Toalha quente: Porque investir nesse tipo de serviço?

4.9/5 - (2907 votes)

Uma das características mais emblemáticas entre os barbeiros clássicos é a toalha quente. Quem não se lembra dos desenhos antigos, ou em algumas cenas de filmes e séries de tv, dos barbeiros literalmente cobrindo a cara de seus clientes com toalhas quentes? Chega a ser um pouquinho engraçado, mas na verdade a ferramenta é muito eficaz no cuidado com os pelos faciais.

As toalhas quentes servem tanto para relaxar o rosto dos barbudos, enfatizando aquela característica das barbearias – ser um momento de repouso para os homens -, como para facilitar o trabalho dos barbeiros. Com as toalhas quentes, os poros do rosto se abrem,  o que torna a aparação e estilização mais fácil.

[responsive_youtube https://youtu.be/Hs5f37ktMqY?t=1m52s norel]

Mas de onde veio essa ideia, afinal de contas? E como é possível aplicar em sua barbearia? É o que vamos descobrir.

A Origem (?) da Toalha Quente nas Barbearias

Podemos dizer que a Toalha Quente japonesa foi um dos primórdios do estilo

Não se sabe exatamente de onde veio a tradição das toalhas quentes nas barbearias antigas. Além delas, que começaram a aparecer com maior frequência no começo do Século XX, e longe daquele aspecto médico e faz-tudo que os barbeiros em tempos anteriores, o exemplo mais próximo de toalhas quentes que temos por aí é com os Oshiboris.

O Oshibori nada mais é do que a toalha quente, utilizada tanto por japoneses como chineses. A diferença é que eles, antes dos guardanapos e papéis toalha se tornarem mais populares, eram utilizados em restaurantes e bares, como um meio de higienização.

Os Caras que você respeita na técnica

A popularidade da técnica veio, muito em parte, por vários barbeiros ao longo das décadas, e não apenas pelos benefícios que elas oferecem. Utilizar bem a toalha quente é uma arte: é preciso um cuidado certo quanto a temperatura, a forma de colocar no rosto, o tempo, e como você aproveita o rosto já relaxado para aplicar suas técnicas.

Vejamos algumas referências que os barbeiros podem utilizar para conseguir uma boa toalha quente em seus trabalhos diários.

Harold The Barber

Harold The Barber é um dos referenciais na Toalha Quente

É uma das referências nos Estados Unidos no que diz respeito a toalha quente. Ele usa uma técnica, terapêutica, que combina a toalha com hortelã-pimenta, embebendo a toalha na folha. Além dele reduzir a irritação na pele, a combinação torna o rosto mais relaxante. O cara é realmente uma lenda nesse quesito.

Sam’s Barbers

O Sam's Barber é referente com a Toalha Quente na Irlanda

O Sam’s Barbers é uma referência na Irlanda com seu salão, e entre as opções disponíveis na capital Dublin, ele é um dos caras a se procurar quando se trata de toalhas quentes. O ambiente da barbearia em si é bem chamativo, mas suas técnicas com a toalha são ainda mais especiais.

Alberto Hiar

No Brasil, um dos caras que domina a Toalha Quente é Alberto Hiar

Esse cara é uma referência brasileira não apenas nos cuidados com a barba, mas nos cuidados masculinos como um todo. E entre os vários exemplos de serviços que ele oferece para seus vários clientes, é justamente suas técnicas com a toalha quente que chamam atenção.

Para os homens que desejam um tratamento finíssimo, e para os barbeiros que buscam uma boa referência em seus trabalhos com as toalhas, esse é o homem a quem procurar.

Porque fazer a toalha quente na barbearia?

Esteja atento aos cuidados com a Toalha Quente

A técnica da toalha quente é uma das melhores a se adicionar a barbearia. O processo é simples e dinâmico, e só de trazer um aspecto tão clássico ao estabelecimento, que é de certa forma uma moda hoje em dia, já é um diferencial que faz toda diferença.

Existem uma série de benefícios que elas acrescentam tanto ao negócio como aos trabalhos dos profissionais. E claro, aos clientes. Mas antes de falarmos de todas essas vantagens, vamos considerar os cuidados que você precisa tomar para não ter problemas.

Temperatura – Toalhas quentes só são assim no nome. Elas não podem estar em temperaturas muito altas, por razões um tanto óbvias: não é nada interessante para os clientes serem marcados de uma forma nada agradável no rosto. Ao preparar as toalhas, utilize água morna, para estar sempre pronto para uso.

Molde – O segredo de um bom tratamento com a toalha quente é tanto equilibrar na quantidade de toalhas, como na maneira em que elas são colocadas no rosto. Um bom barbeiro consegue moldar e relaxar o rosto de seus clientes com apenas um par de toalhas, para não dizer uma só.

Tempo – De forma direta, as barbearias não são spas. Por mais relaxante que uma toalha quente possa ser para os barbudos, elas também possuem uma função prática, e os barbeiros devem se atentar a isso para não alongar o atendimento. Lembre-se que outra grande qualidade das barbearias é fazer com que o tempo, mesmo que curto, seja bem proveitoso.

Higienização – Importantíssimo! Não conte apenas com o fato das toalhas estarem em água quente para serem esterilizadas. Este processo deve ser feito antes do preparo da técnica, sobretudo se você adicionar aromatizantes junto a água. Vejamos isso mais adiante. Sempre deixe suas toalhas bem limpas e esterilizadas antes de utilizar no rosto dos barbudos.

Os Benefícios

Aprenda a utilizar uma Toalha Quente com qualidade

Agora que você já tem ciência dos cuidados, vamos listar todos os benefícios que as toalhas quentes são capazes de oferecer aos barbudos e barbeiros:

  • Custos acessíveis de manutenção e aquisição – Por utilizar toalhas simples e pequenas, e ser relativamente simples lavar e esterilizar, as toalhas são um dos melhores investimentos com retorno na barbearia. Mesmo os massageadores possuem um custo relativamente baixo de investimento em comparação a outros itens da barbearia, como a cadeira de barbeiro, por exemplo.
  • Pode adicionar fragrâncias especiais – Essa é outra vantagem bem interessante no tratamento com as toalhas quentes. Não só a temperatura quente ameniza o rosto, mas os óleos aromáticos são um aditivo interessante para tornar a experiência mais relaxante. Fora que, para ocasiões especiais, os barbudos ainda ganham aquele destaque que os trarão de volta para novas sessões.

O uso de fragrâncias na Toalha Quente é um excelente diferencial

  • Facilita o trabalho do barbeiro – Essa é uma das melhores formas do barbeiro mostrar a capacidade dos seus trabalhos. Com os poros da pele abertos, e o rosto do barbudo devidamente relaxado, os profissionais podem executar seu trabalho com muito mais precisão e cuidado. Com isso, os resultados são ainda melhores. Fora a oportunidade de “mimar” os barbudos.

 

  • Oferece uma experiência única para os barbudos – Pele mais limpa, uma barba bem feita, relaxamento tanto da pele como do estresse… Em poucos minutos, a toalha quente pode renovar um barbudo para qualquer atividade, e este é o melhor serviço, ou mimo, que um barbeiro pode oferecer a seus clientes.

Faça da Toalha Quente uma ótima experiência para os barbudos!

Então, que tal investir em uma técnica clássica como a toalha quente em sua barbearia? Além de uma técnica antiga e eficiente, ela adiciona uma série de benefícios ao seu serviço, e de quebra uma boa atenção dos seus clientes. Domine essa técnica, e sua barbearia terá um adicional simples e poderoso. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *