4.3/5 - (2080 votes)

A barba branca é um símbolo de sabedoria e de história. Um barbudo que a tenha bem conservada é um símbolo estoico de força, e uma inspiração para muitos barbudos mais novos. É um sinal de que a idade não é desculpa para ser descuidado. Na verdade, ele pode até ser um bom exemplo de como ser estiloso em um ponto mais avançado da vida. Philippe Dumas que o diga.

Por isso, a barba branca merece cuidados tão importantes e necessários quanto qualquer outro tipo de barba. E não, não estamos falando necessariamente de tonalizantes e coisas do tipo. Estamos falando de formas práticas e saudáveis para manter os pelos faciais brancos e belos. Você vai ver que são tão práticos quanto qualquer outro tipo de barba.

Aprenda a Cuidar melhor de uma Barba Branca

Cuide bem da sua Barba Branca

Aqui vão algumas boas dicas e práticas tranquilas para manter sua barba branca com qualidade. Dessa forma, até o Papai Noel vai ficar inspirado com sua barba alva.

Coma de Forma Adequada

Os cuidados em se alimentar corretamente com uma barba cheia são válidos tanto para a barba branca como para as outras cores. O que pesa no caso dos pelos faciais brancos é que a falta de cuidados após a alimentação, ou mesmo durante, deixam os traços de sujeira mais evidentes. E isso acaba com qualquer outro cuidado que você tenha tomado antes.

Por isso seguir todos os cuidados antes, durante e depois de comer é essencial para evitar situações desagradáveis com os pelos faciais alvos. Para saber quais são estes cuidados, de uma forma bem detalhada, é só dar uma olhada nos nossos posts sobre alimentação como a barba. Junto com um bom visual, você será um lorde ainda mais referenciado.

Evite a Barba Amarelada com os produtos certos

Evite o amarelado na Barba Branca com bons cuidados

Um dos problemas mais comuns com a barba branca é o fato dela ficar amarelada com o tempo. Uma das causas pode ser a falta de cuidados ao se alimentar, mas existem outras razões tão preocupantes quanto. Tabagismo, poluição do ar, ou mesmo falta de higiene como um todo.

Existem duas formas muito simples para evitar que a barba branca se torne amarelada. A primeira é bem simples: mantenha uma boa limpeza. Use com frequência produtos como shampoos para barba, balms ou mesmo loções fortalecedoras. Não é preciso exagerar, mas ter uma frequência constante é o suficiente para atrasar e muito o processo. Atrasar? Calma jovem, eu chego lá.

A outra forma só pode ser feita em um cabeleireiro ou barbeiro. O processo, chamado de matização, é feito com uma combinação específica de produtos para cabelos e barba e um tonalizante roxo, para acabar com o efeito amarelado da barba.

Mesmo que você tenha acesso aos mesmos produtos, não é recomendável fazer por conta própria. As chances de você danificar a raiz dos pelos faciais, fora a possibilidade conseguir uma barba no mínimo azul, são bem grandes por conta da química presente nos produtos.

Outra questão é que tanto a matização como os cuidados regulares apenas atrasam ou anulam os efeitos amarelados por um tempo. Por mais que os fatores que acarretem essa mudança sejam externos, eles são um efeito natural do corpo, assim como o próprio efeito grisalho da barba. Portanto mantenha o bom cuidado.

Não se renda aos tonalizantes…

Tonalizantes são uma saída muito fácil para atrasar ou disfarçar a barba branca. Não é algo realmente ruim se você busca algo diferente para o seu visual. Contudo, se a ideia é evitar os fios brancos, não use o tonalizante. Na verdade, uma das modas mais comuns nos últimos anos é justamente manter o visual grisalho, que aos poucos se torna branco por completo.

O uso de tonalizantes, embora não causem prejuízos a barba, escondem um potencial oculto com seu visual. Se você quer dar uma segurada ainda por não saber como vai ficar sua barba no final, sem problemas, faça uso do tonalizante.

Agora se você tem aquelas dificuldades iniciais com o novo estado da barba, e acha que o tonalizante é a única solução, não faça isso. Essa é uma mudança natural, que pode se perder com um hábito desnecessário.

Mantenha uma boa aparação

Aparação na Barba Branca é tão importante quanto em qualquer outra

Esse é o aspecto mais importante ao adotar qualquer estilo de barba branca. Graças ao aspecto popular, barbas brancas precisam dessa aparação constante para mostrar que o visual é o grande exemplo de sabedoria e disciplina no qual as pessoas sempre associam. E claro, manter a aparação é algo essencial para qualquer estilo, independente de opiniões e lendas.

A aparação é ainda mais importante com as barbas brancas por uma questão de estilo. Desde a mais comprida, estilo Pai Mei, até a barba mais cheia no estilo do Papai Noel, ambas e todas os demais estilos têm em comum que o formato da barba é bem definido. Tenha sempre itens como navalhas, tesouras e barbeadores à mão, para nunca se esquecer da aparação.


Outra alternativa, como já sugerimos antes, é ir a um barbeiro com frequência. Eles possuem uma forma mais particular de realizar os cuidados com sua barba, além de facilitarem e muito a sua vida nesse sentido. E inclusive existem opções bem específicas de barbeiros para deixar seu estilo ainda mais único.

Aprecie Mais os Pelos Faciais Brancos

Philippe Dumas é um dos grandes exemplos da Barba Branca

Todas as dicas acima tem esse propósito. Apreciar sua barba branca é mostrar o quanto ela é foda da forma que você decidir, mostrando uma versatilidade e uma maturidade que nenhuma outra barba, nem mesmo as ruivas, são capazes de transmitir. É um poder que só aqueles ao lado do tempo conseguem possuir.

Já este kit de produtos específicos para barba grisalha aqui promete fortificar os fios, garantindo mais resistência aos danos que o fio pode sofrer, por exemplo calor extremos de um secador, ação amareladora do sol, cloro da piscina e outros. Isso ainda hidratando os fios deixando eles mais macios. Conta também com ação anti-fúngica e e bactericida. E o que você ganha com isso,  fios saudáveis, revitalizados, limpos, cheirosos, sem oleosidade e com vivacidade e um brilho autêntico.

Kit desamarelador para barba, hidrata e suaviza o fio
Kit desamarelador para barba, hidrata e suaviza o fio

Cuidar bem da barba branca significa consolidar uma prática que já perdura por anos, mesmo que você tenha conservado uma cara lisa quando jovem. Afinal, você também precisou de uma gilete para fazer a barba, não é mesmo? Começar ou dar continuidade ao cuidado do rosto sempre é um bom exemplo para os jovens, então use isso a seu favor para ter um bom visual. Até a próxima, jovem! Ou melhor, velho jovem… Enfim, os senhores entenderam.,

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh