Mad Men: o que a série nos ensina sobre estilo masculino

Se no Brasil, quem dita as principais tendências de moda são as novelas, nos Estados Unidos quem manda mesmo são as séries. Em suas 6 temporadas, a série Mad Men prendeu a atenção de milhões de pessoas, que acompanharam toda a história sobre Sterling Cooper, a agência de publicidade dos anos 1960, cujo seu protagonista foi Don Draper.

Com tanta visibilidade assim, o resultado foi uma identificação quase que imediata entre público e os diversos personagens da série. O estilo do publicitário Don Draper ganhou inúmeros adeptos pelo mundo, criando até o chamado “Draper way of life”. Com mais tempo de tela e a vida privada mais exposta, ele foi um homem visto como vitrine para os maiores figurinistas. Sendo um modelo de estilomasculino tão forte, decidimos trazer alguns desses looks e características de Mad Men para vocês. Acompanhe!

mad-men-o-que-a-serie-nos-ensina-sobre-estilo-masculino18062-

Homens de ternos clássicos

O guarda-roupa de Don Draper é composto basicamente pelo terno clássico americano, popularizado entre as décadas de 1950 e 1960, por empresas como Ralph Lauren e Brooks Brothers. A composição é macia e espessa nos ombros e peito, mas afinada na cintura para dar uma silhueta mais em V. Don usa o corte dos casacos com um toque longo na parte inferior, provavelmente porque o ator Jon Hamm, que dá vida ao personagem, tem cerca de 1,88 m de altura. O comprimento a mais ajuda a dar a ilusão de uma parte superior do corpo mais alongada, equilibrando-a com as pernas mais longas.

As lapelas são entalhadas, um aspecto muito característico para Madison Avenue dos anos 1960. Em geral, a forma natural do terno o torna agressivo, enfatizando os ombros com um caimento suave e no peito, uma forma limpa com formato em V.

estilo masculino mad men ternos

Como a maioria dos homens em Sterling Cooper usam alguma versão do terno clássico americano, o guarda-roupa de Don Draper expressa, principalmente, sua individualidade, com tecidos texturizados e cores padronizadas.

Don quase nunca usa uma jaqueta ou calças de cor sólida. As cores de seus ternos são geralmente feitos a partir de fios de várias cores que se misturam para dar a impressão de uma única cor dominante. Muitos são explicitamente modelados, embora os padrões sejam sempre pequenos e discretos. No mundo dos negócios da década de 1960, qualquer padrão evidente fora das riscas de giz clássicas, normalmente seria considerado demasiado casual para o trabalho.

Detalhes nos bolsos

Como qualquer homem bem-vestido, os personagens da Mad Men quase nunca são vistos em um terno sem um lenço de bolso para decorá-lo. Eles mantêm tudo simples: uma faixa branca lisa, dobrada de forma horizontal em quase todas as cenas ou lenços com cores mais sóbrias levemente franzidos.

A abordagem uniforme ajuda o público a entender que o lenço de bolso é quase um toque inconsciente para os personagens, ao invés de um floreio qualquer. Essa é bem a pegada do homem de negócio autoconfiante.

Camisas e gravatas

estilo masculino mad men gravatas e camisas

Uma coisa que pode chocar os apreciadores mais modernos é que Don Draper, por exemplo, é invariável em sua seleção de camisas. A única cor que domina é o branco.

Ainda assim, vemos alguma variação nas camisas de Don Draper. Sua camisa branca escurece em alguns de seus looks mais descontraídos, tornando-se quase um creme, e os colarinhos são usados ​​mais soltos e menos firmemente pressionados. Em seu visual mais alinhado, ele usa peças muito mais branqueadas e com golas rigidamente engomadas.

Quanto às gravatas, a maioria delas é em cor única e com um tecido texturizado, ou então apresentam listras diagonais em cores, que complementam o terno. Ele raramente usa qualquer coisa com um padrão exagerado, ou em cores muito brilhantes. A maioria da equipe de Sterling Cooper sempre se rende a algo ousado e com estampas (poás são unanimidade entre os outros), o que ajuda Don a manter uma linha menos imagem consciente e mais naturalmente vestido nas fotos de grupo.

Com a progressão da série, ele começou a adicionar prendedores de gravata, usando uma pitada de metal para chamar a atenção, da mesma forma que um tecido de cores vivas seria muito mais estiloso.

Ao observar os punhos de Don Draper, vemos outra extremidade estilística. Ele frequentemente usa punhos franceses, e tem o cuidado de deixar sempre cerca de 2 cm da manga a mostra, além das extremidades de seus ternos. Suas abotoaduras são muito pequenas e discretas, de modo que estas não são o centro das atenções, constituindo apenas um detalhe que o diferencia de seus companheiros de agência.

Chapéus em Mad Men

mad men estilo masculino chapel

Mad Men é definido em “os dias em que os homens usavam chapéus”, e o que vemos nos acessórios do Don é muito disso. Ele usa vários chapéus diferentes, todos eles feitos de feltro e boa parte com um formato mais alto. Como o rosto de Jon Hamm é sólido e de lados retos, os chapéus se tornam como uma coroa cônica, que impede sua cabeça de virar um retângulo. A forma do chapéu espelha a forma do queixo, dando-lhe um efeito mais completo.

Sobretudos e casacos, destaques do estilo masculino em Mad Men

Vemos também alguns casacos diferentes nos personagens durante toda a série, incluindo modelos em pelo de camelo com entalhes e uma gola alta. Quando eles usam um casaco, é sempre uma cor claramente diferente de seu paletó. Os punhos das mangas são longos o suficiente para cobrir toda camisa, enquanto o casaco fica com caimento natural, mas mostrando o tecido embaixo quando eles levantam o braço.

Os sapatos de Don Draper

estilo masculino mad men sapatos

Devido ao ângulo das câmeras, muito pouco é observado sobre os calçados de Don Draper em Mad Men. Porém, quando é possível notar, eles são impecáveis: oxfords pretos com alto brilho e a biqueira lisa. Ele também usa um salto bastante espesso. Uma vez que Jon Hamm já é um homem alto, é seguro assumir que o figurino é feito para ajudá-lo a se destacar ainda mais como o homem atraente em fotos de grupo.

No geral, podemos dizer que Don Draper é um homem bem-vestido. Tem um olhar afiado, sabe como se vestir para as ocasiões e goza da flexibilidade da moda no estilo masculino. Mas Mad Men é um filme de época, e algumas das escolhas de moda de Don Draper são o resultado de uma necessidade de produção, em vez do estilo pessoal do personagem. Homens que se propuserem se vestir com o look de Mad Men, devem saber o que atualizar a partir das roupas impecáveis de Draper.

Gostou do nosso post sobre o estilo masculino da série Mad Men? Inspirou seu estilo a ficar ainda mais clássico e impecável? Deixe-nos um comentário e nos conte sua opinião.

Você pode se cadastrar em nossa newsletter para receber os conteúdos com exclusividade.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *