Conheça os benefícios de ser um ciclista habitual

4.5/5 - (2652 votes)

Uma das atividades mais saudáveis e divertidas de se fazer é ser um ciclista. Ela movimenta o corpo em vários pontos, permite percorrer enormes distâncias, e pode ser um programa interessante para os barbudos e barbudetes que curtam algo a dois, ao ar livre.

Para quem deseja levar esses passeios um pouco mais a sério, ser um ciclista também implica em vários cuidados, inclusive com a barba e o cabelo. Sim, jovem, você pode combinar os pelos faciais com as duas rodas da bicicleta. E claro, vamos mostrar as melhores dicas para os barbudos ciclistas aproveitarem o momento de forma propícia.

Quais os melhores Benefícios em ser um Ciclista?

O ciclista tem vários benefícios diários com sua prática

De forma geral, o ciclismo é uma atividade parecida com a natação quando se trata de benefícios ao corpo. Os movimentos favorecem a musculatura como um todo, a circulação e a respiração, e se feitas dentro de um período de tempo bem demarcado diariamente, as diferenças são sentidas com muito mais rapidez em comparação a exercícios na mesma categoria, como a corrida, por exemplo.

Em resumo, andar de bicicleta com frequência oferece os seguintes benefícios.

  • Músculos mais Fortes: é um dos benefícios mais evidentes ao andar de bicicleta. E apesar das pernas serem as principais beneficiárias das pedaladas constantes, todo o corpo se fortalece. Os braços e costas, por exemplo, se fortalecem com o equilíbrio na bicicleta. E mesmo os ossos ganham mais resistência, principalmente quando se pratica desde criança. Na verdade, a bicicleta consegue ser um bom exercício inicial justamente por fortalecer os músculos sem causar impactos maiores a tornozelos, canelas e quadril.
  • Aumenta sua Stamina: por ser uma atividade aeróbica,  o uso das bicicletas como atividades físicas aumenta sua energia e fôlego de uma forma ainda maior que uma corrida. Além da resistência e do impulso feito pelas pedaladas, as distâncias percorridas são ainda maiores. Isso é ótimo para várias atividades, se você me entendeu bem
  • Ajuda a Diminuir o Estresse: assim como várias atividades físicas, pedalar ajuda a acabar com o estresse diário do barbudo. E traçar rotas específicas, passando pelos pontos mais chamativos da região, pode ser uma boa terapia contra a depressão também.
  • Diminui o Impacto Ambiental: este não é exatamente um benefício para os barbudos, mas para todo mundo. Andar de bicicleta é um dos meios mais saudáveis e ecologicamente amigáveis de transporte. Só para você ter uma ideia, jovem, 10 Km diários de bicicleta diminui em até 1,3 toneladas de gases de efeito estufa. Imagine o quanto o planeta pode ser poupado.
  • Combate a artrite e a perda de peso: por trabalhar a musculatura e a estrutura óssea do corpo, o ciclismo é uma boa forma de combater ou prevenir doenças como a artrite e a tendinite. E com toda certeza, é uma forma excelente para diminuir o peso.

Dicas para o Barbudo Ciclista

Um Ciclista barbudo tem tantas outras vantagens além de um ciclista normal

Você já sabe dos benefícios, mas e a barba? E o cabelo? Eles não podem ficar de fora, mesmo que digam sobre os pelos faciais serem uma forma de prejudicar o desempenho nas bikes por conta do atrito com o ar… Saiba que isso é uma escolha reservada apenas aos profissionais e atletas. Se você não é desse rolê, pode curtir tranquilamente sua bicicleta com a barba.

Para deixar as pedaladas ainda melhores, aqui vão umas boas dicas para cuidar do seu visual enquanto aproveita as brisas promovidas pela bicicleta.

  • Guarde um pano limpo e óleo para barba durante as pedaladas mais longas: assim como qualquer atividade que envolva movimentação constante do corpo, pedalar pode deixar o rosto bem suado, e suor pode prejudicar um bocado a sua barba. Tenha sempre um pano para secá-la, e quando bem higienizada, passar um óleo para barba, caso pedale longas distâncias.
  • Não se esqueça dos equipamentos de segurança: essencial para o passeio mais básico até as longas pedaladas. Se você não curtir usar tudo, tenha pelo menos um capacete, que realmente vai salvar a sua vida em alguns lugares.
  • Água ajuda a qualquer hora: água aqui não vai apenas matar sua sede. Ela ajuda a limpar o rosto, e mais importante a barba, além de refrescar depois de uma pedalada. Não deixe de instalar um suporte adequado na sua magrela.

As Campanhas que incentivam o Ciclismo

Mais legal do que ser um Ciclista, é ter grupos para compartilhar seus gostos

O ciclismo, seja como uma atividade recreativa ou levado a sério em suas várias categorias – como mountain bike e ciclismo de rua -, é importante o bastante para existir diversos movimentos que incentivam as práticas de ciclismo no lugar de meios mais “preguiçosos” ou destrutivos.

Vamos ver alguns nos quais você pode se inspirar para colocar a “magrela” em ação.

Amigos de Bike

Os Amigos de Bike vieram diretamente da Bahia. O grupo é bem divertido, e promove diversas atividades de bicicleta em grupo por lá, com foco principalmente nas bikes como meios de transporte e de turismo. Para os barbudos baianos que buscam um meio legal de aproveitar o seu local, é uma boa ideia procurar por eles.

Ciclocidade

É uma associação de ciclistas vindas de São Paulo. De todos os grupos que você vai encontrar por aí, é um dos mais mais ativos principalmente na adoção das bikes na capital paulista, bem conhecida não apenas pelo trânsito caótico, mas pela falta de ciclovias adequadas, e a falta de educação dos motoristas com o pessoal de bicicleta também.

Night Bikers Club Brasil

Sabe os moto clubes, que se reúnem a noite e aproveitam bem a vida em grupo tendo como algo em comum as motos clássicas e bem tunadas? Pois então, os Night Bikers Club seguem a mesma ideia, mas tendo as bicicletas como referência. O legal aqui é que eles possuem vários pontos espalhados pelo Brasil e pelos Estados Unidos, vale à pena dar uma conferida.

Ser um barbudo de bicicleta vale muito a pena, jovem. E mais do que isso, fazer outras atividades físicas também, principalmente se você considerar que elas ajudam a manter o corpo ativo e a barba em seu melhor estado. Não deixe de investir na sua saúde, e seja um bom ciclista. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *