Os Traços da Barba na sua Personalidade

Já faz um tempo que falamos sobre o que suas barbas podem dizer sobre sua personalidade. Cobrimos algumas características gerais sobre vários traços da barba e algumas características pessoais, para ver se é verdade ou não para você. Mas fiquei com a impressão de que não formos muito a fundo em todos os tipos, ou faltaram alguns detalhes interessantes nos que estavam presentes.

Para cobrir essa “falha”, e trazer mais algumas informações, hoje você vai saber um pouco mais sobre os que os traços da barba dizem sobre a personalidade, ou mesmo alguns aspectos gerais. E agora, com muito mais detalhes. Dá só uma conferida.

Os Traços da Barba e a Personalidade

Cavanhaque

Traços da Barba

A menor área dos pelos faciais que você pode chamar corretamente de barba está no cavanhaque, cobrindo do queixo até a boca, não mais do que isso. Apesar de ter se popularizado nos desenhos animados antigos, e até um pouco pela “boêmia norte-americana”, foi nos anos 90 que os cavanhaques ganharam seu destaque, junto das camisas xadrez.

Um cavanhaque bem aparado, e bem alinhado com o bigode, dão um ar bem amadurecido para seus usuários, deixando um pouco de lado aquele ar juvenil que os pelos faciais na área do queixo costumam apresentar.

Quer ver um exemplo diretamente tirado de 20 anos atrás? Pergunte aquele seu amigo careca e com um cavanhaque bem feito o que ele acha de bandas como Soundgarden, Alice in Chains e Nirvana. Ele vai te alugar um bocado, vai por mim.

Se você tem gostos mais artísticos, um cavanhaque que pode se tornar muito frequente é o Van Dyke, nome dado pelo lendário pintor Anthony Van Dyke. E sim, você deve usar um bom óleo para barba e cera para bigode para conseguir esse visual.

Mutton Chops

Traços da Barba

Sim, você já ouviu falar dele por aqui, e já foi bem popularizado pelo Wolverine. Talvez a gente dedique mais um tempo para este visual interessante. Esta barba é o completo oposto do cavanhaque pelas áreas cobertas, e traz uma característica única na personalidade, que é um tanto de ferocidade. Ou simpatia, como no nosso camarada aí em cima.

Os antigos vitorianos são um dos exemplos mais conhecidos de usuários antigos de Mutton Chops, principalmente aqueles que combinam junto ao bigode volumoso. Se você quer um pouco de agressividade, aqui está o visual.

Não por acaso, roupas de garbo e elegância como ternos, e chapéus como a boina, podem trazer um visual ainda mais curioso e feroz. Repare só figuras como o falecido Lemmy, do Motorhead, ou Mr. T – os caras nem precisam de muito com aquela barba para intimidarem.

A Barba por Fazer

barba por fazer

De alguns para cá, vemos cada vez mais os homens pararem de fazer a barba, e começarem a apará-la. O que é mais trabalhoso do que tirar ela de uma vez, diga-se de passagem.

Mas tem um porém nessa pequena revolução. Ninguém mais chama as barbas por fazer de “barba do George Michael” (quem é dos anos 80 vai entender essa) – os visuais atuais vão um pouco longe disso.

O estilo dentro desta barba que está pegando bem, e que mostra um pouco de preguiça misturada a um cuidado sutil, são as barbas por fazer um pouco mais cheias, que lá fora chamam de “Heavy Stubble”. Um perfeito meio termo entre a barba cheia, e a barba rala. Assim fica menos complicado de aparar os pelos e causar prejuízos ao visual.

Barba Cheia

Esta merece uma atenção especial, porque a barba cheia está… Cheia de nuances e estilos que variam com a personalidade e os tipos de rostos dos usuários. Sacou a piadinha, né? Tá, vamos deixar o humor um tanto forçado para depois.

A Barba Cheia Normal

Traços da Barba

Caras que costumam ter esse tipo de visual podem ter passado pelos outros tipos de barba, ou ainda não. Ou ainda está indeciso: que tipo de cara seria corajoso o suficiente para deixar a barba crescer por semanas, e manter a aparação de uma forma que não coce, não cresça além do necessário, e ainda assim ficar charmoso?

A resposta é bem simples. Qualquer homem que deseja uma barba cheia decente. Estamos numa época em que as barbas são aceitáveis, não são mais tão vistas como sinal de descuido, e muitos caras acham mais prático do que simplesmente fazer a barba, este um processo chato e até doloroso em alguns momentos.

E aqui não há uma característica geral de personalidade. Pode ser realmente qualquer tipo de homem, dos mais jovens aos mais velhos. Oras, é um traço natural, valorize!

A Barba Cheia e Preocupante

Traços da Barba

Esse é o tipo de barba cheia que acontece “por acidente” e não por uma escolha deliberada. Os pelos crescem sem controle e aparação, e o resultado é um visual que enaltece toda a figura do preguiçoso e descuidado que muitos barbudos tentam evitar.

Não é por acaso que muitos barbudos deste tipo buscam nos amigos e na família os sinais que precisam para trazer os pelos faciais de volta ao estado aceitável com uma aparação… Ou como no caso a seguir, deixam as águas rolarem para um visual bem extravagante.

A Barba Cheia e Longa

Traços da Barba

Bem, aqui já é o caso em que aquele cara preocupado com a barba ficar fora de controle simplesmente deixou rolar, e cuidou apenas para que não ficasse desgrenhada. E por incrível que pareça, caras assim são mais pacientes e até um tanto despreocupados com o crescimento da barba, apenas fazendo os ajustes que precisam.

Você pode até chamá-lo de hipster se quiser – ele não tá nem aí. E isso porque ele conquistou o pico da montanha dos barbudos, com uma barba longa, bem cuidada e sexy para quem gosta. Estes são os verdadeiros felizardos.

E aí, essas características dizem ou não com seu tipo de barba? Independente do visual escolhido, você pode contar com a gente para ter os melhores produtos e dicas para cuidar do seu tipo de barba. Deixe aí nos comentários o que você concorda, e o que você discorda com força, vamos adorar ler o que tem a dizer.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *