Dá pra usar costeletas sem ficar brega? Veja algumas dicas de estilo

Dá pra usar costeletas sem ficar brega? Veja algumas dicas de estilo

A moda tem dessas de “vai e vem”: o que era tendência hoje amanhã já não é mais. O lado bom é que a gente nunca cai na mesmice, e pode sempre resgatar e dar uma repaginada em estilos que ficaram no passado. Falando em túnel do tempo, um ícone de beleza que voltou a ser cool nos dias de hoje, quem diria, são elas, as costeletas. Nos anos 1960 e 1970 elas eram obrigatórias e superestilosas (alô, Elvis Presley!), porém, caíram em desuso até que viraram sinônimo de breguice.

Elvis é um exemplo clássico de barba em costeleta bem definida

Injustiça ou não, o caso é que elas voltaram com tudo, e, sim, é possível usar de um modo moderno e descolado sem parecer que você está fantasiado de Wolverine. Quer saber como? Confira seis dicas e deixe as suas crescerem já!

Por que você deve usar costeletas

Você sabia que, na Antiguidade, usar costeletas até a linha do queixo era sinal de nobreza e status? Pois é. Quanto mais comprida e volumosa, maior era o sinal da riqueza. Ela ficou fora de moda por um tempo, até voltar em meados de 1960 e nos anos 1970, mas desta vez como sinal de rebeldia, uma atitude rock’ n’ roll.

A questão é que, modismos à parte, as costeletas ressaltam a masculinidade e ajudam a equilibrar e emoldurar o formato do rosto dos homens. Elas podem passar uma imagem de firmeza e imponência, ao mesmo tempo que também pode transmitir estilo e personalidade. Tudo vai depender do modo como você vai decidir usá-las.

As regras de ouro

costeletas bem alinhadas

Existem diferentes modelos de costeletas, e você pode escolher o tipo que mais agrega ao seu estilo pessoal ou fisionomia. Porém, lembre-se sempre de um detalhe: é importante para a harmonia do rosto que as costeletas acompanhem o seu corte de cabelo.

Se seu cabelo é curto, ele ficará melhor com costeletas curtas e médias e menos espessas. Da mesma forma, quando mais longos forem seus fios, melhor eles acomodam costeletas mais compridas e volumosas.

Um ponto importantíssimo é que as costeletas precisam sempre ser simétricas. Portanto, se você for se arriscar a apará-las sozinho, use um pedaço de barbante ou uma linha qualquer, enrole-o no rosto e utilize esse artifício para criar uma linha para poder aparar os dois lados na mesma altura.

Os tipos de costeletas para os diferentes formatos de rosto

As costeletas têm basicamente três tamanhos: as mais curtas (que podem ficar entre o topo e o meio da orelha), as médias (que vão do meio da orelha até o fim dela, na linha do lóbulo) e as longas (que ultrapassam a parte inferior da orelha e podem chegar até o queixo).

Enquanto as costeletas curtas são opções mais conservadoras, as médias, que terminam acima da ponta da orelha, são as mais clássicas e foram a escolha de caras arrojados como James Dean. Agora, se você quer ir além e ousar no visual, pode abusar do comprimento e também da espessura.

A largura é outro componente importante das costeletas. O tamanho geral é entre 1 cm e 1,5 cm de espessura. Porém, você pode ir além se perceber que o tamanho complementa seu estilo e sua fisionomia. O lance é experimentar até achar um formato que te represente. Se não curtir, é só aparar e deixar crescer para tentar novamente.

as costeletas de john lennon foram um marco de sua época

Em geral, todos os homens podem usar costeletas, é apenas importante observar alguns detalhes que podem agregar mais ao seu visual. Homens que têm um rosto muito arredondado conseguem afinar e emoldurar melhor o rosto se optarem pelo modelo médio clássico.

Já quem deseja ressaltar o formato quadrado e masculino do rosto deve deixar as costeletas mais longas, marcando a linha da mandíbula. Os que têm o rosto mais longo e fino, e um queixo mais comprido, devem fugir das longas se não quiserem parecer mais “queixudos” ainda. Nesse caso, as costeletas curtas dão conta do recado.

Costeletas e barba: o combo que dá certo

Costeletas e barba são um match certo. Uma coisa valoriza a outra. As costeletas longas, que conectam o cabelo a uma barba grande ou média e cheia, compõem um visual muito interessante. Ele passa uma imagem de mais seriedade e respeito.

O cavanhaque e a barba por fazer são modelos que favorecem rostos mais redondos e cheios, e ficam melhores ainda com costeletas médias para acompanhar, que ajudam a afinar mais a face e suavizam as linhas do rosto.

Como deixar as costeletas crescerem

suas costeletas irão ficar cada vez mais estilosas

Agora que você definiu o estilo das costeletas que mais te agrada, precisa ter um pouco de paciência e esperar que os fios tenham pelo menos cerca de dois dedos de comprimento para modelá-las. Isso pode demorar um mês ou mais, dependendo do ritmo de crescimento da sua barba.

Quando a barba toda atingir o comprimento que você quer, fica mais fácil ir raspando os pelos e definindo o estilo. Enquanto ela cresce, use um pente específico para barba para manter os fios em ordem e não parecer desleixado. Carregue esse item com você — existem inúmeras opções de tamanho de bolso — e use sempre que precisar!

Hidratação vai fazer com que os pelos cresçam mais fortes, brilhantes e saudáveis. Por isso, usar óleo para barba algumas vezes por semana vai dar um toque especial na sua barba e favorecer costeletas mais bonitas. Aparando e cuidando das costeletas

Para manter a forma e o estilo, é preciso raspar as laterais e áreas ao redor delas uma vez por semana ou a cada três dias com a lâmina de barbear para criar o desenho escolhido. Para ajudar no comprimento, use uma máquina de barbear ou uma tesoura. Se você deixá-las crescer demais, elas perderão o formato.

Na hora de aparar, lembre-se da espuma ou creme de barbear, para não se machucar à toa e ficar com o rosto marcado, e não se esqueça da questão da simetria! Use uma marcação para que elas fiquem iguais em ambos os lados.

Viu como é possível adotar as costeletas e ficar moderno? Portanto, não tenha medo de arriscar nessa tendência e adotar um visual impactante e cheio de estilo!

E o seu visual barbudo? Ele está em dia? Você sabe se sua barba combina realmente com você? Descubra qual é o estilo de barba perfeito para o seu rosto e faça o trabalho completo: barba, cabelo, bigode — e costeletas!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Luciano

    Ótima matéria! Sou suspeito em falar pois uso costeletas desde dezembro de 1991, naquela época todo mundo me torrava a paciência falando que era brega e blá blá blá porem meti o louco e fui contra tudo e contra todos e continuo usando até hoje se Deus quiser vou morrer usando costeletas, viva a liberdade de usar o estilo que quiser.

    1. Post
      Author
      Rodrigo

      Luciano, cara que coisa bacana! passei por algo parecido a 10 anos quando decidi deixar a barba crescer, é incrível como as pessoas não respeitam as decisões pessoais das outras.
      Mas é isso ai amigo ! Obrigado por compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *