Arrumando a barba para uma boa primeira impressão

4.2/5 - (2332 votes)

Todo mundo sabe que, bem ou mal, a primeira impressão é a que fica. Tem gente que não se preocupa com isso, e de tão espontânea e natural faz com que seus primeiros encontros e reuniões sejam as melhores possíveis. Mas tem quem fique tão preocupado, inseguro ou incerto do que fazer que as chances de se tornar uma bagunça são grandes. Para não ter esses problemas, é bom se antecipar, e isso inclui a barba.

Vamos montar um pequeno passo a passo para você ter uma barba de respeito para a primeira impressão. Ele funciona facilmente tanto para a primeira impressão no ambiente de trabalho, como naquele encontro especial. Pode incluir nessa a primeira saída com aquela namorada em potencial ou encontrar os pais dela, por exemplo.

Se você já tem algum tipo de cuidado com a barba, vai ver que elas não se diferem tanto das precauções regulares. Mas já falei demais, vamos logo ao passo a passo.

Primeiro passo: onde você vai causar uma boa primeira impressão?

A Primeira Impressão é que fica. Então o primeiro passo é se preparar

De uma forma direta, tanto faz se a primeira impressão é no trabalho, na vida pessoal ou qualquer situação do tipo. Causar uma boa impressão é encontrar um equilíbrio adequado entre atender as expectativas daquele que vai encontrar, e imprimir sua própria personalidade. E isso tudo sem forçar a barra.

Entre os fatores que contam nessa hora. estão o modo de se vestir, a forma de falar, o conhecimento prévio do lugar ou da pessoa… E claro, os cuidados com a higiene pessoal, que não incluem apenas a barba. Unhas, cabelos, rosto, tudo conta para que mostre sua postura com a situação.

E é por isso que conhecer o lugar aonde vai se mostrar é importante. O pacotão geral funciona de forma superficial, e à partir dele você começa a tomar cuidado para onde vai. É um local de trabalho como um escritório? Roupas sociais e uma barba bem aparada é o ideal. Um encontro? Escolha o seu melhor estilo e mantenha a barba de acordo com o que gosta, e por aí vai.

Depois que você determina o lugar, vamos a barba em si.

Segundo Passo: escolhendo o estilo de barba?

Escolha um estilo que equilibre o que você gosta com o que a situação precisa para causar uma boa Primeira Impressão

Agora que você já está consciente sobre aonde vai se apresentar pela primeira vez, é hora de definir o seu visual. Lembrando o seguinte: a barba é um dos vários aspectos da sua personalidade. Mesmo que você mude um pouco o que já está estabelecido, você deve buscar algo que cai bem consigo mesmo.

Dito isso, busque estilos que não saiam do que você gosta antes de ir ao lugar em questão. Voltando ao exemplo do escritório lá em cima, muitos deles pedem por barbas que não causam muito impacto com os trajes. Uma Short Boxed Beard ou uma barba mais cerrada são boas sugestões.

Para o encontro com a namorada, mantenha o seu próprio estilo, só apenas apare se for necessário. Você deve ser você mesmo, mesmo que isso possa incomodar a pessoa encontrada. E o mesmo vale para aquele encontro com os pais – sua confiança e bons modos é mais importante que sua barba, vai por mim.

Em todos os casos, e outros para onde vai, considere a situação da sua própria barba. Se ela já estiver muito cheia, você pode estilizar da maneira que achar adequada para a ocasião. Caso esteja naquele período de crescimento, melhor ajustá-la apenas com os produtos de acordo, como um bom balm para barba. Deixe ela crescer tranquilamente.

Terceiro Passo: realize os preparos de acordo

Faça os últimos ajustes para causar aquela Primeira Impressão de respeito

Com o destino em mente e o visual escolhido, hora de se preparar. Você pode seguir para um barbeiro, por exemplo, e pedir todas os ajustes para ele com o mínimo de detalhes, caso sua primeira impressão seja muito importante e você não quer correr riscos de falhar. Agora se você já é um cara experiente e já passou por isso muitas vezes, separe os produtos adequados.

Se você é uma pessoa precavida, um bom balm para barba deve ser usado com antecedência, para deixar os pelos faciais macios e práticos na hora da aparação. E claro, também não pode faltar o óleo para barba ou uma loção própria para se barbear.

A escolha das ferramentas fica por sua conta, mas leve em consideração o estilo escolhido. Enquanto a navalha é ótima para aparações mais precisas e desenhadas, o barbeador elétrico é mais útil para baixar um pouco mais o volume dos pelos faciais e ter um visual mais cerrado. Mesmo a tesoura pode ser aplicada aqui, mas novamente, leve em consideração o estilo e a ocasião para onde vai.

Ah, um detalhe importante. Uma maneira muito simples de destacar o visual sem perder o próprio estilo é tirar a barba abaixo do pescoço. Deixe bem aparado nessa região, e depois se preocupe com o restante.

Último Passo: ajustes e luta!

Já está tudo pronto para causar uma boa Primeira Impressão? Vá a luta.

Toda barba depois de estilizada precisa de uns ajustes aqui e ali para que fique perfeita. O pós-barba é bem necessário, assim como produtos para o rosto. Com a barba resolvida, comece a considerar suas roupas, o penteado, e mesmo o modo de falar no local que vai.

E não fique nervoso! Apesar de ser algo normal para quem dá bastante importância a essas ocasiões, tente relaxar enquanto vai em direção ao encontro. Se distraia com músicas (ah, a Beard tem uma playlist no Spotify, já viu?), jogos no celular ou no console portátil, ou bata aquele papo com uma pessoa que saiba do seu momento importante. Quanto menos você pensar no momento, melhor ele será. E a razão é simples: você não cria expectativas.

Gostou das dicas, jovem? Não deixe de comentar se funcionou com seu encontro ou entrevista de trabalho, ou qualquer outra ocasião. Estamos aqui para ajudá-lo, e é muito gratificante saber que conseguimos dar aquela confiança com os pelos faciais. Até a próxima jovem. E boa sorte!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *