Dicas para fazer o perfume durar mais

4.1/5 - (5824 votes)

Um bom perfume não é um investimento barato. Se você quiser aproveitar melhor da fragrância, é preciso se atentar a esses truques que reunimos para fazer o perfume durar mais.

Onde passar, como aproveitar até a última gota, lugar certo para armazenar e outras dicas. Se liga!

Aplique em pontos estratégicos

A grande dica para economizar o perfume é aplicar em pontos onde a pulsação pode ser sentida (locais mais quentes, devido ao sangue, e que ativam melhor o perfume).

São cinco pontos: atrás da orelha, na base do pescoço, no lado de dentro dos punhos e cotovelos e atrás dos joelhos. Não precisa passar em todos os pontos ao mesmo tempo.

Nunca Esfregue

Aliás, o erro comum é passar o perfume e esfregar a área perfumada. Apesar da fragrância aparecer com mais rapidez, ela se dissipa com a mesma agilidade.

Duração de um perfume

As famílias olfativas também influenciam na duração de um perfume. Notas orientais, de vanila, âmbar e madeira, por exemplo, são mais duráveis. Enquanto isso, aromas cítricos evaporam mais rapidamente e duram menos no corpo.

Conserve da forma correta

O calor, a luz excessiva e umidade podem destruir os componentes do perfume e diminuir o poder e intensidade de fragrância. Por isso, mantenha em local fresco e seco. Evite guardar no banheiro.

Alterne o uso de perfume

Usar um determinado perfume por muito tempo pode fazer com que você não sinta mais o cheiro dele. Com isso, você pode acabar exagerando na fragrância e gastando mais o perfume do que realmente precisaria. A melhor maneira de evitar este efeito é alternar perfumes.

Três é um bom número

Seguindo o item acima, a nossa dica é que com três perfumes você consiga ter uma boa variação de uso e ocasiões. Desse modo, um básico, para o dia-a-dia; outro mais marcante para sair à noite e eventos especiais; por último um mais híbrido ou sazonal, para intercalar nas ocasiões ou mudanças de estação.

Use com um hidratante

Passar um hidratante sem cheiro na pele antes de aplicar o perfume também funciona para segurá-lo por mais tempo. Produtos oleosos retêm melhor as fragrâncias. Se você tem a pele seca, pode usar este truque para ficar mais cheiroso por mais tempo.

Passe logo após o banho

Passe o perfume assim que sair do banho e antes de colocar a roupa. A umidade da pele segura por mais tempo o aroma. Além disso, isso evitará que suas roupas fiquem com o cheiro do perfume ou sejam manchadas pelo óleo do produto.

A maneira certa de passar o perfume

Para um aroma mais suave, espirre o perfume no ar e “atravesse” as gotículas enquanto elas caem. Dessa maneira, a fragrância será igualmente distribuída pelo seu corpo e não fica concentrada.

Entenda os termos dos perfumes

Conhecer os termos usados na descrição de fragrâncias te ajuda a fazer uma escolha melhor na compra de um perfumes. Quanto menor for a concentração de óleo na fragrância, mais suave e menos duradouro será o perfume.

Assim, notas de saída são aquelas que sentimos logo após espirrar o produto e que desaparecem mais rapidamente; notas de coração, ou corpo, é o aroma que se desenvolve após a evaporação das notas de saída; por fim, notas de fundo, ou base, são as que mais tempo permanecem na pele.

Aproveite até a última gota

Quando o perfume estiver bem no finalzinho e você tiver dificuldade para usá-lo, abra o frasco e derrame as últimas gotas em uma loção hidratante sem cheiro. Isso vai fazer durar mais.

Como testar um perfume

Se for testar um perfume na pele, espere alguns minutos até ele secar. Só então você conseguirá sentir o verdadeiro aroma dele.

Testando as fragrâncias

Quando estiver testando perfumes, se espirrar algum na pele que não te agrada, esfregue um lenço umedecido no local para remover a fragrância. Uma boa é testar o perfume em cartões ou tiras de papel para sentir o aroma antes de levar a pele.

Blend de perfume

Sabia que você pode criar um aroma mesclando fragrâncias. Por isso, borrife seus perfumes em tiras de cartões de papel e inale alguns ao mesmo tempo, testando combinações. Depois que encontrar uma que agrade, teste na pele, espirrando primeiro o perfume mais forte e depois o mais suave.

Como fazer um perfume durar mais, concentração da essência

Perfumes são basicamente compostos por água, álcool e o perfume em si. Dessa forma, o que diferencia uma água de banho de uma deocolônia é a dosagem das essências.

Aliás, essa dosagem é a grande responsável pela duração do perfume em seu corpo bem como a intensidade do perfume. Se liga!

Colônia (Eau de cologne)

Dosagem de perfume: cerca de 2% Tempo de duração: menos de 3 horas

Água de Banho (splash ou frescor)

Dosagem de perfume: de 5% a 8% Tempo de duração: de 4 a 5 horas

Deo-colônia (eau de toilette)

Dosagem de perfume: de 10% a 15% Tempo de duração: 6 horas

Eau de Parfum

Dosagem de perfume: de 15% a 18% Tempo de duração: 8 horas

Perfume (parfum)

Dosagem de perfume: de 18% a 20% Tempo de duração: 12 horas

Elixir (Extract)

Dosagem de perfume: mais de 20% Tempo de duração: mais de 12 horas


Comments

  1. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *