Como cuidar de uma barba seca ou ressecada

Uma barba não está livre de alguns efeitos climáticos, assim como é nos cabelos, por exemplo. O mais comum, principalmente no inverno quando o tempo fica um pouco mais seco, é a barba ressecada. Além de problemas alérgicos e respiratórios para os mais sensíveis, o principal problema é aquela maldita coceira que acaba com seu visual.

Felizmente, assim como os cabelos, existem formas bem simples e práticas para cuidar de uma barba em qualquer época. E sim, aqui você pode usar o óleo para barbas com uma certa frequência. Mas se seguir nossas dicas corretamente, a frequência não será tão alta assim, o que é muito bom para o seu bolso.

Para termos uma noção do quais produtos, como usar e quando usar, precisamos saber quais as causas da barba ressecada. 

Como a barba fica seca e ressecada?

Como a barba fica seca e ressecada

Naturalmente, os pelos faciais já são ressecados e grossos. Você já deve ter reparado isso quando não cuida da barba apropriadamente, com fios bem desarrumados e aquele frizz que deixa a pele bem irritada. Até aí, é algo natural do organismo quando não se tem o devido cuidado.

O problema começa a acontecer quando a barba fica completamente seca. Isso pode ser em parte pelo clima na região onde mora, que contribui para esse quadro, como pela sua própria alimentação. Falta de alimentos com Vitamina D e C, por exemplo, deixam não só a barba, mas unhas, pele e cabelos mais fracos e ressecados.

E claro, se você não cuidar da barba como se deve, usando os produtos certos, elas com certeza ficarão secas e ressecadas, te dando aquele tão indesejado visual de quem acordou atrasado para o trabalho e esqueceu até de tomar banho.

Existem alguns produtos muito fáceis de serem usados, e você pode encontrá-los facilmente na Beard.

A Solução para o que precisa está no shampoo e no óleo para Barba

A Solução para o que precisa está no shampoo e no óleo para Barba

Os produtos mais importantes para não deixar a barba ressecar são o shampoo e o óleo para barba. Eles vão garantir os nutrientes e a hidratação que os pelos faciais precisam, e se usados na frequência correta, sequer vão ser um peso no seu bolso.

Use Shampoo para Barba durante o banho

O Shampoo para barba é o seu companheiro de viagem da mesma forma que o shampoo tradicional é para os cabelos. E inclusive, você pode fazer a limpeza dos pelos faciais no mesmo dia em que fizer a limpeza dos fios capilares, para ter um hábito recorrente e fácil de se lembrar.

E assim como os shampoos para cabelo, você deve escolher um tipo de shampoo que esteja certo com sua barba. Eles variam de acordo com a tonalidade da mesma, mas não confunda com os tonalizantes para barba: a função aqui não é manter a cor dos pelos, e sim mantê-los hidratados e longe de um contraste esquisito.

Felizmente, as marcas de qualidade hoje em dia atendem seus clientes com shampoos que servem para todos os tipos de tonalidade. Nossa indicação da vez vai tanto para o shampoo QOD Barber Shop, como o Shampoo para barba Citrus Woods, da Barba Brava. Ah, e claro, para um produto de qualidade e específico para sua tonalidade, a linha O Barbudo é excelente.

shampoo para barba seca e ressecada barba brava Fresh Woods

Use Óleo para Barba sempre que sair de casa

Vamos a uma constatação de fato: na sua casa, você pode deixar a barba da maneira que quiser, inclusive com aquele visual desgrenhado típico de quem acorda. Mas não mantenha por muito tempo, para evitar os problemas que falamos acima. Dito isso, o óleo para barba é o seu amigo para aquela tapa no visual e evitar o ressecamento.

Há muita discussão entre ele e o balm, mas basicamente, ambos são importantes, e ambos têm o seu momento certo de uso. O balm pode ser usado sempre que você sair de casa, ou quando voltar da rua.

Isso porque o óleo vai ajudar na hidratação da barba, e protegê-la de efeitos externos como vento, sol, e até mesmo aquela comida que você deixou cair sem querer nos pelos. Esses efeitos também deixam a barba ressecada, então se prevenir é necessário.

Você pode escolher um tipo de óleo que seja adequado a sua tonalidade, mas esta não é uma regra. Nossas indicações vão para o óleo para barba Don Alcides, e a linha O Barbudo, uma das mais respeitadas aqui no Brasil.

Ah, uma dica importante: não use o óleo para barba perto da rais dos fios, pois eles vão ficar oleosos, e a possibilidade de você ganhar algumas espinha entre os pelos faciais é grande. Se você deseja hidratar os fios, o balm é uma opção bem melhor.

óleo para barba seca e ressecada don alcides barbershop barba negra

Umas dicas rápidas e extras para você evitar uma barba seca ou ressecada

Umas dicas rápidas e extras para você evitar uma barba seca ou ressecada

Se você não quer deixar a barba tão ressecada a ponto de precisar usar mais dos produtos regulares, aqui vão mais algumas dicas para ajudá-lo.

Cuidado na hora de comer

Uma das causas da barba ressecada é a presença de determinados alimentos que ficaram durante a refeição. Além de nojento, a frequência cada vez maior de comida pode causar uns bons estragos no seu visual.

Na hora de lavar a barba, use o shampoo bem, e penteie depois do uso, para que seja fácil de manusear os outros produtos depois.

Não coce a barba, nunca

Isso é mais válido para quando a barba já está seca ou ressecada, pois os efeitos já se instalaram, e agora sobrou apenas a vontade de coçar muito. Não faça isso: além de não resolver nada, a chance de você ficar com alguns buracos no rosto é grande o suficiente para ter de fazer a barba por completo. Nestes casos, o ideal é usar o óleo para barba. Evite a todo custo ficar passando a mão na barba!

Se fizer o uso correto dos produtos para evitar a barba seca ou ressecada, seu visual matador estará garantido. E bem, este é um hábito básico, então não deixe de fazer os cuidados certos, e ter uma barba de qualidade para qualquer hora.

Gostou do texto? Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

 


Comments

  1. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *