8 dicas para vestir roupa social e não perder o estilo nunca

5/5 - (1387 votes)

Quem não está acostumado a usar roupa social pode ficar em dúvida sobre o tipo de peça que lhe cai bem e sobre as combinações que permitem criar um visual despojado, mas, ainda assim, com muita elegância e estilo.

Dúvidas como a cor do terno, o uso da gravata e até detalhes de ajuste das peças ao corpo são bastante comuns e, se não levadas em conta, definem se o visual está dentro do esperado para a ocasião ou se colocarão tudo a perder.

Caso esteja se preparando para uma ocasião especial ou esteja em dúvida sobre peças que usa diariamente, dê uma lida no post para conferir dicas de como usar roupa social sem perder o estilo, além de conhecer algumas ideais de uso para peças que você não costuma usar frequentemente.

1. Lembre-se de que roupa social é aquela que veste perfeitamente em você

roupa social

 

Quem não precisa usar terno diariamente, costuma ter dúvidas sobre como escolher o costume perfeito para uma ocasião especial. É claro que existem várias dicas para escolher o terno perfeito, mas a número 1, é priorizar aquele que fica perfeito em você, isto é, que pareça que foi feito para o seu corpo.

Então, observe as costuras, sobretudo aquela que se encontra no ombro. Se ela não estiver exatamente na região do ombro, ou o terno está muito grande ou muito pequeno. As mangas devem deixar à mostra até 1,5 cm do punho da camisa. Mesmo as versões slim, nos quais o terno é mais ajustado ao corpo, não é recomendado que ele seja ajustado demais.

Para assegurar de que o tamanho é o ideal, feche as mãos, como se fosse dar um soco, e coloque-a entre a camisa e o terno fechado. Se ficar muito apertado ou muito largo, é melhor procurar outro tamanho.

2. Aprenda a combinar o sapato com sua roupa social

roupa social

Para combinar o sapato com o terno existe uma regrinha básica. O sapato preto e o marrom podem ser usados com ternos da cor preta, cinza ou azul, mas procure sempre combinar a cor do terno com a cor do sapato. Só no caso das cores cinza e azul que você deve optar pelo marrom ou preto.

3. Saiba como escolher a gravata

A gravata pode ser lisa ou estampada. Assim como pode ser no mesmo tom da camisa ou do terno. O ideal é que ela se adapte bem ao colarinho da peça. Se ele for aberto, procure gravatas que sejam um pouco mais largas e cujo nó se adapte melhor. Se ele for fechado, então a gravata poderá ser menor, com nó mais justo.

O fim da gravata precisa ficar no início da calça. Gravata mais curta do que isso fica deselegante e passa a impressão de que você é alto demais e o contrário, gravata muito longa, dá a impressão de que você é pequeno demais.

Caso queira usar terno sem gravata, não há problema. Desde que a ocasião seja informal, você pode vestir o terno, junto com a camisa, deixando o paletó aberto, de maneira bem casual.

4. Use colete nos momentos certos

roupa social

Não é uma exigência usar colete, pois o terno, a camisa, a gravata e o sapato já compõem a roupa social. Mas há quem opte por incluir essa peça no vestuário e fica bastante elegante.

Se estiver com receio de usar terno e a ocasião for informal, uma boa dica é vestir a calça social, a camisa e o colete. Nada de paletó ou de gravata. Fica chique, mas também inusitado e divertido.

5. Coloque a meia certa

A meia que pode ser usada com roupa social é aquele que é fina e cuja cor acompanha a tonalidade do terno. Sendo assim, terno preto pede meia preta. Terno marrom, meia marrom.

Atualmente, você encontrará meias coloridas e despretensiosas que podem, sim, ser usadas, sobretudo se quer tirar o visual do tradicional. Porém, a recomendação é que elas não sejam usadas em ambientes excessivamente formais.

6. Varie a cor do terno, mas tenha atenção

roupa social

As cores de terno mais famosas e mais usadas são preto, marrom e azul-marinho. Quanto mais “coringa” a cor, mais fácil é fazer combinações e, para quem não precisa usar sempre, dá até para repetir, trocando a camisa e a gravata.

No entanto, existem outras cores que podem ser exploradas, sobretudo se você precisar usar o terno durante o dia. As cores claras podem causar um efeito bem interessante e podem deixá-lo muito mais à vontade, sobretudo aqui no Brasil, em que as temperaturas costumam ser altas.

Experimente ternos na cor bege ou azul claro. Se quiser comprar somente um terno, que possa ser usado durante o dia e à noite também, opte pelo cinza, que pode ser usado em qualquer ocasião e com qualquer cor de camisa.

7. Verifique o comprimento da calça

Um paletó grande demais diminuirá visualmente o tamanho de suas pernas e o contrário disso, paletó curto demais, aumentará o tamanho de suas pernas. Portanto, quando estiver provando o paletó, verifique se a barra está próxima à sua palma da mão com o braço esticado. Nem mais, nem menos.

A barra da sua calça deve terminar um pouco antes do sapato e não deve cobri-lo. Ela ficará um pouco mais curta do que suas outras calças — jeans, por exemplo — mas irá deixá-lo mais elegante. Repare, também, na região da cintura, pois o cós da calça deve ficar localizado nessa região. Nem mais para cima, nem mais para baixo. Os bolsos devem ficar fechados, mas fáceis de colocar as mãos dentro deles.

8. Mescle o estilo social com uma pegada mais informal

roupa social

Se o evento ou ambiente não exigir traje social completo vale a pena investir em peças que quebram a formalidade do conjunto, mostrando o seu estilo. Já pensou em colocar uma camisa social e uma calça jeans com uma lavagem mais escura e um sapatênis? Pois saiba que com essa opção dá para ser estiloso, sem deixar certa formalidade de lado.

E então, o que achou das dicas para usar roupa social? Deu para notar que o terno é aquela peça que precisa constar no seu guarda-roupa, mesmo que você não a use diariamente. Ele precisa ser muito bem escolhido para causar boa impressão sempre que usá-lo. Além disso, é possível, sim, usar outras peças sem perder o estilo e a formalidade necessárias.

Para continuar acompanhando os nossos posts sobre moda e beleza, siga o Beard nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, Google Plus e no YouTube!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Post
    Author
  2. Eduardo F.r

    SHOW!!! Realmente muito bom essa matéria. minha duvida e como combinar estampa e cor de gravatas e camisas.]

  3. Daniel

    Cara, o artigo ficou incrível!,
    Esclareci minhas dúvidas com relação ao comprimento da calça, realmente Ótimo!

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *