Deixar a barba crescer: Guia completo

Antes de deixar a barba crescer por conta própria, a maioria dos homens considera o fato de ter barba uma simples opção, livre de qualquer cuidado ou manutenção.

Na prática, porém, ter — e manter — uma barba bonita requer, sim, um pouco de cuidado e certo trabalho. Mas nada que não seja compensado com no final.

Da mesma forma que o cabelo da sua cabeça fica ainda melhor com um pouco de atenção, você pode alcançar bons resultados se tiver uma rotina de preparação para os pelos do seu rosto.

Já descrevemos em posts anteriores, diversas formas de cuidado adequado para a sua barba, tornando o processo de crescimento uma experiência muito mais agradável. Da mesma forma, as sugestões que mostraremos ao longo deste post são destinadas a te levar além do básico de “lavá-la de vez em quando”. Queremos te mostrar que é muito importante fazer uma manutenção completa, desde o início do processo, até a fase final, na qual é você que definirá o tamanho e volume que quer dar para a sua barba enquanto ela cresce.

guia para ter barba grande

Acompanhe conosco este guia e descubra as melhores formas de deixar sua barba crescer e tornar seu visual bonito, sofisticado e agradável — não só para você como também para aqueles com quem você tem contato. Boa leitura!

Sumário

O primeiro passo para deixar a barba crescer

O primeiro passo para deixar a barba crescer

Inicialmente, não há muita regra ou novidade para se deixar a barba crescer. Você vai ter que parar de se barbear por um tempo. Coloque de lado suas lâminas, aparelhos e navalhas e relaxe, esse será um teste de paciência.

Na verdade, uma das características mais impressionantes que você vai adquirir como um homem barbudo é a paciência. Uma barba não é medida em comprimento. Na verdade, é medida pelo tempo.

Você vai ter uma barba de 1 mês, 3 meses, 1 ano, e assim por diante. Tudo vai depender de como você lidará com a situação, se o processo vai mesmo agradá-lo e se o novo visual será o que você esperava.

Cada comprimento ligeiramente diferente apresenta desafios distintos. Para a etapa inicial, com cerca de 2 semanas, você notará que em quanto cresce, sua barba dará bastante coceira, poderão aparecer lados desiguais e ela ficará normalmente desgrenhada.

A razão pela qual a sua barba coçará é que, assim que começa a barba começa a crescer, o cabelo será como um “ataque” com milhares de pequenas “lanças” na sua pele. E quando os fios estão levemente mais longos, eles se dobram abaixo no pescoço, e começam a cutucar a sua pele. A região do pescoço é muito fina e sensível, por isso, no começo é normal que ela fique um pouco irritada. Depois você acaba se acostumando e depois que a barba cresce isso passa. Para reduzir o incômodo, uma boa ferramenta é o uso do balm para barba, que ajuda a minimizar a coceira.

Nessa fase inicial você não deve usar shampoo, pois o comprimento dos fios ainda será curto. Recomendamos o uso de uma barra de sabão natural, que não possua produtos químicos que irritem ainda mais sua pele (como sulfato de sódio, por exemplo). Há uma série de opções de sabão para esses momentos. É só escolher o seu.

Determinando o melhor estilo para sua barba crescer para o seu formato do rosto

Vamos encarar assim: uma barba pode ser a melhor amiga de um homem. Ela pode ser usada para aprimorar as suas melhores características e para ajudar a disfarçar aquelas características que são menos atraentes.

No entanto, você precisa escolher o estilo de barba que melhor se ajuste ao formato do seu rosto para que ela cumpra o seu papel. Vamos explicar agora quais são os tipos de rostos e quais modelos de barba ficam melhor para cada um deles:

Rosto triangular

rosto triangular

Se você tem um rosto triangular, o melhor estilo é uma barba que mantenha o cabelo de seu queixo em um comprimento mínimo.

Quanto mais longa for a sua barba, mais longo o seu rosto parecerá. Assim, enquanto sua barba cresce, mantenha os pelos na área do queixo o mais curto possível para ajudar o seu rosto a parecer um pouco mais curto. Rostos finos e longos muitas vezes ficam bem com pouca barba e sempre na parte inferior do rosto, contornando o maxilar.

Um design desse tipo suavizará mais o contorno do seu rosto, dando a sensação de ele ser mais curto e mais cheio.

Rosto redondo

rosto redondo

Muitos homens de rosto redondo acham que ter uma barba longa e cheia alongará a sua face. Nada poderia estar mais longe da verdade. Barbas longas com preenchimentos laterais espessos só vão fazer o seu rosto parecer mais redondo ou, pelo menos, mais pesado.

Por isso, homens de rosto redondo devem evitar a barba muita cheia para os lados ou escolher um estilo de cavanhaque que ajude a estreitar o rosto nas laterais e torná-lo um pouco mais esguio. Ter um bigode que acompanhe o seu cavanhaque e que não se estenda para os cantos da sua boca vai dar ao seu rosto uma aparência mais suave e fina.

Então a dica é, durante o crescimento da sua barba vá aparando os pelos mais rebeldes das laterais, mas cuidado para não tirar de mais hein!

Rosto quadrado

rosto quadrado

Alguns homens têm uma delineada linha da mandíbula, no entanto, em alguns casos, ela é muito forte, fazendo com esses homens queiram suavizar um pouco a sua aparência.

A melhor maneira de suavizar essa linha da mandíbula é escolher uma barba completa, que seja cortada rente ao rosto. Isso suaviza a parte inferior do rosto e dá uma aparência um pouco mais arredondada.

Rosto diamante

rosto diamante

Alguns homens têm um rosto pequeno com um queixo estreito e pontudo, dando ao rosto uma aparência mais triangular do que eles gostariam. Nesse caso, um estilo de barba cheia, que se estenda um pouco além de seu rosto, pode dar ao queixo uma aparência mais arredondada e, ao mesmo tempo, fazer com que o rosto pareça um pouco mais longo.

Certifique-se, no entanto, de que a parte da barba que vai além do queixo seja arredondada na parte inferior e não pontuda, senão a aparência do queixo pontudo continuará.

Para deixar dua barba crescer neste formato, principalmente se você é principiante em babas, um bom barbeiro pode lhe ajudar com este estilo Old Dutch.

Rosto oval

rosto oval

Homens que têm rostos mais alongados e estreitos com um queixo pontudo não vão se beneficiar com uma barba mais comprida. A barba longa pode esticar o queixo um pouco e, com isso, fazer com que o rosto pareça ainda mais esticado.

O melhor estilo de barba para um rosto longo será o cavanhaque, talvez até um Van Dyke, para dar uma aparência mais arredondada, ajudando a manter o rosto com um aspecto mais estreito.

Enquanto você deixa sua barba crescer com um belo cavanhaque, será necessário aprender a manusear uma navalha corretamente para manter o cavanhaque sempre no estilo.

Rosto retangular

rosto retangular

Homens que têm um rosto retangular muitas vezes querem suavizar a linha da mandíbula, dando ao rosto uma aparência menos alongada. Uma barba pode fazer isso muito bem, se você escolher um estilo, como uma cortina de queixo ou uma barba curta estilo box.

Se você não tiver certeza de qual é o formato do seu rosto, ou tem um rosto combinado — que não é de uma forma nem outra — e quer saber que tipo de barba pode ficar melhor em você, uma opção é brincar com esses estilos no fim de semana, para ter uma ideia geral dos tipos de barba e de como eles se encaixam em você.

A melhor coisa sobre os estilos de barba é que você pode experimentar um durante algum tempo e, caso não goste do resultado, é só raspar tudo e deixar a barba crescer de novo. Enquanto a maioria dos homens mantém o mesmo formato ano após ano, há aqueles que fazem seus estilos quase como a mudança das estações. Tudo se baseia em seguir algumas dicas de estilos e formatos para descobrir o que funciona melhor para você.

Como cuidar da barba e mantê-la limpa?

Lave a sua barba

A sua barba não requer uma rotina de lavagem agressiva ou produtos agressivos, uma vez que, com a exceção de alguns molhos de churrasco, nada penetra muito nela.

Usando uma barra de sabão comum ou shampoo de cabelo, você vai deixar a barba dura e quebradiça e a pele de seu rosto ressecada.

Por isso, lave o rosto suavemente, de preferência com um produto especificamente formulado para a lavagem da barba, pois ele funcionará muito melhor.

Se você costuma fazer uma limpeza mais profunda — para limpar acnes, por exemplo — você definitivamente deve optar por uma lavagem da barba à parte, para não deixar os fios muito duros.

Shampoos específicos para barba são mais suaves do que sabão ou shampoo, por isso não se surpreenda se não criar muito espuma, como esperado. Isso não tem nada a ver com o quão limpa ela estará, certo?

Fabricantes adicionam agentes de formação de espuma à maioria dos produtos de higiene para criar a ilusão de uma melhor limpeza, porque os consumidores associam a formação de espuma à limpeza.

Se você puder obter produtos mais suaves, será melhor, uma vez que esses agentes espumantes são, em grande parte, a fonte de excesso de ressecamento de sua pele e da barba.

Como lavar a barba da melhor maneira?

Para lavar a sua barba, faça o mesmo procedimento que você faz para lavar os cabelos da sua cabeça. Apenas despeje uma pequena quantidade shampoo para barba na palma da mão, esfregue na barba, massageie o seu rosto por baixo e enxágue abundantemente. E sinta o poder do shampoo para barba.

Mantenha uma frequência de limpeza da barba

Se for usado o shampoo desenvolvido especialmente para barba, você pode lavar ela todos dias, uma vez que os pelos não serão agredidos por ser algo específico para esse uso. Se acaso você não quiser fazer o procedimento todos os dias, para não ter tanto trabalho, lave dia sim, dia não. Apesar disso, é importante que a cada banho você a limpe da melhor forma possível com o uso da água morna. Apenas mantenha o rosto sob a água e faça uma massagem sobre os pelos.

Esta massagem alem de limpar irá favorecer a circulação sanguínea na derme levando mais nutrientes para os buldos capilares e vão ajudar a sua barba crescer mais.

Isso será o suficiente até o próximo dia de lavagem. Há uma exceção para o bigode, que costuma ser lavado todos os dias. Isso porque essa área é a mais provável de entrar em contato com os alimentos e acumular sujeira.

Mantenha essa rotina mesmo quanto sua barba ainda esta curta, afinal isso fará parte da sua rotina em quanto você deixa sua barba crescer, e nada melhor que já ir se acostumando.

Aplique o balm para barba

O balm é um produto com ótimos benefícios para a pele do rosto, como um agradável aroma e hidratação, ideal para a fase inicial do crescimento da barba. O produto deixa os fios bem hidratados, mas não oleosos, o que ideal especialmente para pessoas com problemas de acne e cravos. Para aqueles que sofrem com incômodos como coceira e vermelhidão, no início do crescimento da barba, o balm também é uma ótima opção. Ele amacia os pelos desde o começo, evitando assim a sensação incômoda dos fios espetando a pele como pequenas agulhas enquanto você deixa sua barba crescer.

Com que frequência aplicar o balm?

Aplique o balm para barba uma vez ao dia durante todas as manhãs. É importante também pentear a região, para que sua barba esteja sempre bonita. Você também pode usá-lo após o banho, quando a barba estará limpa e você já terá lavado toda a região com o shampoo de barba que indicamos. Com o uso contínuo do produto, sua barba e sua pele estará sempre bem hidratada e com um bom aroma.

Quais produtos para barba você deve usar para deixar sua barba crescer com estilo?

produtos para te ajudar a deixar a barba crescer

Além da preocupação inicial de simplesmente lavar a barba, existe uma série de outros ótimos produtos que você poderá usar para manter a beleza, a estética e a limpeza adequada dos fios. Listamos abaixo alguns deles:

Shampoo para barba

Não utilize shampoos normais de cabelos que podem dar coceiras na sua pele. Diferente dos shampoos convencionais, este produto foi desenvolvido especialmente pra ser usado no rosto. O shampoo para barba limpa e hidrata a sua barba, e ainda cuida da pele embaixo dela.

SHAMPOO PARA BARBA DON ALCIDES BARBA NEGRA 120ML

Incrivelmente refrescante, o Shampoo para barba Don Alcides hidrata, recupera fios danificados, nutre, promove brilho, maciez e sedosidade.

Combate o desconforto de urtigas, coceiras e irritações na região da barba.

Ver Preço

Cera para bigode

A cera para bigode foi feita para domar os fios abaixo do seu nariz do jeito que você mandar, sempre com uma aparência natural, sem escorrer ou deixá-los duros.

Óleo para barba

Conforme a barba fica mais longa, mais ressecada ela pode ficar. Isso porque os pelos se distanciam da hidratação natural da pele e podem ficar ressecados e desgrenhados. O óleo para barba hidrata a barba, deixando-a macia, fácil de pentear, com uma sensação de limpeza e cheiro agradável.

ÓLEO PARA BARBA DON ALCIDES CALICO JACK 25ML

Apresentamos o novo Óleo para Barba Don Alcides Calico Jack, a nossa mais recente inovação, onde a tecnologia se encontra com a generosidade da natureza! Uma linha revolucionária, cuidadosamente reformulada com ingredientes naturais e de origem vegetal para proporcionar uma experiência única de cuidados com a barba.

Hidratação intensa e natural, maciez, nutrição e fortalecimento dos fios. Trata o pelo e a pele.

Ver Preço

Balm para barba

balm para barba foi criado para ajudar a hidratar a pele e amaciar os fios no estágio inicial enquanto você deixa sua barba crescer, reduzindo consideravelmente a irritação no local. Ele também é um condicionador, do tipo Leave-in ou “sem enxágue”. Este produto pode ser usado em barbas maiores, nos casos em que a pessoa tem a pele muito oleosa, ou quer que a barba tenha uma aparência opaca, ao invés da lustrosa como fica com o óleo para barba.

BALM PARA BARBA DON ALCIDES CALICO JACK 120G

Formulação potente desenvolvida com o que há de melhor na engenharia cosmética mundial. Sua fórmula foi elaborada com ativos naturais que combinam tecnologia à um poderoso blend de óleos essenciais e silicones nobres de alta performance.

O Balm para barba trata o pelo e a pele, evitando o desconforto de coceiras, urtigas e irritações, além de promover ainda uma proteção extra da pele sob raios UVA e UVB.

Ele tem por função deixar a barba macia e devidamente perfumada.

Ver Preço

Loção fortalecedora para barba

É uma loção para a barba com os mesmos princípios do balm, que é hidratar o fio da barba, alinhar, deixar um aspecto mais natural. Além disso, contém tônico fortificante.

O produto, ainda tem o poder de fortalecer os fios da barba. É facilmente absorvido pelos fios e pela pele e pode ser usado nos estágios iniciais do crescimento da barba.

Importante: é necessário o uso contínuo para notar resultados. Além disso, esse produto é indicado para quem tem barba — ele não funciona como pós-barba.

Pente para barba

Se você já tem barba, sabe como é essencial ter um bom pente para barba sempre à mão para dar aquele trato na barba e no bigode. Encontrar um pente realmente é difícil, mas você encontrará um com o formato e cerdas certos para o tipo e modelo da sua barba. Um bom modelo, especialmente para aqueles que em uma barba maior, são os pentes de madeira, que tiram o “frizz” dos fios e ainda, absorve e também espalham de maneira mais uniforme o excesso de óleo, tanto da pele quanto o óleo para barbas.

Barba espetada, e agora?

deixar barba crescer e bigode com barba espetada

Ai você deixou a barba crescer, definiu o melhor tipo de barba para o formato do seu rosto e quando ela cresceu viu que você tem uma barba espetada. Bom amigo, isso acontece, não é o fim do mundo ter uma barba espetada. Relaxa….

Bem só vai te dar um pouco de mão de obra a mais, afinal para amansar uma barba espetada, você terá 3 aliados.

  1. Hidrate sua barba com um óleo para barba frequentemente, assim o fio ficará mais maleável;
  2. Use um balm para barba baseando em cera ou pastoso, pois este tipo de produto vai ajudar a modelar o fio;
  3. Sempre tenha um pente de madeira ao alcance da mão.

Bom com isso adaptado à sua rotina de cuidados, você pode dizer adeus para a barba espetada!

Como aparar a barba? Veja 6 dicas!

Depois de deixar a barba crescer, agora aprenda como aparar a barba

Você decidiu deixar a barba crescer e ela está crescendo de vento em popa, você tem cuidado adequadamente dela com os produtos que indicamos e agora ela está alcançando um comprimento e volume que você acha ideal. Nesse momento é importante que você coloque ordem na casa e dê uma forma para todo esse volume de pelo que está crescendo em seu rosto. A partir de agora, o pente e a tesourinha serão seus melhores amigos.

Antes de prosseguir e ler as dicas, pare e pense na seguinte questão: você se sente totalmente confiante para realizar essa nobre tarefa sozinho, afinal, foram algumas boas semanas de cuidado, paciência e tratamento. Você não vai querer estragar tudo agora e ter que raspar toda a barba, não é?

Se você estiver seguro, os passos serão esses:

  1. Comece fazendo uma limpeza em sua pele. Com o uso de um sabonete neutro e água morna, lave bem o rosto e depois seque totalmente a barba. A limpeza é importante para que os pelos não fiquem oleosos e não haja sujeiras que poderão arranhar a sua pele.
  2. Utilize um creme ou gel para barbear ou um óleo para barbear para deixar os fios mais maleáveis e também macios. Os produtos pré-barba foram desenvolvidos especialmente para deixar os pelos de sua barba preparados para serem aparados. Utilize sem medo, o resultado será muito favorável.
  3. Com ajuda de seu pente, alise os pelos da barba no sentido do crescimento, deixando-os bem rentes ao seu rosto. É importante fazer isso, para você obter uma visão mais uniforme de sua barba, assim como o que será necessário fazer para a adequação do visual dela.
  4. Agora de forma contrária, novamente com o pente, vá puxando uma parte de cada vez da barba para o sentido contrário ao do crescimento dos fios, escolhendo o tamanho que deseja e o quanto você quer aparar. Com a tesoura, corte do lado de fora do pente. Aqui, o processo é igual ao de qualquer cabeleireiro quando vai cortar seu cabelo. O melhor é que você comece o processo a partir dos pelos das laterais do rosto até chegar ao queixo.
  5. Repita várias vezes esse mesmo processo, até que toda sua barba esteja com um volume igualado por toda região do seu rosto. Lembre-se sempre de que o alvo a ser alcançado é a uniformidade em todas as áreas. Dessa forma, tenha cuidado na hora de medir o corte, para que não forme buracos ou áreas desiguais de um lado e do outro.
  6. Para encerrar, lave novamente todo o rosto para remover todos os possíveis fios que estiverem soltos e presos à sua barba por causa do corte. Aplique um pós-barba para hidratar a pele e pronto.

Deixe sua barba crescer, mas não esqueça dos cuidados com o bigode

Cuidados com o bigode enquanto deixa a barba crescer

Para muitos, o primeiro impulso é de aparar o bigode, especialmente quando ele começa a crescer e entrar na boca. Esse é realmente um período que incomoda, mas aí surgem algumas dúvidas com relação ao visual. Muitos não gostam do fato de ter um bigode curto, serrado na linha do lábio superior.

Se além da barba, você também quiser ter um visual mais descolado com seu bigode, podendo até fazer algumas brincadeiras bem interessantes com o formato dele, fique à vontade, use a cera para bigode para dar aquela modelada. Aqui vão mais algumas dicas para você, agora se tratando do bigode:

Fique atento ao período de cada coisa

A maneira mais fácil para aparar o bigode nas fases iniciais enquanto você deixa a barba crescer é com um aparador de barba, mas, depois de três a quatro semanas, você já estará pronto para começar a usar uma tesoura de bigode para cortar ao redor da boca.

Esse também é o momento de começar a usar um pente de bigode, junto com um pouco de cera. Eles ajudarão a moldar o seu bigode, preenchendo eventuais lacunas e evitando que ele fique fofo.

Tenha um esfoliante

É sempre recomendável o uso de um bom esfoliante para o rosto, que remova as células mortas da pele, ou mesmo alimentos indesejados que penetram em seu bigode, especialmente nos estágios iniciais.

Use shampoo e condicionador aqui também

O pelos faciais costumam ser muito grossos, o que pode fazer sua pele ficar muito ressecada. Dessa forma, mesmo que você esteja deixando crescer somente o bigode, não se esqueça das dicas quanto à limpeza e cuidados, usando sempre o shampoo para barba e o condicionador para barba para tratar os pelos de seu bigode.

Corte somente com ele seco

Não tente cortar um bigode molhado. O cabelo molhado é mais pesado e tende a cair mais. Assim, quando seu bigode secar, você pode acabar notando que cortou demais, fazendo com que ele fique muito espetado e apontando para cima.

Aplique um pouco de cera

Tente manter a aparência de seu bigode o mais natural possível, ao menos no dia a dia, para não precisar se preocupar sempre em moldar o seu formato. Porém, de vez em quando ou em ocasiões especiais, é interessante que você aplique um pouco de cera para bigode nele, dando um visual diferenciado e um brilho a mais nos fios.

Existem vários tipos de cera para bigode, com cheiros diversos, para cada tipo de gosto. Antes de aplicá-la ao bigode, dê uma leve aquecida nele entre os dedos, para que fique mais fácil o processo e ela penetre melhor nos pelos.

Tenha sempre um pente com você

Um pente de bigode é uma excelente escolha se você está deixando-o crescer. Você não vai usá-lo apenas para distribuir uniformemente a cera e para dar uma aparada, mas também para manter tudo sempre lisinho e no lugar.

Barba rala ou falhada

Ai você fez tudo ali e ainda sim descobriu que sua barba é rala ou está com falhas, não se desespere pequeno gafanhoto, ainda temos alguns truque na manga.

No caso de falhas na barba sugiro dar uma olhada sobre alopécia, essa doença que pode ser causada tanto por fungos quanto por stress.

Pode fazer uso de vitaminas para para, esses complexos vitamínicos suprem toda a necessidade de nutrientes que o bulbo capilar precisa para produzir um fio forte e saudável.

Vitamina para  Barba com Maximus Beard

Diferente da maioria dos produtos para barba, o maximus plus é um suplemento vitamínico que nutre os fios e folículos da barba de dentro para fora.

Promove o crescimento acelerado dos fios, fornece os nutrientes essenciais para o desenvolvimento dos fios já existentes e o nascimento de novos.

Além disso, nutre o bulbo do pelo deixando a barba mais forte, hidratada e livre da queda e quebra

Compre o seu agora

E ainda temos o estimulante de crescimento, dentre eles um bem conhecido, o Minoxidil. que vai aumentar a circulação de sangue em torno do folículo, proporcionando assim, mais nutrientes ao ao folículo.

Kirkland minoxidil para barba e cabelo

O Minoxidil estimula a circulação sanguínea e permite que mais oxigênio e nutrientes cheguem à raiz dos cabelos, atuando diretamente no desenvolvimento do couro cabeludo. Assim, revitaliza a raiz do cabelo, normaliza o ciclo do folículo e prolonga a fase de crescimento.

Compre agora o seu

Conclusão

Resultado de deixar a barba crescer com nosso guia

Se você não é o tipo de cara que quer investir em todos esses produtos ou passar por uma rotina elaborada, não se preocupe. Temos uma abordagem minimalista para você que também quer deixar a barba e o bigode crescerem.

Siga ao menos esses dois passos simples para deixar a barba crescer:

  • Lave a sua barba com um sabonete de rosto que você já tenha, neutro de preferência;
  • Aplique algumas gotas de óleo para barba, massageie e pronto!

Isso não deixará a sua barba incrivelmente bem tratada, mas, com certeza, fará bem a ela, além de melhorar a sua aparência. Ter uma rotina de cuidados simples com a barba é melhor que não ter nenhuma, não é? Então faça o que funciona melhor para você e deixe sua barba crescer.

Agora que você já está craque em todas as etapas de como deixar sua barba crescer bem cuidada, nos deixe um comentário e nos conte o que você achou. E se você tiver mais dúvidas sobre o tema, pode nos mandar também. Até a próxima!

Você pode se cadastrar em nossa newsletter para receber os conteúdos com exclusividade.


Comments

  1. Post
    Author
  2. Paulo

    Ótimo post!! Estou deixando a minha barba crescer, alguns pelos cresceram mais que outros, devo apara-los ou devo deixar a barba crescer mesmo assim?

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  3. Thiago landi

    Qual melhor produto pra barba período inicial? A minha tem os pelos rebeldes.. Preciso assentar.. Alguma dica?

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *