Aprenda agora as vantagens de usar o shampoo para barba

Da mesma forma que existem shampoos para cabelos, há os shampoos para barba. E embora seu uso ainda não seja generalizado, esse cuidado higiênico com a barba é muito importante e faz toda a diferença no seu asseio e apresentação pessoal.A higiene da barba masculina se diferencia da higiene capilar, pois os fios de ambos apresentam características próprias. Leia o post e veja por que é bem melhor usar um shampoo específico para a sua barba, em vez de sabonetes ou do shampoo tradicional.

Shampoo para barba é fundamental para uma barba estilosa

Pequeno histórico da barba

O uso da barba é muito antigo e segue associado a diferentes qualidades, como sabedoria, posição social (autoridade) e potência sexual. Existem vários tipos de barba: serrada, bigode (permanece somente a parte acima dos lábios), cavanhaque, barbicha, costeleta, vilão clichê (tipo Dick Vigarista) e barba completa.

O homem de antigamente dava um valor muito maior à sua barba, sendo que, entre os germanos, era costume jurar por Deus através dos pelos faciais (daí veio o nome “bigode”, de Bei Got, forma germânica de dizer “Por Deus”). Por sinal, é muito comum representar Deus como um homem de barbas brancas, símbolo das religiões patriarcais.

Entre os antigos hebreus o uso da barba masculina era quase obrigatório, principalmente entre profetas. Entre os gregos, esse uso foi um pouco contestado, sendo que muitos raspavam a barba e alguns de seus deuses eram imberbes. Uma das razões para isso era a falta de cuidados que se tinha com a barba, o que dava um aspecto um tanto selvagem aos homens que a usavam.

A carência de higiene com a barba foi decisiva para denegrir sua imagem diante da sociedade ocidental, levando, pouco a pouco, à quase raridade como uso estético. Porém, é necessário rever esses conceitos e entender que o homem pode apresentar um tipo elegante de barba e manter sua fragrância e beleza. Tudo está relacionado aos cuidados, principalmente à higiene, que precisam ser tomados para conservar a boa aparência, a limpeza e o perfume da barba.

Cuidados que se deve ter com a barba

A barba, como seu cabelo, precisa de cuidados especiais. Ao longo do dia, ela recebe poeira e acumula sujeira, como fumaça e detritos em geral. Além dos agentes externos que provocam a sujeira na barba, existem detritos que são produzidos pelo próprio corpo, como células mortas e descamação da pele. Não cuidando devidamente de sua barba, o resultado será muito grave: o aspecto dela vai ser bem desagradável, bem como seu cheiro.

Ainda é possível aparecer caspa e coceira, além da queda de pelos. Por isso, a barba deve ser lavada todos os dias com produtos específicos, em cuja formulação esteja presente certas substâncias que controlam a oleosidade e evitam a seborreia. Então vamos ver aqui o primeiro passo de como cuidar da barba, para ter uma barba foda!

O shampoo para barba: o que é e para que serve

Veja como usar o shampoo para barba

O shampoo para barba é um produto desenvolvido por especialistas cuja finalidade é fazer a higiene da barba através de ingredientes adequados que garantam a sua integridade e evitem problemas como os citados acima. O shampoo para barba é ideal para ser usado no rosto, sem provocar reações alérgicas, como coceira, ressecamento e vermelhidão. Então agora que sabemos que o uso do shampoo especifico para barba é altamente recomendado, você não vai continuar usando qualquer coisa na barba, certo?

O melhor produto para hidratar a barba é o balm próprio para tal finalidade, conforme explicam os dermatologistas. O shampoo para barba tem a vantagem de agir em conjunto com a oleosidade natural dos pelos, sem eliminá-la completamente. O uso diário de um shampoo específico combate à quebra, a queda e o ressecamento dos fios. O balm pode ser usado em todo tamanho de barba, este creme para barba grande é altamente recomendado pois os fios mais longos tendem a ser mais ressecados.

A importância de escolher de um bom shampoo para barba

Na hora de escolher um shampoo para barba, o homem deve estar atento ao fabricante e a qual tipo de barba ele é destinado. Existem boas marcas, como Don Alcides, Man Lab, O Barbudo, Sobrebarba, Usebarba, Beard Brotherhood e outros. Sua barba é clara ou escura? Isso importa? Sim, pois existem shampoos para barbas claras e alguns para barbas escuras. Confira no rótulo a finalidade do produto. Claro que ele poderá ser usado em qualquer tipo de barba, mas é melhor conferir.

As indústrias, observando as diferentes necessidades dos usuários, muitas vezes desenvolvem produtos com características mais específicas, destinados a um público-alvo mais restrito. O consumidor poderá, inclusive, encontrar shampoos que são destinados tanto a cabelo quanto a barba. É possível ainda escolher o melhor aroma, aquele que mais agrada. As essências costumam combinar aromas do campo com fragores amadeirados. Portanto, fique atento às informações do produto.

Agora que você lavou a barba, se sua barba estiver muito seca ou ressecada, um bom condicionador para barba vai te ajudar a deixar sua barba macia e comportada.

[responsive_youtube https://www.youtube.com/watch?v=4GndCG17sc8 norel]

Composição dos shampoos para barbas

Os shampoos podem apresentar diferentes ingredientes, dependendo de seu fabricante: óleo de calêndula, manteiga de karité, vitaminas, sais minerais, proteínas, extratos de chá verde, guaraná, aloe vera, gengibre, bambu, mel, própolis, café, etc.

A composição diversificada permite que cada shampoo possua suas características próprias, oferecendo outros atrativos além da limpeza, hidratação e proteção dos fios da barba. Entre eles estão a ação antioxidante (contra o envelhecimento), cicatrizante, bactericida, desinfetante e assim por diante. Logo você que tem uma barba grande e não que ter problemas como acne, caspa e outros na sua barba, lembre-se de como lavar a barba é importante para um visual matador!

O shampoo para cabelo e sabonete não servem para lavar a barba

Como já foi dito, não se deve usar shampoos para cabelos na barba, a não ser que seu uso seja especificado no rótulo para ambos. Os pelos da barba são naturalmente mais crespos que os dos cabelos. Os cabelos crescem sobre o couro cabeludo enquanto a barba se desenvolve diretamente sobre a pele do rosto, região bem mais sensível.

Um shampoo não específico para barba pode levar ao ressecamento dos pelos e torná-los mais quebradiços e propensos à queda. O uso de sabonete também não é recomendável, mesmo os neutros ou com propriedades hidratantes. De modo geral, o sabonete provoca ressecamento e irritação, pois retira o manto hidrolipídico que constitui a camada protetora da pele. Deve-se lembrar de que o sabonete não foi feito para ser usado no rosto e muito menos na barba.

Os sabonetes que podem ser utilizados na lavagem facial vêm especificados como tal, mas ainda assim não devem ser usados na barba, que é uma formação pilosa com suas próprias características. Portanto, fique consciente disso: sabonete nenhum deve ser usado para lavar, esfoliar ou fazer a barba.

Caso você esta usando sabonete ou shampoo para cabelo em sua barba, pare tudo e vá lavar sua barba em água abundante.

Recomendações médicas

Os especialistas na área recomendam a lavagem diária, bem como a hidratação adequada dos fios da barba. No verão, devido às elevadas temperaturas, existem mais possibilidades de que a oleosidade da pele aumente e estimule o surgimento da dermatite seborreica, a conhecida caspa.

Para lavar de forma correta e combater o ressecamento, a caspa e a queda dos pelos da barba, a solução ideal é o uso de shampoos apropriados. Você pode combinar shampoos com balm para barba e óleos para hidratação se quiser obter um resultado mais intenso.

E você, já toma cuidados com sua barba? Na hora do banho, utiliza um shampoo apropriado para fazer a higiene de sua barba? Se desejar conhecer produtos masculinos de boa qualidade, incluindo shampoos para barba e outros produtos, entre em contato com a Beard, loja especializada na venda de itens para higiene e beleza! Clique aqui e confira!

Você pode se cadastrar em nossa newsletter para receber os conteúdos com exclusividade.


Comments

  1. Rafael

    Gostaria de saber se posso utilizar o shampoo/condicionador (para barba claro) e o balm (ou óleo) sem ter quase nada de barba. Estou começando a deixa-la crescer e comprando esses produtos por agora e utilizando-os por agora é perca de dinheiro (por não ter quase nada de barba já que ainda estou no primeiro mês, e nunca deixei ela crescer) ou já é uma boa ideia e cuidado?

    1. Post
      Author
      1. Rafael

        O condicionador é necessário? Pois vejo que é bem difícil achar, e o óleo/balm o substitui? Se eu não usar condicionador terá algum problema? Ou o condicionador é só algo a mais para hidratar e deixar macio a barba? E por que tem condicionador se o óleo/balm já faz oq ele faz?

        1. Post
          Author
  2. Marcelo Catacci

    Bem venho contestar o que vocês dizem pois conheço vários barbeiros e sempre que pergunto eles não falam nada da obrigatoriedade de uso de shampoo próprio para a barba, a maioria inclusive recomendam shampoo johnsons baby ph neutro mais oleo de argan, e outra se for ver os rotulos de ambos shampoos barba e cabelo tem os mesmos componentes a diferença são aromatizantes e algumas outras coisas… Mas entendo vocês defenderem isso de uso de shampoo de barba pq vcs trabalham com isso… Alem de que shampoo de barba vocês costumam cobrar de 2 a 3x mais caro que os demais shampoos… sendo que são os mesmos componentes químicos mesmas formulas. Mais assim se vc encontrar algum dermatologista que de cara a tapa explicando de maneira consistente que não se deve usar shampoo convencional em barba e que se deve sim utilizar somente shampoo de barba eu passo a usar somente shampoo de barba… mais tem que ser algo comprovado e não boatos apenas

    1. Post
      Author
      Rodrigo

      Marcelo sua posição e em grande parte verdade, a composição e bem parecida, principalmente pois os agentes que realmente limpam são os mesmo, porém a diferença entre eles é um shampoo para barba se preocupa com o Ph ser adequando para a pele do rosto e também trazem outros componentes que fazem diferença entre eles.
      Por e exemplo a don Alcides que tem partículas esfoliantes, ou a bread brotherhood que tem o shampoo em barra que hidrata além de limpar.
      Outro ponto interessante de um shampoo para barba é que ele prepara as escamas do fio para receber a hidratação.
      Bom, espero ter ajudado a esclarecer mas caso ainda tenha duvidas ficarei feliz em esclarecer.

  3. Victor Peçanha

    Existe algum produto específico para barba que faça os pelos crescerem de forma homogênea? Minha barba, quando cheia, os pelos começam a enrolar, dando uma aparência estranha, a ponto de criar certos “redemoinhos” na região do pescoço e da lateral do rosto.
    Quero deixar claro que isto só ocorre com a barba cheia, quando eu a aparo, a aparência volta a ficar agradável.

    1. Post
      Author
      Rodrigo

      Olá Victor, por natureza cada fio tem seu próprio ritmo de crescimento, o que leva a alguma irregularidade, tanto na barba quanto no cabelo, porem se torna mais evidente na barba pois, estamos prestando mais atenção nela, afinal é nosso cartão de visita. Consultei o dermatologista que me da suporte aqui no blog e disse que para amenizar essa irregularidade, uma alimentação balanceada com o que os fios precisam para crescer irá ajudar. Porem também ah alguns suplementos vitamínicos e minerais que podem te ajudar a suprir alguma necessidade dos buldos capilares.
      Mas mesmo com uma suplementação ainda há a necessidade de aparar, hidratar e pentear a barba constantemente 🙂
      Caso tenha mais duvidas ou precise de mais informações, nos contacte no email ou whatsapp e terei o prazer em lhe ajudar 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *