Estilo lumbersexual: vem ver a tendência do estilo lenhador

4.4/5 - (1357 votes)

Barba é uma nova tendência no estilo dos homens,  tendência tão evidente e poderosa que não foi inventado um nome para ela – estilo lumbersexual. O estilo lenhador traz a ideia de um homem forte, com uma barba farta e cabelos grandes é quase o oposto completo do metrossexual – o elegante e sofisticado morador da cidade.

Como esse estilo tem crescido e se tornado cada vez mais uma tendência na sociedade, decidimos criar um material bem completo, demonstrando para vocês algumas características bem interessantes sobre essa nova característica masculina.

No post de hoje, vamos lhe contar um pouco da história dessa tendência da moda masculina moderna, seu significado e como se vestir adequadamente dessa forma.

Acompanhe nosso post e fique por dentro de todos os detalhes dessa onda que tem ganhado a cada dia mais o gosto dos homens de todo o mundo.

O que significa lumbersexual?

O que significa lumbersexual

Uma nova tendência para homens tem começado a crescer: o estilo lumbersexual. Mas o que isso significa para você? Se você estiver pronto, deixe-nos explicar o que significa ser um Lumbersexual.

Para tornar nossa discussão mais fácil, o que pode ajudá-lo a entender melhor sobre um lumbersexual é que ele segue uma linha quase oposta ao metrossexual. Assim, ao invés de calças slim, imagine calças com um pouco mais de espaço para as pernas (como modelos com “corte regular”). Ao invés de ser todo barbeado, o cara com estilo lumbersexual tem uma barba volumosa e viril. O metrossexual tem a pele limpa e bem cuidada; o lumbersexual gasta a mesma quantidade de dinheiro com produtos, mas mantém um estilo bem mais despojado. Quanto ao vestuário, um lumbersexual é uma mistura das peças LL Bean e Timberland.

Vejamos que, o que alinha o lumbersexual com o metrossexual não são as roupas ou os cuidados com a pele, mas, sim, a intenção de tantos homens que estão trabalhando muito duro para moldar-se a novo olhar e, presumivelmente, a uma nova maneira de pensar e agir.

Visto principalmente nas grandes capitais do mundo, o lumbersexual está trazendo roupas e acessórios da indústria do exterior para formar seu objetivo final.

Se as raízes do lumbersexual são a mudança cultural em direção ao ambientalismo, a rebelião contra o sistema de trabalho das 8-18 nos escritórios ou, simplesmente, o reconhecimento de que a arte ao ar livre é mais confortável, funcional e durável, ainda não se sabe, o que importa é que o lumbersexual está em ascensão.

Onde surgiu esse estilo?

Onde surgiu esse estilo lumbersexual

Vamos agora a uma aula de história. Em 2008, a América do Norte experimentou a pior crise financeira desde a Grande Depressão, em 1929. Milhões de pessoas do mercado de ações foram demitidas, as empresas sofreram reestruturação massiva e mudanças organizacionais, e a sociedade como um todo se tornou muito mais conservadora com seu dinheiro.

As pessoas já não podiam se dar ao luxo de viver uma vida de excessos. Assim, os consumidores exigiram bens materiais de qualidade e mais duradouros, que eles pudessem usar por muitos anos. Foi neste momento que essa tendência de vestuário dos homens (e, em menor grau, das mulheres) pegou na moda. Em vez do novo, brilhante e elegante vestuário metrossexual, os consumidores do sexo masculino exigiram roupas robustas e trabalhadas a partir de um processo de fabricação de qualidade.

A partir daí, grandes marcas começaram a desenvolver boas roupas para o trabalho. Marcas inteiras estavam com sua base em torno de um foco de workwear. Nesse período a influência japonesa também teve uma ascensão, como as camisas de colarinho azul japonês, que se tornaram as queridinhas de inúmeras marcas de moda masculina. Mesmo a lenda americana do workwear, Levi’s, decidiu entrar na onda e lançou sua linha LVC (Levi’s Vintage Clothing) para produzir uma variedade de peças de vestuário de trabalho clássico com alta qualidade.

Bottega Venetta produziu um workwear inspirando peças como o macacão de algodão e luvas sem dedos de cashmere. A Ralph Lauren lançou sua linha dupla RL, RRL, para imitar o que a LVC estava fazendo. Botas Red Wing longas, vistas como um clássico americano por sua construção e durabilidade, passou a ser visto nas ruas de Nova York e Los Angeles nos pés da moda consciente.

Tendência que chegou para marcar!

Por dois anos, a tendência workwear cresceu. Como todas as tendências da moda popular, eventualmente, o gosto pelo workwear que os mais experientes em moda exprimiam, passou a ser visto também nas tendências urbanas. Foi nessa época que o “lenhador urbano” foi visto pela primeira vez em publicações fora do círculo interno da indústria da moda. Camisas de flanela, calças de brim de orla, calças coloridas de algodão e botas de couro resistentes se tornaram populares entre as multidões de hipsters de Williamsburg, Brooklyn e Queen West.

Este afluxo de roupas inspirada no workwear estava intimamente associado ao gosto da sociedade da época. Jovem e adultos urbanos que se cansaram da direção fake e moderna que muitas cidades estavam tomando. Muitos homens jovens e algumas garotas foram intimamente atraídos para o lado mais autêntico das coisas: rural, ao ar livre e mais robusto.

Que tendências eram comuns em torno desta época?Que tendências eram comuns em torno desta época ao estilo lumbersexual

 

  • Compras locais, apoiando mercado dos pequenos produtores;
  • A agricultura urbana/jardinagem;
  • A indústria da cerveja artesanal começou a decolar;
  • As barbas ganharam popularidade, assim como os homens deixavam os cabelos grandes, às vezes, ostentando um coque masculino no processo;
  • A música country se tornou a forma mais popular de música na América do Norte;
  • O Folk Music entrou para o mainstream e Mumford & Sons ganhou alguns Grammies.
  • Muitas séries de televisão foram criadas para refletir esses gostos: Duck Dynasty, Mountain Men, Yukon Men.

Esta miríade de tendências deu à luz ao estilo de vida do lenhador urbano ou o que é agora conhecido como estilo lumbersexual. O lumberjack é em grande parte uma prolongação do movimento contracultural dos hipsters, que evoluiu a partir dos comicamente grandes óculos de sol e lenços keffiyeh para se vestir como lenhadores e beber cervejas artesanais.

Vestir-se como um lenhador, um dos maiores estereótipos de ocupações “viris”, é a tentativa de tentar capturar alguma testosterona perdida, mesmo para aquele que nunca manusearam um machado na vida.

E quando virou tendência?

E quando virou tendência o estilo lumbersexual

Como já contamos, tudo começou em 2008, através de um movimento social causado pela crise econômica nos Estados Unidos e no mundo. Assim, em 2009, as pessoas começaram a encontrar pelas ruas alguns poucos indivíduos de jeans, botas de trabalho e uma camisa de flanela. Alguns deles já tatuados, mas, de alguma forma, ainda bastante elegantes. Desde então, eles se multiplicaram. Você pode vê-los em cafés e bares. Eles não irão exatamente cortar árvores, mas eles podem até usar suas mãos para a agricultura e trabalhos em madeira, mesmo que seja apenas para mexer um pouco no jardim da casa.

O movimento demorou um pouco para engrenar de verdade e ganhar o gosto geral dos homens: apenas em 2014, cinco anos após, eles ganham maior notoriedade do público e aqueles seres rústicos e viris ganharam até um apelido conciso: os lumbersexuais.

O lenhador parece ser um símbolo surpreendentemente apto e descolado. De certa forma, é apenas uma metáfora pura para o fenômeno popular.

 

E não somente os homens!

Mas não é apenas aos homens que essa moda tem conquistado. As mulheres têm tido uma queda especial em relação por este estilo masculino e pelo lumberjacks com suas barbas e penteados inovadores. Muitas publicam diversas fotos e postagens em suas redes sociais demonstrando um grande apoio a esta nova tendência. Diversas destas mulheres, inclusive, aderem também à moda, com suas botas e camisas flaneladas, seguindo um estilo mais informal.

Além da moda nas ruas e nas passarelas, encontramos diversos famosos, como os atores Ryan Gosling, Hugh Jackman, Vincent Gallo, Ryan Reynolds e Gerard Butler, que, cada um a sua maneira, representam bem o estilo lumbersexual.

Peças de roupa usadas nesse estilo

Peças de roupa usadas nesse estilo lumbersexual

Vamos partir agora para uma das partes mais importantes: como se vestir adequadamente no estilo lumbersexual. Essa tendência do lenhador urbano traz um visual mais robusto, rústico, viril, mas nada de desleixado. Muito pelo contrário, o lumberjack moderno tem seu visual muito bem cuidado, alinhado e com peças de qualidade.

A escolha certa dos itens é fundamental para que sua aparência reflita corretamente o estilo desejado, dando a você a fiel aparência de um homem antenado com o que há de melhor e mais moderno no outfit atual. Um look como esse precisa transmitir às pessoas ao seu redor a mensagem que você está querendo passar e é por isso que a composição é tão importante.

Abaixo, listamos as principais peças que poderão compor seu novo look. Confira agora as melhores opções:

As melhores camisas do estilo lumbersexual

As melhores camisas do estilo lumbersexual

Uma das peças da moda masculina mais instantaneamente reconhecidas e usadas nessa tendência é a camisa de lenhador. Ela é melhor usada nos meses mais frios e pode ser equilibrada com uma camiseta por baixo e até com um moletom com capuz por cima.

O estilo ocasionado por essas camisas provavelmente nunca irá morrer. Elas sobem e descem em popularidade, mas, de modo geral, são peças que você poderá ter em seu guarda-roupa pelos próximos anos. E é essa a razão exata que torna o investimento em peças atemporais como estas em um bom negócio. Você só irá precisar comprar algumas dessas peças, e elas poderão durar por muito tempo. Essa é a beleza de clássicos como as camisas de lenhador.

Provavelmente, uma das peças mais emblemáticas que você verá nos homens que seguem essa tendência é a camisa de lenhador vermelha, que também não pode faltar em seu guarda-roupa. Essa é uma peça curinga e serve com diversas combinações.

Além do xadrez vermelho, há diversas outras cores que ficam ótimas nesse estilo, como o xadrez em preto e branco; o xadrez em preto, verde e azul e; o xadrez amarelo, um dos mais modernos e que, certamente, dará um destaque ao seu look.

Além das camisas xadrez, não deixe de inserir algumas camisetas básicas em seu look. Com o estilo lumbersexual em alta, também é muito fácil você encontrar diversas camisetas temáticas sobre lumberjacks que podem tanto substituir as camisas quanto ser usadas por baixo delas, como mencionamos acima. Há também as camisas jeans que dão um toque rústico ao visual e mantêm o look.

Conhecendo os tipos de calças

Conhecendo os tipos de calças no estilo lumbersexual

As calças são outro complemento muito importante e com toques bem característicos do visual lumbersexual. De maneira geral, as calças desse estilo são, em sua maioria, jeans com aparência de surradas e com alguns puídos.

Quando for selecionar alguma peça deste tipo para completar seu look, dê preferência aos modelos lisos e sem muitos detalhes. O mesmo vale para o caso de bermudas, sejam elas jeans, de sarja, de tecidos leves ou de alfaiataria.

Calças do estilo chino e jeans com lavagem são sempre ótimas escolhas na hora de complementar o visual. Ao vestir a calça ou a bermuda, dobre a barra das peças, criando assim um visual mais jovial, descontraído e despretensioso.

Então, não se esqueça: dobrar a bainha das calças faz toda diferença. Quando tratamos de moldar um estilo específico, os detalhes são sempre muito importantes.

Os modelos de calças de cores frias, tendendo para o mostarda, o bege, o verde musgo ou o vinho, são peças que também funcionam com perfeição! De toda forma, você sempre pode optar pelo seu jeans básico ou um destroit! Seja qual for o tipo da calça, o modelo predominante nesse estilo são as de “corte regular”.

As famosas botas características

As famosas botas características no estilo lumbersexual

As botas são peças mais que fundamentais na composição do look para dar mais credibilidade ao visual e, sendo elas bem escolhidas, poderão ser um poderoso diferencial para separar os lumberjacks dos jecas. Procure apostar em modelos mais clássicos para botas, como coturnos e militares, com cores terrosas como marrons, azul escuro e o tão conhecido bege amarelado.

No final de 2014, quando houve o estouro da tendência do estilo lumbersexual, foi noticiado que a LL Bean não conseguia acompanhar a demanda para suas botas icônicas. A acumulação de 60.000 pedidos poderia crescer para 100.000 até o final do ano, e a empresa precisou entrar, inclusive, em processo de contratação de 100 trabalhadores e compra de novos equipamentos adicionais para recuperar o atraso com a demanda. Isso só para demonstrar como o engajamento com o estilo foi alto.

Hoje, não temos mais esse tipo de problema, pois conforme cresceu a procura, também cresceu a oferta e novos fabricantes começaram a produzir as botas características do estilo lumberjack, como a Timberland.

As botas são sempre as principais estrelas do look e elas podem ser usadas nos mais diversos tipos, cores, materiais e texturas da sua escolha.

Alguns acessórios para finalizar o look

Os acessórios masculinos são parte fundamental da criação de um outfit bonito e elegante para o homem. Eles também têm força de complementar ou reinventar visuais. Desconstruir valores visuais em favor de outros e criar variações de estilos que possam dar o toque que faltava para o look. Em contrapartida, é muito importante dosar adequadamente este visual, para que os acessórios não destoem, nem roubem a atenção. O ideal é usá-los para auxiliar no visual e não distrair a visão com cores e formatos muito chamativos.

Colares de madeira vão melhor com camisetas ou camisas básicas. Lembre-se que qualquer cordão ficará melhor sendo utilizado sobre a pele, não sobre a roupa. Assim, no caso das camisas, elas deverão estar com alguns botões abertos.

No caso das pulseiras, elas são super bem-vindas na criação do look no estilo lumbersexual. Os modelos mais usados são os em couro e alguns, inclusive, possuem pingentes ou o fecho com detalhes temáticos, como um machado, o que dará aquele toque a mais no seu look.

Para fechar o look com chave de ouro, podemos também inserir alguns anéis, para dar um ar mais estiloso, e os suspensórios, que são bem característico aos lumberjacks.

Regra máxima: barba e cabelos grandes!

Regra máxima: barba e cabelos grandes para o estilo lumbersexual

A cada dia esta nova moda tem tomado mais espaço na vida e no cotidiano dos homens, porém, não é só de boas roupas que se constrói um bom estilo, especialmente, quando falamos do lumberjack. Para aqueles que querem aderir a este visual, aqui temos um grande divisor de águas. Uma das maiores características, se não a maior, de quem quer adotar para si o estilo lumbersexual, é um visual “peludo” e, às vezes, também cabeludo. Cultivar seus longos cabelos e barbas volumosas, realmente irá lhe dar aquele aspecto mais descolado, moderno e másculo.

Mas não se iluda, nada é tão fácil: não basta apenas deixar a barba e o cabelo crescer a esmo e acabar parecendo um mendigo. Como temos falado desde o começo, o lumbersexual, apesar de ter um visual bem despojado, está longe de ser largado. Para cultivar uma barba e um cabelo bonito e bem tratado, é importante seguir algumas etapas importantes. Caso contrário, você poderá ter alguns inconvenientes pelo caminho.

Processo de crescimento dos cabelos

Durante o período de crescimento dos cabelos, é muito importante ter muita disciplina para manter os cuidados fundamentais com eles. Mesmo que, no começo, ele possa ficar um pouco estranho, até criar uma forma mais definida, tenha paciência.

É muito importante manter os cabelos grandes sempre bem limpos e penteados, isso ajudará que ele cresça de maneira mais rápida e saudável. Lave sempre seus cabelos com um shampoo próprio para seu biótipo e aplique sempre um condicionador para manter os cabelos mais suaves e hidratados, assim como para os proteger das impurezas do ar.

Para a modelagem dos cabelos e do penteado no estilo lumberjack, você pode aplicar um pouco de cera para Cabelo ou mesmo pomada para cabelo, se seu interesse for deixá-lo mais fixado e com os penteados mais característicos do visual. Estes dois produtos tem características bem parecidas.

Com estes cuidados e produtos, seus cabelos poderão crescer mais protegidos e seu visual terá um ótimo resultado final.

Cuidando e mantendo sua barba

Cuidando e mantendo sua barba ao estilo lumbersexual

É muito comum homens, em geral, usarem produtos de cabelo para o cuidado da barba, mas isso não é uma boa prática. Sabonete de corpo e shampoo de cabelo, tendem a ressecar os pelos faciais, assim como o condicionador normal tende a deixar a barba oleosa. Dessa forma, é essencial o uso de produtos desenvolvidos especialmente para seus pelos faciais.

Ainda mais do que seus cabelos, sua barba precisa de cuidados constantes para não permitir o acúmulo de impurezas e evitar que ela cresça feia e sem forma definida. Embora possa parecer incoerente, durante o crescimento é importante que você a vá aparando, ao menos a cada duas semanas, moldando, assim, o sentido de crescimento e o formato, e permitindo que as pontas duplas sejam removidas.

Procure manter os pelos sempre limpos, lavando-os diariamente com shampoo específico para barba. Depois, aplique um balm para barba e penteie os fios, para modelar os pelos. Criado para hidratar sua pele e suavizar os fios nos primeiros estágios, o balm reduz consideravelmente as irritações do local.

O processo de cuidado do visual, dos cabelos e da barba pode até ser um pouco trabalhoso, mas com certeza é totalmente recompensador. Um homem que se apresenta bem vestido, a par das novas tendências, com um look bem elaborado e roupas de qualidade, demonstra muito mais que estar antenado, mas também traços de um comportamento exemplar, meticuloso e cuidadoso. Exatamente pelo fato de que nem todos conseguirem manter os devidos tratamentos e hábitos necessários. Assim, os que se cuidam e se mantém por dentro do que é bom e está em alta, serão sempre visto com bons olhos.

O estilo lumbersexual é um retorno para os homens a um estilo mais másculo e viril, mas sem deixar de se cuidar, bem como deve ser. É a demonstração que se pode muito bem unir os dois lados, sem atrapalhar nenhum deles.

Procure sempre cuidar de sua imagem, da saúde dos seus cabelos e da sua barba e, assim, conquiste novos olhares, sendo um homem que busca sua independência visual.

Esperamos que tenham gostado no nosso post e que ele os ajude a desenvolver seu novo visual e seu estilo lumbersexual da melhor forma.

Que tal nos deixar um comentário e nos contar o que achou? Nos deixe também outras dúvidas que você tiver!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *