Esbanje estilo e invista no poder de sedução do coque samurai

Você já deve ter visto este penteado por aí, já que muitos rapazes estão usando ele. O nome pode ter variações, como coque e top knot, mas sem dúvida você já deve ter ouvido falar em coque samurai. O penteado, muito comum entre os caras que têm cabelos compridos, está ganhando cada vez mais adeptos e despertando o desejo de muita gente por aí.

Esbanje estilo e invista no poder de sedução do coque samurai

Desde 2015, muitos artistas, músicos e figuras carimbadas têm sido vistos com esse penteado. E não é à toa: ele é muito fácil. Basta fazer o coque no topo da cabeça e escolher se quer deixar alguns fios soltos ou não. Simples assim.

Além disso, o coque samurai é fácil de personalizar e, combinado com uma barba bem cuidada, deixa o visual irresistível.

Hoje vamos mostrar como fazer esse coque e também algumas dicas interessantes para fazer a combinação certa entre ele e uma barba bem-feita.

Onde surgiu o Coque Samurai?

Esbanje estilo e invista no poder de sedução do coque samurai

Apesar de a tendência ter vindo dos Estados Unidos e do Canadá, o coque samurai, ou top knot, como é conhecido por lá, é bem mais antigo. E pelo nome, já dá para saber a sua origem.

Os antigos samurais japoneses mantinham os cabelos longos como um sinal de nobreza e honra entre seus pares. O penteado tradicional era feito assim tanto por ser uma etiqueta que a classe exigia quanto por ser uma forma de não atrapalhar os movimentos durante os duelos e batalhas campais.

Mas não eram só eles. Vikings, gauleses e outros povos bárbaros usavam o coque como uma forma de a cabeleira não atrapalhar nas batalhas. Então, se alguém perguntar, você já pode responder tranquilo que os coques são visuais muito mais “cabra macho” do que quaisquer outros por aí.

O estilo nos dias atuais

 

Hoje em dia, são poucos os japoneses que seguem essa tradição estética, e por aqui o penteado ganhou fama entre os homens nos últimos anos por ser uma forma prática de manter os cabelos longos sem precisar cortá-los. E, claro, tem a vantagem de que o coque samurai atribui um bom estilo.

Entre as referências, podemos citar o sempre estiloso David Beckham, que combina o penteado com alguns visuais para barba que você pode ver aqui, além de atores como Orlando Bloom e, por algum tempo, até mesmo Leonardo DiCaprio.

Desde que se tornou uma tendência no ano passado, o uso do coque samurai tem sido cada vez mais atrativo entre elas. Isso por que o penteado, combinado com uma barba sexy, mostra que você tem sensibilidade e se preocupa com determinados cuidados sem exageros. Acredite, ter um visual como esse pode dizer muito sobre você.

E agora que você já sabe a importância desse visual, vamos mostrar como ele é bem fácil fazer.

Como fazer o coque samurai

Esbanje estilo e invista no poder de sedução do coque samurai

O primeiro passo é ter um cabelo comprido para fazer o coque. Com 15 ou 18 cm já é possível fazer uma amarração legal, mas para um coque bem chamativo, o ideal é deixar o cabelo mais longo. Se você acha que o processo pode ser muito demorado, fique tranquilo, aqui vai um guia bem prático para deixar a sua cabeleira vasta para o penteado.

Com essa parte resolvida, o passo a passo é simples. Dê só uma olhada:

  1. Junte o cabelo com uma das mãos e já deixe nela o elástico que vai ser usado para prender os fios;
  2. Coloque o elástico em volta do cabelo. A ideia é que você amarre como se fosse fazer um rabo de cavalo;
  3. Dê uma segunda volta no elástico para que o penteado fique bem firme;
  4. Coloque uma parte do rabo de cavalo entre as voltas do elástico.

E está pronto. Fique tranquilo se por acaso o penteado ficar bagunçado: é assim mesmo. Mas essa é a forma mais simples de montar o seu coque samurai. Se quiser um pouco mais de estilo, aqui vão algumas ideias.

Inspirações para o Coque Samurai

Top knot afro

O coque samurai combina muito bem com penteados afro. Com eles, o coque fica ainda mais bonito, principalmente em cortes como os dreads, por exemplo.

Coque encaracolado

Os cabelos encaracolados dão uma falsa impressão de que o coque está bagunçado, o que deixa a combinação muito mais interessante.

Coque bagunçado

Esbanje estilo e invista no poder de sedução do coque samurai

Essa é a indicação para quem quer seguir a tendência à risca. Os coques mais bagunçados dão a impressão de que o elástico está segurando algo incontrolável, o que deixa o visual ainda mais sexy.

Coque bem organizado

Esse é o tipo adequado para os mais comportados, ou para os que preferem seguir o antigo estilo samurai – coques bem presos, mas não apertados demais para não machucar o couro cabeludo.

Produtos para facilitar o penteado

Se você tem algumas dificuldades para fazer o coque samurai por conta do estado do seu cabelo, saiba que existem alguns produtos que podem facilitar o processo e deixar os seus fios ainda mais bonitos. Confira:

Creme para pentear – Muito bom para quem tem cabelos encaracolados e quer facilitar qualquer tipo de penteado. Passar o creme após o banho, além de deixar o cabelo menos armado quando seco, torna o processo de fazer o coque muito mais simples.

Óleo hidratante – Ideal para os cabelos secos. Aplicando o óleo ao menos uma vez por dia, você diminui as chances de o cabelo quebrar sempre que for fazer o coque. À medida que os fios forem crescendo, ficará muito mais fácil de manter o penteado.

Pomada para cabelo – Diferente da cera para bigode, a ideia da pomada é ajudar a manter o penteado sem chamar atenção, diferente do gel. Se você quer um coque comportado, a pomada é a pedida ideal.

E a barba?

Esbanje estilo e invista no poder de sedução do coque samurai

 

Um coque samurai não seria suficiente para deixar um visual sexy se não viesse acompanhado de barbas bem-feitas e estilosas. A combinação do penteado com a barba torna os rapazes muito mais rústicos e chamativos.

E não fique achando que para dar certo é preciso ter uma barba volumosa. Escolha o estilo que vai de acordo com a sua personalidade e com o seu tipo de rosto. Depois, o coque entra para deixar o visual ainda mais chamativo.

O coque samurai é uma tendência que chegou para ficar entre os homens. Deixando o cabelo crescer bem e tomando os cuidados certos que já mostramos em nossos guias por aqui, não vai demorar para você começar a ser cercado por muitos olhares.

Conte para nós nos comentários como ficou o seu coque samurai e como foi o processo. E não deixe de acompanhar a Beard: a gente tem vários outros artigos para transformar você num cara cheio de estilo!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Post
    Author
  2. Kadu

    Eu deixei meu cabelo crescer pq gosto muito do estilo roqueiro e queria mudar meu visual. Acontece q me amarrei nesse estilo de coque samurai é só uso o cabelo preso, mas o q me deixa triste é o fato do meu rosto n ter uma barba, tenho 19 anos e a maioria dos meus amigos já tem barba de viking, e eu aqui com meu rosto de bebê kkk.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *