6 Cuidados essenciais com uma Barba Ruiva

Como vimos em um artigo recente, a barba ruiva é cheia de histórias curiosas e características únicas – até fobia para elas existe por aí. Contudo, mais do que algumas curiosidades, ela também exige alguns cuidados importantes, e tão essenciais quanto qualquer outro tipo de barba. Esses cuidados devem ser levados ainda mais em conta para a barba ruiva, pois ela conta com características únicas.

E claro, vamos te dar todas as dicas nesta série de cuidados essenciais com a barba ruiva. Você vai ter ainda mais orgulho em mostrar seus pelos faciais únicos por aí.

Os Cuidados Essenciais com a Barba Ruiva

1 – Mantenha-a Sempre Hidratada

Cuidados da barba ruiva, mantenha-a sempre hidratada

A Barba Ruiva, mais do que qualquer outro tipo de barba, precisa ser hidratada constantemente para não perder o seu brilho. Isso é ainda mais importante quando você tem uma barba volumosa, pois seus cuidados se tornam ainda mais visíveis.

Para manter a barba hidratada, basta usar com frequência o shampoo para barba, o balm e o óleo para barba. O óleo não é recomendável com tanta frequência caso você tenha a pele oleosa, e tanto o shampoo como o balm devem ser usados em dias alternados.

Ah, um ponto importante: o shampoo para barbas ruivas deve ser um específico para ele, diferente até de outros tipos de shampoo, mas falaremos disso a seguir.  

2 – Use um Shampoo de Acordo

Cuidados da barba ruiva

Felizmente, hoje em dia existe uma variedade variável de shampoos para barbas. Mais do que cheiro e marcas, eles agoram são bem direcionados para os vários tipos de barbas – escuras, claras, e claro, ruivas. Usar um shampoo para barba específico vai oferecer os nutrientes que ela precisa com mais precisão, deixando os pelos com mais brilho e realçando a cor dos mesmos.

Nossa indicação pessoal de um bom shampoo para barbas ruivas é o da linha O Barbudo. Um dos primeiros a investir em fórmulas mais específicas para barbas de cores diferentes, eles oferecem as opções que precisa para manter a barba viva. E o melhor é que as opções se estendem para as outras cores também.

3 – Cuidado com o Sol

Cuidados da Barba Ruiva, Cuidado com o Sol

O sol pode ser um grande inimigo das barbas ruivas. Como não possuem a mesma quantidade de pigmentos que protegem os bulbos e a pele, como é o caso da barba escura, as chances de queimar a pele de uma forma não muito boa, além de tirar o brilho da própria barba, são bem grandes. Se não for bem cuidado, a médio prazo você pode ganhar umas irritações na pele com mais facilidade.

Como você não pode evitar o sol diretamente, ainda mais se curtir uma praia nos dias mais quentes, a importância na hidratação. Quando sair para lugares muito quentes, passe um pouco de óleo para barba, apenas o suficiente para ela não ressecar no sol. E quando voltar, lave-a muito bem com os produtos indicados acima.

4 – O Cuidado com o rosto é tão importante quanto

Cuidados da Barba Ruiva

Ruivos costumam ter a pele bem clara, o que a torna mais suscetível a pequenas manchas por conta do sol, além de pequenas queimaduras e ressecamento da pele. Por conta de todos esses fatores, é importante que você tenha o mesmo cuidado com o rosto como tem com a barba.

Um creme para o rosto, específico para peles oleosas ou muito secas, é o mais indicado para manter a pele protegida. Preferencialmente, faça esses cuidados antes de cuidar da barba, para que os produtos não se misturem, e prejudique os cuidados com os pelos faciais. Passar uma vez ao dia, ou uma vez a noite, é mais do que suficiente para garantir uma boa saúde.

Com o tempo, aquele aspecto de que a barba vai torná-lo mais jovem será ainda mais verdadeiro.

5 – Cuidado Redobrado quando ela estiver cheia

Cuidados da Barba Redobrado quando ela estiver cheia

A barba ruiva e cheia representa um cuidado ainda maior se quiser manter um visual bonito e de qualidade. Por conta dos fatores que comentamos acima, sua limpeza e aparação devem ser ainda mais trabalhadas. E convenhamos: por serem ainda mais chamativas que outras cores, um trato vai fazer toda diferença.

Outra dica importante é pentear a barba com frequência. Se você a hidrata direitinho, pentea-la quando estiver bem cheia vai deixar o visual ainda mais bonito, e os cuidados mais práticos. Ah, pentear também ajuda a manter a barba macia, e facilita ainda mais os cuidados. Você já tem um pente de madeira? Conheça as vantagens de usar um pente de madeira aqui.

6 – Valorize o Visual

valorise o visual cm os cuidados da Barba Ruiva

Se você segue todos os cuidados essenciais com a barba ruiva, agora é hora de valorizar o seu visual com ela. E isso pode ser feito tanto com uma aparação constante, como definir bem os desenhos que a barba ruiva pode oferecer. Um bom exemplo está nos irlandeses: um dos povos que mai apresenta ruivos entre os seus pares, seus visuais tanto para os bigodes como para as barbas cheias estão entre os melhores.

Para os bigodes, você pode explorar bem aqueles modelos inspirados nos vikings, com um bigode mais cheio e desenhado de uma forma bem alinhada com o lábio superior. Outra sugestão é estilizar com uma pomada para bigodes, deixando suas pontas mais volteadas como os ingleses faziam anos atrás.

Ambos os estilos de bigodes podem ser combinados facilmente com a barba cheia. Os desenhos podem variar bastante, mas os que mais combinam com os bigodes indicados são aquelas mais longas, na linha do pescoço, cujas pontas podem ser um pouco mais quadradas. Se o seu rosto for mais arredondado, a barba cheia mais tradicional pode ser ainda mais interessante.

Agora que você já sabe como cuidar da sua barba ruiva, fica muito mais fácil manter o estilo, não é verdade? Combine isso a um corte de cabelo bem feito, e você terá o estilo perfeito para atrair aqueles olhares. Ficou com alguma dúvida, ou quer adicionar mais algum ponto? Deixe nos comentários, vamos adorar as dicas. Até a próxima, jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *