Guia de tendências de estilo masculino para 2017

Guia-de-tendências-de-estilo-masculino-para-2017
4.1/5 - (2222 votes)

Caro barbudo, nós não somos mais os mesmos! Acalme-se, porque isso não é uma DR ou um papo-cabeça sobre idade e sim uma constatação acerca do nosso comportamento. Nós estamos mais desapegados de estereótipos, preconceitos e outras imposições sociais que ainda insistem em ditar regra sobre a maneira como nós agimos — principalmente em comparação com nossos pais e avôs. Já se foi o tempo em que acompanhar as tendências de estilo de cabelo, barba e moda eram apenas objeto de desejo do mundo feminino.

Assuma com orgulho, barbudo: nós estamos mais vaidosos! Agora que temos as dicas e os produtos certos para usar, não queremos mais voltar alguns passos atrás e continuar agindo como aquele velho homem padrão e descuidado. Nem a gente quer, nem ELAS querem!

Por falar em seguir em frente, preparamos esse post especial para que você entre em 2017 com o pé direito, muito estilo, a barba bem-feita e a cabeça no lugar.

Confira o nosso Guia de Tendências de Estilo Masculino para 2017:

Nós, homens brasileiros contemporâneos

As tendências de estilo para um homem brasileiro moderno

Em 2015, a Revista VIP (Editora Abril) publicou um estudo com o objetivo de entender melhor a gente — dos nossos anseios ao nosso papel na sociedade. Se os nossos antepassados tiveram que conviver em uma sociedade rígida que lhes imputavam o papel de provedor da família, hoje temos a total liberdade de dividir uma conta de motel ou restaurante com nossas parceiras.

O peso social e o medo da rejeição que ao longo dos séculos o homem carregou em seus ombros, diminuiu. Agora, nós podemos curtir nossas famílias e não temos mais a obrigação de ser a única fonte de renda do lar. Até mesmo as funções antes consideradas “femininas” podem ser feitas por nós sem o menor problema. Se ela trabalha fora e chega cansada, não custa nada para a gente também fazer a nossa parte, não é verdade?

O tempo também foi benevolente com a nossa aparência. Estamos mais preocupados com os nossos cuidados pessoais e a forma como os outros nos enxergam. Vaidade? Sim, senhor! Antigamente, isso era uma justificativa para que os outros questionassem a nossa masculinidade. Hoje, aprendemos que os cuidados com o nosso corpo e a nossa aparência vão além de um mero detalhe. Eles influenciam em todos os tipos de relação, sejam essas pessoais ou profissionais.

A moda e as peças que vão entrar no seu guarda-roupas

tendências de estilo no verão

O ano começa com a estação mais quente do ano: o verão. A indústria da moda já preparou diversas opções para nós, barbudos: estampas, roupas, calçados e acessórios novos para combinar com o nosso estilo. As semanas internacionais de moda que aconteceram ao longo de 2016 apresentaram as tendências de estilo que vamos listar abaixo. Confira!

Tendências de estilo em camisas estampadas

A vitrine de qualquer loja de departamento já entrega a tendência para o próximo ano: camisas estampadas. Os motivos das estampas são os mais diversos. Tem folhas, frutos, árvores, planetas, flechas, florais e muitos outros que, em contraste com a cor de fundo da camisa, proporcionam um visual leve, ideal para a estação. Destaque para os fundos escuros e as estampas mais claras.

Bermudas curtas

tendências de estilo, bermuda curta

Lembra da época em que a moda era usar bermuda que passasse do joelho? Ela ficou, definitivamente, no passado. Em 2017, o uso de bermudas mais curtas dita a tendência de estilo masculino. Inspiradas em peças dos anos 1970 e 1980, as bermudas ficaram mais curtas, com comprimento acima do joelho. Os bolsos deixaram de ficar na parte inferior e estão localizados somente na parte de cima. As bermudas podem ser utilizadas com tênis como o Converse, alpargatas ou chinelos de couro.

Calças cropped

As calças cropped, que possuem barras mais curtas, proporcionam um visual mais alinhado e atual, transmitindo a sensação de conforto e leveza. É interessante utilizar uma peça escura, contrapondo com a camiseta em um tom mais claro.

Camisetas com barra abaulada

Elas são mais compridas do que estamos acostumados e possuem as barras arredondadas na frente e atrás. As camisetas com barra abaulada nos deixam com um ar mais descolado. Por serem compridas, elas precisam ser usadas com uma calça mais justa. Os barbudos mais magros ficam bem com elas e os que têm a perna mais torneada podem trocar a calça justa, que marca demais, por uma bermuda um pouco acima do joelho. Tênis sem meia, chapéus e correntes podem completar o visual.

Camisetas oversized

Aproveitando a presença das camisetas com barra abaulada, as camisetas oversized encontraram um espaço no guarda-roupas dos homens. Além de casarem bem com calças mais justas, elas ficam perfeitas para um visual bem largado (mas com muito estilo): calças e bermudas largas, com lavagens especiais e rasgos. Calçou um tênis detonado ou um chinelão? Está pronto para o ataque!

Regatas listradas

Cor sim, cor não! 2017 vai ser invadido por elas: as regatas listradas. Elas têm uma pegada meio marinheiro e combinam bem com dias de sol e praia. Com bolso ou sem bolso, as regatas listradas proporcionam um caimento confortável no corpo masculino.

Jaquetas bomber

Para quem quer aproveitar as noites menos calorentas ou os dias mais amenos do ano, a jaqueta bomber combina com tudo! Esse tipo de jaqueta foi inspirado nos casacos de pilotos de aeronaves de guerra. Elas são leves, confortáveis e têm uma pegada esportiva. O corte é mais curto, na altura da cintura. O barato dela é usar com a parte frontal sempre aberta. Nada de fechar, ok?

Jeans claro

tendências de estilo em jeans claro

Calças, bermudas e camisas jeans serão encontradas com mais facilidade naquela lavagem que deixa a peça de roupa bem clara. Como o jeans é uma peça coringa, você pode usá-lo em combinação com todas as peças dessa lista. Com essas tendências de estilo seu visual vai ficar alinhado com a temporada, descolado, democrático e ainda vai te deixar confortável.

Papetes

É, meu caro, ela voltou! A sandália no estilo papete já teve sua temporada em outros verões, mas agora voltou com mais tiras, tachos e couro para calçar. Caso você queira usá-las, opte por peças sem estampa e que te deixem com um visual desconexo, ou seja, sem muito sentido à primeira vista. Vale usar com calça e camiseta, bermuda e camisa de botão, ou jeans skinny, camiseta e chapéu. Você decide, barba!

Tênis ou sapatos sem cadarço

Os tênis ou sapatos sem cadarço chegaram como opção que alia praticidade e estilo. Eles podem ter tiras em elástico, velcro, fivelas ou serem simplesmente alpargatas. Esses tênis e sapatos fazem um estilo street inconfundível, te deixando pronto para ir da barbearia ao barzinho mais próximo.

Os acessórios que vão completar essas tendências

tendências de estilo em acessórios

Para fazer jus aos estilos e peças que vão se destacar em seu guarda-roupas, separamos uma lista com tendências de estilo em acessórios que você pode ter ou voltar a usar sem problemas, pois eles estarão em sintonia com as tendências. Confira!

Colares compridos

A corrente pode ser de metal ou couro, mas na ponta você tem que ter algo que chame a atenção. O pingente pode ser substituído por plaquetas de identificação militar, âncoras, chaves, balas, dentes de animais, formas geométricas ou luvas de boxe. Vale até mesmo um nó bem maneiro na ponta. Por serem compridos, esses colares precisam ficar para fora da gola e podem ser usados com camisas e camisetas sem estampa.

Pulseiras

tendências de estilo, pulseira

Elas estão na moda tem um tempo, e continuam presentes no guarda-roupa masculino. Será mais comum encontrar pulseiras com temas ligados ao mar, como âncoras e nós de marinheiro. Em 2017, as pulseiras com esses motivos e feitas em couro terão mais destaque. Você pode usá-las individualmente ou em combo.

Tudo o que tiver metal ou aço

Além da pegada náutica nos acessórios, a tendência aponta para o minimalismo em metal ou aço. Nesse caso, vale o que você tiver: relógios, anéis, pulseiras, colares e até óculos de sol ou de grau. A cor prata e os detalhes discretos dão o tom dessa tendência em acessórios.

As tendências de estilo masculino para 2017

Até chegar aqui, você viu uma série de peças coringa e dicas de combinação. Nenhuma dúvida, certo? Agora nós vamos falar de tendências de estilo, ou seja, vamos te dar uma ideia mais ampla de como você pode se vestir usando peças que já tem e outras que pode comprar. Veja como:

Estilo pescador

Guarde o machado, lenhador. A onda agora é o estilo pescador — calma, você não precisa tirar sua barba! Quando o assunto é roupa, o visual lenhador vem sendo deixado de lado aos poucos e você pode incorporar peças que remetam ao mar, usando calças e bermudas com barra dobrada e acessórios que lembrem um marujo, como uma pulseira ou uma camiseta com uma âncora. Branco, azul marinho e vermelho são bem-vindos. Vamos pescar algumas sereias? Eu sei, essa foi péssima!

Estilo militar e a estampa camuflada

Para quem não curtiu a invasão de marujos em 2017, temos outra opção de tendência de estilo: a estampa camuflada. Calças, bermudas, camisas, camisetas, tênis e até coletes entraram nessa missão e vão invadir o guarda-roupas masculino. Apenas tenha cuidado com o exagero, ok? Você não precisa se camuflar da cabeça aos pés. A estampa camuflada deve ser utilizada em apenas uma das peças. As demais você escolhe de acordo com o seu critério e gosto pessoal.

Tons pastel, principalmente rosa

A cor de rosa é nossa! Os tons pastel, principalmente o rosa claro, estão bem cotados para o próximo ano. A indústria do vestuário preparou uma coleção bem diversificada de cores para que você possa escolher, ou seja, não teremos apenas um tom. As peças com tons pastel serão, principalmente, as camisas e camisetas.

Costume com snearker branco

Foi convidado para um casamento durante o dia ou um evento que pede uma roupa mais social, porém sem ser a rigor? Aposte na substituição do terno pelo costume, ou seja, apenas paletó e calça. Perfeito para os dias quentes, não é verdade? O costume ganha força quando combinado com um sneaker branco, leve e sem meias. A calça mais indicada para esse visual é a cropped e você pode dar um toque final com um lenço no bolso do paletó, óculos ou chapéu.

O que vai fazer sua cabeça

tendências de estilo no cabelo

O guarda-roupas está pronto? Então agora nós vamos dar um tapa nesse cabelo para entrar 2017 em sintonia com as tendências. Entra ano, sai ano e os novos cortes masculinos surgem para nos proporcionar uma renovação no visual. Enquanto alguns saem de moda, outros chegam para nos dar novas opções de escolha. Saiba quais são os cortes masculinos que serão tendência no próximo ano:

Razor Part

O Razor Part não é exatamente um corte novo, mas ainda se faz presente em 2017. Ele tem influência militar, apresentando nas laterais marcações raspadas com riscos feitos em navalha. O topo tem mais volume e a finalização pode ser feita com gel ou pomada. Para manter o efeito do corte, será necessário visitar o seu parceiro na barbearia com um pouco mais de frequência.

Faux Hawk

Lembra o corte moicano, mas ele tem mais volume. Feito com base em um degradé, sem a marcação mais evidente do moicano, o Faux Hawk é construído das laterais ao topo, bem no centro da cabeça, para onde o corte direciona o cabelo.

Quiff

Estilo clássico que lembra as décadas de 1950 e 1960, o Quiff é um corte que valoriza o topete e reduz, em degradé, a parte de trás e as laterais. A parte frontal do cabelo é jogada para trás, criando um topete sem tanto volume.

Volume no topo

Alô, cachos! Cabelos cacheados e ondulados, em 2017, ganham um corte novo com valorização do volume no topo e laterais mais baixas, sem marcação evidente. O corte lembra o undercut, porém a parte de cima é mais desconexa e menos certinha.

Pompadour

tendências de estilo no corte de cabelo

O volume no topo está, literalmente, em alta! O corte Pompadour valoriza o topete masculino, deixando fios longos que, assim como as laterais, são penteados para trás. Trata-se de um corte moderno e que já vem sendo praticado em 2016, continuando a tendência para o próximo ano.

Nudred

Os cabelos crespos ganham, como opção de corte, o Nudred. As laterais são bem curtas ou raspadas, indo em direção ao topo em dégradé. O topo fica com mais volume e você pode finalizar com uma esponja twist, para dar formar os cachos.

Franja longa

Mais um corte com base no Undercut, o Franja Longa mantém as laterais baixas, porém sem raspá-las. A parte frontal, que forma o topete, é cortada de forma desconexa e mantém o comprimento bem maior que todo o restante do corte. A franja pode ser jogada para as laterais com a ajuda de um secador com difusor.

Fios longos

Que tal cortar só um pouco? Os fios longos já são vistos nas cabeças dos astros de cinema como Chris Hemsworth, ator que dá vida ao Thor. Esse tipo de corte é mais elaborado do que você imagina, pois não basta deixar que os fios cresçam. Você deve manter as pontas aparadas para que o corte fique evidente e o cabelo permaneça bonito.

Side Parting

tendências de estilo em corte de cabelo tipo Side Parting

Corte tradicional e bem antigo, o Side Parting nada mais é do que o corte que permite o uso do cabelo em direção à lateral. Apesar de ser um corte comportado, ele pode ser modelado e dar um toque de estilo ao seu visual.

Line Up

Mais uma opção para os barbudos de cabelo crespo! O corte Line Up é feito à máquina, deixando o cabelo bem baixinho e desenhando linhas definidas nos contornos. Estas podem ser feitas com o auxílio de uma navalha. Quem tem o cabelo liso pode aderir ao Line Up nas laterais e parte de trás, deixando o topo com mais volume.

Platinados e coloridos

A cor agora faz parte das suas opções para mudar o visual do cabelo. Esqueça o tom acaju do Silvio Santos e vá para as cores com mais contraste como platinado, loiro, azul, rosa ou verde. Procure um profissional que entenda muito de coloração, pois o processo é agressivo e pode detonar o seu cabelo caso não seja feito da maneira correta.

Chegou a hora de falarmos sobre barba

Barbudo, você já tem a faca e o queijo na mão, ou melhor, um guia completo para se vestir bem e estar em sintonia com as tendências de 2017. Já sabe quais são os estilos que vão se destacar no ano que vem, as roupas certas, os acessórios mais maneiros e até como deixar o seu cabelo nas paradas de sucesso. Não faltou nada, certo?

Claro que faltou! Agora chegou a hora de falarmos sobre essa barba que você cultiva com tanta dedicação e apreço. Você sabia que no próximo ano ela também pode seguir algumas tendências? Vamos detalhar cada uma delas.

Lenhador ou Lumberjack

E a história do pescador? O pescador fica apenas no visual das roupas, porque a barba, meu irmão, será do bom e velho lenhador. Mais volumosa na parte inferior e com um estilo mais arredondada, a barba lumberjack continua em dia com as tendências da moda. Esse tipo de barba é um sonho entre muitos homens que não têm barba, portanto aproveite o volume que você tem e deixe que a sua cresça.

Trimmed Beard

A Trimmed Beard vale tanto para quem tem barba mais cheia quanto para as mais curtas. O estilo desse tipo de barba tem como objetivo manter as laterais bem retas e marcadas, alongando e afinando o seu rosto.

Mutton Chops

tendências de estilo em barbas tipo mutton chops

Wolverine, é você? A barba Mutton Chops é bem parecida com a do personagem de X-Men. Os fios das costeletas e das bochechas ficam no mesmo comprimento, eliminando a barba presente na ponta do queixo até as linhas dos lábios. É um tipo de barba mais elaborada, mas cheia de estilo.

Cavanhaque estendido

O cavanhaque você já conhece, porém nessa versão ele ganha um volume longo na região abaixo do queixo, mantendo o restante da barba mais rala ou aparada.

Cerrada

Há quem goste de ter barba, porém não curte o volume. O estilo barba por fazer, ou cerrada, é prático de ser mantido. Basta ter um aparador para realizar um corte semanal, finalizando com o desenho da linha das bochechas e pescoço.

The Faded Beard

tendência de estilo para barba tipo The Faded Beard

Mais uma vez vamos falar de degradé, só que agora na barba. O The Faded Beard fica bem interessante quanto o corte de cabelo segue a mesma tendência. No caso da barba, o degradé vem da costeleta até se perder no volume inferior.

Van Dyke

Prepare a cera modeladora, porque em Van Dyke você vai precisar! Esse tipo de barba ousa com um bigode pontudo que pode ser modelado para cima, mantendo as laterais limpas e fios mais longos no queixo.

Balbo Beard

Por fim, chegamos ao estilo Balbo Beard. Ele remete aos heróis de guerra e desconecta o bigode da barba. Ambos ficam com volume, porém o destaque vai para a parte inferior dos lábios, que geralmente costuma ficar mais rala. Agora ela está mais volumosa e centralizada.

Algumas tendências para barba em 2017 não são tão novas assim, mas continuam em destaque quando o assunto envolve pelos no rosto. Continue acompanhando nossos posts para estar sempre por dentro das novidades relacionadas à barba, estilo e ao universo masculino de modo geral.

Independentemente da tendência ou do estilo, quem é barbudo precisa se cuidar e ter em casa os produtos ideais para tratar bem dos fios e da pele. Você sabia que existem shampoos e sabonetes próprios para o cuidado da barba? Tem também produtos específicos para hidratar e garantir fios saudáveis, vigorosos e agradáveis ao toque. Caso queira deixar sua barba crescer ainda mais, você precisa conhecer os produtos que deixam ela mais volumosa e/ou com os fios organizados. Quer saber mais?

A Beard preparou um material completo para que você continue cultivando seus fios, porém com os produtos certos! Depois de ler esse Guia de Tendências de Estilo Masculino, conheça todos os produtos perfeitos para que você cuide melhor ainda de sua barba. Abra aquela cerveja especial e tenha uma boa leitura!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *