Camisa xadrez masculina: do básico ao despojado

Antes vista como “coisa de fazendeiro”, a camisa xadrez masculina se tornou sinônimo de estilo e também peça básica e obrigatória no guarda-roupa masculino. O melhor de tudo é que ela é bastante versátil, podendo ser usada em ambientes mais simples ou até nos mais sofisticados. Leia abaixo e aprenda um pouco mais sobre os estilos de camisa xadrez e como usá-la.

Estilos que têm camisa xadrez como peça-chave

Lumberjack

camisa xadrez estilo lumberjack

O lumberjack é um estilo bem clássico no qual a camisa xadrez é peça-chave do look. A palavra, do inglês, lumberjack em português significa lenhador. A partir disso já se pode perceber o estilo do qual estamos falando. Camisa xadrez, camiseta branca por baixo, calça jeans e botas são as principais peças desse visual.

Essa combinação de peças também é o jeito mais básico para se usar a camisa xadrez. Você pode colocar a camisa aberta ou fechada, isso fica de acordo com o seu critério. No lugar das botas, que não são tão comuns num país tropical como o nosso, outro estilo de sapato esporte fino pode completar o figurino. Para completar o look, que tal caprichar na barba?

Grunge

camisa xadrez estilo grounge

Este é o estilo que remete às décadas de 80 e 90. O Grunge se encaixa em pessoas que são mais despojadas, que curtem peças mais folgadas e neutras. Por exemplo, as cores frias como o azul-escuro e o preto podem ser a escolha inicial para aqueles que estão começando a usar a camisa xadrez. O jeans surrado também faz parte do look.

Folk

camisa xadrez estilo folk

O Folk é, na verdade, um estilo musical que surgiu nos Estados Unidos e Canadá na década de 60 e invadiu a década de 70. Os fãs desse tipo de música começaram a criar um estilo próprio de se vestir misturando vários outros como o cigano, o hippie, o indígena e outros.

O estilo folk masculino adota, como parte de baixo, peças jeans ou de couro e a camisa xadrez cai muito bem com esse look. A mistura do visual country também entra na jogada com chapéus e, nós pés, os coturnos ou botas de couro estão sempre em alta. Os acessórios também são muito importantes para completar o estilo.

Western

camisa xadrez estilo western

Muito parecido e muitas vezes confundido com o estilo folk, quem curte o estilo Western também é fã das botas, do chapéu country, do jeans, do couro e é claro, da camisa xadrez, que pode ser usada por baixo de uma jaqueta jeans em dias mais frios. Enquanto no Folk é permitido investir em cores mais vibrantes, o Western exige tons mais terrosos, sem muitas estampas ou detalhes. A cor da camisa xadrez deve ser neutra

Maneiras de usar camisa xadrez masculina

Com bermuda

camisa xadrez  com bermuda

Tá aí uma ótima combinação para uma saída durante o dia. Se você quer ir a alguma comemoração no final de semana, pode ir sem medo. A mistura do jeans com a camisa xadrez é um clássico, ainda que seja uma bermuda. Como acessório, você pode apostar em cintos ou suspensórios, deixando o visual ainda mais estiloso.

Como esse visual é normalmente usado durante o dia, um óculos escuro é uma boa escolha para combinar com seu look. Mas não qualquer óculos, escolha um que se encaixe com o formato do seu rosto!

Amarrada na cintura

Essa forma de usar a camisa xadrez já é bastante conhecida e vem de alguns anos lá atrás, na década de 90, num estilo mais “rebelde” de ser. É uma ótima maneira de usar a blusa para montar um look mais despojado. Um tipo desarrumado estiloso.

A camisa xadrez amarrada na cintura é ótima para aqueles dias em que hora faz calor, hora faz frio. Se o tempo não consegue se decidir, você precisa estar preparado para qualquer ocasião. A camisa de manga comprida pode te deixar mais aquecido na hora que o tempo mudar, mas sem perder o estilo.

Na parte de baixo, é possível combinar com o jeans e tênis. Essa forma de usar a camisa xadrez é mais vista em mulheres, mas os homens também voltaram com essa moda que ainda é pouco usada nas ruas, mas muito estilosa.

Camisa xadrez longline

camisa xadrez longline

Aqui não temos propriamente um estilo, mas, sim, o modelo de camisa xadrez que pode representar um. Ela é um pouco mais comprida, indo até quase o meio da coxa e lembra um estilo mais despojado. É uma forma diferente de usar esse clássico!

Combinações para não fazer

Bom, assim como qualquer outra peça de roupa, existem, sim, algumas regras que devem ser seguidas na hora de usar a camisa xadrez masculina. Afinal de contas, se você não tomar um pouco de cuidado, o visual acaba virando um folclore.

Uma regra essencial e que pode ser considerada a mais básica de todas, é: nunca combine xadrez com xadrez. A estampa xadrez já é bastante carregada e usar com a parte de baixo também nessa mesma estampa pode virar uma confusão visual.

A camisa xadrez pede um pouco de contraste com a parte de baixo. Portanto, quanto mais lisa for a calça ou bermuda, melhor. Isso não significa que você não possa combinar estampas, mas isso requer ousadia, além de um afiado senso crítico quando o assunto é moda.

Para os mais tímidos

camisa xadrez para os mais tímidos

Se você está começando a aderir à moda da camisa xadrez, pode começar com cores mais básicas, como preto com branco, azul com preto, enfim, cores mais fechadas, principalmente em se tratando de outono/inverno. Uma cor clássica e que pode ser usada em qualquer estação é a camisa xadrez vermelha. Com ela não tem erro!

O estilo básico citado mais acima pode ser o seu estilo para começar. Uma combinação para quem está com medo de errar no look é a camisa xadrez com o jeans, não há nada mais clássico do que isso. Com o passar do tempo, você pode abrir o seu leque de opções para construir um guarda-roupa mais colorido e com mais opções.

Como é possível perceber, a camisa xadrez masculina pode ser utilizada com os mais diversos estilos, personalidades e nos mais variados lugares e ocasiões. Não há muitas regras, o importante é ter bom senso na hora de combinar as cores e o look com o local e o tipo de ambiente para o qual você vai. O importante é se sentir bem!

Você conhece outras maneiras de usar a camisa xadrez masculina? Deixe um comentário, conte pra gente e diga como você mais gosta de usar essa peça tão versátil e estilosa!

Você pode se cadastrar em nossa newsletter para receber os conteúdos com exclusividade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *