Se você está acostumado com os ambientes padronizados dos barbeiros e cabeleireiros, pense no seguinte cenário: ao entrar na barbearia, e sentar em uma confortável cadeira reclinável, você tem seus cabelos, barba e bigode bem feitos por uma bela cabeleireira apenas de bikini, enquanto recebe alguns salgadinhos, uma garrafa de cerveja e sua visão está muito bem agraciada com a TV passando partidas de futebol ou MMA. Esta meu amigo, é a Bikini Barbershop.

Parece uma piada, ou um sonho muito grandioso, mas na verdade não é. Foi com essa barbearia que Gav ganhou uma boa notoriedade na cidade de Charlestown, no estado de Massachusetts, Estados Unidos. Em uma região praticamente tomada por barbearias e cabeleireiros de todos os tipos, o diferencial trouxe bem mais do que um ambiente masculino. Ele cheira a clássico.

O que é uma Bikini Barbershop?

Bikini Barbershop 3

Basicamente, ela não é tão diferente de uma barbearia comum. O ambiente é camarada, sem grandes “firulas” quanto ao que deseja como corte de cabelo e barba, e pode encontrar bons profissionais. O seu diferencial, é que eles adicionaram alguns elementos extras, para que seus clientes se sintam mesmo em casa.

Em entrevista a um jornal americano, Gav – que não é seu nome verdadeiro, mas um codinome – disse algo que traz um diferencial em Charlestown, e poderia ser bem incluso por aqui: “você sabe que as pessoas vão parar em uma Barbearia qualquer, mas aqui você ganha uma cerveja grátis para cada corte que fizer.”

Genial, não? Na barbearia de Gav, além de uma bebida gratuita (apenas para maiores de idade, é claro), você ganha alguns salgadinhos antes ou depois do corte, uma televisão em uma posição fácil para assistir seus esportes favoritos, além de ter uma bela barbeira fazendo o seu corte. De bikini, vale lembrar.

Mas não é apenas os atrativos que chamam atenção nestas barbearias. Todo o design, com inspirações no Vintage, servem para que você se sinta em um bar ou em uma taverna. Apesar de um público variado, não é raro encontrar homens de motoclubes nestes locais.

Obviamente, essa não é uma ideia que agrada a todos, pelo teor um tanto machista que ele representa. No caso do estabelecimento de Gav, ele está muito ciente disso.

bikini barbershop

“Sempre vão existir pessoas que discordam do negócio”, Gav disse. “Cada um deles a seu próprio modo. Você tem que lidar com as críticas. Está popular até agora – e nós não podemos mesmo reclamar. No fim das contas por ser uma Bikini Barbershop, mas nós tentamos mantê-la a mais clássica que pudermos, então não queremos aquele olhar totalmente desprezível.”

Enquanto o projeto é visto com entusiasmo por Gav e vários de seus clientes – afinal de contas, a barbearia conseguiu o destaque entre tantas outras, algumas pessoas da área lá nos Estados Unidos não veem com muita boa vontade.

Para Jane Caro, uma autora, Comentadora Social e Feminista, a barbeara retrocede os homens. “Como é triste para eles que sejam são superficiais e reféns de sua testosterona a ponto de quererem seus penteados feitos por alguém de biquini.”

Apesar de interessante, esta não é bem uma ideia original de Gav. Na cidade de Darwin, a barbearia Sexy Scissors já utilizava a ideia com um tom mais Burlesco há bem mais tempo. O que já causa um bom impacto para o público.

E aqui no Brasil também temos um exemplo bem inspirado. A Il Capo, localizada em Belo Horizonte, não chega a ter as cabeleireiras de biquíni (mas são cabeleireiras de ponta), mas a barbearia combina a temática dos motoclubes e dos restaurantes para trazer um ambiente completo para seus atendentes. Chegar ser curioso que, além de uma barbearia, nós encontremos num mesmo lugar um bar, uma hamburgueria, e venda de acessórios e roupas.

5 Itens importantes para se ter numa Bikini Barbershop

Existem muitas barbearias por aí que procuram ser descoladas, com ideias diferentes quanto ao atendimento e propostas de trabalho. Para que você tenha uma boa noção do que é uma Bikini Barbershop, atente-se a cinco elementos importantes.

Bikini-Barbershop-2

1 – Cadeiras Reclináveis e TV

Isto é de praxe em qualquer barbearia de respeito, mas aqui ela ganha um espaço diferente. Uma boa cadeira reclinável em um barbearia como essa deve oferecer a mesma ideia de uma poltrona, daquelas fáceis para relaxar enquanto assiste a televisão. Aliás, uma boa TV com os jogos da temporada, ou lutas bem aguardadas, são excelentes atrativos.


 

2 – Produtos de Qualidade

Uma bikini barbershop que se preze precisa ter bons produtos de barbear. De nada adianta um bom ambiente se não houver produtos de confiança para cuidar dos seus cabelos e barba. Don Alcides e Beard brotherhood são apenas algumas boas referências de marcas de confiança e qualidade ao serem reparadas neste tipo de barbearia. Se elas usarem, você pode confiar ainda mais em suas mãos.

 

3 – Clima Familiar

Mais do que apenas um lugar para cortar os cabelos e fazer a barba, uma boa barbearia é um ambiente sossegado para ficar com os amigos e bater um bom papo. Não é por acaso que o nosso exemplo brasileiro possui tantos outros serviços similares: todos visam um ambiente sossegado e dentro das preferências dos clientes.

 

4 – Aquela Cerveja

Gav foi brilhante adicionando um copo de cerveja em sua Bikini Barbershop. Se você procura por esse diferencial, uma boa cerveja artesanal – existem muitas disponíveis a preços bem camaradas – ou mesmo uma mais tradicional de boas referências já trazem um bom ambiente para a barbearia.

 

5 – Barbeiras de Biquini

É claro que esse elemento não poderia faltar. Boas e belas cabeleireiras em biquínis são capazes de deixar seus clientes concentrados o suficiente para que elas possam trabalhar, além é claro de entregar um bom corte do jeito que desejam. Mas não abuse: elas são funcionárias, e é bom que elas arranquem apenas bons suspiros.

Se você encontrar todos estes elementos ou a maioria deles em uma barbearia, tenha certeza de que ela é foi muito bem planejada. Uma Bikini Barbershop traz uma série de diferenciais para homem nenhum botar defeito. E não se esqueça de que, mais do que oferecer uma verdadeira experiência, ele deve oferecer bons cortes, o que consequentemente vem acompanhadas de bons produtos.

 


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh