Coisas que um barbudo quer dizer mas não diz

Vou ser sincero com vocês: tem situação que é foda de lidar quando se tem barba. Não falo nem dos cuidados, isso é bem tranquilo por já ter uma boa experiência para lidar com os eventuais cuidados que podem faltar. Falo daquelas coisas que um barbudo quer dizer, mas não diz por respeito, por educação, ou apenas para evitar um quebra quebra… Afinal de contas, tem gente maluca e esquentadinha pra todo lado.

Você também já deve ter passado por isso. Por mais que as barbas estejam ganhando o seu devido espaço e respeito nos últimos anos, ainda tem aquelas situações que a melhor forma de passar por elas é respirando fundo, dando uma risada política e seguir em frente. Porque brigar não é civilizado, nem sujar as mãos com quem não merece.

Claro que não sou agressivo a esse ponto, mas pense comigo: quem nunca teve os nervos levados até o limite com a repetição constante da mesma pergunta? Ou pior ainda, ter aquele seu amigo ou parente chato que fica tentando ser engraçado para o restante da turma em cima de piadas sobre você? Por isso tem aquelas respostas que um barbudo adoraria dizer, mas não o faz.

Quer saber quais respostas são essas? Deixa eu te mostrar.

As tais situações que um barbudo quer dizer e que tira do sério

barbudo quer dizer

Se você ainda não é um barbudo (ou barbudete) e entrou nesse post curioso para saber o que os barbudos pensam, é uma boa oportunidade para reflexão de suas atitudes. Se você é um barbudo que já acompanha a gente por aqui, já tem uma noção de algumas destas situações pois falamos aqui em outro post. Mas não custa trazer algumas novas.

Ficar espantado com a barba cheia

Essa é a mais normal, mas que tem dias que é a mais incômoda. A pessoa acaba de te conhecer, ou não te vê faz um bom tempo, e a primeira impressão que tem é com a barba cheia, ou apenas se espantar com a presença dos pelos faciais que talvez num passado remoto você não tinha antes.

Dependendo da pessoa, você nem liga com a reação, afinal de contas isso é normal e até aceitável. Afinal de contas, qualquer mudança brusca do habitual é motivo de espanto. Agora o que é um saco, e mais comum ainda, é quando a impressão muda logo para aquelas expressões de repulsa, esquisitice e um pouco de depreciação.

É de entristecer quando isso acontece, para não dizer outra coisa…

O Engraçadão que quer fama a suas custas

Sempre existe em qualquer ambiente, o cara lisa que mexe com sua barba no trabalho, até aquele primo, tio ou o próprio pai que fica nas piadinhas mais sem graça possíveis para conseguir a atenção dos outros à sua volta. Garotas nos respectivos papéis também entram nesse balaio. Na intimidade ele nem é muito chato assim, mas é só ver outras pessoas que a zoeira começa.

Tem barbudo que, já conhecendo os amigos assim, é mais normal brincar de volta no mesmo nível. Mas nem todos os barbudos tem esse senso de humor, e a tendência é acabarem com problemas em um dado limite. As respostas se tornam mais pesadas, podem virar ofensas, e daí já viu.

O Engraçadinho que só quer te infernizar mesmo

Esse é o cara ou a cara que não cresceu. Se tornou um imaturo daquele que mexiam com você na escola sem nenhuma justificativa, e se achavam no direito de estarem certos. Ou melhor, “sertos”. Eles querem te deixar irritado, provocam até aquele momento que os desenhos animados definem como uma cara vermelha, com fumaça saindo pelas narinas e ouvidos, e fugir o mais rápido possível.

Pessoas desse jeito merecem o desprezo. Nem mesmo uma resposta bem dada conseguem parar esses caras, já que eles vão procurar outra brecha, e caso não tenham vão partir para a agressividade. E você, como um barbudo honrado que é, não precisa perder seu tempo com esses seres. O desprezo e a distância mostrarão o quanto eles estão errados.

E outras situações

barbudo quer dizer
Quando você é um barbudo e só deseja enterrar o engraçadinho no chão…

Existem outras situações tão irritantes quanto as que citamos aqui e em outro post. Como eu disse, barbudos estão mais populares, mas vamos topar com os tipos retrógrados, ou só idiotas mesmo, que vão procurar alguma desculpa para falar mal da sua barba.

Contamos, inclusive, uma história bem chata, mas inspiradora que aconteceu a um barbudo amigo nosso durante as Olimpíadas aqui no Rio, provando que aqui, mesmo sendo um país conhecido por sua hospitalidade, ainda tem dessas cretinices dependendo de onde anda.

As Respostas que eles mereciam

Ufa, com o devido desabafo das situações que costumam acontecer, já é possível dar as respostas que um barbudo quer dizer, mas sempre se segura. É o momento de dar umas boas risadas, ou dar aquela inspiração para sua autoestima e acabar com qualquer possibilidade de vergonha com a barba.

“- É mesmo?”

barbudo quer dizer

– É.

– Então … (inclua aqui as palavras que mais te chamarem atenção)

Quem assistiu ao saudoso Hermes & Renato vai lembrar desse carinhoso quadro estrelado por Joselito, o Sem Noção. Tudo bem que ele não seja a melhor referência para uma resposta bem dada. Mas os barbudos sabem que, para muitas situações, uma ironia seguida de algo mais chulo resolve a situação.

Se você é um cara mais relaxado e prefere não partir para esse tipo de ignorância, outra boa resposta é o silêncio. Olhe bem para o engraçadinho, mande aquele olhar 43 (desculpa pessoal) bem direto nos olhos, para desconcertar mesmo, e depois volte para o que estava fazendo. Os efeitos serão imediatos.

“Não, não estou pagando aposta nem promessa. E se estivesse isso não é problema seu.”

barbudo quer dizer

Tá bom, eu admito, essa resposta é para quem já está de saco cheio das piadinhas do gênero. Você pode trocar a resposta aí em cima por “não estou carregando bombas na mochila”, “não estou preparando um golpe comunista”, ou qualquer outra coisa que já tenham perguntado a respeito. Em todos os exemplos, a resposta pode ser sempre a mesma. O que você faz ou não com a barba, o problema é realmente seu.

Claro que nem sempre precisamos ser mal humorados. Tem piadas que são bem feitas mesmo, dá para rir junto. Mas como tudo em excesso faz mal (menos barbas), tem momentos que você atinge o limite da zoeira, aí merece aquele coice.

Para situações em que o não-barbudo se sente excluído por não ter barba

barbudo quer dizer

Essa funciona para aquele seu amigo chato que não gosta de barba, faz questão de encher você por isso, e quando consegue começa a encher todo mundo. Perguntas naquele tom de deboche sobre não entender por que todos gostam de barba, ou puxar os possíveis lados negativos da mesmas são constantes… E quando tudo isso falhar, ele vai soltar a isca que merece a resposta que se tornou um meme na internet por um tempinho.

“Será que só eu não gosto de barba?”

Se você viu essa, já sabe como agir. Vamos ter dar alguns exemplos, começando por “Sim, só você”.

  • Cara de bebê
  • Juvenil
  • Europeu colonizador
  • O higiênico que não sabe que barbas protegem melhor do que a cara de moleque
  • Pia de Prédio
  • Diferentão

Coloque sua criatividade à prova.

Sim, eu tenho gilete em casa

barbudo quer dizer
O barbudo quer dizer que tem gilete em casa sim, e usa melhor do que você

Pode incluir aí barbeador elétrico, navalha, tesoura… E ainda pode acrescentar para engraçadinho que vê sua barba cheia que tem muito mais habilidade com essas ferramentas do que ele. Afinal, enquanto o cara lisa tira tudo sem pensar, um barbudo convicto tem técnica, o tem o desenho para a barba bem pensado… E sabe usar seus utensílios a um nível que ele jamais alcançará. Bem, você pode não ter essa habilidade se for no barbeiro com frequência, mas o conhecimento sem dúvida você tem.

Na verdade, você pode ir até mais além quanto ao uso dos aparelhos para outros campos. Por exemplo, você pode complementar a resposta aí de cima com as vantagens que a barba oferece, inclusive com elas. Isso acaba com qualquer possibilidade de outro argumento. Se ele for fraco nem as piadinhas mais engraçadas vão surtir efeito no nosso pobre amigo.

4 Atitudes que você pode tomar para não ser um babaca com quem é babaca com você

Mais do que respostas bem dadas, você pode tomar atitudes que deixariam todo barbudo honrado em ter sua presença por perto. Sem baixar a cabeça, sem pegar muito pesado na resposta, sem perder a paciência – você pode ser um verdadeiro bastião dos barbudos se tomar uma das atitudes a seguir.

1 – Elas gostam mais dos barbudos

E isso é uma atitude? Contra quem te perturba por conta da barba não, mas para quem merece sua atenção sim. Esse é um fato científico, como você já viu por aqui, e procurar as atitudes certas para mostrar o quanto elas são boas para elas em todos os aspectos, vão fazer com que gradativamente as piadas diminuam.

Quando o cara lisa perceber, você continua com seu velho jeito de ser, e quem estava perturbando logo estará meio diminuído com suas piadas infames.

2  – Por quê?

Você já conversou com uma criança curiosa? Elas são as pessoas mais engraçadas com quem bater um papo. Quando elas estão interessadas em algo, o porquê torna-se a palavra principal, e você tem que ter a resposta afiada para não deixá-la mais confusa. Um “não sei” também resolve, o que deixa o papo bem interessante também.

Pegando essa referência que só uma infância bem regrada consegue passar, comece a mandar essas cutucadas de volta. Por que eu carregaria bombas? Por que eu não teria gilete em casa? Por que eu teria de fazer a barba? Geralmente os da piada forçada caem já na primeira, mas siga com os porquês até eles surtarem. Se você estiver com um pequeno por perto que faz isso, mande aquele joinha pra ele na hora, vai deixar a situação ainda mais legal para o seu lado.

3 – Sorria Sempre

Pode ser aquele sorriso simpático, o riso educado, ou o amarelo mesmo – a ironia ajuda nesse último. Mas tomar uma atitude mais relevante por incrível que pareça destrói a autoconfiança de quem esperava crescer com as piadas em cima de sua pessoa. Você mostra sua paciência de Jó de uma forma que ele não esperava, e com isso os outros à sua volta se impressionam.

Com o tempo, até mesmo o próprio gozador vai achar estranho a ponto de te perguntar se te incomoda. Aí você pode dar a resposta que quiser, pois já venceu pelo cansaço. Eu sei que falei do desprezo como uma forma de resposta, mas uma postura mais pra cima funciona tão bem quanto. Afinal já sabemos que elas preferem mesmo os barbudos.

4 – Entre na brincadeira

Você quer descobrir a melhor forma de quebrar quem faz piadas e perguntas inapropriadas para um barbudo? Entre na brincadeira. Ele pode achar que você tem um bom senso de humor, e você tem mesmo, mas com o tempo ele próprio vai perceber que não deu resultado as piadinhas se a intenção era te deixar irritado.

Mais do que isso. Com o tempo, a simpatia quebra aquela imagem bronca de barbudos que muitos ainda podem ter. E com isso, quem cai na graça dos amigos é você. Mostrar que barbudos são fodas pela boa atitude é um bom começo de quebra de paradigma.

Concluindo o Desabafo

Mostramos as situações chatas, as respostas que queremos dar e não dissemos, e as atitudes válidas para todo barbudo convicto. Mas eu sei que você vai ter aquele dia de cão que a vontade é arrancar a barba de tanta irritação, seja com as piadinhas, seja com qualquer outra coisa. E se você fizer isso, será uma das piores atitudes que já tomou na vida.

Mais do que estética, a barba é uma expressão de personalidade. É uma forma de mostrar o lado masculino mais imponente, e que pode e vai mudar ambiente ao seu redor se bem empregada. Nunca se esqueça desse fator quando sofrer uma pequena pressão com a barba, pois se manter firme, para tudo, vale a pena. Até a próxima, jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

 


Comments

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *