St Patrick’s Day – O que é e como se comemora no Brasil

5/5 - (1 vote)

St Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício no bom português, é um dia muito celebrado com festas em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. Para você ter uma ideia, a festa desse ano em Belo Horizonte rola no Mineirão! Mas como esse feriado irlandês, comemorado no dia 17 de Março, tem tanta força, mas não tem tanta divulgação?

É o que vamos ver por aqui. Na verdade, o St Patrick’s Day 2017 já é um pouquinho diferente justamente pela preparação que determinados segmentos já possuem sobre ele. Vamos entender agora por que ele é tão comemorado, e como você pode participar dele uma vez que possuem festas em alguns cantos do Brasil.

Primeiro de tudo…

O Que é o St Patrick’s Day?

O St Patrick's Day é uma tradição tanto vinda da igreja como do folclore irlandes

O Dia de São Patrício é celebrado sempre no dia 17 de Março, como uma homenagem ao padroeiro da Igreja Católica na Irlanda, o tal Patrício. De origem britânica, ele teria sido o principal responsável por difundir a religião cristã na Irlanda, mesmo tendo sido escravo em terras irlandesas por um longo tempo.

Apesar dos aspectos religiosos se manterem ainda presentes na Irlanda, inclusive com procissões e ações de caridade feitas no feriado, hoje em dia ele é mais uma forma de reafirmar o espírito nacionalista na Irlanda. Tanto que as principais cores vistas neste dia são o Branco, o Laranja e o Verde, que representam a bandeira da nação europeia.

Aliás, o verde tem algo a mais nessa história.

O que significa o verde no St Patrick’s Day?

St Patrick's Day tem como seu principal símbolo o trevo

O verde tem alguns significados específicos neste feriado. Primeiro, ele é a cor que serve de símbolo para a primavera na Irlanda, onde lá é conhecida como Terra Verde. Dentro do aspecto religioso, ela tem ainda outro significado: o trevo de três folhas é um símbolo bem comum por lá, e relacionado a Trindade Cristã.

Outra relação entre verde e o trevo é uma das figuras mais conhecidas mundialmente neste feriado, o Leprechaum. Para quem ainda não se ligou pelo nome, são aqueles caras baixinhos, de cartolas verdes, que lembram duendes.

Eles são parte do folclore irlandês, e costumam ser os carinhas que protegem o pote de ouro do outro lado do arco-íris. O que não falta são pessoas fantasiadas de leprechaum. E é uma boa fantasia para barbudos também.

Existe ainda um quarto significado para o verde no St Patrick’s Day, este mais comum em seu país de origem. Se por um acaso você passar por lá durante a semana de comemorações e ouvir a expressão “The Wearing of Green”, trata-se de uma homenagem feita em trajes verdes da população aos soldados irlandeses na Rebelião Irlandesa de 1798, uma das primeiras manifestações nacionalistas no país.

Viu só como uma única cor pode trazer tantos significados? Considere isso no seu visual para este dia, jovem.

Quais são os principais países que comemoram o Dia de São Patrício?

Não importam os países, todo St Patrick's Day tem sua cerveja verde para comemorar

Como os irlandeses tiveram um fluxo emigratório enorme, vários países hoje em dia comemoram o St Patrick’s Day. Entre eles se destacam Rússia, Japão, Argentina, Reino Unido (o que é curioso, já que os irlandeses e britânicos possuem uma longa rixa), Canadá e Brasil.

Eu sei que você vai falar dos Estados Unidos, mas não esquecemos dele. Na verdade, é em Nova York que acontece a principal parada de São Patrício no mundo. Sendo um dos países com a maior quantidade de descendentes de irlandeses, é na cosmopolita cidade americana que rola uma parada de 5 horas, com festas animadas por todo lugar.

Ah, e não falamos das festas, né? Pense no seguinte: um país cheios de barbudos, próximos a potências beberronas como Escócia e País de Gales… Adivinha como eles comemoram? Os pubs de Dublin e arredores organizam festivais com festas e cervejas que só rivalizam com a Oktober Fest na Alemanha.

O clima, na verdade, é bem parecido com o carnaval em alguns lugares, com blocos bem inspirados na cultura irlandesa.

Como é a Festa no Brasil?

As principais cidades que comemoram o St Patrick’s Day no Brasil são Porto Alegre, São Paulo e principalmente Belo Horizonte, que já faz toda uma programação especial faz anos. Cada local faz suas comemorações de formas diferentes. Em São Paulo, por exemplo, várias cervejas fazem comemorações a semana inteira com promoções especiais para animar a galera.

A mesma ideia rola em Porto Alegre, mas de uma forma um pouquinho diferente. Está programado para o dia 17 fecharem a rua Padre Chagas, de forma similar aos bloquinhos de carnaval, para comemorar o dia de São Patrício. Ainda está em discussão, no entanto, mas é bem provável que saia.

O St Patrick’s Day em Belo Horizonte

O Brasil tem alguns lugares bem específicos para comemorar o St Patrick's Day

Que BH já é bem conhecida por seus bares com cervejas artesanais e botecos, ninguém dúvida. Mas quem não mora no estado nem poderia imaginar que é aqui uma das grandes comemorações do feriado Irlandês. A festa mesmo será realizada no dia 18 no Mineirão, mas pode-se ver alguns eventos menores em outras áreas, como o bairro da Savassi.

Além das características mais conhecidas do feriado irlandês, que antes era realizado no Parque das Mangabeiras em BH, o evento em 2017 terá várias atrações artísticas, incluindo caras como Emicida e a banda Tianastacia. Vai ser um prato cheio para quem curte sair de casa e curtir algo diferente.

As principais festas do St. Patrick’s day em Belo Horizonte

Listei abaixo as melhores festas que irāo ocorrer em BH no dia de São Patricio! Entāo pegue sua caneca e vamos bebemorar!

[add_eventon_list event_type=”1666″  hide_past=”yes” hide_empty_months=”yes” ft_event_priority=”yes” show_year=”yes” etc_override=”yes” show_et_ft_img=’yes’ fixed_month=”03″ fixed_year=”2017″ ]

 

Como se preparar para o St Patrick’s Day 2017?

Aprenda a comemorar o St Patrick's Day no Brasil!

Fácil, jovem. Vamos te passar algumas dicas  e ideias simples para aproveitar bem a data:

  • Se vista de verde. Já deu pra ver que tem um monte de significados usá-lo nesse dia, certo? Então se não for se fantasiar, faça bom uso do visual esverdeado.
  • Cultive bem sua barba. Principalmente se for ruivo: barbas e o St Patrick’s Day tem muita coisa a ver. Ter um visual bem feito nesse dia é ainda mais especial. E se sua barba for ruiva ou daqueles castanhas mais claros, vai ser melhor ainda.
  • Aproveite a breja. Seja em Belo Horizonte ou em outras cidades, os melhores pubs e cervejarias farão promoções e eventos especiais nesses dias, então não deixe de aproveitar a chance para curtir novos sabores cervejeiros.
  • Aprecie com moderação. Assim como em qualquer outra festa, é bom tomar curtir sem exageros para não ter problemas. Tranquilo, jovem?

Pronto para aproveitar o St Patrick’s Day, jovem? Então não deixe de dar uma olhada nas nossas dicas para cuidar bem do visual tanto na barba como nas roupas. E aproveite bem o dia de São Patrício, e até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Sarah Cruz

    Olá. Gostaria de saber, quando que começou a comemorar o dia de Sain Patrick em BH, e em que ano começou a fazer esta festa? Quem foi o organizador do primeiro evento e quem são os organizadores nos dias de Hoje?
    Muito Obrigada.
    Sarah

    1. Post
      Author
      Rodrigo

      Sara muito boa a sua pergunta 🙂 porém eu não sei te responder, mas vou procurar saber e atualizo o post aqui. Se você descobrir antes de mim, podia me contar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *