As Melhores Dicas para acampamento para o Outono

Uma das experiências mais gratificantes ao ar livre, que ganha traços ainda mais especiais no  outono, são os acampamentos. A gente, inclusive, já mostrou um guia completo sobre camping que é bem valioso para os barbudos aventureiros. Caso você deseje fazer um acampamento a longo prazo, recomendo bastante a leitura.

E para deixar esses acampamentos ainda melhores, vamos oferecer algumas dicas extras para quem deseja aproveitar aquelas viagens para natureza em épocas mais frias, até com aquela possibilidade de chuvas.

Como aproveitar um acampamento de outono sem problemas

Seja prático na hora de se proteger do frio

acampar no outono exige uma série de cuidados e precauções

Por padrão, quando se pensa em regiões frias, a quantidade de casacos e roupas para se proteger das temperaturas mais baixas costuma ser alta, certo? Por um lado, existe sua ponta de razão se considerar que, além de se proteger da friagem, essas mesmas roupas sujam, o que leva a encher a mochila de acampamento com roupas de frio.

Mas o perigo está justamente no exagero. Nunca mude a quantidade de mudas de roupas para os dias em que acampará, mesmo que isso implique em levar algumas roupas de frio a menos. Lembre-se que você estará ativo o bastante para que a temperatura do corpo seja regulada.

O ideal, em épocas de outono e inverno, principalmente se você considerar a possibilidade de chuvas, é ter ao menos duas mudas de roupas dentro das vestimentas já definidas para a viagem. Para não diminuir o espaço na mochila de forma exagerada, busque agasalhos de materiais leves, como algodão e lã.

Para os casacos mais pesados, o ideal é guardar apenas um para caminhadas até o local do acampamento, caso a região já seja fria. De preferência, não guarde na mochila: casacos desse tipo ocupam todo o espaço das roupas. Se for o caso, pendure em um local seguro, dentro da barraca, para ficar fácil de pegar quando for necessário.

Roupas de moletom são alternativas muito boas para acampamentos em épocas frias, também. Além de serem acessíveis em preço, elas aquecem o corpo facilmente, principalmente combinados aos sacos de dormir a noite.

Para atividades ao longo do dia, você pode optar por roupas esportivas, daquelas de treino, que apesar de não reterem a mesma temperatura em comparação aos outros materiais, são ótimos para fazer atividades físicas na rua.

Não se esqueça dos itens padrão de acampamento

acampar no outono é uma boa oportunidade para se apreciar as montanhas

Tão importante quanto os itens necessários para suportar o frio, é bom não se esquecer dos itens mais importantes num acampamento. Isso é ainda mais necessário quando for para uma montanha ou cachoeira, em que alguns itens específicos são importantes para manter sua segurança. Para não estendermos muito a lista, que você já conferiu no nosso guia de acampamento para um barbudo convicto, aqui vão eles;

  • Barraca;
  • Mochila de Acampamento;
  • Sacos de Dormir;
  • Lanterna;
  • Isqueiro ou fósforo;
  • Sisal e toldo, caso fique muitos dias;
  • Canivete;
  • Roupas de Banho e Toalha;
  • Cantil ou garrafa Squeeze.
  • Copo Stanley para manter sua bebida na temperatura adequada.

Copo Termico de Cerveja Stanley

E tão importante quanto cuidar desses materiais, é saber organizá-los de forma adequada para levar. Lembre-se que não se pode levar muitos materiais na hora de acampar, pois além de tornar a viagem mais cansativa, você pode gerar alguns problemas graves de saúde lombar. Leve apenas o necessário, sempre.

Não se esqueça do kit de barba

kit de barba para acampamento

Essencial para o barbudo aventureiro, seja para acampar em locais mais frios, ou para encarar outras atividades radicais, como aquela escalada ou rafting, por exemplo. Os kits para barba não ocupam muito expressivo na mochila, então não é desculpa deixar os pelos faciais de lado nesses dias longe da civilização.

O kit de barba reúne os itens mais importantes para manter o cuidado com os pelos faciais, todos compactados em uma quantidade suficiente para manter o visual durante os dias de acampamento. Ele reúne shampoo para barba. Balm, óleo para barba, um pente, e um navalhete caso seja preciso aparar a barba.

Escolha Locais tranquilos e seguros para aproveitar seu acampamento

Opte por locais tranquilos ao acampar no outono

Qualquer tipo de atividade ao ar livre pede por um mínimo de segurança, e acampar em lugares um pouco mais afastados que a média, como aquelas montanhas ou cachoeiras, pedem por ainda mais cautela. E mais do que procurar informações sobre o local, é bom criar aquele condicionamento físico para aguentar a viagem, e se possível ter algum feedback do local alguns dias antes da viagem.

Para facilitar sua busca, separamos algumas sugestões muito boas para curtir o seu acampamento de outono de forma saudável e prazerosa.

Pico das Agulhas Negras – Localizado entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro (sim, ele é uma interseção dos três), o pico das agulhas é frio, muito frio. O ponto de acampamento, uma cabana, já possui seus mais de 2000 metros de altitude, o que é ótimo para quem deseja apreciar uma paisagem linda com um pouco mais de desafio. Então se prepare bem, viu.

O Pico das Agulhas Negras é um ótimo lugar para Acampar no Outono

Rio Vermelho – Fica em Santa Catarina, na região mais a nordeste do estado. Se destaca não apenas pelo rio que dá nome ao munícipio, mas pela lagoa excelente para um acampamento diferenciado d de outono. Esqueça os grandes desafios aqui: o momento é de relaxar e curtir o momento com os amigos, com a família e/ou com a barbudete.

Visconde de Mauá – Se você busca um destino bacana com rios, e um pouco mais afastado dos centros urbanos, Visconde de Mauá, que é oficialmente dentro do Rio de Janeiro, mas tem uma asinha em Minas Gerais, é uma ótima opção. É um local tranquilo para acampar, e inclusive é um bom ponto de começo para os barbudos aventureiros de primeira viagem.

Ibitipoca – Se Visconde do Mauá tem uma ponta em Minas Gerais, Ibitipoca se encontra inteiramente no estado, e é opção mais próxima para quem sai da região metropolitana do estado mineiro. É cheio de rios e trilhas para um camping bacana, principalmente a dois.

Que tal ir a Ibitipoca fazer um Acampamento no Outono

Gostou das dicas, jovem? Quais locais você indica para outros barbudos acamparem? Deixe nos comentários, e vamos aumentar ainda mais essa lista. Ah, e não se esqueça de cuidar bem dessa barba quando for a um acampamento durante o outono, hein. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *