Conheça o estilo Folk masculino de se vestir!

O estilo folk tem como representação principal o folclore e estilo de um povo. Criada nos anos 60, a folk music usa elementos característicos da música folclórica e alma rural, sempre acompanhada de violão e gaita. Os artistas misturaram esse estilo ao rock, trazendo letras carregadas com discursos de protesto.
Assim como qualquer gênero musical que marque um povo ou uma época, o folk influenciou também o mundo da moda. O estilo se tornou uma junção do estilo hippie com o étnico, tendo sua inspiração no country. Os elementos mais característicos dessa tendência costumam ser traduzidos em materiais rústicos e artesanais, tons terrosos e uma temática ligada à natureza.

O estilo folk se originou na Inglaterra e traz em suas principais características peças como cachecóis de franjas, roupas com lavagem envelhecida, florais e mocassins. Colares são complementos sempre presentes também nesse look, o que deixa a produção ainda melhor. 

Folk

Aqueles que são ligados em moda e querem estar por dentro da tendência da estação não poderão perder as dicas que preparamos aqui neste post. Então acompanhe com a gente todos os detalhes que deixarão seu look folk ainda mais estruturado. Vamos lá conferir alguns looks folk?

O look do momento

Sensação entre os estilistas e apreciadores, o estilo folk ganhou a preferência quando o assunto é produzir um look folk para festivais, viagens ou apenas deixar o visual diário mais leve, vintage e cool.

Adotar o estilo folk pode lhe soar como uma tarefa fácil, mas não se engane. A ideia não é apenas saber combinar as peças corretas. É adotar esse estilo de vestuário de modo a torná-lo leve e natural pra você. Caso contrário, a coisa pode soar como algo forçado e pesado.

O estilo folk

estilo folk

Relançado aqui no Brasil em 2013, durante a coleção outono-inverno, o folk vem ganhando cada vez mais força em 2016 e traz o jeans e o couro como os tecidos clássicos do estilo. Você também poderá apostar na lã, flanela e renda, dependendo da região e do clima onde esteja.

Os acessórios são mais que bem-vindos quando se fala no estilo folk. Cordões de miçangas, pulseiras, anéis, couro e metal são elementos que não podem faltar. E, para que seu visual esteja ainda mais característico, aposte sempre que possível no uso de chapéus, sejam eles de aba reta ou do estilo country, assim como coturnos ou botas de couro. Se a ocasião permitir, sapatos oxford ou sandálias também são boas opções.

No que se refere às cores, o estilo folk contempla uma enorme variação, principalmente dos tons terrosos, dos mais claros aos mais escuros. Tons escuros de vermelho e tons mais fortes da cor amarela também fazem parte da paleta, além, é claro, dos tons azuis, que são naturais das peças jeans de seu vestuário.

É comum que muitos comparem o estilo folk com o estilo western, mas a principal diferença entre um e outro é que no folk há muito mais detalhes, sendo possível a utilização de diversas peças com estampas étnicas, entre outras. Já o western, é um estilo mais cru, contando basicamente com a presença do jeans, metais e couro em alguns detalhes, como por exemplo, na fivela do cinto.

Vamos analisar algumas peças que poderão fazer parte do seu visual no estilo folk. São elas:

Casacos e cardigãs

estilo folk cardigam

Sejam lisos ou estampados, os cardigãs masculinos têm feito muito sucesso e vieram para ficar. No estilo folk, vemos muitos desses modelos, incluindo agora as estampas étnicas, que ajudam a quebrar o gelo das composições mais simples e dão um show à parte no quesito estilo. Aberto ou fechado, estilo é o que não falta para esse tipo de item quando o assunto é tendência da moda.

Os casacos têm seguido a mesma tendência, especialmente os de cores mais fortes como azuis e marrons, jeans ou terra. Estas peças dão um toque especial no visual, pois aliam a modernidade dos cortes e cores às combinações mais elegantes. Tudo depende de como você brinca com o mix de acessórios.

Os sapatos

estilo folk sapatos

Quando a assunto são os calçados de quem aderiu ao estilo folk, notamos uma variedade grande de opções. Podemos encontrar tênis mais despojados, coturnos, botas montanhistas e sapatos oxford. Todos possuem uma pegada mais rústica e bem cultural, alinhada ao estilo folk, que segue uma tendência mais outono-inverno. São ótimos aliados na composição do visual, pois dão um direcionamento para sua roupa ficar mais séria ou mais despojada.

Acessórios e sua importância

estilo folk 3

Como já falamos, quando o assunto é o estilo folk, o uso de acessórios é algo muito importante, por serem um dos maiores divisores de águas quando comparados a outros estilos, como o western. Acessórios ficam sempre evidentes e devem ser usados sem medo, se misturando e dando um complemento adequado ao visual das roupas. Coletes, gravatas borboletas, pulseiras, chapéus,suspensórios e colares costumam ser usados para complementar o visual, deixando-o mais despojado.

Óculos de grau e óculos escuros

estilo folk masculino

Os óculos não deixam de ser acessórios, mas merecem uma ênfase à parte por se tratar de algo que dá ao look um charme a mais. Esse item costuma ser uma peça fundamental quando o tema é composição e estilo em geral. No folk, os óculos maiores com uma pegada mais retrô são muito bem-vistos e sempre dão um toque final muito bom.

Opte por modelos maiores ou redondos, do tipo John Lennon Style, para complementar a composição do visual.

Composição do visual

estilo folk masculino cardigam

Para finalizar, precisamos salientar algumas informações muito importantes para auxiliá-lo na criação do look do ideal. Como, de forma geral, as peças do estilo folk são em cores fortes ou com estampas, é imprescindível que não haja abusos na combinação delas, de forma que isso não se torne algo ruim no seu visual.

Uma boa proposta é fazer combinações de estampas com um jeans básico. Para começar, vá misturando cores diversas, mas sem estampas. Lembrando que as cores escuras são as principais do estilo folk. A partir daí, insira algumas peças estampadas até encontrar combinações adequadas ao seu gosto.

Estilo folk feminino

estilo folk feminino

Para as mulheres, uma grande aposta é o uso de jeans boca larga e batas, tal como saias no comprimento até a canela com detalhes na barra, combinam-se a sandálias rasteiras, sapatilhas bordadas e botas. Para o dia a dia o estilo folk pode ser incorporado sem torná-lo pesado ou caricato prefira as peças com características semelhantes a que você já costuma usa assim você cria o seu estilo.

Evite se vestir assim da cabeça aos pés; invista em elementos folk a serem vestidos separadamente, por exemplo: bolsas franjadas e botas; saias ou vestidos artesanais, mais românticos, usados com botas rústicas.

Estampas animal print e peles ecológicas podem ser aderidas e contrastadas às calças e saias de couro para deixar o visual atual. Saias fluidas de estampas étnicas, coletes de pele e ou sem franjas e texturas aveludadas e terrosas são elementos em destaque, assim como cabelos despenteados e maquiagem naturalmente iluminada. Entretanto, tenha em mente que para o estilo folk, ter forte personalidade é um dos pontos principais, e também contrabalancear a produção com peças neutras.

Outros estilos

Um estilo muito parecido com o folk é o estilo boho, que vem da palavra bohemian, que derivou do francês e que no século XV bohèmeera associado aos ciganos. Por isso, o estilo boho traz muitas influências ciganas como estampas miúdas e tecidos fluidos.

Influências dos hippies e ciganos fazem parte do estilo boho, que tem como principais peças saias longas, estampas florais miúdas, rendas, batas, colares e anéis com pedras, óculos redondos e chapéus de aba grande. O estilo boho surgiu na Europa e traz uma certa elegância característica do estilo europeu, é um estilo mais descompromissado, mas ainda assim tem a sua elegância.

Usar o estilo boho tem sido muito comum mas como sempre os estilistas inovam e frequentemente você percebe uma mistura de estilos que gosto de chamar de boho folk.

 

Esperamos que o post de hoje ajude você a criar suas combinações ideais e formar seu estilo folk. E já que o papo aqui é estilo, que tal conhecer um pouco sobre a nova tendência que está surgindo com meias coloridas e estampadas as famosas happy socks? Ah e não se esqueça que a moda é usar o que você se sente bem vestindo!

Você pode se cadastrar em nossa newsletter para receber os conteúdos com exclusividade.

Newsletter


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *