, e como não usá-la

Um dos pontos mais tradicionais e até bem chatos nas grandes empresas de setores um tanto fechados até alguns anos atrás era quanto às barbas. Mal vistas mesmo quando bem feitas, elas eram motivos até de demissões se não fossem tiradas. Embora isso ainda exista em alguns setores, hoje em dia a barba no escritório já é vista com olhos mais amigáveis.

Porém, não basta deixar os pelos faciais crescerem de qualquer forma, e esperar que uma empresa o aceite por estarmos em “tempos modernos”. Cada local possui os seus padrões, e cabe a você decidir se vai se adaptar a eles ou não.

Pelo sim e pelo não, nesse guia vamos descobrir quais as melhores barbas para um ambiente de trabalho, e quando você pode ou não usá-las. Se você preza pela sua personalidade, indo além dos padrões de uma empresa, é bom levar esses fatores em conta. Mas vamos pela pergunta mais básica: por que as empresas tem/tinham essa encrenca com as barbas no escritório?

O Tabu de que “Barba no Escritório é coisa de Vagabundo”

O Tabu de que “Barba no Escritório é coisa de Vagabundo”

Quem já tem seus 30 ou 40 anos viveu o suficiente para saber o quanto as empresas eram chatas sobre a presença dos pelos faciais no rosto dos seus funcionários. Setores empresariais, além de outros mais tradicionais como medicina, bancário e advocacia tratavam as barbas como um sinal de desleixo, até mesmo irresponsabilidade.

Esse tabu era um tanto desnecessário, mas não deixava de ser um reflexo de sua época. Em vários locais a barba era vista da mesma forma, quando não era associada a outras figuras, nem sempre verdadeiras ou não. Pode incluir aí os comunistas nas décadas passadas, e terroristas hoje em dia.

Por conta dessas restrições desnecessárias, muitos barbudos não tinham a liberdade de manterem suas barbas no escritório, e com o tempo elas se associaram com a imagem de que o rapaz estava de férias em seus compromissos, cujo símbolo eram os pelos em crescimento. Mas esses tempos acabaram.

Os Novos Tempos

Os Novos Tempos para a barba no Escritório

A barba no escritório ganhou muito espaço nos últimos anos. Enquanto as empresas mais antigas já permitem sua presença desde que estejam bem aparadas, as novas buscam ser abertas nesse quesito, liberando o uso de barbas de todos os tipos.

Apesar de nem todos os setores aceitarem essa mudança, a barba já pode ser vista com mais frequência em vários escritórios. Os estilos podem variar pouco ou muito, depende do quanto é permitido trabalhar o visual nesse sentido.

E ainda existem os setores que não abrem mão de sua tradicionalidade, para não dizer chatice mesmo. Mesmo que falem de “etiqueta” e “questões higiênicas”, esses argumentos já foram deixados de lado faz muito tempo. Primeiro, porque a etiqueta diz mais sobre os cuidados com a barba e não sobre a presença dela; segundo, porque já foi constatado que as barbas são boas para a saúde por diversos motivos.

Por isso, antes de marcar aquela entrevista de emprego, ou caso já esteja empregado, procure saber quais as políticas da empresa quanto o uso de barba no escritório. Dessa forma você pode direcionar o seu visual com mais facilidade.

As barbas são aceitas em quais escritórios?

Não dá para definir com clareza, pois cada empresa possui a sua particularidade quanto ao uso de barba no escritório. Mas é possível enxergar os padrões do mercado como um todo, e perceber quais áreas elas são vistas com mais aceitação ou não.

Mas vale dar uma procurada no Facebook sobre as pessoas que trabalham na empresa e a diretoria, se eles tiverem barba, já é meio caminho andado.

Alguns exemplos de mercados que recebem as barbas de braços abertos são as seguintes:

Publicidade e Marketing

 

Barba no Escritório Publicidade e Marketing

É um dos mais conhecidos nesse sentido. Publicitários e marketeiros em geral são ousados em suas campanhas e ideias, então não chega a ser incomum que as barbas possam ser uma forma de quebrar esses paradigmas de mercado.

Games e Tecnologia

Aqui temos um fato curioso. Apesar de não ser uma área nova, seu crescimento é constante, e caras mais novas tem aparecido no segmento. E assim como a tecnologia, esses caras estão em constante evolução, principalmente quanto ao visual. E uma vez que o que importa aqui são a qualidade dos games, softwares e quaisquer outros projetos relacionados, a barba no escritório se torna apenas um detalhe pouco relevante.

Moda

Barba no Escritório de Moda

É a área em que as barbas não são apenas aceitas, como incentivadas ultimamente. Embora existam modelos de cara limpa que estampam os desfiles, também existem modelos barbudos, de estilos bem despojados e chamativos. E quer melhor exemplo disso do que Lasse Martberg e Philippe Dumas?

Comércio

O comércio pode ser um tanto dividido nesse quesito, mas de forma geral as barbas são aceitas desde que estejam bem aparadas. Dependendo do tipo de comércio, elas realmente não são permitidas. E a menos que você goste muito do segmento comercial escolhido, não vale à pena investir seu tempo e carreira nele.

Esportes

Barba no Escritório de esporte

Desde o comércio de materiais esportivos até a prática profissional de vários deles, a presença da barba é bem aceita nos esportes. Claro que existem ressalvas, como no caso de esportes que envolvem velocidade constante, por exemplo, mas estas são apenas exceções. Você pode ser barbudo e aproveitar o melhor das competições esportivas, como foi no caso das olimpíadas, por exemplo.

E onde elas não são?

Aqui vão alguns exemplos onde as barbas até são aceitas, mas sempre possuem aqueles olhares mais tortos por conta do seu pensamento atrasado, mesmo que você tenha dedicado um bom tempo cuidando dela. Mas não ligue – eles sabem que o trabalho importa mais do que a aparência. Além do mais, você já toma os devidos cuidados, o que impede o questionamento deles.

Mas vamos às áreas.

Executivos

Executivos com barba no Escritório

Esse é o setor que possui menos barbudos por metro quadrado. Mesmo que em alguns casos a presença de barbas sejam permitidas, muitos patrões pedem “com jeitinho” que procure deixá-las o menos chamativo possível, o que é complicado caso você goste dela. Ainda tem quem associe a barba a pensamentos políticos – o que é uma falta de maturidade, diga-se de passagem.

Setores de Saúde

Tem um ponto similar ao anterior, mas aqui a briga com as barbas é com o pensamento retrógrado de que sua presença simboliza sujeira. Mal sabem os desavisados que as barbas são muito mais benéficas para a saúde, inclusive em ambientes clínicos, do que a falta delas. Claro que para isso elas precisam ser bem cuidadas, mas veremos esse ponto mais adiante.

Comércio

Ué, mas elas não são aceitas? Então, em vários segmentos sim. Outros permitem mas precisam ser bem aparadas. E alguns poucos não permitem de forma alguma a presença de barbas, pois elas não fazem parte da imagem da empresa. Se o entrevistador encucar com você no momento da entrevista por conta da barba, considere se você precisa mesmo de sua atenção enquanto profissional.

Os 5 Pontos mais importantes de uma Barba no Escritório

Os 5 Pontos mais importantes de uma Barba no Escritório

Independente do estio de barba e do ambiente de trabalho em que se encontra, é crucial que você mantenha alguns cuidados importantes, sempre com a intenção de conservar a boa imagem e mostrar que sua responsabilidade começa desde os cuidados básicos com a aparência.

Vamos então aos cuidados que você precisa para com sua barba no escritório.

1 – Sempre mantenha a barba bem aparada

Esse é um dos fatores mais importantes, senão o mais importante ao deixar a barba no escritório. Ainda que nas primeiras semanas isso seja um pouco mais complicado por conta dos pelos faciais em crescimento para definir o visual, procure fazer aquelas manutenções simples com uma tesoura ou lâmina, para não interferir no resultado final.

2 – Ajuste o estilo de acordo com sua empresa

Ajuste o estilo de acordo com sua empresa Barba no Escritório

 

Definir o estilo da barba quando começa a modelá-la no estágio de crescimento é muito importante para que apareça bem alinhado com as normas da sua empresa caso ela permita a presença dos pelos faciais. Quanto ao estilo em si, vai depender da área na qual trabalha – tem algumas sugestões adiante.

3 – Não esqueça do restante do visual

A barba pode dar um peso enorme no seu visual, mas combinar esse fator com um ótimo visual é ainda mais importante para ter a combinação perfeita para manter sua boa imagem dentro do escritório. Então não se esqueça dos pontos básicos no guarda-roupa masculino, da qualidade das roupas, e evite exageros se a ideia não é chamar atenção especificamente para seu visual.

4 – Enquanto ela cresce, use os produtos corretamente

Enquanto ela cresce, use os produtos corretamente Barba no Escritório

 

Uma situação complicada que pode ocorrer enquanto a barba cresce é que o crescimento da mesma pode dar a impressão de desleixo pelos chefes, até ser modelada de acordo.

Mas isso pode ser amenizado ou mesmo resolvido de duas formas: além de ser honesto e falar os motivos da barba crescer, você pode e deve usar os produtos para barba, como o shampoo para barba e o balm para deixá-la macia. Além de evitar problemas, fica muito mais fácil modelar depois.

5 – Só a barba não é o suficiente: tenha autoconfiança

Toda barba bem feita e visual de estilo dentro do ambiente de trabalho tem um propósito bem específico: aumentar a autoestima e mostrar uma boa imagem para seus patrões. E o primeiro aspecto, a autoestima, deve ser levado em conta ao pensar no seu estilo, pois barba é algo que cai muito bem se parar para pensar.

Mantenha a confiança no seu trabalho, e em si mesmo, e com isso a barba bem feita será apenas um ponto a somar.

Os 5 Estilos de barba Ideais

Agora que passamos pelos pontos mais importantes dos cuidados, que tal alguns estilos de barbas que podem facilitar a sua carteirada no visual? Você vai ver como esses visuais fazem diferença.

1 – Cavanhaque

Barba no Escritório o cavanhaque

O cavanhaque é um dos tipos de barba mais bem aceitos na maioria dos setores comerciais. É fácil de ser feita, foca em apenas uma parte específica do rosto, e pode ser adaptada para vários tipos de rosto. Deixar o cavanhaque bem aparado é uma das formas mais chamativas de ter uma barba no escritório.

2 – Quiff

 

Barba quiff no Escritório

A Quiff Beard é a combinação da barba com o cabelo, ligando ambos através das costeletas. Este é um visual que demanda um pouco mais de cuidado, e ainda pode levar aquela situação da barba em crescimento com o pessoal do escritório. Mas depois de algumas semanas, você pode apará-las em uma linha próxima ao maxilar, ligando o cabelo, a barba e o cavanhaque bem desenhados.

3 – Barba Profissional

 

Barba profissional no Escritório

Se você quer uma barba cheia, mas o escritório não lhe permite, aqui vai uma sugestão bem interessante. As consideradas barbas profissionais são um meio termo entre a barba cheia e a cerrada. Apesar de ser um pouco mais trabalhosa na manutenção, ela é excelente para causar uma boa impressão e dar mais autoconfiança principalmente nos setores mais executivos.

4 – Barba Sombreada

Barba sombreada no Escritório

Se você gosta da barba por fazer e não quer passar a imagem de desleixado para os seus padrões, use a barba sombreada, ela é top para o seu estilo e para os chefes. Ela é aparada da mesma forma que outros estilos, mas não fica rente ao rosto quanto o seu estilo original. Para ambientes um pouco mais abertos a outros estilos além do profissional, a barba sombreada é uma ótima pedida.

5 – Barba Espartana

 

Barba espartana no Escritório

Se você parar para pensar, não faria sentido uma barba cheia como a dos espartanos em um ambiente de trabalho mais sóbrio, certo? Mas até que não: usando o mesmo método da barba profissional, porém com um pouco mais de volume e bem desenhado abaixo das maçãs do rosto, você já terá um peso e autoconfiança sem intimidar ninguém.

Estiloso e Profissional – A combinação perfeita

Barba no Escritório, a combinação perfeita

 

Esse é o conselho final que a Beard passa para você que deseja uma barba no escritório. Mais do que o estilo de se vestir e de usar a barba, seja um bom profissional. Isso significa ser responsável, transparente, comunicativo, e um tanto ousado – ver oportunidades onde ninguém mais enxerga é só uma delas. Honre sua barba!

Portanto, a melhor forma de manter uma barba no escritório, além dos cuidados com os produtos certos, e uma manutenção constante, é cuidar dos aspectos profissionais que realmente fazem diferença no ambiente de trabalho. Com esta combinação bem alinhada, não vai ter patrão que não sinta o respeito nos seus pelos faciais. Até a próxima, jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *