Cerveja no café da manhã? Uma nova tendência no Brasil!

4.2/5 - (2096 votes)

Existem alguns hábitos no café da manhã em outros lugares do mundo que são bem diferentes dos nossos. Os americanos e ingleses, por exemplo, tem bacon nas mesas logo de manhã cedo. Outros lugares comem peixes… E em alguns, o café é substituído pela cerveja. Isso mesmo, cerveja no café da manhã, e essa moda está pegando no Brasil.

Você pode até achar esquisito, arriscado até, mas nem é tanto assim. Em algumas regiões do mundo, a cerveja é chamada de “Pão Líquido”, já que a presença de cereais na fermentação era o mesmo na fabricação da comida matinal. Mas ao invés de viajar com as culturas antigas, vamos nos concentrar nessa tendência que está ganhando um bom espaço por esses lados.

De onde surgiu essa ideia de Cerveja no Café da Manhã?

É comum em países de forte tradição cervejeira, terem seus bares abertos e bem frequentados logo de manhã. Alemanha e Bélgica são bons exemplos. A cerveja substituindo o café não é vista como algo ruim, muito pelo contrário. Em épocas quentes, costuma ser um bom alívio pela manhã.

Mas cabe considerar um fator importante aqui. Não estamos falando daquela cerveja padrão brasileira, daquelas encontradas em valores bem acessíveis em qualquer supermercado. Para seja bem aproveitável logo de manhã cedo, os cervejeiros tem opções mais adequadas para o paladar da manhã, além de casar com outras opções alimentícias de acordo.

Beber cerveja no café da manhã requer um pouco de sofisticação afinal de contas. Ou melhor dizendo, pede por tipos específicos para que não causem problemas a sua saúde.

A Cerveja da manhã com cerveja

Que tal cerveja no Café da Manhã?

As melhores cervejas para se aproveitar no café da manhã são as de teores alcoólicos mais moderados. Lá fora isso é tão comum que os cervejeiros trabalham com esse aspecto em mente, adicionando mais insumos de malte e até mesmo sucos na composição da cevada. A Früstrück, da Alemanha, é um exemplo de bebida deste tipo, que leva suco de laranja na composição de uma cerveja Weiss.

Outras sugestões que caem fácil logo cedo da manhã e que não vão acabar com seu fígado, são a Belgian Pale Ale, a Amber Lager, ambas com teor alcoólico um pouco mais abaixo da média, e mais versáteis com relação a sabores.

Existem ainda as cervejas Helles e Weinzebier. Elas são um pouco mais fortes, e geralmente caem com os alimentos que eles próprios comem nestas regiões, como a salsicha branca, por exemplo.

O Botto Bar

Botto é único lugar do Brasil que serve cerveja no Café da Manhã

Se você achou a tradição um pouco estranha e se sentiu sozinho com a ideia, fique tranquilo. Tem um cara, um mestre cervejeiro muito bem respeitado no Brasil, que decidiu trazer essa pequena tradição europeia para cá. Desde 2013 o Botto Bar, no Rio de Janeiro, abre todos os domingos de manhã com a opção de cervejas no café da manhã. E a casa lota.

Tal como seria em qualquer outro restaurante que oferece a opção de café, o botto bar conta com um cardápio próprio para quem deseja apreciar a bebida dourada. E isso não serve apenas para as bebidas em si, mas suas harmonizações com outros alimentos comuns da manhã.

Se você não a opção de ir no Botto Bar no Rio de Janeiro, o que eu recomendo, temos algumas boas opções para você harmonizar com a cerveja aí da sua casa.

O que acompanha a cervejinha logo cedo?

Misto Quente

Misto Quente e Cerveja no Café da Manhã, porque não?

O clássico dos cafés de manhã da padaria pode ser facilmente harmonizados com cervejas. E se você quer uma opção para dar aquela esquentada no dia, pode escolher como harmonização a Imperial Stout. Ela tem um sabor mais forte, mas você pode combinar com outras opções para deixá-la mais saborosa. como sorvete, por exemplo. Isso aí, frapê de Cerveja, por que não?

Frutas

Frutas e Cerveja para acompanhar no Café da Manhã. Insano, mas muito bom

Sabe as cervejas Weiss que mencionamos acima? Pois então, elas caem muito bem com frutas pela manhã. E sendo frutas uma opção bem comum nas mesas por aí, você torna esse hábito de beber cerveja logo cedo bem natural. Entre as opções de frutas que caem bem aqui estão: mamão, melão, banana, e maçãs. Outra boa alternativa para harmonizar cervejas e frutas pela manhã é adicionar morangos com a Berlinder Weiss. Como esse tipo de cerveja já é frutificada, fica ainda mais saborosa.

Bolos

Bolos no Café da Manhã é algo muito bom, e ainda mais com cerveja

Um café da manhã brasileiro bem clássico é o bolo com café. Mais especificamente, o bolo de fubá com café. Para quem é de regiões mais rurais, são opções ainda mais comuns e saborosas. Para trazer esse gostinho de interior para o café ainda combiná-lo com uma boa cerveja, a melhor maneira é harmonizar o bolo com uma cerveja que possua notas de café, como a Porter ou Stouts. Cerveja escura no café é muito bom.

Torradas

Torradas são uma boa indicação no Café da Manhã, junto com cerveja

As torradas são opções comuns no café da manhã, mas podem ser bem sem graça se consumidas sem uma geleia ou uma pasta de qualquer tipo. Além de acrescentar esse “condimento” a mais, aquela cervejinha Lager com teores menores de álcool se torna ainda mais interessante de manhã.

Embutidos e queijos

um embutido como salame ou mortadela podem ser uma combinção interessante com a cerveja no Café da Manhã

Se você curte um embutido no café da manhã – o que inclui presuntos, salsichas, linguiças e o já mencionado bacon -, a dica é harmonizar com cervejas um pouco mais fortes em sabor, mas que mantenham o frescor. Isso é ainda mais importante em épocas de calor. Dubbel, American Pale Ale, ou mesmo as IPAs são boas recomendações. Só não exagere, nem nelas ou nos embutidos.

A cerveja no café da manhã está longe de ser uma tradição brasileira, mas é uma forte tendência que está chegando por aí. Obviamente ela não precisa ser algo tão corriqueiro – seja por questão de custos, saúde, etc -, mas adicionar esta opção pode tornar o café da manhã mais interessante como um todo. E se você for do RJ ainda tem o Botto Bar para conhecer. Se já fez o teste, diga para nós nos comentários o que achou. Até a próxima, jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *