Você sabe o que é Alfaiataria? Conheça mais aqui!

4/5 - (2006 votes)

Enquanto procurava por roupas estilosas para integrar o seu visual, você certamente já deve ter escutado que pode pedir por modelos de Alfaiataria, ou algo do tipo. Pelo nome parece até algo chique ou pomposo, certo? Ou pelo menos mais artesanal no sentido de que elas poderiam ser feitas sob medida. Mas o que é de fato alfaiataria?

Basicamente, a Alfaiataria é um tipo de vestimenta fina, que embora no passado fosse exclusivamente masculina, e só ganhou os ares atuais quando se estendeu para a moda feminina. Estes trajes são sim feitos sob medida para os homens, mas a coisa é um pouco mais profunda do que apenas ficar certinho nas roupas: se trata de estética, de etiqueta, e de ficar bem na fita.

Deixa eu te mostrar como é.

Como surgiu a Alfaiataria?

alfaiataria

A Alfaiataria começou pra valer há mais ou menos uns 100 anos atrás, ainda na época da Primeira Guerra Mundial. Até aquele momento, os trajes mais bem feitos eram reservados para os homens, cheios de bolsos e compartimentos especiais para facilitar o dia a dia. E não só isso: novas roupas para os homens também significava um avanço na tecnologia empregada nos mesmos, com técnicas, matérias-primas e utilidades.

Com a chegada da guerra, e muitos dos soldados indo para a guerra, as mulheres passaram a receber o mesmo tratamento, das roupas no dia a dia até os trajes mais elegantes. E foi daí que o movimento feminista passou a ganhar cada vez mais força, pois foi nessa época elas aos poucos conseguiram a autonomia que mereciam.

Certo, mas o que esse ponto em especial tem a ver com a alfaiataria? Simples: mais do que apenas abrir as portas para toda uma nova área nas roupas, o investimento para elas se refletiu para eles, e uma nova indústria se criou, a da moda. Sim, o que entendemos por moda hoje, seja em tendências, seja nas estruturas em geral, vieram dessa época, mesmo que já existissem coisas do tipo.

Os Trajes da Alfaiataria

Vamos nos concentrar na alfaiataria masculina. Como dissemos lá em cima, roupas desse tipo são feitas nos tamanhos adequados para seus usuários, com tecidos de primeira linha, além de toda uma forma correta de usá-lo. Para deixar claro as diferenças entre eles, vou listá-los aqui.

Terno

Terno

Começo pelo básico: o terno. Você sabe o que é um terno? “Lógico que sim”, você deve estar pensando. Será? Muita gente faz confusão ao falar sobre terno, porque ele não é composto apenas de duas peças, como a maioria das pessoas imagina — e, sim, de três peças.

“Oi?” Isso mesmo. O terno é um conjunto de calça, paletó e colete.  Se você for pensar é até meio óbvio, porque “terno” é sinônimo de “trio”, não de dupla.

Podemos dizer que o terno é a vestuária padrão da alfaiataria. Ao contrário do que você pode pensar, não se trata somente do paletó, mas sim da combinação dele com a calça e o colete. E não, não vale o Blazer nesses casos, pois ele cabe em outro estilo que já vamos falar. É um estilo muito usado em ambientes corporativos, ou em ocasiões informais mais específicas. A gravata pode estar presente aqui também, mas não é obrigatória.

Uma dica é sempre manter o terno bem alinhado, e para isso um ajuste no terno é muito importante par ao caimento dele no seu corpo.

Mas isso não quer dizer que até hoje você cometeu um deslize fashion (ou semântico) ao falar sobre essa roupa. A palavra “terno” acabou se popularizando para descrever também a dupla calça/paletó. Tanto que até mesmo algumas grifes usam assim.

Costume

Costume

Já o costume é o terno sem o colete. Se “terno” significa (em sua origem) um conjunto de três peças, qual seria o nome para descrever calça e paletó? A resposta é “costume”. É o costume que usamos, em geral, para ir a casamentos, festas e reuniões. Lembrando que as duas peças devem ser da mesma cor, tecido e padronagem, se houver alguma

Black Tie

Black Tie

Também chamado de Smoking, segue a mesma ideia do terno, com a diferença em alguns de seus detalhes. Por exemplo, ele sempre conta com uma gravata borboleta, sua calça e paletó sempre são pretos, e a lapela (aquela aba do paletó) sempre é de cetim, para dar aquele tchans no visual. O Black Tie é reservado para ocasiões de gala, em que a vestimenta já é colocada no convite.  

Traje Esporte Fino

Alfaiataria 2

De todos os três, é o mais solto em termos de estilo. Ainda conta com a mesma base do terno, só que sem a obrigação do colete. Ele pode ser mais variado em cores e estilos, mas sem perder a qualidade do tecido nem o restante da etiqueta empregada nessas situações. Dos três, ele é mais comum em situações informais, como festas de casamento, por exemplo.

A Etiqueta da Alfaiataria

Todos os estilos de alfaiataria seguem algumas regras de etiqueta quanto ao estilo que você deve ficar esperto para não cometer gafes. E isso vai além dos pontos que comentamos acima: não basta só ter os trajes no seu tamanho certinho, precisa fazer as combinações certeiras para que caia bem no estilo. E assim como qualquer tendência da moda, elas também se atualizam.

Se liga nos detalhes.

Preto para o Smoking, cinza para o restante

Alfaiataria

Ok, o cinza não é uma regra escrita em pedra, mas é uma trend forte hoje em dia. Enquanto o Black Tie continua com seu estilo clássico, imutável e charmoso, o traje esporte fino e o terno ganham contornos mais bonitos com o uso do cinza, principalmente nos paletós. O branco também está muito em voga.

O Cuidado com a Gravata

alfaiataria

Existe uma regra muito simples para você não se preocupar com a gravata: Black Ties sempre vão gravata borboleta, e para o traje esporte fino e os ternos, escolha sempre uma gravata de tons escuros para camisas claras, e vice-versa para camisas escuras. E se vai escolher uma estampada, seja discreto, pois a gravata deve somar ao visual, e não necessariamente se destacar dele.

Com os sapatos, cintos e relógios também

alfaiataria

São detalhes que parecem pequenos, mas que muitos caras não dão a devida atenção, e o resultado acaba destoando e feio. Para facilitar a busca pelos modelos, vamos aos seguintes pontos: cintos devem ser sempre da cor dos sapatos, e tanto eles como os próprios sapatos precisam ser de couro, para valorizar o visual. Para os relógios, além de serem de couro, precisam ser da mesma cor do calçado e acessório. Para ocasiões mais informais, uma dica é o loafer, que não tem cadarço e fivela.

Buscando um traje de Alfaiataria

Um traje de alfaiataria pode ser encontrado facilmente em lojas especializadas. As casas de alfaiataria tem muito mais prestígio que as redes tradicionais por justamente dominarem técnicas mais refinadas, e claro por manterem tudo sob medida para você. Mas por incrível que pareça, é um mercado que não tem crescido como se espera: falta de mão-de-obra, o que acaba por valorizar ainda mais os trabalhos de quem já está nessa área.

Curtiu a alfaiataria? Agora que já manja do que ela é e como se vestir certinho, você não vai mais dar aqueles vacilos na hora de montar o visual, por isso mesmo lembre de sempre estar com sua barba bem cuidada com produtos que tratem dela com mais qualidade e brilho. Deixe nos comentários as duas dúvidas, vamos ajudar você a montar um visual top com sua barba. Até a próxima, jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *