Você sabia que sua barba……………………!

Você sabia que barba é cheia de curiosidades nos mais diversos sentidos? Histórico, biológico, social, estilístico… Justamente por isso, ela é rodeada de características que muitas vezes passam despercebidas pela maior parte dos barbudos. E para fazer esse grande compilado, separamos muitas, mas muitas curiosidades sobre a barba. 

Tudo para atender a curiosidade do barbudo cientista ao barbudo cozinheiro, historiador. A ideia é que você sempre tenha boas histórias com a barba para falar para qualquer um, como uma forma de mostrar o seu apreço por pelos faciais, ou uma forma simples de quebrar o gelo quando vierem aqueles papos sobre sua barba, que sempre acontecem.

Dá só uma olhada. Você não vai mais precisar da wikipedia novamente para saber as curiosidades da barba.

Você sabia que sua barba é um símbolo de Sabedoria?

Existem várias curiosidades que circulam a história da barba. Já circulamos algumas delas por aqui em um outro post, mas não custa ir um pouco além. Como dissemos lá em cima, as barbas estão cheias de boas histórias, e que valem à pena para deixar os não barbudos mais curiosos sobre nossos pelos faciais. Vamos conferir.

Barbas são coisa de neandertal

Você sabia barbas são coisa de neandertal

Existem registros históricos de que as barbas já eram presentes entre os homens há mais de 30 mil anos atrás. Tem historiadores que consideram a possibilidade deles terem usado lascas de pedras para fazer as barbas. Agora os motivos, visto que eles tinham uma inteligência bem mais primitiva que a nossa, são desconhecidos.

Sábios tinham barbas. Os governantes… Não.

Não era uma regra escrita em pedra no caso dos políticos gregos dos tempos antigos. Mas era um traço que não só eles, mas egípcios, babilônicos e outros grandes líderes daqueles tempos passados eram tinham em comum. E todos sabem o que aconteceram com eles…

Enfim, o que importa aqui é que, por outro lado, os antigos filósofos e figuras de sabedoria como Platão, Aristóteles, Báhskara, e até mesmo Pilates tinham barbas enormes e que passavam muito respeito. E assim começou uma das características mais inerentes dos pelos faciais.

A Barba e a Religião

Você sabia que a igreja tem várias vertentes com sacerdotes barbudos?

Fazendo uma rápida transição da Roma Antiga para a Idade Média, os primeiros séculos Depois de Cristo tiveram uma transição gradativa da figura barbuda. Em algumas cidades, como Esparta, as barbas eram sinônimo de honra, força e virilidade. Já em outras, como Atenas, eram um sinal de barbárie, ou reservada apenas a quem tinha sabedoria para tal.

Em Roma, os adolescentes e jovens deixavam os pelos faciais crescerem até a puberdade, quando raspavam em uma cerimônia aos deuses como um rito de passagem para a nova fase da vida. Esse aspecto religioso da barba continuou na Idade Média, com os clérigos ortodoxos. Os muçulmanos, por sua vez, conservavam as barbas como uma forma de imitar Maomé, que na imagem deles, teria uma longa barba.

O Imposto sobre a Barba

Tá reclamando dos impostos que pagamos hoje em dia sobre tudo? Pois pense que em tempos passados eram ainda piores. Na Inglaterra do Século XVI, o reinado do Rei Henrique VIII foi marcado pelo seu imposto sobre a barba. A coisa era bem simples: se você tivesse uma barba por mais de duas semanas, você tinha que pagar um imposto à coroa de acordo com sua classe social. Pois é… Após a morte de Henrique, esse imposto foi retirado, até ser incluso novamente pela filha dele, a rainha Elizabeth I.

A Colônia do Pirata

Você sabia que os piratas tinham uma colônia que viria a ser a loção pós-barba

Não, não estamos falando das várias ilhas conquistadas pelos piratas. Além de cultivarem barbas enormes para intimidar ainda mais seus inimigos, eles também faziam uma colônia para perfumar a ela e a corpo inteiro! Isso mesmo: os caras misturavam rum e uma folha chamada Bay, uma espécie de Louro existente nas ilhas do oriente.

A mistura criava uma loção que não apenas era cheirosa, mas também protegia o corpo dos marinheiros, já que as propriedades dos dois ingredientes eram cicatrizantes e aromáticas. Séculos mais tarde, essa mesma base seria usada para criar a loção Pós-Barba.

Caso você queira conhecer esta fragrância, basta acessar nossa loja que temos o Pós-Barba Bay Rum. Quem diria, hein?

Você sabia dessas Curiosidades científicas sobre a barba?

Darwin e a teoria da barba Dominadora

Você sabia que darwin defendia a barba como um fator sexual para a evolução?

Charles Darwin é até hoje uma figura controversa com sua Teoria da Evolução, por mais que ela seja verídica em vários sentidos. O que importa aqui é que ele realizou um estudo interessante sobre a barba masculina. Segundo ele, os homens com barba seriam o fator determinante para serem escolhidos como os parceiros ideais, já que eles atraíam parceiras com mais facilidade. E esse estudo se provou verídico até hoje, como mostrou uma pesquisa na Inglaterra.

Não por acaso, Darwin tinha uma barba gigantesca, e já teve histórias que ele tropeçou nela várias vezes.

A Barba não é mais suja do que uma privada

Há alguns anos atrás existia essa história infundada sobre o possível fato de que as barbas eram sujas a esse ponto. Mas já está bem provado o contrário. Uma pesquisa nos Estados Unidos mostrou que uma barba bem cultivada, isso é, bem cuidada, garante uma maior proteção contra várias doenças, além do fato delas próprias protegerem mais uma pessoa de adoecer do que um homem com a cara lisa. Fora que ela protege a pele do rosto, previne asma… Tem várias vantagens.

A Barba Cresce mais Rápido em tempos de Abstinência Sexual

Você sabia que as barbas cresceram com intensidade no verão

Esse é um fato curioso. É dito que nos tempos em que o homem não faz sexo com tanta frequência, a taxa de Testosterona e outros hormônios relacionados ao crescimento capilar aumentam, o que facilita o crescimento não apenas dos pelos faciais, mas dos cabelos e dos pelos no corpo também. Se você quer agilizar um pouco as coisas, 4 a 6 semanas sem uma noite mais quente podem te ajudar e muito.

Mas quem resiste ….

Barbas crescem com mais intensidade no Verão

Nem é preciso ir muito longe nessa. Um dos motivos que faz a barba crescer mais rápido é o aumento da circulação sanguínea, e de uma forma saudável. No verão, somos um tanto forçados a isso por conta do aumento na temperatura, o que faz com que nossa circulação aumente aos poucos. Se combinar isso com bons exercícios e uma alimentação adequada, você pode fazer bom uso da estação quente para deixar sua barba crescer.

Os Estilos que os barbudos ditaram… e foram ditados por eles

Se você tem barba, então é…

Você sabia que os bigodes foram um símbolo homossexual nos anos 80 nos EUA?

Durante uma boa parte do Século XX, as barbas tiveram seus significados, e por consequência seus estilos, com significados bem diferentes do tradicional. No Brasil da Ditadura Militar, a presença de barbas era vista como um sinal de transgressão, com seus barbudos tidos como rebeldes. Apenas visuais comportados, como a barba cerrada, ou somente bigodes eram vistos com mais simpatia.

Nos Estados Unidos, no final dos anos 70 até meados dos anos 90, os cavanhaques e os bigodes em específicos eram atrelados aos movimentos LGBT que começaram a aparecer na época, com figuras como Freddie Mercury e George Michael entre seus representantes.

A Barba da Nobreza

Durante boa parte da Idade Média, as barbas cheias eram a moda da época entre a nobreza e parte das classes mais baixas. Apesar de não haver os mesmos cuidados em relação a produtos como é hoje em dia, elas ainda tinha sua presença, e assim foi até parte da Idade Moderna, quando elas caíram… E apenas o Van Dyke as trouxe de volta ao grande público novamente.

Aqui só pode Bigode”

Você sabia que os bigodes foram os únicos bigodes aceitos em empresas no começo dos século XX?

O começo do Século XX viu uma mudança drástica na presença das barbas, sendo vistas como falta de higiene e cuidados pessoas novamente. Apenas um estilo seguiu firme na preferência dos homens e dos patrões por serem mais discretos e comportados: os bigodes. Foi aqui que visuais como o lápis, ou as extravagâncias de Salvador Dali, ganharam mais destaque.

E o Estilo de Hoje é…

Qualquer um! As barbas ganharam um destaque tão grande nos últimos anos que a liberdade atribuída a eles se tornou sua marca registrada. Tá, de fato eles são parte de muitas tendências de moda por aí, mas é inegável que hoje existe espaço tanto para os barbudos como para os não barbudos. Mesmo que os New Lads digam o contrário, mas isso é outra história.

Você sabia dessas outras Curiosidades da Barba

As curiosidades a seguir são um pouco mais “sortidas”, de alguns fatos bem variados sobre a barba. Vamos conferir alguns deles.

A Barba do Mal

Você sabia que spock já teve uma barba?

As barbas não são consideradas um sinal de maldade. Só na antiga série Star Trek: em um episódio intitulado “mirror, mirror”, a tripulação da Enterprise se deparada com versões malignas de si mesmo. O que inclui aqui um Spock de Cavanhaque pontudo que dá uma cara de malvado bem curiosa.

Você sabia que Hulk Hogan está proibido de tirar seu bigode?

Você sabia que hulk hogan já tentou tirar o bigode?

Se você não associou o nome ao fato, Hulk Hogan é um lendário lutador da WWE e ator, muito conhecido não apenas por suas performances clássicas (como rasgar a camisa em raiva no meio ringue pra todo mundo ver), como por seu bigode característico. Se quer um exemplo dele em ação, assista a Rocky III.

Acontece que em 2012 ele anunciou que iria tirar seu bigode, uma de suas marcas registradas. A comoção foi tão grande que o Instituto Americano dos Bigodes criou uma petição para que Hogan não tirasse seu bigode, e assim ele fez. Ou melhor, não fez, porque ele não tirou o bigode. E sim, existe mesmo um instituto desses por lá.

Um detalhe de Programação que fez a diferença

Você sabia que Mario só ganhou um bigode para dar destaque para seu nariz?

Super Mario Bros é um dos divisores de águas nos games. Até hoje os games do bigodudo são sinônimo de diversão e carisma. E uma de suas marcas registradas do Mario, o bigode, foi apenas um detalhe adicionado para facilitar a programação. O pixel clássico de 8-bits do encanador foi desenhado por Shigeru Miyamoto para dar destaque ao seu nariz, herança do Jumpman vindo de outro clássico, o Donkey Kong.

Como haviam limitações de cores e movimentações naquela época, que dificultavam uma direção artística mais precisa, Miyamoto simplesmente adicionou um bigode, para dar destaque o narigão do Mario. É como dizem por aí, menos é mais.

Você sabe qual é a velocidade de crescimento da barba?

Tem quem se interesse por isso, mas é possível medir a velocidade com a qual a barba cresce de uma forma mais precisa do que 4 a 6 semanas. E a grande velocidade que ela cresce é de 5 nanômetros por segundo. Se quer algo específico, é de 0,0000005 centímetros por segundo. Rapidinho, né?

Aqui você pode tocar, ali não Pode

Tocar a barba de um homem pode ser algo muito ofensivo ou muito respeitoso dependendo de onde você vai. Na maior parte dos países do ocidente, tocar a barba de um cara é algo bem desrespeitoso, até ofensivo dependendo da pessoa. Mas no oriente, as coisas são um pouco diferentes. Mais especificamente no Oriente Médio: lá, tocar a barba é um sinal de respeito e de apreço pela pessoa. Mas vá com calma para não pegar alguém desprevenido.

Barba e Cabelo, ou Barba no Cabelo?

Eu falei que as barbas eram consideradas um sinal de sabedoria na Antiguidade? Pois bem, isso é tão verdade que alguns sábios deixavam ela crescer a tamanhos absurdos, a ponto de tropeçarem nos pelos faciais. A solução para esse problema foi simplesmente raspar a cabeça, e colocar a barba por cima dela. Muito mais prático, não? Fica a sugestão para os carecas.

100 Beards, 100 Days

Você sabia que rolou um projeto bacana de fotografia na Inglaterra? 100 Beards, 100 Days

Esse é um dos projetos de fotografia que mais mostraram o poder da barba hoje em dia. Jhonatan Pryce, um fotógrafo bem conhecido na Inglaterra, montou esse projeto em seu Tumblr pessoal, no qual fotografou barbudos em seus estados mais naturais nas ruas de Londres durante 100 dias. O resultado foi bem interessante tanto a ponto de ter se tornado um livro.

Qual é a quantidade de Barbudos no mundo?

Por fim, a dúvida que não quer calar: quantos barbudos existem no mundo hoje? Segundo as pesquisas por aí, atualmente 55% da população masculina cultiva seus pelos faciais. Precisa? Não sei dizer, mas é uma boa forma de dizer para os seus amigos que os barbudos estão mais em moda do que eles imaginam.

Curtiu as curiosidades? Se você sabia delas, deixe nos comentários quais outras curiosidades você conhece sobre a barba, para aumentar seu repertório de argumentos e histórias boas para contar sobre os pelos faciais. Sempre vai ter pano para manga. Até a próxima, jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *