Saiba como modelar a barba com cuidado e qualidade!

A barba deixou de ser um sinal de desleixo já faz muito tempo. Por isso modelar a barba é um passo fundamental para ter uma barba que combine com seu estilo e personalidade é um sinal claro de cuidados pessoais. Isso sem falar de se tornar muito atrativo para quem gosta de homens barbudos. E hoje, existem opções de produtos variados o suficiente para conseguir o visual perfeito para você.

Neste artigo, vamos mostrar uma série de dicas e sugestões de barbas que podem cair muito bem com seu rosto e personalidade. E não esqueça de fazer uma visita na Beard: além deles saberem tudo sobre barbas, você encontrará os melhores produtos para modelar a barba, e cuidar com a melhor qualidade.

Mas antes, um pequeno exercício de paciência… Afinal de contas, barbas não crescem da noite para o dia e modelar a barba é uma arte!

Estimulando os pelos crescerem para modelar a barba

Aprendendo a modelar a Barba

Para modelar uma barba, primeiro é preciso ter barba… Sim, é bem óbvio dizer isto, mas também é uma forma de lembrar os mais apressados que uma barba leva um bom tempo para crescer até um tamanho bom o bastante para permitir o molde no estilo que deseja.

Além disso, ainda existe o fator qualidade na barba. Se você é do tipo que faz a barba de qualquer jeito, sem tomar cuidado com os produtos e a forma de fazer a barba, existe a possibilidade de você não criar um frizz, deixando-a pontuda. E pode até parecer interessante em um primeiro momento, mas espere sua namorada começar a chamá-lo de porco espinho, palheiro de agulhas e coisas do tipo, e aos poucos ela vai perdendo a graça.

O tempo ideal para que uma barba cresça de uma forma adequada, que permita o molde, é de quatro semanas. E para que facilitar a criação do seu estilo, é ideal que os bulbos capilares presentes no rosto sejam estimulados desde o início, para que não crie um escudo no rosto. Assim evitamos a coceira e a foliculite.

Para tanto, use um balm para barba. A escolha do produto correto vai estimular a barba da raiz até as pontas, e com o complemento de outros produtos, que iremos indicar mais adiante, você pode torná-la mais macia, e se desejar, até mais lisa. Tudo depende do estilo de barba que deseja.

Definindo o seu tipo de rosto para modelar a barba

Como Modelar a Barba corretamente

Para encontrar o melhor estilo de barba, primeiro é preciso identificar qual é o seu tipo de rosto para modelar a barba. Mais do que uma forma de filtrar suas escolhas, saber como é o formato da cara impede a escolha de uma barba que ressalte características indesejáveis, ou que apenas seja incompatível.

Portanto, antes de escolhermos um estilo para modelar a barba, veja se ela realmente cabe em seu rosto. Basicamente, existem os seguintes tipos:

Triangular – Neste formato, o rosto é um pouco mais largo na parte de baixo, com o maxilar mais destacado, enquanto o fronte é menor. Muitas vezes é confundida com o rosto quadrado.

Quadrada – Tanto o fronte como o maxilar são bem largos, e o queixo está ali apenas para saber que existe, de tão pequeno que é entre todos os tipos de rosto. Também é um dos mais comuns.

Retangular –  Aqui o rosto parece estar mais “estreito”: enquanto o fronte não apresenta grande destaque, o queixo e o maxilar são mais longos, o que dá a impressão de aperto no rosto.

Oval – Quando o fronte é mais largo, e o maxilar e queixos menos protuberantes, e mais arredondados, o rosto é oval. Esta é uma pequena diferença entre este tipo e o redondo.

Redonda – Uma face redonda se difere de um rosto oval pela pouca demarcação das formas do maxilar e queixo, que ainda são perceptíveis em sua versão oval. Ainda que destaque mais as bochechas, ela não se relaciona a pessoas acima do peso – apenas que as demarcações do rosto não são claras.

Losangular – Também chamado de “rosto diamante”, ela se destaca por dar mais ênfase as maçãs do rosto, deixando o fronte e o queixo mais afinados. Não confunda com o rosto triângulo invertido, pois embora este também tenha um queixo mais chamativo, o rosto Losangular realmente destaca as maçãs do rosto.

Triangular Invertido – Com um fronte largo, o queixo toma uma forma pontuda, enquanto o maxilar não se alonga. Este também é chamado de “rosto de coração”, devido as formas que ele pode tomar.

E aí, identificou qual é o seu tipo de rosto? Agora que já tem ideia de qual tipo de rosto se encaixa, é hora de avaliar quais as barbas caem melhor com seu rosto.

Os estilos de barba para cada rosto

Modelar a Barba com os varios estilos de rosto

 

Existe uma grande variedade de estilos para barbas, e cada vez mais uma nova tendência surge pra deixar os homens cada vez mais únicos em seus visuais mais “rústicos”. E com seu rosto bem definido, modelar a barba dará o destaque exato que deseja para o seu rosto.

Vejamos alguns vários tipos, separados para cada tipo de rosto.

Rosto Triangular

Uma barba ampla, que trabalhe bem o queixo estreito, é a melhor solução para um rosto triangular. Como esta é a área que chama menos atenção, os estilos de barba que cobrem bem a mandíbula, e sobretudo o queixo, são os mais práticos. Uma barba cheia, mas rente ao rosto, ou o estilo hollywoodiano, com a barba mais bem desenhada, são ótimas indicações para os rostos triangulares.

Rosto Quadrado

Um rosto quadrado tem uma variedade interessante de barbas que se adequam a ela. Com queixo, fronte e maxilar bem alinhados, você pode optar por estilos que deixem o rosto mais longo, ou mais alinhado as linhas do rosto. Se quiser deixar o rosto mais arredondado com a barba, também pode aproveitar. O importante aqui é ter uma barba completa no rosto para fazer bom uso.

Modelar a Barba para rosto quadrado

Rosto Retangular

Com uma mandíbula mais em destaque, as barbas aqui ganham a função de suavizar as linhas laterais, deixando mais agradáveis ao olhar. Uma sugestão simples, e muito funcional, é adotar o estilo de barba por fazer, com ela feita na máquina 1, e preservando os cuidados com os produtos. Assim, você terá um visual chamativo com a barba sem chamar atenção pelas características do seu rosto.

Rosto Oval

Assim como os rostos quadrados, o rosto oval tem uma grande variedade de estilos que caem bem. Se não buscar muitas demarcações no rosto, a barba terá ainda mais destaque. Uma sugestão de estilo que pode cair bem é explorar o cavanhaque e as costeletas, criando um alinhamento no meio da orelha.

Rosto Redondo

Um rosto redondo não chega a ser tão versátil quanto um rosto redondo em termos de estilos de barba, mas é possível fazer algumas adaptações se deseja tirar um pouco desta aparência. Um cavanhaque e costeletas longas ajudam a alongar o rosto, enquanto a diminuição de volume nas bochechas ajuda a não destacar o formato do rosto. Se preferir, dar destaque para o cavanhaque também retira um pouco da aparência redonda do rosto.

Rosto Losangular

Com suas maçãs do rosto bem definidas, as barbas completas ganham mais destaque com esse tipo de rosto. Uma boa sugestão é tirar a barba um pouco abaixo das maçãs, para ressaltar ainda mais este aspecto, enquanto cobre outros menos atrativos, como o queixo mais protuberante, por exemplo.

Uma outra sugestão bem simples, caso não queira uma barba completa, é deixar apenas o bigode, ou ainda uma combinação entre o bigode e a barbicha. Se você é do tipo que não tem uma barba completa, pode adotar este visual, dando um destaque único.

Rosto Triângulo Invertido

Aqui está um meio termo entre o rosto triangular e o rosto losangular. Com um fronte bem destacado e um queixo pontudo, as melhores barbas nestes casos são aquelas que cobrem os queixos, mas sem exageros.

Curiosamente, apesar de uma suposta restrição com o queixo, são estes rostos que permitem desenhos mais interessantes. Apenas evite cavanhaques muito grandes, ou mesmo barbas longas, pois irão ressaltar aspectos não muito desejados neste tipo de rosto.

Escolheu seu estilo? Hora de modelar a barba

Como Modelar a Barba

Agora que definiu seu estilo de acordo com o tipo de rosto, você já pode deixar a barba crescer por tempo o suficiente para começar a modelar a barba. Como adiantamos lá em cima, o tempo ideal para seu crescimento é de quatro semanas, que podem ser muito mais proveitosas se os produtos certos forem utilizados no processo. Vamos separar por ordem, tanto nos tratos de limpeza, como os produtos para fazer o desenho desejado.

Fazendo a barba Crescer Bem

O Balm para barbas é o seu melhor aliado antes, durante e depois da barba crescer. É ele que oferece uma série de nutrientes que ajudam a estimular o crescimento, e mais do que isso, deixá-los macios ao toque, o que para suas parceiras é muito mais bonito e seguro do que uma barba pontuda.

E não se engane: mesmo que venha adotar o estilo de barba por fazer, com fios mais ralos e rentes a barba, você pode e deve continuar usando o balm. Com ele, os pelos faciais sempre vão manter uma aparência agradável, e vão permitir que o barbudo mude o visual com mais facilidade.

Passe o balm uma vez por dia, de preferência após o banho. Além de complementar a limpeza anterior, ele vai prolongar os efeitos na barba por mais tempo. Nas primeiras semanas, aplique uma quantidade bem pequena, aumentando à medida que a barba for crescendo.

A barba começou a crescer? Adicione mais itens a lista.

Com algumas semanas de uso, já é possível usar outros produtos para modelar a barba. Conforme os pelos faciais tomarem uma forma mais definida, o que leva em torno de 15 a 20 dias, já pode fazer uso dos shampoos para barba, de preferência os que estão de acordo com sua tonalidade. Assim, os fios terão seus tons com ainda mais destaque, além de oferecer mais nutrientes para uma barba macia e fácil de fazer.

Um uso dos shampoos a cada dois dias é o suficiente para manter a saúde da barba. Assim como os cabelos, os fios recebem uma quantidade bem determinada de nutrientes, fazendo qualquer excesso inútil.

Para os bigodes, utilize uma pomada própria para eles. Com ela, você deixa esta parte da barba mais alinhada com o restante dos pelos, facilita a aparação, e de quebra deixa um pouco mais afastado da boca, o que torna algumas atitudes simples, como comer ou mesmo beijar, muito mais tranquilas para você. E para ela, no segundo exemplo.

Um item que pode ser considerado opcional nestes casos é o óleo para barbas. Embora ela seja muito útil, deixando a barba cheirosa e até mesmo protegida de vários efeitos climáticos, seus efeitos não são tão amplos se comparados ao balm ou shampoo. Para barbas mais longas, pode ser válido sobretudo no inverno; mas para estilos mais desenhados, pode descartá-los sem medo.

Com a Barba Bem crescida, é hora de trabalhar…

modelar a barba

 

Depois de cuidar bem da barba, com seus produtos utilizados na frequência correta, você pode enfim modelar a barba. Com o estilo em mente, você pode usar tanto máquinas para cortar cabelo, mudando o tipo de lâmina de acordo com o estilo, como na tesoura, que existe um modelo próprio tal.

E aqui vai um conselho: a menos que use produtos para fazer a barba, não use a lâmina de barba de forma alguma para o desenho. Ela não é ergométrica o bastante, além de ter o risco de cortes.

Não esqueça também dos cremes para fazer a barba e de uma navalha bem limpa, para demarcar bem as linhas do rosto. Depois de feito o desenho, mantenha sempre uma tesoura, e neste caso sim, uma lâmina de barbear para fazer os aparos eventualmente necessários. Se seguir os usos corretos dos produtos para a barba, modelá-la se torna muito fácil.

Estilos mais complexos, ou até mesmo mais “hipsters” quanto a técnicas e detalhes, podem ser passadas para um barbeiro profissional, caso não tenha esta habilidade. Hoje em dia, tem crescido e muito as barbearias especializadas em determinados estilos, inclusive combinando o ambiente com outros como bares com cervejas artesanais e até mesmo lanchonetes… Isso sem contar as bikinis barber shops, com seus estilos um pouco diferentes do habitual.

barbeira a Modelar a Barba

 

Modelar a barba é um ato de certa forma complexo, que demanda cuidado e tratamento constantes, mas que trazem como recompensa um estilo único, bonito, e até cheiroso se considerar a qualidade de cada produto. E aqui na BEARD existem ainda uma série de produtos e técnicas para complementar os cuidados com a barba, com boas roupas e cuidados especiais. Faça bom uso deles. Até a próxima jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

 


Comments

  1. Neto

    Nao esta carregando no google crome e nem no novo navegador edge, para ler eu tive que voltar no internet explorer

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *