4 Exercícios físicos que você pode fazer em casa

4 Exercícios físicos que você pode fazer em casa

Uma das desculpas que alguns caras dão para não fazer exercícios físicos é a falta de tempo de sair de casa para ir numa academia, escola de artes marciais ou qualquer outra coisa do tipo. Mas você sabe que dá para fazer virtualmente tudo que precisa dentro de casa, não é?

Mesmo sem aparelhos, tem vários tipos de atividades que você pode fazer quando chega do trabalho, ou antes de ir ao trabalho, antes de relaxar de verdade… Você quem decide.

Se ainda assim está com dúvidas, ou aquela falta de referências legais para montar uma rotina de exercícios em casa, fica tranquilo jovem. Separamos algumas opções boas e bem práticas de deixar seu corpo em forma sem problemas.

Exercícios físicos simples de se fazer em casa

Seja um cara ativo com bons Exercícios Físicos em casa

Ah, antes que eu me esqueça e você tenha problemas com o corpo na hora de fazer exercícios. Não deixe de ir em um médico jovem, que pode ser tanto um clínico geral como um cardiologista, preferencialmente o último. Assim você vai saber exatamente o quanto pode fazer exercícios sem correr riscos. É sério cara, faça essas coisas sem cuidados e você vai se ferrar e muito.

1. Pular Corda

Pular corda é um dos melhores Exercícios Físicos pra se fazer em casa

É um dos exercícios mais icônicos entre os boxeadores e lutadores profissionais em geral. E se por acaso você ainda tem aquele espírito de aluno da 6º série do fundamental e vê graça num marmanjo pulando corda, não sabe o que está perdendo.

Esse exercício deve consumir no máximo 15 minutos do seu dia. O exercício equivale a mais ou menos 1h de caminhada, se feito corretamente, e dá uma boa reforçada na coxa e na panturrilha. Mas para garantir que você vai pegar o ritmo de acordo, comece com 10 ou 8 minutos, visando primeiro dominar sua coordenação motoro na parte inferior.

2. Agachamento

Agachamentos diários também são ótimos Exercícios Físicos

Outro bom exercício físico para estimular os membros inferiores, e também aquecer o corpo para outras atividades. É muito simples de fazer: deixe o corpo reto e equilibrado, sem se “jogar para um lado”, flexione os joelhos mantendo a coluna reta, ao mesmo tempo em que joga os braços para frente, mantendo o equilíbrio do corpo.

Comece fazendo esse movimento 10 vezes no primeiro dia, e depois aumente em séries. Conforme você for acostumando, dá para fazer até 5 séries de 20 repetições! Claro que não precisa chegar a esse ponto se você aliar com outros exercícios, mas é uma boa sugestão para deixar o corpo pronto para tudo no dia. Além de reforçar tanto as pernas como os glúteos.

3. Flexão

Flexões são um dos Exercícios Físicos mais difíceis e também um dos mais comuns

Para sermos mais específicos e não deixar a galera da educação física maluca, flexão de braços. São outro daqueles exercícios clássicos, e até uma prova de força e vigor físico em alguns lugares. Veja só o quanto um cara é considerado “forte” e “resistente” quando faz várias flexões em sequência?

Enfim, seja por vaidade ou por necessidade, flexões são um dos exercícios físicos mais simples de se fazer em casa. E para que funcionem de fato, é importante que você siga algumas diretrizes básicas, até para não machucar o corpo.

  • Comece com 3 séries de 10 repetições, 8 se não aguentar de primeira. Nada de fazer esforço exagerado, senão você não vinga.
  • Os braços precisam ficar bem alinhados com o peitoral, e abertos o suficiente para que os cotovelos dobrem em um ângulo de 90º.
  • A flexão deve chegar a mais ou menos dois dedos do chão, e depois voltar.

E não deixe o quadril cair, viu? Se fizer corretamente e numa boa frequência, você vai potencializar braços, ombros e peitoral, o que é ótimo em muitos sentidos, jovem.

4. Barra Fixa

A Barra Fixa é o grande desafio dos Exercícios Físicos em casa

E aqui está o grande desafio para muitos barbudos, inclusive os mais dedicados aos exercícios físicos. Só para você ter uma ideia, tem muitas provas físicas de polícias e grupos de segurança, ou mesmo do exército, que pedem para os candidatos conseguirem fazer ao menos 8 a 10 barras fixas, o que já diz muito sobre a imponência desse exercício.

Para tanto, você vai precisar de uma barra própria para essa atividade, que podem ser encontradas em lojas de artigos para ginásticas, e que podem ser afixadas na batente da sua porta. A barra fixa é um ótimo exercício a se fazer, não apenas pelo desafio, mas por trabalhar vários grupos de músculos, dependendo da forma como você o faz.

Você consegue trabalhar bíceps, costas e abdômen, sendo que esses dois últimos podem ser ainda mais específicos dependendo do tipo de pegada que você faz na barra. Os tipos de pegada (supinada, tronada ou neutra) fazem muita diferença.

Por isso é bom que você encontre a forma mais confortável para conseguir fazer os exercícios de barra fixa, para trabalhar os músculos de acordo. Pense que você vai levantar todo o peso do seu corpo apenas com os braços, e repetindo ao menos umas cinco ou seis vezes. É um dos melhores desafios, senão o maior para quem faz exercícios físicos em casa.

E além das dicas que mostradas, recomendo um site bem interessante para os barbudos que desejam investir mais em exercícios físicos sem ir direto a academia, o Darebee. Apesar de estar todo em inglês, ele é visualmente bem fácil de acompanhar. Os caras possuem um trabalho bem completo, com dicas de programas, séries de exercícios temáticos, além de desafios. Recomendo bastante.

Não deixe de cuidar do seu corpo, jovem. Exercícios físicos em casa podem ser justamente a melhor saída para você que tem um dia corrido, e aqueles 10 minutos que iria gastar para chegar numa academia sejam utilizados para atividades do tipo. Depois de uns 30 dias, comente com a gente o que achou da experiência, ou se já pratica também, relatos ajudam muito. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *