O que é melhor para o cabelo masculino: cera ou pomada?

cera ou pomada para meu cabelo
4.8/5 - (974 votes)

Cera ou pomada? Efeito seco ou molhado? Me diga qual é o seu estilo e te direis o que usar na cabeleira para impressionar e dar inveja! Cera para cabelo masculino ou uma pomada de cabelo, efeito molhado ou seco? Essas são perguntas que hoje tentarei esclarecer para você.

Antigamente, escolher o corte de cabelo era a maior dúvida que um homem poderia ter em relação aos fios. Era mais simples, mas muito se perdia em termos de estilo, já que a maior parte dos cortes não proporcionava um visual que valorizasse o jeito de ser de cada um. Hoje em dia, os cortes de cabelo masculinos estão pedindo uma finalização mais elaborada do que apenas pentear ou, quando muito, usar o bom e velho gel com efeito molhado.

Isso significa que não adianta mais apenas escolher um bom corte, ou estar com o corte da moda é preciso saber finalizá-lo para que você conquiste um visual mais sofisticado ou mesmo mais descolado e moderno. Com tantos produtos, como a cera, pomada, pasta, mousse, o leave-in e o creme para pentear, à sua disposição no mercado, existem dois que causam certa confusão em quem escolhe usá-los. Qual a diferença e qual a melhor opção para os fios: a cera ou a pomada?

A verdade é que ambos possuem características parecidas e que muito podem ajudar a elaborar penteados e a modelar os fios como você preferir. Mas, é justamente as semelhanças que tornam difícil escolher qual dos dois produtos é mais apropriado para o seu cabelo. Pensando nisso, elaboramos esse post que mostrará quais são as diferenças entre a cera e a pomada e quais são os critérios para que você escolha usar cada um deles. Afinasl, moda masculina não se resume em apensa calças e camisetas, não é mesmo? Por fim, você encontrará um passo a passo para realizar a aplicação.

Cera para cabelo ou pomada para cabelo no Elvis-Presley

Qual a diferença entre a cera e a pomada?

Tanto a cera modeladora para cabelo, quanto a pomada modeladores de cabelo oferecem uma excelente finalização para o cabelo, deixando-o modelado e firme, mas sem aspecto de molhado como é o caso do gel. Além disso, elas proporcionam um visual bem mais moderno e valorizam o corte escolhido. Porém, os dois produtos se diferenciam pela textura mas ambos deixam os cabelos penteados e no lugar.

A cera modeladorea de cabelo deixa os fios mais firmes, agrupados e com efeito seco e pouco brilho. Ela é bem mais consistente do que a pomada e, geralmente, é feita de elementos naturais, como a cera de abelha. A pomada para cabelo, por sua vez, deixa o cabelo mais modelado e com efeito brilhante. Em sua composição estão presentes óleos diversos (óleos naturais ou mesmo provenientes do petróleo e outros compostos). Por ter a textura mais leve do que a da cera, a pomada permite dar um acabamento mais bagunçado com aspecto levemente molhado.

Cera para cabelo, antes e depois.

Como escolher a melhor finalização para o meu cabelo?

Depende do seu tipo de fio, do corte de cabelo escolhido e do que você espera com a finalização para o seu cabelo. Se optar pela cera, o resultado será um cabelo mais firme e com toque seco. A pomada deixará os fios mais soltos e mais fáceis de modelar durante o dia.

Veja bem: se seus fios forem finos e lisos e você quiser deixá-los “no lugar”, o ideal é optar pela cera, já que ela dá um acabamento mais firme do que a pomada. Isso significa que ela também é um excelente produto para quem tem os fios grossos, enrolados e com volume, já que tem a capacidade de deixar os cabelos mais ordenados e com fios agrupados.

Obviamente, a pomada também pode ser usada em qualquer tipo de fio. Porém, quem tem o cabelo mais “rebelde” e difícil de domar sentirá alguma dificuldade em deixá-los arrumados, pois o produto é mais leve e tem menos elementos fixadores. O ideal é definir qual o seu objetivo e qual o efeito você espera como acabamento, antes de escolher entre cera e pomada.

Hote temos diversas opções de marcas de cera masculina e pomada masculina para escolher veja algumas: Don Alcides, Keune, 3D Men, Red Iron, Suavecito e Qod Barbershop. Estas marcas se destacam por possuir produtos específicos para o cabelo masculino, tanto na fragrância como na fixação e textura.

Cera ou pomada: como aplicar cada um dos produtos?

Pomada matte Don Alcides

Pomada Matte para Cabelo Don Alcides Freak Show foi criada para estilizar todos os tipos de cabelo. Ideal para criar, despentear e modelar com acabamento seco e natural.

A Pomada Matte Don Alcides Freak Show modela com efeito seco, define, gera volume e resgata a saúde dos fios.

Cabelo saudável, perfumado e estilizado. Proporciona penteados com alta modelagem, definição e movimento.

Compre agora

A aplicação da cera e da pomada é bem parecida, já que a natureza dos produtos é a mesma: finalizar o penteado, dando a ele o acabamento que o corte pode proporcionar e que combine com o seu visual. A diferença estará no efeito que cada um causará (mais brilhante, menos brilhante, fios mais agrupados, fios menos agrupados, entre outros).

Na dúvida, você pode fazer o teste com os dois produtos no salão e identificar o que melhor combina com o seu estilo. Quando já tiver escolhido a melhor finalização, aí é só acompanhar o passo a passo que elaboramos para aplicar a cera ou a pomada. Veja só!

  1. Após lavar os cabelos, remova o excesso de umidade dos fios com uma toalha. O ideal é que eles estejam quase secos, quando for realizar a aplicação.
  2. Nas mãos, coloque uma pequena quantidade de um dos produtos. Pode ser o equivalente a uma moeda de R$ 1. Em seguida, espalhe o produto nas mãos.
  3. Aplique a cera ou a pomada nos fios, partindo da região de trás da cabeça para frente. Evite aplicar o produto na raiz do cabelo, o ideal é que ele atinja o meio até as pontas dos fios. Ah, também é importante lembrar que você não deve aplicar muito produto nos cabelos. É melhor ir aplicando aos poucos, do que utilizar produto em excesso e o resultado ficar artificial.
  4. A forma como o cabelo será modelado é uma opção sua. Você pode colocá-lo para a direita, para a esquerda, pode deixar um topete no topo da cabeça ou acima da testa. Você é quem escolherá o penteado que mais gosta. No entanto, evite deixar os fios muito arrumados. Pense sempre em deixar um ou outro fio fora do lugar para que o cabelo fique mais natural e despojado. Um bom pente pode lhe ajudar nesta tarefa.
  5. Caso sinta que os fios ficaram excessivamente brilhantes, sobretudo pelo uso da pomada, você pode investir no uso de cera em pó. Além de ajudar a modelar os fios, a cera em pó também age atenuando a superfície brilhante dos cabelos.
Pente de madeira para ajudar na finalização do penteado

Conheça mais sobre pentes

O que achou do post? Os dois produtos são capazes de oferecer uma excelente finalização para os seus cabelos, proporcionando o visual que você deseja, de acordo com o seu estilo e os dois produtos você encontra na melhor loja para sua barba. Caso ainda tenha dúvidas sobre finalizadores para manter seu cabelo penteado, seja a cera, seja a pomada, pasta, gel ou mesmo sobre outros produtos, não deixe de deixá-las nos comentários. Suas dúvidas podem ser tema dos nossos próximos posts!


Comments

  1. Post
    Author
  2. perez

    tenho cabelo fino e ondulado. Gostaria de manter penteado bem firme e menos ondulados. Qual é a melhor solução?

    1. Post
      Author
      Rodrigo

      Fala ai jovem, cara você pode usar uma escova e secador ou pensar em fazer um relaxamento dos fios, mas de leve para manter um pouco ondulado.

  3. Ricardo s santos

    Olá. Gostaria de saber qual tipo de produto posso usar para q meu cabelo fique pra cima ,sempre firme..
    Sendo q meu cabelo é meio liso e fino

    1. Post
      Author
  4. Rosenildo Pereira SIlva

    Olá boa noite, o meu cabelo tem os fios grosso e gostaria de uma ajuda em o que usar ,pomada ou cera,pois gosto do penteado em que o cabelo fique em e firme,e qual a marca melhor,um abraço!

    1. Post
      Author
  5. ALEX

    Queria saber se a pomada seca e ideal para cabelo lisos e muito fino que são os meus, já usei a cera porem ela parece não fixar no cabelo e desce para couro cabelo ainda deixa cabelo muito oleoso.
    Gosto e usar tipo topete alto porque uso corte degrade dos lados e alto em cima.

    1. Post
      Author
  6. Heitor Vetorazi

    Bom dia, gostaria de saber qual produto usar no meu cabelo, gosto de usar ele erguido, meu cabelo é medio-curto, um pouco ondulado, porem uso uma pomada wella e deixa ele muito seco, sem finalização. Gostava de usar a pasta da alfaparf uomo, mas acabou saindo de linha. (Quero uma fixação boa, e também finalização boa deixando meu cabelo mais denso, com textura)

    1. Post
      Author
      Rodrigo

      Fala ai Alguém ;), cara tem problema nenhum, mas so presta atenção que em alguns procedimentos desse tu tem que passar um tempo sem nada no cabelo
      🙂

  7. Fernando Cravalho

    Queria saber qual a melhor marca de shampoo e condicionador para barba pois me indicaram cavalera e usebarba e fiquei na dúvida.

    1. Post
      Author
      Rodrigo

      Olá Fernando, vou te falar que já usei ambas e dentre elas minha preferida é a Usebarba, tem uma fragrância muito boa alem de limpar muito bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *