Jason Momoa – A história de um barbudo de sucesso!

Nossa série de Barbudos Inspiradores continua! E dessa vez com um artigo um pouquinho mais extenso, pois o barbudo da vez é uma figura a ser respeitada por vários motivos além da barba. A inspiração da vez vai para o ator americano Jason Momoa, que surgiu de forma inesperada, e só tem crescido cada vez mais nos últimos anos.

Se você acha que o cara é só uma montanha que fez sucesso no papel de Khal Drogo em Game of Thrones, depois dessa história você vai ver que não é bem assim. Da mesma forma que Philippe Dumas e Lasse Martberg, sua carreira começou de uma forma bem inesperada. Mas vamos começar de uma vez para que entenda melhor.

Jason Momoa, o Homem de Vários Sangues

Jason Momoa e suas raízes de vários povos

Jason Namahaeka Momoa nasceu em Honolulu, no Havaí, em 1979. Embora tenha nascido na ilha, ele foi criado por mais tempo pela mãe no norte de Iowa, nos Estados Unidos. E um detalhe curioso aqui: além do sangue havaiano vindo do pai, sua mãe tinha descendência alemã e irlandesa, o que fez dele um cara muito mais aberto a outras culturas.

Ainda assim, o sangue havaiano falou mais alto. Enquanto crescia em Iowa, se aventurou por uma grande diversidade de esportes e atividades físicas, e focando os estudos em Biologia Marinha quando ingressou na faculdade. Nesse período acadêmico, ele voltou para o Havaí, onde explorou mais suas raízes, e caiu de vez nos esportes. Até hoje é possível encontrá-lo em suas atividades de surf, corrida e skate.

Foi nesse período em que esteve no Havaí que sua carreira como modelo começou, e que mais tarde renderia oportunidades muito além da biologia marinha como tinha planejado.

O Trabalho como Modelo e o Começo da Carreira de Ator

Jason Momoa no começo da carreira, em Baywatch hawaii

Foi em 1998 que a carreira de Jason Momoa como artista começou. E assim como alguns atores atuais, o começo inicialmente foi como modelo. Quem o descobriu foi o estilista japonês Takeo Kobayashi, que lançou a carreira de Jason.

A carreira como modelo foi até bem breve, durando apenas 1 ano. Mas ainda assim foi bem chamativa, já que ele ganhou todos os prêmios possíveis de beleza naquele ano. No ano seguinte, veio o primeiro papel como ator, que ironicamente manteve ele num limbo por um bom tempo graças a ela: Baywatch Hawaii.

Atuando em um dos papéis centrais da série, Jason Momoa ficou na série entre 1999 e 2001. Engraçado que aqui em uma entrevista, ele afirmou que mentiu sobre ter sido modelo dos Irmãos Vuitton, bem conhecidos mundialmente, o que garantiu o papel.

O limbo veio para Jason logo depois essa série. Apesar de Baywatch Hawaii não ter alcançado o mesmo alcance do seu primo californiano, o ator ganhou um bom destaque no seu papel. Tanto, que graças a ele ficou um bom tempo sem conseguir novos trabalhos como ator depois do fim da série, por não conseguir desvencilhar sua imagem do personagem.

Jason Momoa na série Stargate Atlantis

Sua nova oportunidade veio apenas em 2005, com a série Stargate Atlantis. Na pele do alienígena Ronon Dex, o ator ganhou o carinho dos fãs, que manteve o personagem até o fim da série, em 2009. Dali em diante o trabalho como modelo seguiu até a grande virada na carreira e de sua barba também!

Os Papéis de Destaque

Jason Momoa como Khal Drogo

Depois de Stargate, Jason Momoa seguiu com a carreira de modelo, fazendo uma ponta aqui e ali no cinema. Até que as portas de entrada para o estrelato mundial veio nos anos de 2011 para 2012, na pele de Khal Drogo, um dos personagens centrais da primeira temporada de Game of Thrones.

Momoa ficou icônico no papel do líder tribal, mesmo com diálogos resumindo a poucas palavras. E foi graças a ele que a carreira deslanchou. Desde então ele tem participado de mais séries, como em “The Red Road”, como um dos protagonistas da série; e em filmes como “Conan, O Bárbaro”, “Lobos” e “Alvo Duplo”, contracenando com Sylvester Stallone em 2013.

Um caso curioso nesse pouco tempo após GoT é que ele também estreou como diretor e roteirista. Sua produção independente, “Road to Paloma”, teve uma recepção morna, mas mostra um lado bem diferente do figura.

O que Vem por Aí

Jason Momoa como Aquaman

Jason Momoa não parou apenas em outros pequenos trabalhos depois de Game of Thrones. Para 2017 e 2018, ele vai estrelar no papel de outro grande personagem da cultura pop: Arthur Curry, ou mais conhecido como Aquaman. Além de um rápido papel em Batman vs. Superman e Esquadrão Suicida, Momoa vai estrelar o filme solo do super-herói mais desrespeitado da DC, mas que está ganhando seu espaço. E claro, também vai estar em Liga da Justiça.

Mas não é apenas de super-heróis que Jason Momoa vai viver nos próximos anos. Além de algumas produções de ação fora do grande circuito, o ator ainda terá outro papel de um personagem muito conhecido: o Corvo. O filme, uma refilmagem de um antigo clássico de 1994, vai trazê-lo como protagonista, eternizado por Brandon Lee.

Tem um futuro bem otimista para o ator no cinema. E em todos estes papéis recentes, com exceção de Alvo Duplo, todos compartilharam um traço bem específico e que é o motivo dele estar aqui.

A Barba de Jason Momoa

Jason Momoa e sua barba

Podemos fazer aquela alfinetada e dizer que Jason só conseguiu o destaque e a fama como ator quando seus papéis permitiram o uso de uma barba de peso. Mas a gente sabe que não é bem assim. Bem, o que importa é que foi justamente nos papéis de destaque que vimos o quanto uma barba pode pesar e muito bem no visual.

Em Stargate Atlantis, o visual era mais rústico, meio sujo aliás. Afinal, o cara era um alienígena, certamente eles não têm ou não conhecem as melhores formas de cuidar da barba como nós conhecemos por aqui.

Em Game of Thrones, por sua vez, já encontramos uma barba mais longa, cheia e digna de um guerreiro Dothraki. Na verdade, o título dele de Khal exigia uma barba gigante daquelas – eles, mais do que qualquer outro povo na terra de Essos e Westeros, sabiam o quanto as barbas eram um sinônimo de força, virilidade e poder, e não deixaram barato.

E para o vindouro Aquaman, o ator e a produção do filme solo e da Liga da Justiça pegaram simplesmente uma das melhores fases do herói submarino dos quadrinhos para se inspirar no visual. Trata-se do Aquaman barbudo de Peter David, que já recomendamos a leitura nesse post aqui.

Com suas devidas adaptações, é certo de que veremos um Arthur Curry bem mais marrento e com cara de poucos amigos naquela barba cheia de homem do mar do que a figura simpática e bobalhona que muita gente se acostumou a ver.

10 Curiosidades sobre Jason Momoa que talvez você saiba, mas não custa mostrar

1 – Versátil nos Esportes

Jason Momoa e seus esportes

Com suas raízes havaianas, o ator é muito versado em vários tipos de esportes radicais, passando a maior parte do tempo livre neles. O surf é a principal delas, mas entram nessa lista snowboard, skate, escalada e ciclismo. Barbudos podem se inspirar bem para ter um porte de respeito para combinar com a barba.

2 – Meio Havaiano, Meio Maori

Jason Momoa fazendo haka

O pai de Jason Momoa, havaiano, é descendente de polinésios, o povo de origem dos índios Maori. Foi ele quem ensinou ao ator o Haka, uma dança de guerra típica da região que os Maori entoavam para intimidar os inimigos. Tá, e o que isso tem a ver com Jason?

Durante as audições para o papel de Khal Drogo, o ator fez o Haka como uma forma de mostrar que este aspecto combinaria totalmente com o personagem. Deu tão certo que ele conseguiu o papel. Vou deixar o link abaixo com a performance do cara.

https://www.youtube.com/watch?v=2dE786RERGE

Não por acaso, parte destas características polinésias também estarão no seu Aquaman.

3 – A Cicatriz no Rosto

Jason Momoa e a cicatriz que o tornou ainda mais conhecido

Jason Momoa tem uma característica cicatriz na sobrancelha esquerda, e que não tem nada a ver com os papéis dele ou como uma opção estética para ficar mais intimidador. Isso foi consequência de uma briga de bar que ocorreu em 2008, em que o ator teve uma caneca de cerveja estilhaçada no rosto.

A consequência foi uma cirurgia de reconstrução facial, com 140 pontos e a cicatriz já bem popular. E o cara que fez isso, Dominic Bando, acabou cinco anos na cadeia.

4 – Salva-Vidas Mirim

Jason Momoa já foi salva vidas na vida real

Pode parecer uma mera coincidência, mas Jason Momoa foi de fato um salva-vidas antes do seu papel em Baywatch! Durante a adolescência, ele trabalhou como um salva-vidas, com certificado comprovando sua viabilidade na tarefa. E a eficiência fez dele o Salva-Vidas mais novo na Costa do Golfo americana.

5 – A Jornada para o Tibet e o Budismo

Jason Momoa teve uma grande experiência no Tibet

Após o fim de Baywatch, e o período em que ficou na geladeira como ator, Jason Momoa viajou para alguns lugares do mundo, até parar no Tibet. Segundo o ator, viajar para o local foi uma de suas melhores experiências, e foi à partir dali que seguiu com os ensinamentos do budismo, no qual segue até hoje. Pois é, a cara de brigão engana bastante, o que é outro exemplo de firmeza que um barbudo pode adotar sem ser um brigão.

6 – Pride of Gypsies

Jason Momoa é dono de uma produtora

Esta é a produtora independente que Momoa montou para organizar os seus projetos pessoais, além de trabalhos em potencial de novos diretores, roteiristas e produtores. O primeiro projeto, Road to Paloma, foi lançado em 2014, e desde então já está envolvida em outros projetos.

7 – Quase morreu durante as gravações de Conan

Jason Momoa quase morreu nas gravações de Conan

Essa pouca gente sabe. Durante as gravações de Conan, o Bárbaro, o ator caiu duas vezes de um cavalo que montava em uma das cenas, em que é golpeado por um dublê. Na primeira vez, não foi esmagado por pouco pelo animal, já a segunda foi uma queda direta, que lhe custou algumas costelas fraturadas. Essa perícia com cavalos pelo visto ainda não tinha vindo até GoT.

8 – Já veio para o Brasil

Jason Momoa já esteve por aqui na CCXP

Jason Momoa já esteve no Brasil! O ator participou da Comic Con Experience em 2015 como parte dos convidados internacionais da organização do evento. Além de uma quantidade absurda de fotos no Meet & Greet, o ator falou de suas experiências como ator, como foi o trabalho em Game of Thrones, deu uma palhinha como Aquaman, e respondeu às perguntas dos fãs acalorados que existem por aqui.

9 – Vilões lhe caem melhor

Jason Momoa em Alvo Duplo

Segundo outra entrevista que ele deu por aí, Jason prefere os papéis de caras mais carrancudos. Não sendo exatamente vilões, mas aqueles caras que falam pouco. Uma grande referência artística para ele é o personagem Dirty Harry, interpretado por Clint Eastwood.

10 – Não é ligado em Tecnologia

Jason Momoa não liga para tecnologia

Este é um detalhe curioso se pensar que os artistas hoje estão bem presentes nas redes sociais por aí. Jason Momoa já declarou várias vezes que é meio avesso a tecnologia, não fazendo uso constante de TV, smartphones e outros aparelhos tecnológicos. Muito se deve ao seu tempo no Tibet e às práticas do budismo que aprendeu, bem como as atividades esportivas.

[responsive_youtube https://www.youtube.com/watch?v=Wl6BXfa200I norel]

A Inspiração para os Barbudos

É, eu sei pareceu um pouco daqueles sites de curiosidades meio desnecessárias para falar do cara. Mas Jason Momoa merece o seu merecido destaque aqui por ser uma boa inspiração para os barbudos. É uma boa fonte para quem deseja fazer uma boa reviravolta na sua vida.

A melhor lição que podemos tirar aqui é conhecer suas raízes e buscar sua essência. Estamos falando de um “brutamontes pacífico” aqui, que em um momento de esquecimento correu atrás em se conhecer. E com isso, barba se tornou o sinal mais claro dessa mudança, mesmo fora dos papéis que o destacou.

Aqui fica a lição de Jason Momoa, encontre suas raízes e se torne um com elas. Você vai ver a diferença que faz, inclusive no seu visual. Tem mais algum barbudo que queira ver para se inspirar? Deixe nos comentários, e vamos preparar algo especial para você. Até a próxima, jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

 


Comments

    1. Post
      Author
      Rodrigo

      Jogue fora todas as tesouras e giletes, tenha cuidados com a higiene da barba, hidrate ela faça carinho, mantenha uma alimentação saudável e exercícios. Se a sua genética permitir você terá uma barba igual ou mais fodástica que a dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *