Você sabe como lidar com fios brancos na barba?

4.3/5 - (2200 votes)

Você sabe como lidar com fios brancos na barba? A barba é um importante complemento para o visual masculino. E, recentemente, muitos homens têm investido nos cuidados e no preparo mais adequado de um visual barbado.

Os pelos no rosto despontam em estilos variados, desde os modelos menores e mais discretos até aqueles com volume, chamados de “lenhador”.

É importante lembrar que a barba merece realmente alguns cuidados especiais para que esteja sempre bonita e cheirosa.

Porém, assim como acontece com os cabelos, os fios da barba também ficam brancos com o passar do tempo. Entre se incomodar com essa situação até aceitar a postura como grisalho, é preciso percorrer um longo caminho, não é?

Confira, a seguir, como lidar com fios brancos na barba e entenda mais sobre o processo!

Afinal, por que a barba muda de cor?

como lidar com os fios brancos?

Se você tem a barba mais escura ou em um tom de loiro e já é um pouco mais velho sabe que a barba não fica sempre da mesma cor. Com a idade, é bastante comum que os fios comecem a ficar com cores distintas, até que cheguem à cor branca.

Porém, antes de chegar nesse estágio, é bastante comum que mesmo os fios mais escuros fiquem ruivos, por exemplo. Muito embora isso não incomode boa parte dos homens, há a curiosidade natural sobre por que a barba muda de cor.

Em primeiro lugar, você precisa saber que os fios da sua barba são coloridos graças à melanina — sim, o mesmo pigmento responsável por fazer com que sua pele fique bronzeada quando você vai à praia, por exemplo.

De acordo com o seu material genético, o corpo tem uma “receita” de produção de melanina que vai dar um tom específico para os fios, inclusive os da barba. Conforme você envelhece, é como se esse estoque de melanina fosse se acabando e as células de pigmento, morrendo.

Em longo prazo, essa situação deixa os fios sem a tal melanina, fazendo com que fiquem brancos; contudo, até chegar nesse ponto há algumas transformações na cor.

Como é o balanço entre os diferentes tipos de melanina que faz com que os seus fios tenham uma cor ou outra, com essa queda de produção e morte de células o fio vai assumindo cores diferentes — nesse caso, o ruivo. Com a evolução desse processo, é possível chegar aos fios brancos.

Embora a ciência ainda não tenha entendido completamente esse assunto, a mudança na cor da barba, especialmente em relação a se tornar grisalha, tem fatores hereditários; assim, é muito mais provável que os fios brancos surjam no seu rosto em um momento parecido com aquele em que surgiram no rosto do seu irmão ou no do seu pai, por exemplo.

Como disfarçar os fios brancos na barba?

aprenda a  disfarçar os fios brancos na barba

Tudo bem, o seu corpo agora tem menos melanina do que antes e os fios brancos começaram a surgir. Se para você esse é um problema e um incômodo, não precisa se preocupar, porque é possível disfarçar esses fios sem maiores dificuldades.

O ideal é que você procure um produto para tingir os fios da barba. Tenha atenção, porque você não deve utilizar uma tinta para cabelos, mas sim um produto específico para mudar o tom da sua barba. Isso vai evitar agressões aos fios e também qualquer tipo de alergia na pele, por exemplo.

Se os fios brancos na barba forem em pouca quantidade, você pode até tentar tirá-los com a ajuda de uma pinça. Porém, essa ação pode quebrá-los e eventualmente deixá-los mais fraco, então não é muito recomendada.

Dependendo do caso, você pode pentear a barba de uma forma que os fios brancos fiquem mais escondidos ou mesmo apará-los.

Como investir no estilo?

Em vez de buscar disfarçar os fios brancos você pode ir na direção contrária e adotar o estilo. Tornar-se um “Silver Fox”, — como são chamados homens mais velhos e grisalhos, pelos quais, geralmente, as mulheres mais jovens se interessam — pode ser uma ótima escolha se você deseja conquistar uma imagem mais madura.

Aliás, diferentemente do que você pode imaginar, esse estilo é bem visto, e muitas mulheres acham esse visual bastante charmoso.

Para investir nele, você vai precisar tomar alguns cuidados, como:

Usar óleos e ceras para barbacera para bigodes

Se você tiver fios brancos na barba e deixá-la sem cuidados especiais, o visual não vai ficar diferenciado e interessante; ao contrário, dará a impressão de uma aparência descuidada.

Caso os fios pareçam ressecados ou bagunçados, a cor branca vai deixar o visual ainda menos bonito. Por isso, é muito importante utilizar produtos como a cera e os óleos para barba, pois vão dar mais definição aos fios e vão garantir que eles estejam sempre bonitos e adequados.

Aposte em produtos para o tom dos fios

Além disso, para valorizar os fios brancos é importante estabelecer um contraste com o tom real da sua barba. Sendo assim, você deve investir em produtos voltados para a cor original dos fios.

Se você tem a barba em tom castanho, invista nos produtos voltados para barbas escuras. Se os fios da sua barba são loiros, é ideal que o produto seja específico para esse tom. Isso vai ajudar a criar contraste e vai dar mais destaque aos fios brancos na barba.

Fique de olho no tom de branco

cuidado com os tons de fios brancos na barba

À medida que você for “cultivando” os fios brancos, maior será a chance de que eles predominem no seu rosto. Embora isso vá garantir que você se torne efetivamente um “Silver Fox”, também é algo que exige cuidados. Basta um descuido para que aquilo que era branco passe a ter um aspecto encardido.

Sendo assim, fique sempre de olho no tom de branco e, caso ele comece a amarelar, busque ajuda profissional para realizar um processo de matização. Assim você garante um visual mais limpo e muito mais bonito.

Se os fios brancos na barba começaram a surgir, você não precisa se preocupar, pois esse é um processo natural que acontece com o passar dos anos e de acordo com fatores hereditários.

Caso eles não te agradem, há formas de disfarçar, mas você também pode adotar o visual de vez e conquistar elogios com a mudança. Portanto, não deixe de cuidar dos fios do jeito certo para conseguir um resultado sempre bonito.

Deixe sua barba cheia de estilo! Entre na loja Beard e escolha já os itens ideais para você cuidar dos fios brancos na barba!

 

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

    1. Post
      Author
      Rodrigo

      A higienização da barba com um shampoo para barba durante o banho deve ser o suficiente para a manutenção da barba sem bactérias nocivas 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *