7 roteiros de viagem pelo Brasil pra quem gosta de aventura

4.7/5 - (1237 votes)

Nada melhor que conhecer lugares incríveis e que fariam com toda certeza parte de seus roteiros de viagem no futuro!

Adrenalina. Quem não dispensa uma boa dose de aventura, nutre praticamente um vício por esse hormônio. Ou melhor, o vício não é no hormônio propriamente dito, mas na sensação que ele provoca quando é liberado em nosso corpo. 

Mas, para que esse hormônio seja liberado é preciso praticar algum tipo de atividade física. E se essa atividade física for praticada durante uma viagem, melhor ainda, afinal nada melhor do que se aventurar durante uma bela viagem, não é mesmo?

Se você é um daqueles homens modernos, que adoram conhecer novos lugares e estilos e, ainda por cima, não resistem a uma boa aventura, prepare-se: leia esse artigo até o fim!

Nele preparamos uma lista com 7 destinos incríveis no Brasil, repleto de dicas para aqueles que curtem viajar e se arriscar em qualquer tipo de aventura. Confira esses roteiros de viagem sensacionais!

Os melhores roteiros de viagem para os amantes de aventura

1. Bonito (MS)

7 roteiros de viagem pelo Brasil

Nossa lista tinha mesmo que começar por Bonito, afinal esse é um dos destinos de turismo de aventura mais conhecidos do Brasil. Situado no Estado do Mato Grosso do Sul, Bonito é famoso por seus rios de águas cristalinas, cachoeiras e grutas incríveis e clima ameno.

Mas para quem gosta de aventura, não basta uma paisagem deslumbrante: é preciso explorar o ambiente. E opção é o que não falta nesse pedaço de terra encravado no centro-oeste brasileiro.

A primeira atração que não pode faltar em seu roteiro por Bonito é o Abismo de Anhumas. Nesse passeio, após fazer uma bela caminhada, o turista pode explorar a belíssima caverna fazendo rapel numa descida de cerca de 80 m.

E se apenas o rapel for pouco, ainda tem mais: arrisque-se num mergulho de mais de 18 m de profundidade no lago cristalino do Abismo, num mergulho em caverna fascinante.

Para chegar em Bonito e viver toda essa aventura, o melhor caminho é pegar um voo até Campo Grande, capital do Estado do Mato Grosso do Sul e percorrer os 300 km que separam a capital de Bonito pela estrada. Você pode ir tanto de ônibus, como de van. Ou, ainda, alugar um carro e botar o pé na estrada.

2. Fernando de Noronha (PE)

7 roteiros de viagem pelo Brasil

 

Localizada no meio do Oceano Atlântico, Noronha, como é popularmente chamada, é uma ilha de clima ameno. Faz sol quase todo o ano, mas nos meses de março a agosto a ilha passa por um período chuvoso, que acaba afastando um pouco os turistas.

Famosa por ser um local ordeiro e sem violência, Noronha conta também com atividades mais radicais: é possível fazer trilhas em trajetos de elevado grau de dificuldade. E o cenário é um dos mais fantásticos do mundo.

Além disso, há mais de 16 pontos de mergulho na ilha e praias incríveis para praticar surfe. As mais propícias para o surfe são as praias de Cacimba do Padre, Boldró e Lago do Bode. Os meses de janeiro e fevereiro são os mais recomendados para esse esporte

Para chegar a esse paraíso, basta pegar um voo comercial vindo de Natal ou Recife, numa viagem curtinha, através das companhias aéreas Azul ou Gol. Além disso, é preciso pagar uma taxa de preservação ambiental que gira em torno de R$ 64,00 por dia.

3. Brotas (SP)

 

7 roteiros de viagem pelo Brasil

Para os apaixonados por aventuras aquáticas, Brotas é o destino ideal. Situado a aproximadamente 250 km da cidade de São Paulo, essa cidade conta com diversas opções de lazer para aqueles que amam esportes radicais.

A principal atração desse destino é a prática do rafting no rio Jacaré Pepira. O desafio da atividade é descer rio abaixo enfrentando as quedas d’água e corredeiras.

Para curtir toda essa aventura, é preciso chegar ao município de van ou ônibus, ou fazer o percurso dirigindo. Nesse último caso, você terá que escolher sua rota vindo pela Rodovia dos Bandeirantes ou pela Rodovia Anhanguera. A época do ano ideal para curtir esse destino é todo o ano!

Durante o verão, os rios ficam mais cheios, o que acrescenta uma dose a mais de emoção nos passeios pelos rios. No inverno, as temperaturas ficam mais amenas e o clima fica propício às trilhas e prática de arvorismo.

4. Chapada Diamantina (BA)

7 roteiros de viagem pelo Brasil

 

Essa famosa região de Serras está localizada na região central do Estado da Bahia. Conhecida por paisagens incríveis, lindas cachoeiras e rios cristalinos, essa é mais uma opção para os amantes de viagens de aventura.

O forte desse destino são mesmo as trilhas: é possível se arriscar em trilhas leves a difíceis. As mais radicais são as trilhas do Morro do Pai Inácio, que envolve uma subida de quase 300 metros e a trilha da Cachoeira da Fumaça, uma queda d'água tão grande (380 m) que o vento transforma a água da cachoeira praticamente em fumaça (daí o nome da cachoeira).

Para curtir esse programa radical, a melhor rota é pegar um avião até o aeroporto Horácio de Matos, no município de Lençóis e depois seguir pela estrada percorrendo a região. Não existe época do ano perfeita para visitar a Chapada. A única recomendação que se pode dar é: evite os meses de novembro a janeiro se você não quiser pegar trilhas com muita lama. Fora isso, curta essa região o ano inteiro, sem moderação.

5. Chapada dos Veadeiros (GO)

7 roteiros de viagem pelo Brasil

 

Outro destino para quem gosta de trilhas e caminhadas e ainda não tem uma lista muito bem definida de roteiros de viagem é essa belíssima região situada no Planalto Central brasileiro, que compreende 5 municípios Goianos. Essa região tem paisagens incríveis, composta por cânions, rios, riachos e cachoeiras.

Para os amantes das trilhas e caminhadas, é possível fazer um inesquecível trekking na famosa Travessia Leste, cruzando os vales dos rios Macacão e Macaquinho, ou fazendo a incrível Travessia das Sete Quedas.

A melhor forma de chegar nesse paraíso é pegando um avião até Brasília e depois percorrer de carro os 250 km da Capital Federal até a região, seguindo pela BR 020.

Para os mais aventureiros, a prática do cascading (rapel em meio a quedas d'água) é a atividade perfeita para superar os limites em meio a um cenário simplesmente deslumbrante.

6. Praia da Pipa (RN)

7 roteiros de viagem pelo Brasil

 

Para quem não resiste a um roteiro praiano, a Praia de Pipa é mais um destino incrível do nordeste Brasileiro.

Antes de qualquer coisa, é preciso saber como chegar a esse paraíso: pegue um voo até Natal ou João Pessoa e depois siga de carro até Tibau do Sul, onde fica a praia. As estradas são bem conservadas e há muita sinalização. Você pode fazer ainda esse trajeto de ônibus, van ou táxi.

Chegando lá, aventure-se no kitesurf: essa região conta com condições perfeitas de vento para quem ama esse esporte e faz sol quase o ano todo. Aproveite bastante o mar ao lado dos golfinhos que povoam a região e curta também surfe e caiaque nas águas mornas da Praia da Pipa.

E, após curtir e aproveitar bastante o mar, não esqueça de cuidar de sua barba: use o shampoo para tirar os resíduos de sal que ficam na barba e dê uma boa hidratada com um balm para barba ou óleo. Fica a dica!

7. Serra da Capivara (PI)

7 roteiros de viagem pelo Brasil

 

Encerramos nossa lista de roteiros de viagem com mais um destino nordestino. Mas dessa vez, nada de mar: o forte desse destino é curtir pela terra. Essa região do Estado do Piauí conta com cânions e serras que formam um conjunto natural incrível, de encher a vista.

Ou seja: mais um destino perfeito para a prática do trekking. A região conta com trilhas perfeitas, onde é possível visitar sítios arqueológicos com pinturas rupestres.

Para chegar a esse destino, é possível vir de carro a partir de Petrolina ou Teresina. A boa notícia é que recentemente foi aberto um voo de Teresina a São Raimundo, facilitando ainda mais o acesso à região.

Para quem é louco por cerveja, mas não dispensa um bom vinho, é possível dar uma esticada e conhecer o Vapor do Vinho em passeios pelo São Francisco.

Nossa, quanta aventura! Realmente, o que não falta no Brasil são destinos incríveis e beleza exuberante a ser explorada. E não importa o seu estilo: rockeiro, moderno ou clássico, sempre haverá um destino perfeito no Brasil capaz de aliar o seu estilo a uma boa viagem de aventura.

E aí, está preparado para montar roteiros de viagem imbatíveis? Pronto para a sua próxima aventura? Compartilhe as suas dicas e experiências conosco, deixando um comentário!

 

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *