Aprenda como estilizar sua barba com uma navalha

Aprenda como estilizar sua barba com uma navalha
4.9/5 - (1222 votes)

Usar uma navalha é a última coisa que você costuma pensar na hora de estilizar sua barba, não é verdade? E por que usaria, ninguém pode julgar você a respeito disso, certo? E um pensamento bem comum nesse sentido é: se você usa uma navalha para fazer a barba, por que se preocuparia em deixá-la crescer em primeiro lugar?

Mas tem algo que você ainda pode não ter pensado a respeito. Não importa o quão estranho pode soar, uma navalha é possivelmente a ferramenta mais importante em seu kit  de aparação se você quer tanto fazer a barba como desenhá-la no estilo que deseja.

Pense nisso. Barbeadores e tesouras são excelentes para manter o visual em dia. Mas você acredita mesmo que eles são os únicos necessários para estilizar sua barba? Deixa eu te mostrar o quanto esta segurança é errada…

Por que você iria estilizar sua barba com uma navalha?

Por que você iria estilizar sua barba com uma navalha?

Tanto os barbeadores como as tesouras devem ser utilizados em diferentes situações para diferentes propósitos. No caso dos barbeadores, existem duas razões bem claras para fazer uso delas:

  • Manter o tamanho da barba em um certo nível, de modo que fique sempre lisa e bem aparada;
  • Aparar partes específicas da barba como o bigode, bochechas e costeletas.

Já a tesoura é utilizada para estilizar algumas partes da barba com ainda mais precisão, algo que um barbeador não seria capaz de fazer. Você pode usar a tesoura nas seguintes situações:

  • Estilizar suas costeletas, bigode e queixo;
  • Cortar e manter sua barba de forma mais fácil quando tem um tamanho muito grande.

Até aí tudo bem. Mas novamente, como uma navalha poderia ser melhor do que estas duas ferramentas para estilizar sua barba? Por uma razão bem simples: barbeadores e tesouras tem problemas sérios para estilizar determinadas as áreas que citamos mais acima.

Vamos dizer, por exemplo, que você quer definir de forma limpa e direta a linha do pescoço e da bochecha até próximo ao cabelo. Com o barbeador é quase impossível de ser feito sem arranjar uns bons problemas, e com a tesoura é pior ainda.

E isso ainda não é o fim. Pense como fica complicado quando você quer uma barba de cavanhaque bem desenhado ou ainda um Van Dyke. Agora vê como é importante aprender a usar uma navalha para estilizar sua barba?

Se entendeu bem, podemos ir para o próximo passo e descobrir qual o melhor tipo de navalha é ideal para você.

Qual o melhor tipo de navalha para você desenhar a barba?

KING C. GILLETTE, Aparelho de Barbear Clássico

O Aparelho de Barbear Clássico de Aço Inoxidável King C. Gillette com seu cabo cromado de alta qualidade e lâminas de barbear revestidas de platino proporciona precisão ao delinear sua barba e a melhor tecnologia para uma maior duração do aparelho.

Ver preço

Dependendo do seu orçamento, seu tipo de pele e a conveniência que está procurando, existem alguns bons tipos de navalhas que você pode escolher. Vamos a elas.

Não tem explicação mais simples do que essa. Navalhetes descartáveis podem ser encontradas em praticamente qualquer lugar. Elas oferecem um corte limpo e de certa forma tranquilo, além de serem muito fáceis de trocar. Algumas navalhas possuem lâminas na parte de trás do cartucho, o que facilita na hora de definir a linha ideal na barba.

Para homens com uma pele muito sensível, o aviso é usar navalhas descartáveis com a menor quantidade de lâminas possível, para não irritar a pele. Ah, e vale lembrar que essas navalhas podem parecer muito com os barbeadores pela forma como são usadas, mas sua aplicação é bem diferente.

Gillette Prestobarba Aparelho Barbear Ultragrip Fixo 2 Unidades

Gillette Prestobarba Aparelho Barbear Ultragrip Fixo 2 Unidades, um dos barbeadores mais comuns hoje. Encontrado até na padaria.

  • Possui fita lubrificante que protege a pele evitando possíveis irritações durante o uso, além de deixar a pele sempre limpa e fresca
  • Possui cabo com pequenos relevos nas laterais que auxiliam o controle durante o uso

Ver preço

Este é o tipo de navalha que provavelmente o seu avô usava e muito bem. E se você está procurando a ferramenta para uma precisão perfeita ao desenhar a barba, este é o modelo ideal. A navalha clássica é o tipo de modelo usado por qualquer barbeiro competente que se preze. E se os profissionais a utilizam, é porque existe uma ótima razão para tal.

A precisão, no entanto, vem com um preço: a dificuldade em manuseá-la. Se você nunca utilizou uma navalha como esta antes, pode ser uma tarefa desafiadora e difícil para você. É preciso aprender como segurá-la, e de maneira precisa se barbear com ela. Senão prestar muita atenção, a lâmina exposta – se não cortar a garganta – pode assustá-lo e deixar sua cara com alguns sinais indesejáveis.

Apesar dos riscos, vale a pena tentar ao menos uma vez para tentar dar a sua barba um visual bem bacana. Mais adiante tem umas dicas para você não fazer um corte digno daqueles filmes gore, então fica tranquilo.

ROWCES Navalha de barbear reta Navalha manual para tratamento de barba Navalha dobrável com lâmina reta cabo de madeira ferramenta de barbear profissional

Com pegada ergonômica de madeira, confortável de segurar, mas não fácil de deslizar, ótima para barbear tradicional.

Esta lâmina reta é em estilo clássico, tamanho prático, bonita o suficiente para ser enviada como um presente.

Uma ótima combinação de aço e madeira, dando-lhe uma forma perfeita.

Ver preço

Parece muito bom! Como eu faço então para estilizar a barba com uma navalhete?

Estilizar a barba com uma navalha inox funciona de forma parecida com fazer a barba com este aparelho. A ideia aqui é precisar de uma preparação similar com o processo de se barbear, já que tem igual importância.

Vamos ao processo.

Passo #1: Preparando o rosto para a Estilização

Preparando o rosto para a Estilização para a navalha

Uma boa preparação da pele é necessária para fazer uma boa estilização. Na verdade, sempre que for fazer qualquer trato na barbal, é bom cuidar da pele antes, para que não tenha problemas exclusivos dos barbudos. Para tanto, você pode fazer o seguinte:

  • Tome um banho quente antes de começar a estilizar a barba, ou molhe uma toalha pequena em água quente. Neste último método, coloque o pano quente na região onde vai aparar por cerca de 1 minuto;
  • A água quente vai ajudá-lo a abrir os poros do rosto e deixar os pelos faciais mais macios. Essa combinação vai deixar sua estilização com a navalha muito mais simples e menos dolorosa, além de diminuir irritações na pele e ou pequenos cortes no rosto.

Outra forma simples de proteger a pele antes de usar a navalha é com um hidratante para o rosto, principalmente se sua pele for sensível. Faça isso antes de molhar o rosto com água quente – os efeitos ficarão ainda melhores..

Passo #2: Ensaboando

Ensaboar o rosto pode ser feito de diversas formas e com diversos produtos. Você pode usar uma espuma de barbear em lata, como pode também usar o clássico óleo ou creme para barba com uma escova própria para este uso também.

A escova para barbear, junto com o creme ou óleo, também é recomendado para homens com a pele muito sensível. A escova vai ajudá-lo a alcançar pontos mais profundos nos poros do rosto e amaciar a pele melhor do que produtos como a espuma, por exemplo.

Depois de escolher o produto mais adequado para seu tipo de pele, e seguir o passo anterior direito, é hora de marcar as áreas que vai aparar com a navalha.

Passo #3: Mapeando as áreas para estilizar

Cuidado com a Navalha

O que eu quero dizer com mapear? Depois que aplicar os produtos para barbear, seja eles quais forem, não fica claro quais são os pontos que você precisa aparar. Então você vai ter que sujar as mãos de novo.

Com a ponta do dedo indicador, desenhe linhas nas suas bochechas e pescoço, de forma que você não precise barbear mais do que o necessário para barba. Na região do pescoço, desenhe a linha da ponta do mandíbula até um pouco acima do Pomo de Adão. Outras pessoas costumam desenhar pontos diferentes, mas este é o formato básico e mais seguro.

Passo #4: Comece a barbear!

Comece a barbear com a Navalha

Agora vem a parte que você mais odeia. Pegue a navalha e tire aos poucos os pelos, e com o desenho já definido nas áreas escolhidas. E sempre tire de baixo para cima, assim fica fácil de manusear, e você consegue ver exatamente o que está fazendo. Se você tem o rosto sensível, tome ainda mais cuidado, mas não tenha medo de usar a navalha no processo, seja uma descartável ou a clássica.

Para deixar as coisas mais fáceis, puxe um pouco da pele na direção oposta da navalha. Dessa forma, você vai ver a linha da barba que deseja tirar e ser ainda mais preciso, sem acabar com seus planos.

Aos poucos, vá observando como está ficando a aparação. Limpe a superfície da navalha para facilitar o corte, e tenha ainda mais cuidado caso a use tanto na região do pescoço como na linha do maxilar – essas regiões são ainda mais delicadas, e se você não tiver uma visão boa ou uma boa prática, é melhor deixar para o barbeiro.

Mas calma, eu não quero te assustar, só mostrar como é importante ter cuidado aqui. Vamos para o próximo passo.

Passo #5: Limpe a bagunça

Cuidado com a Navalha limpe a bagunça

Agora que você acabou de se barbear, enxágue seu rosto com água fria para ver os resultados. Se deu tudo certo, a satisfação é garantida. Se ainda não… Bem, espere a barba crescer novamente e tente de novo.

É preciso enxaguar com água fria para que os poros em sua pele fechem mais rápido. Dessa forma você reduz as possibilidades ou mesmo previne a pele de ficar com irritações. Depois de enxaguar, seque o rosto com uma toalha limpa. E faça isso sempre, para não desperdiçar todo o trabalho.

Sei que você deve fazer (você faz?), mas também não custa avisar de limpar o local onde está estilizando sua barba corretamente, e isso vai da pia do banheiro até os próprios aparelho. A higienização evita que doenças se espalhem pelo local. E bem, se você já tem esse carinho e cuidado todo com a barba, o que custa fazer o mesmo pelo local onde vive, não é verdade?

Passo #6: Pós-Barba

Estilizar sua barba com Navalha usando pós barba

Estou assumindo que você secou seu rosto muito bem antes de aplicar o Pós-Barba. Caso contrário, a loção junto com a água presente será diluída, e vai acabar com as propriedades do produto.

Aplique o pós-barba nas áreas que barbeou, e eu recomendo pessoalmente que esfregue a loção no sentido contrário ao crescimento dos pelos faciais. Dessa forma você alcança com mais profundidade os poros da pele, tornando a aplicação muito melhor.

O pós-barba vai manter sua pele macia e hidratada, e irresistível ao toque. Mas não deixe qualquer um ter este prazer, só para criar um charme. Se você escolheu o tipo certo de barba para o seu rosto, todo o trabalho até aqui vai dar resultados, e bem rápido.

Passo #7: Tire uma Selfie

Barbudo tirando selfie apos fazer a barba com navalha

Você merece, oras! Viu só o trabalhão que deu tentando estilizar sua barba com uma navalha? Agora é seu momento de glória. Escolha uma roupa que combina com seu estilo, faça aquela pose de galã na frente do espelho, e compartilhe seu novo visual. Você merece, meu amigo! Ah, e não esquece de deixar nos comentários como foi sua experiência.

Dicas Extras – Quem avisa amigo é!

Essas dicas mais rápidas vão facilitar ainda mais uma tarefa tão delicada quanto é estilizar sua barba com uma navalha. Com elas você não precisa ter medo da lâmina, e muito pelo contrário: são elas que devem temer você. Saindo destas frases dignas dos filmes de ação dos anos 80, vamos às dicas.

Troque a navalhete com frequência

Qualquer tipo de lâmina, desde uma navalha de aço inox até uma faca, precisa estar bem afiada. Ao contrário do que parece, uma lâmina afiada é mais segura pois traz um corte mais certeiro e seguro. No caso das navalhas descartáveis elas nem precisam ser afiadas, enquanto as clássicas ainda podem ganhar um pouco de atenção neste caso. Independente do tipo, o ideal é que sempre procure trocar as lâminas – não se brinca com uma lâmina no rosto.

Não guarde a navalhete no Banheiro

Sabe a dica acima? Se você quiser aumentar o tempo de uso da navalha, uma sugestão é não guardá-la no banheiro da sua casa. Por ser um lugar muito úmido, as chances dela enferrujar de maneira precoce são grandes. E não, nem naquele armário-espelho vai fazer diferença. Tenha um estojo próprio para ela, e guarde-a bem limpa no seu guarda-roupa.

Se você se cortar…

Caso você se corte ao tentar estilizar sua barba com uma navalha, o que pode acontecer com qualquer um, o melhor a se fazer é passar pó hemostático tipo a pedra hume. Ele vai cobrir a ferida sem prejudicar a barba, e cicatrizar com mais eficiência. Mas com todas as dicas que demos aqui, você não precisa ter medo da navalha: a barba sexy que vai ter em seguida vai compensar os cuidados.

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *