Por que ter uma barba gera autoconfiança?

A autoconfiança é compreendida de forma diferente por homens e mulheres. Elas, há tempos, investem em rituais de beleza e já entenderam o quanto cuidar da aparência resulta em você se sentir mais atraente e confiante.

Enquanto isso, homens perdem seu tempo com tabus e crenças que pregam que se cuidar é “frescura” e desnecessário. Ao mesmo tempo em que as mulheres ganham o mercado de trabalho, conquistam mais independência e ainda trabalham para elevar sua autoestima e melhorar a aparência, muitos homens começaram a se sentir abatidos, entediados e desvalorizados.

1. Porque buscar a autoconfiança?

Porque buscar a autoconfiança?

Nos dias de hoje, a moda da barba voltou com tudo. Nas ruas é fácil encontrar homens exibindo com orgulho seu visual barbado. E o que a autoestima tem a ver com isso? Acontece que muitos homens relatam se sentirem mais elegantes, maduros e descolados quando começam a deixar a barba crescer, resgatando sua virilidade e autoconfiança.

Se sentir feliz com a aparência impacta em vários segmentos da vida: no trabalho, nas relações e até na saúde emocional e psíquica. Ficou curioso e quer saber mais? Confira este nosso post, entenda tudo sobre autoconfiança e como um look barbudo pode ajudar na autoimagem!

2. O que causa a falta de autoconfiança no homem?

A baixa autoestima e a falta de confiança podem ter inúmeras razões. Se muitas mulheres sofrem com expectativas sociais como maternidade e casamento, a autoestima dos homens pesa com outros tipos de pressão: desde traumas psicológicos até questões corriqueiras como solidão, desempenho sexual, calvície, estar descontente com o trabalho, lidar com o estresse e imposições do dia a dia, entre outras muitas coisas.

Além disso, ao contrário das mulheres — que conseguem com facilidade se expressar e falar sobre seus sentimentos — homens tendem a prender o choro e não falar sobre emoções por vergonha. Ao guardar tudo para si, reprimem o que está incomodando e não entendem como lidar com a melancolia e suas questões emocionais.

O mundo moderno bombardeia as pessoas com exigências que oprimem tanto homens como mulheres. A todo tempo, parece que somos vigiados e controlados a fim de obedecer a um padrão físico e social.

Mudanças no papel social da mulher, que agora tem presença forte no mercado de trabalho e pode sustentar facilmente uma família sem auxílio, desafiaram a imagem e conceito do homem como único provedor, por exemplo.

O que causa a falta de autoconfiança no homem?

De uns tempos para cá, muitos homens tiveram sua autoconfiança abalada por não conseguirem mais se encaixar nesse modelo e se sentirem confusos acerca de seu novo papel.

Os homens também não escapam da ditadura da beleza. Buscar um corpo sarado e dentro dos padrões virou uma obsessão e aqueles que não conseguem podem se sentir diminuídos e inferiorizados.

Quando um homem está mais voltado para as preocupações e entregue aos problemas do dia a dia, não consegue investir na sua aparência com equilíbrio, enxergar as coisas boas da vida e nem se sente capaz de conquistar seus objetivos. O lance é tentar, honestamente, enxergar suas dores e adotar ações que vão ajudar a virar esse jogo.

3. Como ter e por que é importante a autoconfiança?

Ser autoconfiante é se sentir seguro, capaz e com pleno poder sobre sua vida e suas decisões, mesmo em situações desafiadoras. Uma pessoa segura de si tem alto senso de convicção e certeza do caminho que quer trilhar, mesmo que tenha que fazer adaptações e mudanças.

No fundo, é uma pessoa que se assume e aceita as responsabilidades pelo que faz, sem medos ou travas. Dessa forma, consegue ter atitudes serenas, tranquilas e ficar em paz consigo mesmo.

Uma pessoa com baixa autoestima dificilmente consegue cativar as pessoas ao seu redor e chega mesmo a repelir companhia. Isso porque não se sente segura de se expressar e lidar com os outros de forma natural e espontânea.

Além disso, a falta de autoestima leva à autossabotagem, em vez de estimular alguém a correr riscos e buscar conquistas. A ausência de autoconfiança impacta na nossa qualidade de vida, produtividade e vitalidade. Nos sentimos apáticos, sem força, dominados por um sentimento de culpa, vergonha e medo.

Como você pode perceber, ter autoconfiança faz uma grande diferença na rotina e também muda nossa forma de ser percebido. É inegável que quem se sente mais forte e capaz consegue atingir seus objetivos e ter mais sucesso.

De fato, existem aspectos que afetam nossa autoconfiança e que estão além do nosso controle. Mas algumas medidas vão ajudar a explorar o potencial ao máximo!

Vamos listar algumas dessas atitudes. O homem que abolir preconceitos e encontrar um lugar para essas medidas na sua vida vai se sentir mais seguro. Confira!

3.1 Vestindo-se bem

Vestindo-se bem

Talvez os gentlemen de antigamente entendessem melhor como a aparência pessoal influencia na sensação de bem-estar. Os dândis, por exemplo, andavam por aí sempre elegantes e tinham um fantástico senso estético. Chegavam a desfilar roupas refinadas e uma estilosa cartola.

Mas não é necessário encher o armário com roupas novas. Ao invés disso, pode-se escolher peças com critério e investir em itens essenciais e de qualidade: boas peças clássicas, que vão durar muito mais tempo e permanecerão estilosas ao longo das mudanças de tendências.

Exibir um look bem cuidado deixa qualquer um satisfeito com o que vê no espelho, além de render olhares nas ruas e elogios!

3.2 A aparência pessoal ajuda

Mas as vantagens não param por aqui. A barba contribui muito para a autoconfiança masculina e vamos explicar mais adiante o porquê. Como você sabe, uma barba que cresce de qualquer jeito e não é tratada e nem aparada tem um aspecto muito diferente daquela que recebe cuidados. diários.

Assim como as roupas, cuidar do estilo do cabelo, da barba, dos dentes e da pele contribuem para que uma pessoa se sinta bem consigo mesma. Escolher um corte de cabelo apropriado então, nem se fala: ele reflete a personalidade, desde que seus fios sejam bem tratados.

A barba deve ser aparada com frequência para manter o corte e o estilo. E os pelos devem ser tratados e limpos com shampoo específico também. Fios hidratados com óleo para a barba e modelados com cera ou balm têm um aspecto mais bonito, além de um cheiro bem mais convidativo!

A pele também merece atenção: doses diárias de filtro solar e hidratantes. E não se deve esquecer de limpar com produtos específicos para ela todos os dias. Durante o barbear, é de grande importância usar cremes, gel ou espumas que facilitam o processo e protegem a derme. E, claro: depois é a vez do pós-barba!

3.3 Mantendo uma boa postura

Mantendo uma boa postura

Uma pessoa que vive com os ombros caídos passa uma impressão desanimada e não projeta muita confiança. Por isso, a postura é importante e ajuda a se sentir mais seguro. Mas isso requer prática. Deve-se manter a cabeça erguida e lembrar-se de estabelecer contato visual. Isso passa não apenas uma imagem de força e seriedade, mas também uma impressão positiva para os outros.

3.4 Focando nos pontos fortes e nas coisas boas

Viver se queixando do que não tem e focar nos aspectos negativos da vida não ajuda ninguém a se sentir mais seguro. Todo mundo tem pontos positivos e uma infinidade de coisas na vida pelas quais vale a pena se sentir grato. Portanto, vale a pena deixar as reclamações de lado e focar no que é bom e no que interessa. O sucesso será uma consequência disso.

3.5 Não tendo medo de se expor

No trabalho, na faculdade e em todos os lugares existe sempre aquela figura que se esconde no fundo da sala com o objetivo de não ser notado. Isso não é nem de longe um hábito que faz bem para quem o pratica.

Uma pessoa autoconfiante não deve ter medo de se impor, expor suas opiniões, falar com confiança e firmeza e sim fazer com que os outros prestem atenção no que diz. Existem várias oportunidades que são desperdiçadas quando uma pessoa fica se escondendo. É preciso aparentar segurança e sentar-se na primeira fila!

3.6 Fazendo exercícios físicos

Estar em forma também é um jeito de cuidar da aparência pessoal. Além disso, está cientificamente comprovado que exercícios aumentam a vitalidade e deixam as pessoas mais produtivas. Ninguém perde por se exercitar, uma vez que faz bem para o corpo e para a mente.

3.7 Cercando-se de pessoas positivas e sendo assertivo

O pensamento negativo deixa a gente para baixo e mascara nossa visão. Alguém que pense dessa forma nunca conseguirá enxergar oportunidades, já que só vê problemas em tudo e, por isso, costuma ter autoestima baixa.

Homens que pensam positivamente conseguem reverter situações difíceis e tendem a não dramatizar ou problematizar tudo que acontece. Levam uma vida mais leve, equilibrada e relacionam-se melhor com as outras pessoas.

Com certeza, a vida não é um mar de rosas e desafios sempre existirão. Mesmo assim, conflitos e situações complicadas não são resolvidos comuma atitude desesperada. De nada adianta fugir, se atormentar com um problema ou assumir a atitude de derrotado. O que resta é encarar os fatos, estimulando a confiança e não se deixando dominar pelos problemas.

Muitas vezes amigos, colegas de trabalho e até parentes podem contaminar todos por serem extremamente críticos e negativos. Mesmo inconscientemente, essas pessoas sugam a energia vital de quem está perto e afetam sua autoconfiança.

O melhor é ficar na companhia de pessoas alegres e alto-astral, que contagiam com bons sentimentos e, assim, estimulam a autoestima. Com elas, tem-se muito a ganhar e aprender.

4. Quais as vantagens de utilizar barba?

Fazendo exercícios físicos

Ao longo da história, a barba sempre teve seu lugar. Quando vemos quadros renascentistas, figuras de filósofos gregos, romanos e outros heróis históricos, eles ostentam sempre barbas grandes e volumosas, símbolo de virilidade e status.

Quando King Camp Gillette popularizou o aparelho de barbear, tornando-o mais acessível e fácil de usar, o rosto lisinho virou, gradativamente, sinônimo de higiene e civilidade. Especialmente ao longo do século XX, o setor corporativo e vários órgãos mais tradicionais começaram a torcer o nariz para o visual barbudo.

De repente, ter barba — mesmo que rala — virou sinal de desleixo, sujeira e pouco compromisso, associado a pessoas que não trabalhavam ou não queriam nada com a vida. Fazer a barba diariamente virou tarefa quase que obrigatória para todo o homem “sério”.

De volta ao presente, homens modernos resolveram se libertar da obrigação de se barbear diariamente, resgatando esse elemento mais próximo à natureza e virilidade. Ao assumir os pelos faciais, eles têm ganhado mais confiança, respeito e masculinidade.

Barbas podem fazer maravilhas para a sua vida e até te ajudam a cuidar melhor da saúde. Se você ainda não está convencido das vantagens que ela pode trazer, confira algumas:

4.1 Barbas são um disfarce natural

A barba é uma forma natural de camuflar traços, cicatrizes e até marcas de acne. Um homem consegue mudar totalmente a aparência do seu rosto com ela, disfarçar um queixo muito pronunciado ou até parecer mais velho e sério. As possibilidades são muitas.

4.2 Barbas te ajudam a cuidar da saúde da pele

Barbas te ajudam a cuidar da saúde da pele

A função fisiológica primordial da barba é proteger a pele do homem. No inverno, a barba tem a função crucial de proteger a face contra queimaduras de pele por conta do frio extremo e até mesmo do sol. É só observar como a derme fica fragilizada durante essa estação e propensa a irritações. No pescoço, ela ajuda a aquecer a garganta e alivia a dor. Até no verão ela refresca a pele.

Infecções e pelos encravados acontecem não por conta da barba, mas pelo fato de ela ser raspada constantemente. A melhor forma de manter a pele saudável é deixando a barba crescer e cuidar apenas de sua manutenção, evitando que o contato com a lâmina na pele seja tão constante.

4.3 Barbas te protegem contra o sol

Áreas cobertas por barbas e bigodes estão bem menos expostas ao sol e aos raios UV prejudiciais do que se a pele estivesse lisa e vulnerável. Quanto mais comprido o pelo, maior proteção ela pode conferir. Assim, é possível ter um visual estiloso e ainda economizar significativamente no filtro solar!

4.4 Ter barba economiza tempo

Quanto tempo se gasta fazendo a barba todos os dias? Mesmo para os que são muito rápidos e resolvem tudo em 10 minutos, é muito tempo perdido, se pensarmos nos minutos acumulados em uma semana ou um mês.

Ao reduzir o barbear para uma vez por semana, já dá pra ganhar mais tempo livre e fazer coisas mais interessantes, dedicando-se ao que se gosta.

4.5 Barbas retardam o envelhecimento

Como vimos, pelos faciais ajudam a cuidar da pele e, consequentemente, a mantêm mais jovem e bem conservada. A barba protege o rosto contra agressões externas que ressecam e irritam a derme, como o vento, por exemplo.

Além disso, quem trata dos fios da barba e do bigode — limpando sempre com um shampoo e hidratando os pelos com óleo e outros produtos de cuidado específico — mantém o visual mais bonito por mais tempo, podendo espaçar um pouco mais o barbear, deixando de irritar tanto a pele.

4.6 Barbas aliviam doenças respiratórias

Homens que sofrem com doenças respiratórias como asma e alergias desencadeadas por poeira ou algo semelhante devem considerar ter pelos faciais. Eles funcionam como uma barreira e ajudam a filtrar essas partículas. Assim elas não entram no nariz e nem são tragadas pelo pulmão.

4.7 Barbas podem combater resfriados e tosses

Quanto mais espessa a barba sob o queixo e na região do pescoço, mais ela eleva a temperatura dessa área e do corpo, bloqueando a entrada de ar frio. Quem tem barba se protege conta resfriados e dores de garganta.

5. Como a barba pode gerar autoconfiança?

Como a barba pode gerar autoconfiança?

Quem nunca teve barba alguma e, de repente, resolve cultivar um visual barbudo, deve estar preparado para as muitas mudanças. As interações com as pessoas ao redor — sejam elas homens ou mulheres — e a visão que se tem de si mesmo vão se transformar radicalmente.

Quando um homem barbudo se olha no espelho, o que vê é um rosto mais sério e viril, o que muda a sua atitude mental e sua autoconfiança. E atitude é tudo nessa vida, não é mesmo?

A barba deixa os homens mais fortes e decididos, pessoas que estão no controle da situação. Essa nova vibe alimenta a autoconfiança e passa a imagem de um cara mais firme e desembaraçado.

5.1 Fazendo o homem parecer mais respeitável

Quando um homem raspa todos os pelos faciais, qual o nome que se dá ao visual com a cara lavada? Alguns chamam de “bumbum de neném”, outros de “cara de criança”. Seja como for, essa referência ao infantil está ligada ao look, uma aparência mais vulnerável e frágil.

A presença da barba cria uma visão oposta. Ganha-se status de homem sério, e consequentemente, é possível impor mais respeito, o que faz com que as pessoas passem a valorizar postura e opiniões.

Na antiguidade, o barbudo era o homem sábio e experiente, e também o grande herói destemido. O olhar do homem com barba é um olhar de quem tem muita bagagem, um olhar de extrema confiança.

5.2 Deixando-o mais sexy

No quesito poder de atração, a barba pode colocar um homem “na frente da concorrência”. Muitas mulheres são grandes fãs dos pelos faciais e adoram um visual barbudo. Elas consideram que homens com barba são mais sexys e másculos.

Afinal, aquele famoso estereótipo do homem durão, do bad boy, pode também ser associado ao look de barba fechada. Independentemente da idade, esse visual passa a sensação de que o homem é mais maduro, bem resolvido e viril, com cara de que topa mil aventuras.

Fazer sucesso e se tornar mais popular levanta a autoestima de qualquer um. Deixar a barba crescer é se sentir valorizado!

5.3 Permitindo diversos estilos

Permitindo diversos estilos

Com um rosto lisinho, não tem como variar muito. É aquilo e pronto. Já com a barba é possível ter vários estilos de acordo com a situação, humor e vontade. Dá pra mudar da barba super cheia e espessa para apenas o bigode em foco, ou escolher um estilo desenhado, como o cavanhaque ou barbicha. As opções são muitas e será difícil se cansar delas!

Dessa forma dá pra experimentar vários estilos até encontrar os que têm a ver com a personalidade de cada um. E não tem nada que deixe um homem mais confiante e satisfeito do que estar feliz com sua aparência e com a sensação de que está no comando da sua vida.

A barba é uma característica que faz parte do organismo do homem. Ou seja, ela cresce naturalmente mesmo que ele não queira. Assumir um visual com uma barba de respeito pode fazer maravilhas para a imagem e o psicológico dele, além de ser uma forma de se reconectar com sua natureza selvagem.

Com a barba, o homem adquire confiança e desenvolve um senso maior de respeito próprio, que também afeta a forma como ele lida com as pessoas ao seu redor. Com essa mudança de atitude, ele consegue se impor mais e estabelecer relacionamentos mais saudáveis, pois não se sente mais inseguro e agora sabe o que quer de verdade. Barba também é sinal de rebeldia!

Mas tem uma coisa que é bom ter em mente: com todo esse poder, vêm grandes responsabilidades! Deixar a barba crescer de qualquer jeito não vai ajudar a conquistar o efeito esperado. Para ter um visual de respeito, o homem deve investir na sua manutenção: aparar a barba sempre que necessário para manter o estilo, conservá-la limpa e bem tratada e investir em outros cuidados que vão deixá-la com uma textura e perfume especiais.

Quem sabe não é a hora de seguir o curso da natureza e deixar sua barba crescer? Mudar para a imagem de um homem sóbrio e determinado é adquirir uma atitude de guerreiro vigoroso para encarar o que aparecer na frente!

Gostou do nosso post? Achou interessante saber como assumir um visual barbudo? Não deixe de ler nossos e-books e outros posts essenciais!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *