Vegetarianismo ou Veganismo? Entenda a diferença!

Existe muita confusão quanto aos hábitos de vegetarianismo ou veganismo. Basicamente, é comum as pessoas que comem de tudo acharem que ambos são a mesma coisa, variando o uso dependendo da região. Mas não é bem isso: por mais que vegetarianos e veganos tenham os mesmos princípios, a aplicação é bem diferente entre si.

E é isso que vamos explicar. Temos muitos barbudos veganos e vegetarianos que acabam meio incomodados em ter que explicar sempre sobre suas preferências ou mesmo filosofia alimentícia – a coisa é bem mais do que não comer carne. Mas vamos aos fatos para entender a diferença.

Vegetarianismo ou Veganismo – Conheça as diferenças gerais

vegetarianismo ou veganismo? Veja como eles são um tanto diferentes.

Para começar, não tem essa de vegetarianismo ou veganismo. Ambos partem do mesmo princípio – não comer carnes vermelhas ou brancas. Porém, enquanto o vegetariano ainda abre algumas pequenas exceções, como leite, ovos, e seus derivados, o vegano não chega nem perto disso. Tiram da lista leite, ovos, queijos e quaisquer derivados de animais. Apenas vegetais, verduras e legumes.

Se formos um pouquinho mais além, a diferença fica ainda mais evidente. Apesar de ambos se preocuparem em comer de forma mais saudável, existem fatores ecológicos, políticos e religiosos que determinam a diferença entre os tipos.

Os Tipos de Vegetariano

Existem vários tipos de vegetarianismo ou veganismo, veja só.

Existem vegetarianos com características bem específicas, e que mesmo assim se diferem bem dos veganos. Confere só.

Ovolactovegetariano

Não consomem carne, mas ainda continuam com ovos e laticínios como parte de sua dieta. É o mais comum por aí, e dá até para dizer que é a porta de entrada para quem só deseja comer vegetais.

Lactovegetarianos

Além de não consumirem carne, eles não consomem ovos, mas ainda possuem laticínios em suas opções de alimentos. Aqui podem entrar tanto as preferências do vegetariano, como fatores religiosos – na Índia, por exemplo, é um tipo de vegetariano bem comum.

Frugívoros

Este vai um pouco mais além. Além de carnes, ovos e laticínios, ele também não come vegetais. Isso mesmo, sua dieta se resume a sementes, grãos e frutas. O argumento é que alimentos de raiz, como cenouras, cebolas, batatas, e outros do tipo matam as plantas quando arrancadas. Sendo assim, o cuidado é com todos os seres vivos.

Crudívoros

São uma pequena variação do vegetariano estrito, que vamos falar a seguir. Todos os alimentos vegetais comidos por eles são crus, pois seu argumento é que as propriedades que eles possuem são perdidas após cozidas. Ah, e eles comem alimentos de origem animal também, como leite, ovos e mel, mas também crus.

Vegetariano Estrito

É o cara que não comem carnes, ovos e laticínios. Ué, mas esse não é o vegano? Então, é agora que você entende a diferença. Não existe essa de “dieta vegana”, mas um pensamento vegano.

Os Tipos de Veganos… ou apenas Vegano

Brad pitt é um exemplo de vegano das estrelas

 

Então, o vegano vai um pouco além da alimentação no que se refere aos tratos com animais. Enquanto o vegetariano é mais preocupado apenas com a alimentação, sendo o estrito realmente preocupado em não matar animais nem fazê-los sofrer para seu próprio sustento, o vegano é um militante na causa deles.

Isso significa que eles não usam roupas de origem animal como couro ou lã, por exemplo; não concordam com eventos que tenham animais como parte dos espetáculos, como zoológicos, circos, touradas, e outros do tipo; não usam produtos que tenham algum tipo de envolvimento animal no processo, como sabonetes e shampoos, por exemplo.

Veganos estão em uma constante luta em prol dos animais, o que é uma causa admirável se você considerar as péssimas condições com que animais são tratados pela grande indústria. Se você adicionar o fato que existem opções ainda mais econômicas e saudáveis destes mesmos produtos, você tem que dar o juízo de causa aos caras.

O que implica em ser vegetariano?

Quem disse que no vegetarianismo ou veganismo não tem food porn?

Existem diversos fatores que devem se levar em conta ao adotar uma dieta vegetariana, ou ainda seguir as ideias veganas. Nem todo mundo cresceu com esse tipo de pensamento mais direcionado ao natural, e a adaptação pode ser bem complicada a princípio. Mas vamos te dar algumas dicas dentro do que nos é possível.

Compras de alimentos 

Quanto a alimentação, os custos mudam um pouco. Cada tipo de fruta, vegetal e verdura precisa de uma conservação específica, e consumidas numa boa quantidade para conseguir os benefícios para o corpo. Coloque na ponta do lápis o que você vai adotar.

Cuidados com a saúde 

Gradativamente, o corpo fica mais leve com a ausência de carne e seus derivados na dieta, mas a perda de alguns nutrientes que vinham através delas, como ferro, Vitamina D e Zinco, precisam ser trabalhadas para que não sofra outros males. O tempo para se adaptar é rápido, mas vale muito à pena para quem deseja.

Procurar por locais específicos por seus produtos 

Infelizmente, não existem opções tão variadas de lojas especializadas em produtos vegetarianos e veganos. Mas felizmente, isso existe na internet, com boas lojas virtuais com produtos de qualidade e dentro das especificações desejadas.

Na verdade, seguir por este caminho é muito bom para ajudá-lo a filtrar as opções que procura de forma bem particular. E mesmo na Beard você encontra algumas delas, para não deixar de ser um barbudo estiloso, e ainda assim cuidando da vida animal como um todo.

Entender as Diferenças entre vegetarianismo ou veganismo é uma boa forma de respeito

Entender as Diferenças entre vegetarianismo ou veganismo é uma boa forma de respeito

Isso deveria ser um padrão a se seguir, não um pedido. Considerar os detalhes como mostramos acima é uma boa forma de compreender e respeitar os caminhos de outros barbudos e não-barbudos, mesmo que você mesmo não os siga. É uma porta para que você possa conhecer mais, além de ajudar e ser ajudado da melhor forma possível.

Agora que você sabe que não tem essa de vegetarianismo ou veganismo, mas apenas alguns detalhes de um para outro, não deixe de tratar bem e mostrar que entende essas diferenças com quem pratica desses hábitos, jovem. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Cinthia

    Nossa adorei a materia.Obrigada pelo conteudo fantastico e muito informativo muito obrigada!

    Vou compartilhar com os meu amigos!

    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *