Checklist: 7 itens essenciais de cuidados masculinos

4.2/5 - (2667 votes)

Uma forma muito simples de realizar os cuidados masculinos com eficiência é saber quais são os itens essenciais para eles. Para um cara mais bronco, que não liga muito para essas coisas, um desodorante, um shampoo qualquer e um sabonete são suficientes para estar com tudo em cima. Mas, se você tiver cuidados de verdade, é bom atentar para alguns itens importantes.

7 Itens Essenciais de Cuidados Masculinos

Basicamente, os artigos mais necessários para os cuidados com o cabelo masculino são para pele, axilas, rosto, cabelo e, claro, a barba. Para cada uma dessas categorias, existem seus representantes principais, que todo homem pode ter à disposição sempre que precisar.

Vamos listá-los todos para você não se perder.

1. Protetor solar — para a pele

Protetor solar é um dos itens Essenciais de Cuidados Masculinos 

É o mesmo que filtro solar. Aplicar pequena quantidade de um bom protetor solar vai garantir que a sua pele absorva os raios solares e os converta em energia benéfica para ela, além de prevenir doenças relacionadas à exposição solar.

Você não precisa se preocupar com o fato de ter de passar um creme muito oleoso todos os dias. Existem opções de protetor sem óleo, sem álcool e em spray. Assim você não precisa deixar os cuidados masculinos quando for à praia ou ficar longas horas exposto ao sol.

2. Desodorante e perfume — para axilas e pescoço

desodorante é um dos itens Essenciais de Cuidados Masculinos 

Esses dispensam apresentações, principalmente se você mora em região muito quente. Enquanto o desodorante, mais do que oferecer um bom aroma, é usado para proteger as axilas do mau cheiro e da sudorese exagerada, o perfume é o segredo por trás de uma sedução sutil.

Existem vários tipos de desodorantes e perfumes. Embora eles possuam diversas gradações adequadas para diversas categorias de usuários, os desodorantes especificamente possuem aplicações diferentes, como aqueles que não mancham a camisa, por exemplo.

Para os perfumes, procure em lojas especializadas, para testar com o próprio nariz antes de comprar pela internet.

3. Loção corporal para homens — para o corpo

loção corporal é um dos muitos itens Essenciais de Cuidados Masculinos 

Uma loção corporal ajuda a manter o corpo mais jovem por muito mais tempo. Ela é o principal responsável, junto com uma boa alimentação, por manter a pele livre de rugas e sujeira, que podem deixar o seu visual bem prejudicado ao longo do tempo.

Diferentemente dos filtros solares, que protegem a pele ao longo do dia, as loções devem ser aplicadas após o banho, de preferência antes de dormir. Dessa forma, a absorção será muito melhor. Existem cremes e loções específicas para mãos, pés e rosto, caso prefira.

4. Shampoo — para barba

shampoo para barbas é quase inseparável na lista de itens Essenciais de Cuidados Masculinos 

O shampoo para barba é obrigatório para todos que desejam a barba em seu melhor estado. Ele oferece os nutrientes e recursos que os pelos faciais precisam para ficar saudáveis ao longo do crescimento.

Ao contrário do que se pode pensar, você não precisa aplicar o shampoo apenas quando os pelos faciais crescerem por completo. Muito de uma barba macia e saudável se dá justamente pelos cuidados durante a fase de crescimento dela.

5. Shampoo e condicionador — para cabelos

shampoo para cabelos é muito visado nos itens Essenciais de Cuidados Masculinos 

É a dupla dinâmica na proteção dos cabelos contra os efeitos externos, bem como uma das partes mais básicas dos cuidados com o cabelo masculino. Enquanto os shampoos oferecem os nutrientes necessários para os vários tipos de cabelo, o condicionador oferece proteção extra para os fios.

Aqui, sempre considere o seu tipo de cabelo ao comprar o shampoo. Cabelos mais oleosos, por exemplo, não dependem de um condicionador, enquanto os fios mais secos precisam bastante dele. Descubra qual é o seu tipo de penteado e use sempre.

6. Creme esfoliante — para o rosto

creme esfoliante para o rosto é importante na lista de itens Essenciais de Cuidados Masculinos 

O creme esfoliante é um artigo de cuidados masculinos muito importante para os barbudos que sofrem com espinhas ou com pele muito oleosa em geral. Os cremes esfoliantes ajudam a diminuir espinhas e cravos sem machucar a pele, protegendo-a dos efeitos da oleosidade provocada pelo calor ou por efeitos relacionados.

Para quem não curte cremes esfoliantes, existem outras opções como sabonetes específicos ou, ainda, esfoliantes naturais. Aquelas esponjas orgânicas, se forem usadas com cuidado, podem ser uma boa solução para o seu rosto.

7. Espuma de barbear

Espuma de barbear faz parte dos cuidados masculinos que todo homem deve ter para se cuidar

Às vezes, pode ser necessário limpar a barba, o que é uma dor no peito para muitos barbudos que veem um de seus irmãos de pelos faciais desaparecer. Mas, mesmo nesses momentos, é bom ter muito cuidado com o rosto. Ele não é o culpado de uma decisão tão triste quanto tirar a barba.

Uma boa espuma de barbear e uma gilete ou navalha de qualidade são importantes para que o corte saia limpo e não machuque a pele. E não se esqueça de lavar bem o rosto antes de barbear-se com água quente e enxaguá-lo bastante após barbear-se com água fria. Isso vai facilitar a limpeza.

8. Extra: multivitamínico

multivitaminicos para cuidados masculinos

Esse não é exatamente um artigo cosmético, mas pode ajudá-lo a longo prazo para conseguir o visual bonito e bem natural que você persegue. Um multivitamínico deve ser indicado por dermatologistas ou nutricionistas.

Ele combina uma série de vitaminas importantes para o corpo, potencializando efeitos tanto da pele como da barba, da corrente sanguínea, dos músculos, entre outros. Pode ser boa porta de entrada para ter um cuidado mais amplo com o corpo, tanto do ponto vista estético como de forma geral.

Cuide bem do seu corpo!

Os cuidados com o cabelo masculino, mais do que incluir toda uma série de produtos e maneiras de utilizar os seus produtos no tempo certo e da forma adequada, são uma maneira mais direta de manter o corpo bonito e saudável por maior período de tempo.

Repare que tudo é bem simples de usar, em vários momentos do dia. E a lista apresentada aqui pode ir muito além se você quiser, com produtos que podem complementar ou variar um pouquinho o que já usa para manter o seu visual sempre em dia.

Gostou das dicas de cuidados masculinos, jovem? Então, que tal começar os seus cuidados masculinos com um bom sabonete? Dê uma olhada nas opções disponíveis na Beard, que tem vários sabonetes específicos para você. E por que não dar uma boa olhada no restante da loja também? Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Post
    Author
  2. Vanice Henriques

    Estou a adorar e aprender dicas sobre o universo masculino em termos de cuidados com o corpo. Sera que pode fornecer o seu email para colher mais informações sobre este universo? Estou a tentar montar algo virado para os homens e precisa de mais dicas.

    Obrigada

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *