Barbas em 2017: As Tendências que chegaram para ficar

Esse ano já chegou com tudo, e para não perdermos a oportunidade, vamos falar das tendências para as barbas em 2017. Elas vão te ajudar a se preparar para visuais bem estilosos nesse ano que promete bastante em diversos aspectos. Alguns estilos voltam, outras novidades dão novos ares aos barbudos, e a palavra que deve pegar nesse ano é inovação!

A Principal tendência para barbas em 2017: mais barbas!

Uma das características que mais chamaram atenção em 2016 foi o aumento expressivo de barbudos convictos, que levam os cuidados com as barbas bem a sério. E sei que em parte é pelas dicas que estamos passando aqui o ano inteiro, não é? Enfim, o lance é que este ano foi excelente para os barbudos, e a tendência é aumentar ainda mais.

Quanto aos estilos, alguns dos que começaram a crescer em popularidade de uns tempos para cá devem ganhar ainda mais força em estilos de barbas em 2017. Dá só uma olhada na variedade com que eles podem vir.

Os Lenhadores estão chegando

tendências barbas em 2017 lumberjack

Uma das tendências que chegaram com peso esse ano, antes uma pequena brincadeira, mas hoje algo bem comum por aí, é o Lumbersexual. Trata-se daquele visual inspirado nos lenhadores americanos, com uma camisa xadrez, uma calça jeans mais simples, e claro, a barba cheia e volumosa.

Focando especificamente na barba, o estilo lenhador deve ganhar ainda mais força em modelos de barbas em 2017. Além de ser um formato de peso no visual, ela combina com vários tipos de rosto, não excluindo praticamente ninguém. A aparação, com um formato mais arredondado nas pontas e bem desenhada na linha das bochechas, deixa ela perfeita não apenas para o visual de lenhador, como para outros ainda mais sofisticados.

Dicas para deixar o estilo top:

  • Não se esqueça do restante do visual de lenhador. Além dos itens que comentamos acima – da camisa xadrez e calças jeans mais justas – considere opções como coturnos, suspensórios, cintos ou mesmo botas, o que pode ser uma boa para épocas mais frias.
  • Adapte o lenhador para a realidade brasileira. Lenhadores são equivalentes ao trabalhador mais rústico que existe por aqui, como pedreiros, bombeiros, eletricistas e coisas do tipo. Você pode usar esses profissionais como referência para o seu próprio estilo, principalmente se quer dar uma de galã às avessas e atiçar umas fantasias por aí.
  • Não vá para o lado Redneck da força! Só para constar: não temos preconceitos com esses caras (redneck seria um termo pejorativo para falar dos homens do interior nos EUA), mas se você busca uma barba de respeito, ter um visual meio sujo não ajuda. Então não use-os de referência.

Logan está saindo dos cinemas… Mas as Mutton Chops não

tendências barbas em 2017 mutton chopps

Apesar de não ser obrigatoriamente o estilo do Wolverine, o super-herói dos quadrinhos e do cinema foi um dos responsáveis por popularizar as costeletas unidas a barba sem todo o restante. E pode acreditar, elas vão ser uma tendência bem comum de barbas em 2017.

As mutton chops conseguem ser ainda mais variadas em personalizações que outros estilos. Como a ideia é combinar as costeletas da barba, e tirar todo o restante, é possível fazer algumas combinações bem interessantes. Por exemplo, você pode ligar as laterais com o bigode, tirando todo o restante, ou criar uma linha maior, até a altura das maçãs do rosto, e tirar a região do cavanhaque.

Com o último filme do wolverine estrelado pelo Hugh Jackman saindo por agora vai ser uma boa investir nas Mutton Chops para entrar no clima.

Dicas para deixar o visual top:

  • Se inspire mesmo no Wolverine. O cara deve ser a melhor referência para a barba junto a costeleta, e se você tiver um rosto mais quadrado, cai muito bem. Mas se quiser ir além mesmo, sendo quase um cosplay, penteie o cabelo para trás com aquelas pontas, use roupas dignas de um motoqueiro, e se for ainda fundo, tenha aquele comportamento bad ass e mal educado.
  • Uma outra sugestão é inspirada nas barbas mexicanas. As Mutton Chops podem ser unidas ao bigode, e se você deixar a barba crescer bem antes de adotar o visual, pode criar uma puta barba de respeito. O Abraham, personagem da série Walking Dead, é um bom exemplo de como aplicar esse estilo.
  • Ainda nos estilos mexicanos, você pode pensar nos mutton chops se ligando pelo queixo. Faça o estilo em seu formato padrão, mas aumente a linha do maxilar e ligue os dois lados pelo queixo. Você vai criar um estilo bem único, e ainda mais inspirado nos motoqueiros.

O Cavanhaque Biker

tendências barbas em 2017 cavanhaque biker

Cavanhaques dificilmente saem de moda – podem diminuir em frequência, mas nunca desaparecem por completo. E uma que pode pegar para barbas em 2017 é o Biker, o cavanhaque bem conectado ao bigode. Apesar de não ser um estilo tão diferente do seu tradicional, a possibilidade de estilização é bem grande – pense naquele batarangue do Batman que comentamos um tempo atrás, por exemplo.

Brincadeiras de lado, o cavanhaque biker pede um pouco mais de dedicação, já que ele precisa ser constantemente aparado e cuidado para que seu estilo não fique “sujo”. O barbeador elétrico pode ser o seu grande aliado, principalmente no verão.

Dicas para deixar o visual top

  • Busque um estilo que combine não apenas com um tipo de rosto, mas com sua personalidade. Uma das coisas que pesa e muito quando você decide optar por um cavanhaque, é que ele pode entregar uma personalidade muito diferente do que realmente é. O exemplo acima é bem claro de como você aplicar o visual.
  • Outra alternativa que você pode considerar para colocar um cavanhaque biker é a ocasião. Essas barbas são perfeitas para eventos de gala e outras situações mais formais, e podem ser uma excelente forma de adicionar um pouco de charme. Considere aquele smoking com o cavanhaque, por exemplo. 
  • Existe ainda uma terceira opção, que é fazer um test drive. O cavanhaque sempre é uma saída charmosa e fácil de ser feita, e mesmo que o biker seja um pouco mais preciso quanto a aparação e desenho, seu visual ainda pode ser trabalhado de várias formas para que encontre a que mais te cabe em menos tempo.

A Barba Cerrada para qualquer situação

tendências barbas em 2017 barba cerrada

Você já viu várias delas nesse post aqui. As barbas por fazer tem aquela fama de serem fáceis de cuidar, além de entregar um visual interessante entre o bem aparado e o visual de “vagabundo”. E essa versatilidade de situações é o que vão fazer da barba cerrada uma das grandes tendências de barbas em 2017.

Mas por incrível que pareça, ter uma barba cerrada é muito mais trabalhoso do que deixar uma barba crescer regularmente. Isso porque toda semana você vai precisar fazer aquela aparação deixando os pelos faciais bem próximos do rosto. Se você tiver um barbeador elétrico tá bem tranquilo, mas considere que você precisar de uma dose de cuidados um pouco maior.

Lembra que falei que 2017 será o ano da inovação? Então, é por conta dessa versatilidade que as barbas esperadas para o esse ano estão por vir. No caso das barbas cerradas, você pode deixar na extensão que achar mais conveniente, o que torna bem prático para quem busca algo mais rústico ou mais “limpo”.

Dicas para deixar as barbas em 2017 ainda mais top

  • A barba cerrada, como falei, pode tanto ser selvagem, como se fosse uma barba realmente mal feita; ou apenas aquele visual comum que quem começou a deixar os pelos faciais em crescimento para estágios mais avançados. E para cada um dos tipos, existem ocasiões de acordo. Leve elas em conta na hora de fazer a sua barba.
  • Não tem mistério para fazer uma barba cerrada de respeito. O barbeador elétrico é seu melhor amigo nessas horas, já que ele facilita o desenho e o corte. Só não se esqueça dos produtos para manter os pelos macios durante sua fase de crescimento – balm, pós-barba, espuma se for o caso…

Van Dyke e os visuais Retrô

tendências barbas em 2017 van dyke

Falamos com frequência dos visuais retrô por aqui, e sobre como eles tem ganhado força com movimentos recentes, como o Pin Up, por exemplo. E um dos que prometem ser uma forte tendência para o próximo ano é o Van Dyke, talvez o mais antigo e um dos mais estilosos entre eles.

O destaque que o Van Dyke traz para as barbas em 2017 é único. O bigode pontudo e bem feito fica muito estiloso com praticamente qualquer visual, e os ares modernos adicionam o seu toque pessoal. Por mais que seja um visual vindo da europa, existem van dykes que podem puxar um pouco mais para o lado latino da coisa.

Assim como o cavanhaque biker, o Van Dyke exige um cuidado constante para que seja bem aproveitado. E isso não apenas com a aparação, quase milimétrica na região do cavanhaque, mas estilizar o bigode com uma boa tesoura, navalha e cera para bigode. Parece um pouco trabalhoso de cara, mas é uma tendência que muitos barbudos por aí vão seguir.

Dicas para deixar sua barba top:

  • O Van Dyke tem suas raízes lá na Europa, o que por si só já pode te dar algumas boas ideias de visuais que podem vir incluso ao estilo. Um exemplo de trajes que você pode se inspirar para fazer uso como Van Dyke é o francês Philippe Dumas – o rapaz sabe como combinar bem um e outro.
  • Quando falamos em fazer o estilo Van Dyke inspirado em outras regiões do mundo, não era brincadeira. Você pode usar a base do visual – bigode volteado e cavanhaque mais volumoso – e aplicar dentro de algumas outras culturas. A região latina, por exemplo, teria um Van Dyke mais fino, e até mais chamativo, enquanto um estilo oriental seria a combinação perfeita com o coque samurai. Considere as possibilidades de acordo com seu visual.
  • Existe ainda uma terceira fonte valiosa de informação: a própria história. O Van Dyke é um estilo com mais de 200 anos, então é fácil conferir sua evolução ao longo da história e procurar por estilos de acordo. Você pode ver com um pouco mais de detalhes sobre o Van Dyke nesse post, e ficar espantado com a importância que ele tem além do estilo.

Um novo estilo: a Shorter Long Ubiquitous Beard

Tendências barbas em 2017 Shorter Long Ubiquitous Beard

Pode ser uma pequena variação do estilo lenhador por conta dos detalhes, mas é uma tendência que deve ganhar os barbudos de uma maneira sutil e gradativamente crescente nesse ano. Basicamente, ela é uma Short Boxed Beard, aquelas barbas usadas por profissionais de escritório, mas com algumas diferenças em seus acabamentos.

A SLUB (vamos abreviar assim pra facilitar) é uma barba no meio termo entre o cheio e o cerrado, mas que ganha mais volume à medida que se aproxima da linha do queixo e do maxilar. Sua versatilidade está justamente nessas pontas: seus usuários também pode começar a aumentar o volume à partir das costeletas, e fazendo uma ponta mais expressiva. Tudo depende de como o seu usuário quer.

Aparar uma barba nesse estilo não é muito diferente da short boxed e da barba de lenhador. Basta aparar nos pontos certos, deixando ela mais rente na linha das bochechas, e enquanto as pontas ficam mais volumosas. E não esqueça de deixá-la macia.

Dicas para deixar a barba top:

  • Uma boa referência para você se inspirar ao deixar sua barba nesse estilo são os jogadores de rugby. Embora eles sejam bem variados com suas barbas, muitos deles fazem um bom uso desse tipo de barba, o que torna bem interessante para os barbudos esportistas.
  • Quanto aos trajes, podemos usar o mesmo exemplo que demos acima, do visual de lenhador. Por ser um estilo próximo do Lumberjack, você pode facilmente integrar parte das peças que existem no visual de lenhador, ou mesmo misturar elas a estilos mais formais, você vai ver como fica muito mais top.

Então está pronto para ter uma barba foda esse ano? Estilize sua barba bem para aproveitar 2017 dentro das tendências e buscando ainda mais a inovação, que promete crescer ainda mais. Até a próxima jovem, esperamos que as barbas em 2017 sejam ainda mais foda do que foram em 2016!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Enzo

    Sem dúvidas o estilo “Lenhador” chegou para ficar. É ótimo porque muitos homens que ainda não sabem qual é o estilo ideal para eles, tem muitas chances de encaixar muito bem esse estilo com o rosto deles. Obrigado pelo ótimo artigo.

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *