Do Rock ao Folk: como ser um homem estiloso o tempo todo?

4.3/5 - (1099 votes)

Vivemos no século XXI e, felizmente, hoje as pessoas têm uma visão mais ampla sobre o comportamento, estilo e vestuário masculinos. Atualmente, os homens estão encontrando seu lugar no espaço e sabem da importância que há em estarem bonitos e bem cuidados. A compreensão é geral sobre a ideia de que um homem estiloso não somente atrai mais as mulheres, como também cria mais credibilidade na sociedade, o que dá a ele muito mais confiança e autoestima elevada.

Pensando nisso, para ajudá-lo a compreender melhor seu próprio estilo e as diversas formas de se vestir e de se cuidar, preparamos este guia completo para conduzi-lo nessa trajetória.

Continue acompanhando com a gente cada passo e descubra como se destacar em seu meio profissional e social, através de um estilo ideal para seu corpo e personalidade! Confira!

1. Como encontrar o seu estilo de vestir

estilos

Antes de tudo, você deve se lembrar de que você é um homem e ser extravagante não é necessário. Você não precisa de uma série de itens para chamar atenção. Você pode e deve manter sempre tudo simples. Leonardo da Vinci disse certa vez: “A simplicidade é a sofisticação final”. Tenha isso em mente quando você estiver pensando em suas roupas e estilo.

Muitos homens passam a vida lutando com a tarefa de criar um estilo próprio, como se isso fosse uma tarefa árdua. Não encaram isso como uma forma não-verbal de comunicar e influenciar as pessoas ao seu redor. Os homens certamente se preocupariam mais com sua aparência se entendessem o poder de estímulos visuais na relação humana.

Quatro componentes devem ser analisados ao se criar um estilo de vestir:

  • As características físicas do homem;
  • O clima e o ambiente profissional;
  • Os seus recursos financeiros e de tempo;
  • O seu estilo pessoal.

Quando um homem compreende esses pontos e integra cada um deles em seu guarda-roupa, ele se sentirá bem, porque estará confortável e se expressando com seu estilo único. Vamos entender cada um dos pontos:

Características físicas do homem

Para esse ponto, deve-se levar em consideração a altura, o peso e a aparência da pessoa na escolha do estilo ideal. Por exemplo, homens com cabelos, pele e olhos claros devem ser cuidadosos com roupas que têm cores contrastantes, pois elas podem sobrecarregar a aparência. Homens de cabelos escuros e pele clara, ou cabelos claros e pele escura precisam de contraste em suas roupas para equilibrar a dureza das características naturais.

O clima e o ambiente profissional

barba no escritorio com estilo

Climas diferentes, roupas diferentes — não adianta você ter um dos melhores cortes do mundo, como um terno de lã grossa, estando no nordeste do país. O clima desempenha um papel muito importante na escolha das roupas, bem como as atividades profissionais e de lazer de um homem.

No aspecto profissional, um homem de negócios em um escritório formal pode precisar de cinco ou dez ternos, se a expectativa for que ele use um a cada dia. Já homens em ambientes menos formais, mas que querem estar bem vestidos, podem ter alguns coletes, casacos ou cardigãs que lhe deem um look mais sofisticado.

Os seus recursos financeiros e de tempo

Sobre o assunto de realidades imutáveis, um homem sempre tem que manter os recursos disponíveis em mente. Manter o guarda-roupa em boa forma ajuda cada peça a durar mais tempo e permite que o homem garanta suas roupas sempre novas. Os sapatos devem ser mantidos sempre limpos e bem acondicionados. As roupas, livres de sujeiras quando forem guardadas, para não mancharem e, assim, será garantida a vida útil de todas elas.

O seu estilo pessoal

Estilo começa com aquilo que nasceu com você. Tentar combater isso pode lhe causar uma série de frustrações. Se você se acha horrível em um jeans mais apertado ou modelos mais coloridos, usá-los não vai torná-lo um homem elegante, não importa quão em alta esses itens estejam na moda. Você tem que usar o que é certo para o seu tipo de corpo, aparência e gosto pessoal.

Se você ainda não se achou nos seus estilos, temos aqui alguns dos principais que ocupam o gosto da maioria dos homens. Continue acompanhando e descubra-se em algum deles!

2. O estilo Rockeiro

estilo rocker

O estilo rockeiro, também conhecido como Rocker, foi uma das principais tendências na moda masculina em 2015, assim como o estilo Punk. Essa é uma atitude que envolve muita atitude e personalidade!

Por ser um estilo muito popular entre os homens, em geral, todo ano há novidades para ele, sejam detalhes, novas modelagens, diferentes tons ou mesmo uma nova cara para peças que há muito tempo não faziam sucesso. Sempre há algo no mercado que seja descolado e jovem, com essa pegada mais moderna, de forma a atrair o público-alvo.

Montar essa produção não é difícil, bastando apenas coerência na hora de selecionar as peças e produzir algo interessante, sem exageros.

Quem opta por esse estilo encontra diversos adereços em couro e sobreposições. São várias as opções de peças como moletons, casacos com capuz, suéteres e calças jeans que possam ter mais de personalidade aliadas a alguns puídos e lavagem mais agressiva. O modelo das calças nesse estilo costuma ser mais apertado (skinny). Há também modelos mais tradicionais com lavagens mais destonadas. Opte por camisetas básicas lisas ou estampadas, que são muito usadas na composição do look. Detalhes com tachas e tecidos encerados podem dar um acabamento mais elaborado à produção.

Pulseiras, colares, cintos e óculos escuros também fazem parte da composição e são essenciais para dar um up no visual. Quanto aos calçados, coturnos, botas militares e sapatos com tachas, são ótimas pedidas para aqueles que preferem um estilo bem rock n’roll.

3. O estilo Lenhador

lumberjack

No início dos anos 2000, uma categoria que se popularizou no mundo foi a dos metrossexuais, homens muito vaidosos, que depilavam o corpo, faziam limpeza de pele e possuíam uma série de cremes para todas as áreas. Hoje se fala de uma categoria diferente, quase na contramão do metrossexual: o lumbersexual. A palavra surgiu a partir de lumberjack, que é a palavra em inglês para lenhador, descrevendo um tipo de homem rústico, no look e também no estilo de vida. Importante salientar que ser rústico não significa ser desleixado com a aparência, uma vez que esses homens têm grande cuidado com suas barbas, roupas e higiene pessoal.

Nesse estilo, os looks são autênticos e com um ar retrô. Calças jeans com aparência de surradas e com alguns puídos e suspensórios. No caso das camisas xadrezes de flanela, combinadas a algumas sobreposições, lembram o movimento grunge. Quanto aos calçados, sapatos pesados, botinas e tênis, tudo bem rústico. As cores passeiam entre preto, marrom, azul e grafite, com toques de vermelho, caramelo e mostarda.

No estilo lenhador, ou lumbersexual, uma barba bem cuidada é fundamental. Muitas vezes, os modelos escolhidos são os mais cheios. Para os que não têm um grande volume de pelos no rosto, um cavanhaque bem-feito e cuidado também acompanha muito bem o estilo. O cabelo pode ser arrumado, com um moicano, ou despretensioso, embora muitos optem pelo uso de chapéus, gorros ou bonés.

4. O estilo Folk

estilo folk sapatos

Sensação entre os apreciadores, o estilo Folk ganhou a preferência quando o assunto era sobre look para viagens ou deixar o visual diário mais leve, vintage e cool.

A ideia não é apenas saber combinar as peças corretas, é adotar esse estilo de vestuário, de modo a torná-lo leve e natural pra você.

Acessórios são mais que bem-vindos nesse estilo. Cordões de miçangas, pulseiras, anéis, couro e metal são elementos que não podem faltar. E para um visual ainda mais característico, aposte no uso de chapéus, sejam eles de aba reta ou estilo country, assim como coturnos ou botas de couro. Se a ocasião permitir, sapatos oxford ou sandálias também são boas opções.

Quanto às cores, o estilo Folk contempla uma enorme variedade, especialmente em tons terrosos, dos mais claros aos mais escuros. Tons escuros de vermelho e tons mais fortes da cor amarela também fazem parte da paleta, além, é claro, dos tons azuis, que são naturais das peças jeans de seu vestuário.

Algumas peças fundamentais para esse estilo são:

Cardigãs: lisos ou estampados, vemos muitos desses modelos, incluindo aqueles com estampas étnicas, que ajudam a quebrar o gelo das composições e dão um show no quesito estilo.

Sapatos: encontramos tênis despojados, coturnos, botas montanhistas e sapatos oxford. Todos possuem uma pegada mais rústica e bem cultural.

Acessórios: o uso de acessórios é algo muito importante, especialmente por fazer uma diferença a mais quanto aos outros estilos. Acessórios ficam sempre evidentes e devem ser misturados, dando um complemento adequado às roupas. Coletes, gravatas borboletas, pulseiras, chapéus, suspensórioscolares costumam complementar o visual.

5. O estilo Punk

estilo punk

Um editorial lançado em 2012 mostrou as tendências do inverno masculino e apontou influências do estilo punk. Desde lá, o movimento que conquistou os jovens de todos os lugares nos anos 70 e 80 vem tomando fôlego e voltando às ruas, agora de forma reestilizada.

Pode ser que o movimento, muito popular na época de sua criação e iniciado com manifestações políticas, culturais e revolucionárias, indo contra o tradicionalismo, não seja tão popular na atualidade. Mas o estilo gerado naquela época está presente nas roupas de inverno de muitas pessoas.

Algumas das características principais desse estilo são o uso de acessórios e coturnos, que trazem uma forma de se vestir mais ousada, e estampas xadrezes nas camisas, que estão bem presentes por todos os cantos.

O jeans rasgado também voltou, sendo muito usado por ambos os sexos, mas, se preferir outra opção, é possível seguir o leather denim, também conhecido como couro fake, que está em alta no estilo punk masculino.

Já as jaquetas ganharam um visual moderno, com materiais que se adaptam melhor ao caimento do corpo. O formato ficou conhecido como jacket blazer.

6. Como combinar acessórios masculinos

folk rock

Homens modernos já sabem que acessórios podem fazer uma  grande diferença em seu visual. Por isso, a cada dia eles têm incorporado às suas produções itens mais estilosos. Apesar de pulseiras, relógios e colares não serem novidades no universo masculino, ainda há algumas dúvidas de como mesclar esses itens durante a produção.

Pulseiras

Pulseiras são ótimas opções para quem quer um acessório a mais na produção. Para quem prefere um look neutro ou não está acostumado com o acessório, o melhor é apostar em couro preto, cinza ou marrom, que são cores discretas, elegantes e fáceis de se harmonizar. Para os mais ousados, peças em couro mescladas com miçangas ou tramas de fios são uma boa opção.

Colares

Colares quebram a monotonia do visual. Apenas cuide para que eles não interfiram muito na produção, tornando o look carregado ou muito informal. O ideal é optar por pequenos pingentes. Em ocasiões que seja permitido, é possível combinar alguns modelos ou misturar materiais como metal e o couro.

Anéis

Anéis combinam muito bem com jeans e camisetas, mas também cabem perfeitamente para quem usa terno e gravata. Esse acessório garante muito charme ao look, mas, assim como as pulseiras e os colares, não devem ser muito chamativos. Modelos em prata são ótimos para quem quer iniciar o uso até se acostumar. Gradativamente, vá adicionando pedrarias.

Relógios

Relógios e cintos são companheiros do look masculino desde sempre e, por isso, a maioria já está acostumada ao seu uso. A maior atenção nesses dois itens está em seguir a tendência da roupa como um todo. Para looks mais despojados e informais, dê preferência aos acessórios também informais, como relógios com pulseiras de tecido ou estilo bracelete e cinto de tecido. Já para um visual mais formal e profissional, ambos devem ser em couro, para marcar a presença necessária.

7. Cuidados com a barba para compor o look

estilo rock folk

A barba é o mais novo acessório do momento e, com um bem tão precioso como esse, você precisa manter um cuidado e manutenção dele. Mais do que roupas, colares, pulseiras, relógios e outros, a barba tem ganhado cada dia mais o gosto dos homens. Seja o estilo rockeiro, lumbersexual, folk ou punk, a barba está em todos eles, sempre dando um toque a mais de masculinidade e charme a quem usa.

Para que a barba seja um elemento interessante em seu rosto e não lhe traga nenhum desconforto, é necessário que sejam tomados alguns cuidados, tanto no tratamento ao longo do tempo, quanto na escolha do modelo a ser adotado. A seguir, vamos lhes mostrar alguns desses pontos:

Escolha o desenho correto de barba

deixar a barba crescer

Mesmo que você não queira manter uma barba muito desenhada, é importante, ao menos, definir onde começa e termina a sua. De forma alguma deixe os pelos da bochecha juntarem-se à nuca e às sobrancelhas. Isso não é nada adequado ou higiênico. Para lhe ajudar nesta escolha veja aqui 14 TIPOS DE BARBA PARA COMBINAR COM SEU ROSTO .

Mantenha a barba sempre limpa

Para evitar coceiras e irritações, além de sujeiras e maus odores, lave sua barba com um shampoo específico para barba. Isso o ajudará muito. Lavar a barba com shampoo para cabelo poderá prejudicar o couro cabeludo do seu rosto e piorar a irritação, deixando o pelo da barba seco, sem vida, resultando em uma barba semelhante a uma lã de aço. Após a lavagem, utilize também um Balm para barba, que deixará os fios mais macios, de forma que agredirão menos sua pele.

Mantenha a barba aparada

O último passo para manter sua barba nas melhores condições é aparar frequentemente os pelos. Nem todos os fios crescem na mesma velocidade e no mesmo sentido. Dessa forma, é de extrema importância sempre aparar a barba a partir das orelhas para baixo, na direção do seu pescoço, a fim de manter um bom nível e comprimento dos fios por toda região.

Com esses passos simples de como cuidar da barba, tenha certeza de que você ganhará o status de homem sério, charmoso e de respeito.

8. Escolhendo peças curinga em seu guarda-roupa

estilo rock folk

Temos falado até agora de estilos diferentes, com peças, cortes e cores variados. Apesar disso, alguns desses itens acabam se repetindo entre um look e outro, e podem ser usados, inclusive, para fazer algum estilo próprio. Podemos chamar essas peças para guarda-roupa de “peças curinga”, as quais você poderá aproveitar de diversas formas e em diversas ocasiões. Vamos mostrar algumas agora pra vocês:

Camisa xadrez

camisa xadrez

É um clássico na moda masculina e, como vimos, está presente em diversas coleções, tanto nas de verão como nas de inverno. Ela ficará bem destacada em qualquer lugar que você vá. É uma peça muito moderna e despojada para qualquer look e poderá ser perfeitamente usada de dia ou à noite.

Calças jeans combinam muito bem com camisa xadrez e, caso queira usá-la em dias quentes, ela também tem um caimento muito bom com bermudas. Um dos pontos da moda hoje em dia é a volta dessa peça amarrada na cintura, com o uso de uma camiseta, o que deixa a produção ótima. Saiba mais como usar camisas xadrez em nosso post Camisa xadrez masculina: do básico ao despojado .

Camisa clássica

É a mais comum entre os estilos e concede um ar de roupa social, apesar de poder ser usada em diversas ocasiões. Combina perfeitamente com bermudas de alfaiataria, sapato casual, calça jeans e até mesmo calças coloridas (dependendo da combinação).

Camisa jeans

Essa peça é a queridinha da vez e tem ganhado cada dia mais espaço. Qualquer look fica mais despojado e estiloso com ela, principalmente modelos com lavagem mais clara, que permitem uma gama maior de combinações e para climas mais quentes como o do Brasil, pois ela esquenta menos.

Para o uso diário, ela acompanha muito bem as mesmas combinações da camisa clássica, mas com a vantagem maior nos calçados. Com esse tipo de camisa, é possível usar sapatênis, dockside e mocassins. Em ocasiões menos informais, vale o uso com uma camiseta branca por baixo e um blazer por cima.

9. Como reaproveitar roupas para manter o estilo

 

Reaproveitar roupas pode soar um pouco estranho de início, mas é algo muito interessante de se fazer para tornar algumas peças de seu guarda-roupa em algo mais moderno.

Abaixo, listamos alguns exemplos do que se pode fazer:

Calça jeans em bermuda

Esse é um costume de muito tempo e que dá muito certo. Algumas calças, às vezes, costumam ficar mais estragadas na barra e, para não perder a peça de roupa, pode-se cortar a barra a uma certa altura, transformando as calças em bermudas. O acabamento rústico e desfiado da peça tem um resultado bem interessante e moderno.

Camisas em coletes

Não são exatamente todas as camisas que podem ser customizadas dessa forma. Dê preferência às camisas mais estampadas, com cortes mais informais. Ao retirar as mangas, deixando-as livres, pode-se obter um bom resultado com sobreposição de peças, como com uma camiseta branca por baixo.

Customização de camisetas

Camisetas são as melhores peças para se customizar, pois têm os melhores resultados. Encontramos muitos desses tipos hoje em dia. São formas de deixar as peças com um estilo jovem e super fashion. As formas são:

  • Decote mais amplo arredondado;
  • Customização com cavas profundas;
  • Cava profunda + decote;
  • Sem mangas + decote;
  • Customização com decote em V;
  • Mangas mais curtas + decote profundo.

Com essas simples transformações, é possível criar diversas opções e estilos para suas roupas e sem gastar nada a mais por isso.

Concluindo

Embora possamos dar inúmeras dicas aqui a respeito de estilo e vestimentas, a única maneira de fazer você aprender a pegar gosto pelas roupas é se você testar cada um desses novos looks. É necessário fazer um esforço para descobrir algo completamente fora da zona de conforto quando se entra em uma loja — muitas vezes, você gostará de algo que nunca imaginou antes. Se você cometer deslizes, a vida continua.

Muitos homens têm medo de se expressar através de seu estilo. Não seja um deles. A chave para se vestir bem e manter boa aparência é, sobretudo, o prazer que você terá no processo de descobertas e, a menos que você saboreie cada momento, a escolha pelo estilo ideal se tornará desagradável.

Disposto a conhecer novos estilos para inovar seu visual? Que tal começar acompanhando nosso outro post, que fala sobre a nova tendência das meias coloridas as famosas Happy Socks?

Você pode se cadastrar em nossa newsletter para receber os conteúdos com exclusividade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *