10 Cervejas para o frio

Quem disse que não se pode apreciar uma cerveja no inverno? Claro que a boa gelada cai muito melhor no verão e períodos quentes em geral, mas existem alguns tipos de cervejas artesanais que conseguem manter sua qualidade, e até mesmo harmonizar com outros alimentos, com muita facilidade em dias mais frios, o que para um bom cervejeiro sempre é algo bom de se lembrar. E se você ainda não sabia dessa novidade, sinta-se sortudo hoje, pois o que não vai faltar são cervejas por aqui.

Confira uma lista de cervejas para o frio, cujos tipos podem se alinhar facilmente com suas preferências, e garantir uma experiência prazerosa no inverno. Algumas podem ser familiares se você já conferiu nosso texto sobre cervejas artesanais – se ainda não, pode dar uma conferida depois de ler nossas indicações aqui, você se tornará um cervejeiro bem rápido.

Mas chega de enrolação, vamos a nossa lista.

1 – Brooklyn Chocolate Stout

10 Cervejas para o Frio 1

As cervejas stouts, conhecidas por aqui apenas como “cervejas escuras”, são uma das mais apreciadas no inverno por seu sabor forte, e não serem necessariamente associadas ao calor, o que torna até mesmo a harmonização muito mais fácil. Uma das mais simples e acessíveis para consumo no frio é a americana Brooklyn Chocolate Stout, cujo sabor traz associações interessantes com o chocolate, cappuccino e cerejas. Você pode harmonizar com alguns pratos japoneses, se preferir, como o Tiramisú, por exemplo.

2 – Bambergerator

10 Cervejas para o Frio 2

E claro que não iríamos deixar os rótulos brasileiros de lado. Seguindo o estilo Doppelbock, da Alemanha, a Bambergerator tem um estilo leve, que combina aromas de caramelo, ameixas e amadeirado, dando uma característica bem única a cerveja. Com este sabor, você pode combinar com sobremesas, inclusive em um certo jantar romântico com aquela gata que está tentando uma chance faz um tempo. E o melhor de tudo, é bem acessível.

3 – Gouden Carolus Tripel

10 Cervejas para o Frio 3

Fabricada na Bélgica, esta cerveja é feita unicamente com produtos nobres, principalmente seu lúpulo. Seu teor alcoólico é um pouco alto, mas só torna a experiência mais agradável no inverno. O colarinho é denso, cremoso, o que permite uma ótima harmonização com pratos quentes em geral.

4 – Leffe Brown

10 Cervejas para o Frio 4

Se você gosta de pratos bem temperados, ou ainda de sabores exóticos, como o agridoce, a Belgian Strong Ale Leffe Brown é uma excelente pedida. Seu custo pode ser um pouco alto por ser apernas importada – já que é produzida unicamente na Bélgica. Com um sabor que remete a caramelo torrado, seu sabor cai muito bem com uma alimentação bem regrada.

5 – Paulaner Salvator

10 Cervejas para o Frio 5

A importância desta cerveja belga, do estilo Doppelbock, era tão grande nos séculos passados, que os monges europeus a chamavam de “Pão Líquido”, graças ao seu enorme valor nutritivo. Isso mesmo, cervejas possuem valor nutritivo, e no inverno, a Paulaner Salvator ganha ainda mais qualidade. Consuma com pães e queijos, e sua experiência ficará ainda melhor.

6 – Seasons Cirilo Coffee Stout

10 Cervejas para o Frio 6

Se você ficou de saco cheio de beber café no frio, opte por uma stout de qualidade, que os efeitos em termos de sabor serão certeiros. A Season Cirilo Coffee Stout leva grãos de café em seu processo de fabricação, e seu sabor, além do grão torrado, conta com lúpulos picantes e herbáceos. Uma cerveja energética e intensa como café, mas numa cerveja…

7 – Way Amburana Lager

10 Cervejas para o Frio 7

Vinda diretamente do Paraná, a Way Amburana Lager combina tanto lúpulos e maltes importados, como a fabricação em madeiras nacionais, a Amburanas Cearensis. Este tipo de fabricação, que também é curiosamente usada na fabricação de cachaça, dá um sabor todo especial para a cerveja, garantindo mais qualidade e um forte teor alcoólico, de 8,4%.

8 – Kasteel Winter Ale

10 Cervejas para o Frio 8

Ainda que seja uma cerveja escura, a Kasteel Winter Ale está longe de ser uma Stout ou Porter. A Belgian Strong Dark Ale combina sabores de café, chocolate, e um pouco de caramelo. Com esta combinação, o teor se torna mais adocicado, e com um amargor seco, esta cerveja também se torna um excelente substituto para bebidas quentes no inverno. Se deseja combinar com alguma comida, uma boa pedida é trazer pratos com pimenta, curry e outros alimentos fortes, para criar um contraste interessante.

9 – Hop Arábica

10 Cervejas para o Frio 9

A American Pale Ale pode ser considerado o verdadeiro estilo “Pilsen” praticado pelas marcas populares aqui no Brasil. Mas esta opção para o inverno vai bem longe do que você costuma beber nos fins de tarde ensolarados. Embora tenha uma coloração de um forte dourado, seus efeitos combinam tanto o aroma de café, como um sabor leve de caramelo. Se você não deseja abandonar os sabores normais daquela cerveja famosa do verão, esta é uma boa pedida.

10 – Guinness

10 Cervejas para o Frio 10

E se falamos de algumas stouts até aqui, não poderíamos deixar de falar de uma das bebidas mais tradicionais da Irlanda, e de fama mundial. A Guiness é uma das bebidas mais consumidas no inverno de lá e – por que não? – daqui também. Com algumas décadas de existência, e uma fórmula bem única, a Dry Stout é feita com malte torrado, além de um lúpulo exclusivo da região, deixando um sabor amargo e doce ao mesmo tempo, e uma qualidade especial. A Guiness é bem versátil em harmonização, podendo ser parte tanto de sobremesas como chocolates, e em jantares que levam carnes assadas. Sem dúvida é uma que não pode faltar no seu inverno.

Os valores das cervejas citadas até aqui podem variar bastante, e mesmo as importadas podem chegar a um valor razoavelmente alto dependendo das opções. Caso não seja tão específico em seus gostos, ou apenas quer valorizar o mercado nacional, existem rótulos nacionais de enorme qualidade em todos os estilos citados aqui, do Belgian Dark Ale aos Stouts. Se você gosta de cervejas artesanais, recomendamos o artigo sobre as cervejarias de Minas Gerais, um dos estados mais expoentes nos rótulos nacionais.

Gostou das indicações? Quais cervejas você indica para o inverno? Deixe nos comentários, e aumente ainda mais o acervo. Até a próxima.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *