5 Tipos de Fondue para aproveitar neste inverno

4/5 - (3211 votes)

Fondue é um dos pratos mais apreciados no inverno. E por incrível que pareça, tem muitas pessoas que não fazem ideia de como fazer, e acabam inventando de tudo, menos acertar na receita saborosa e quente. Para salvar os nossos barbudos incautos, vamos mostrar alguns tipos de fondue que podem tornar o seu inverno muito melhor.

Embora a versão com queijo seja a mais popular, existem diversos tipos de fondue, que podem ser apreciados em seu melhor estado em diversas situações: sozinho, com os amigos, com os cônjuges, namorados… Tudo vai depender da sua intenção e da sua habilidade de cozinheiro. Então vamos aprender essas variações e variar bem o seu cardápio.

Mas antes…

O que é Fondue? E tipos de fondue?

inverno casala - fondue para aquecer o relacionamento

Essa é para você que caiu de paraquedas e certamente ainda está em dúvidas sobre o que de fato é o fondue. Esse prato é uma iguaria da Suíça, e a fama da versão de queijo se deve ao fato dela ser a mais praticada por lá, combinando diversos tipos de queijos – no caso, os suíços – fundidos com vinho. Esse molho é normalmente acompanhado de uma boa bebida e alguns petiscos, que são mergulhados  no molho e muito bem apreciados.

O charme dele ser apreciado em épocas mais frias é que a receita depende de uma fonte constante de calor para manter a mistura sempre quente, do contrário ele endurece e perde essa característica de “molho” ou “pasta”.

Hoje em dia existem máquinas simples e próprias para o fondue, bastando fazer apenas a mistura e acrescentar na tal que, com a ajuda de um serviço elétrico ou por gás vai manter a comida sempre aquecida.

Para fazer o fondue, você precisa ter ou um fogão portátil, ou uma máquina própria para manter a temperatura do fogo constante, para que a mistura dos ingredientes com o creme de leite seja constante.

Bom, agora que você já sabe o que o Fondue, vamos mostrar alguns tipos para você começar a babar logo e buscar tudo o que precisa. Para cada um deles, vamos falar de uma situação especial para aproveitar bem, mas apenas como referência caso fique em dúvidas.

Os tipos de Fondue que não podem faltar na sua mesa

Queijo

Um dos Tipos de Fondue mais clássicos é o de queijo

A receita mais clássica e básica para quem deseja conhecer essa iguaria no inverno. Por ter vindo da Suíça, os queijos que vão na receita são os mais conhecidos de lá – Gruyere, emmental e gouda. Mas existem outras receitas que levam queijo brie, estepe, ou mesmo a famosa mozzarella brasileira. São acompanhados de cascas de pão, e harmonizados com um bom vinho branco.

Quando comer: como este pode ser considerado o cartão de visitas para quem nunca comeu Fondue na vida, pode mandar ver na versão de queijo a qualquer momento. Porém, vá com calma se você nunca fez, pois é preciso bastante atenção na temperatura e nos passos da receita.

Camarão

Um dos Tipos de Fondue mais alternativos é o de camarão

Com o camarão frito antes de ir para a imersão, a versão “frutos-do-mar” desse fondue é feita com um molho específico e temperado para acompanhar o camarão, bem como outras opções extras de temperos e sal para que o apreciador possa comer da maneira que quiser.

Quando comer; se você já tem um pouquinho mais de experiência com o prato, você pode sugerir para encontros com amigos ou mesmo com uma única pessoa especial para você, e que goste de frutos do mar. É uma boa forma não só de chamar atenção de um jeito especial, como pode surpreender com um prato mais ousado.

Carne

Um dos Tipos de Fondue perfeitos para várias pessoas é o de carne

Esse pode ser considerado a união perfeita entre o fondue e o churrasco. Vários molhos (alho, molho mostarda, de queijo, tártaro, azeitonas, etc), e opções variadas de peças são as características que definem o fondue de carne. E como você deve imaginar, dá um belo trabalho fazer tudo com antecedência para manter o local aquecido. Aliás, nesta variação as carnes são aquecidas, e não os molhos, como deve imaginar. O que dá até uma liberdade para os apreciadores escolherem o seu ponto.

Quando comer: essa opção é perfeita para comer em grupo, tanto quanto o fondue de queijo. Como ele é bem variado em carnes (e você pode incluir uma versão vegetariana com alguns legumes e verduras interessantes para o momento) e molhos, cada um pode se servir da maneira que quiser. Só não faça muitos exageros – ainda é um fondue, não um churrasco, certo?

Chocolate

Um dos melhores Tipos de Fondue é o de chocolate

Nem todos são necessariamente salgados. Outra iguaria muito apreciada nesse prato são suas versões doces. O fondue de chocolate é feito combinando chocolate amargo derretido, creme de leite, e com o acompanhamento de frutas variadas. Entre os exemplos de frutas, temos morangos, bananas, kiwis, maçãs, entre outras. Até mesmo marshmallows podem ser incluídos aqui.

Quando comer: podemos dizer facilmente que o Fondue de Chocolate é aplicável em qualquer momento. Na verdade, uma boa dica é preparar tanto a versão doce como a de queijo, oferecendo ambas as opções para quem deseja apreciar a iguaria de forma variada. Ah, e claro, ele também é perfeito para um encontro especial, em que a escolha das frutas podem dizer um pouquinho sobre suas intenções. Os tipos de chocolate também fazer uma boa diferença na escolha do fondue.

Doce de Leite

Que tal o doce de leite entre os Tipos de Fondue

Se alguém for alérgico a chocolate, ou apenas procuram por uma alternativa doce ao fondue de chocolate, a versão de doce de leite, com as mesmas frutas, pode ser tão interessante quanto. Mas para que funcione bem, você precisa de um pouquinho mais de cuidado na receita.

Além de adicionar um bom creme de leite na máquina, bem como o creme de leite, é preciso um pouquinho de sal e conhaque, para cortar o açúcar. Assim você tem um prato saboroso, e que não vai lhe trazer grandes riscos a saúde.

Quando comer: podem ter as mesmas condições do fondue de chocolate, servindo como uma alternativa doce aos fondues salgados, ou para aquelas situações mais especiais. Uma dica é introduzir o fondue de doce de leite quando o de chocolate já for bem aceito, já que esta é uma receita um pouquinho diferente do tradicional.

Existem muito mais tipos de fondue, jovem, e se você curtiu a ideia, compartilha nas redes sociais. Podemos trazer mais opções para que você seja um lorde barbudo do inverno, com bons pratos para se apreciar nesta estação fria, seja com você mesmo ou com outras pessoas importantes. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *