Como cuidar melhor de uma barba oleosa

Você sabia que a barba oleosa existe? Você já deve ter percebido estes efeitos no rosto, mas a barba fica também fica oleosa, principalmente em situações onde a temperatura corporal aumenta. O resultado é um rosto bem “ensebado”, algo que muitas vezes passa desapercebido nos cabelos, mas que na barba fica bem evidente. E traz aquele constrangimento.

Primeiro, para que não tenha com que se preocupar mais com isso, basta tomar cuidados com a barba da mesma forma que faz com os cabelos e o rosto, e assim não terá tantos problemas. E se você não tem ideia de como fazer isso, pode ficar tranquilo que vamos te ajudar a acabar com a barba oleosa na sua vida. Ou pelo menos diminuí-la muito bem.

Quais os motivos que levam a barba oleosa?

Barba Oleosa

Só para constar um ponto importante: exceto por um dos motivos listados a seguir, todas as demais causas ocorrem por conta do seu próprio organismo, e que mesmo amenizado por produtos ou mesmo uma boa alimentação, não deixarão de ocorrer. Entre as causas que levam a sua barba a ficar oleosa, estão as seguintes.

Nervosismo

Barba Oleosa

Nervosismo, independente da situação (medo, insegurança, concentração, dúvida, etc), pode levar uma pessoa a suar muito, o que por consequência deixa a pele oleosa e a barba fica também. De todas as causas, esta é a que menos tem a ver com seus cuidados pessoais com os pelos faciais.

Aqui, o melhor a se fazer é identificar as fontes do nervosismo, e depois de cuidar delas diretamente, só então procurar pelos produtos para cuidar da barba e do rosto. Desta forma, você economiza uma grana, e ainda por cima tem uma boa qualidade de vida.

Uso exagerado do Óleo para Barba

Em um outro post, comentei pra você que em caso de barbas muito secas e ressecadas, o ideal é passar o óleo para barba antes de sair de casa, para mantê-la bem hidratada. E falei também que é bom não exagerar na dose, principalmente tomando cuidado para que não caiam na raiz dos pelos faciais.

Pois bem, a consequência por não tomar cuidado é uma barba e todo o rosto em seguida ficar oleoso, gerando entre outros problemas estéticos o surgimento de espinhas. E pior ainda, espinhas próximas ou mesmo entre os pelos faciais, exigindo um cuidado mais apropriado.

Pele Oleosa

Barba Oleosa

A pele oleosa pode levar tanto a barba como o cabelo a ficarem desta mesma forma. Este é um fator genético, que pode aparecer com maior ou menor intensidade nas pessoas – tudo depende de pontos psicológicos e físicos.

Como a pele pode ficar bem oleosa, a consequência é que ocorra o mesmo na barba, já que sebácea presente na pele faz o mesmo caminho dos bulbos capilares. Em outras palavras, de cara lisa ou barbada, a sua pele oleosa vai deixar a barba do mesmo jeito, então é bom se cuidar com um creme para o rosto.

Altas temperaturas

O clima quente em muitas regiões costuma ser um dos responsáveis pela barba oleosa. Como o corpo precisa produzir suor para manter a temperatura do corpo nos níveis aceitáveis, as glândulas que formam a oleosidade sobem junto com o suor. O resultado disso é uma pele gordurosa, que fica bem complicado quando não se tem formas de limpá-la.

O melhor a se fazer nestes casos, além de ter um pano limpo para cuidar da barba e do rosto, é se prevenir com os produtos certos. Assim, os cuidados vão ajudá-lo a ter uma saúde facial e barbuda mais adequada.

O Produto ideal para acabar com a barba oleosa: o Shampoo para Barba

Barba Oleosa

Para todas os problemas ali em cima, tem uma solução bem simples. É, igual aquela propaganda: o shampoo para barba. Os shampoos específicos para os pelos faciais possuem propriedades que hidratam a barba, e protegem da raiz a ponta os efeitos externos, incluindo a oleosidade.

Algum tempo atrás, era comum os homens usarem o mesmo shampoo para os cabelos e para a barba. O problema é que, mesmo que os cabelos tenham características parecidas, suas propriedades são bem diferentes, e isso é refletido no produto.

Vendo esta necessidade de cuidados, os shampoos para a barba oferecem uma proteção e qualidade extra para qualquer tipo de barba. E se usar na frequência correta, ela muda de um estado oleoso para um estado bem macio.

Para conseguir bons resultados com o shampoo para barba, o ideal é manter a mesma rotina de uso que os shampoos para cabelo. A cada 2 dias é o bastante para ter uma boa barba. Entre as sugestões de shampoos para barba que você pode encontrar na Beard, estão o Shampoo para Barba Beard Brasil, acessível e eficiente; Don Alcides, uma das melhores no mercado; e a linha O Barbudo, recentemente lançada e de enorme qualidade.

Dicas extras para um barbudo oleoso

Barba Oleosa

Agora que você sabe como uma barba oleosa surge, e os problemas que elas proporcionam, dá muito mais vontade de cuidar da barba, não é verdade? Para melhorar ainda mais seus cuidados, aqui vão mais algumas dicas extras que você já deve estar acostumado, o que é muito bom.

Não esqueça dos outros cuidados

O shampoo para barba é muito útil para manter os pelos faciais hidratados, mas ele é apenas parte do processo. Não deixe de usar outros produtos importantes para a barba, como o balm, uma boa navalha para manter o desenho, e até mesmo um outro produto…

Não precisa deixar de usar o Óleo para Barba

Barba Oleosa

O óleo para barba não precisa sair da sua lista, mas sem dúvidas pode ter o seu uso reduzido. Mesmo que sua barba seja oleosa, ela também pode ficar ressecada, e nem mesmo o balm pode ajudar nessas horas. Deixe sempre um óleo para barba em casos de emergência.

Controle as demais dificuldades

Problemas como nervosismo e as causas que o levam estão além de qualquer produto para barba. E aqui vai um conselho de amigo: se você está com dificuldades emocionais de qualquer tipo, procure ajuda para desabafar. Não necessariamente um psicólogo, mas um amigo, alguém que ama, ou faça atividades que o deixem mais sossegado, e assim essa consequência do nervosismo passa.

Gostou das dicas? Conseguiu tirar a barba oleosa? Deixa aí nos comentários pra gente, e se gostou das nossas indicações de shampoos, existem outras opções tão interessantes quanto em nossa loja, confira lá!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *