10 Dicas de Harmonização de Vinhos para seu Jantar Romântico

4.1/5 - (1361 votes)

O frio está chegando, e já tem um tempo que estamos oferecendo algumas dicas especiais para tornar esta época boa para você, e ainda melhor para sua parceira(o). E uma das melhores sugestões para este momento é um jantar romântico acompanhado por excelentes vinhos.

Uma música calma, se possível a luz de velas, dá um clima todo especial. Mas melhor do que isso, uma boa harmonia entre os pratos, e os vinhos, atiça o paladar do casal, e se fizer direito, pode atiçar outras coisas também… Mas não vamos a esses detalhes – o que importa aqui é como você pode harmonizar seu vinho com vários pratos.

barbudo com vinho

Para tornar este jantar especial, separamos 10 dicas de harmonização de vinhos para o seu jantar romântico. Escolha o seu rótulo favorito, coloque as mãos na massa, prepare este momento especial para sua mulher.

1 – Vinho Tinto e Carnes

O vinho tinto cai perfeitamente para jantares com carne vermelha, graças a sua versatilidade. Para carnes grelhadas, você pode optar por vinhos mais jovens, tornando o jantar bem leve; já para carnes com molhos, um vinho tinto mais encorpado cai bem. O importante aqui é tornar o jantar bem abrangente para outros pratos, como sobremesas por exemplo.

2 – Vinho Branco e Frutos do Mar

vinho branco e frutos do mar

Frutos do mar em geral pedem por um bom vinho branco como harmonização. Seja os vinhos leves ou frutados, eles caem muito bem com alimentos deste segmento grelhados, principalmente peixes ou mesmo sushi. Assim o corpo fica leve para aproveitar outras refeições ou outras atividades.

3 – Vinho Tinto Seco e Massas51755503_xxl-w700

Massas com molhos são muito melhor aproveitadas com vinho tinto secos. Molhos de tomate, molhos brancos ou condimentados em geral combinam bem com esse tipo de vinho. Este tipo de vinho realça o sabor das massas, e inclusive está entre as melhores indicações para quem deseja um jantar romântico.

4 – Vinho Branco com Queijo

Vinho branco com queijo

Se seu jantar romântico começar com alguma peça de entrada, ou ainda ser apenas um bom queijo – casais tem suas preferências – a melhor recomendação aqui é um vinho branco, e bem leve. Ele se torna ainda mais especial para queijos frescos como muçarela, ricota, brie e minas frescal, que com alguns temperos especiais, deixam o momento ainda mais único.

5 – Vinho Rosé e Carnes Grelhadas

Vinho rose

Se você e sua amada estão procurando por alimentos mais leves no jantar, sem sair da dieta, o vinho rosé é uma excelente indicação. Eles harmonizam muito bem com carnes grelhadas, especialmente as de frango e de porco, realçando seu sabor, que pode ser ainda melhor trabalhados quando bem temperados. Só não faça esta combinação com peixes e frutos do mar, a menos que sejam rosés bem estruturados.

6 – Vinho do Porto e Sobremesas

 

Para quem deseja guardar o vinho para a sobremesa em seu jantar romântico, causando assim uma boa surpresa para a namorada, a melhor indicação é o vinho do porto. Seu nível de acidez, e mesmo açúcar, caem bem com sobremesas como bolos, sorvetes, frutas, e doces em geral. Com uma boa dose, você pode trazer um jantar bem diferente para sua namorada.

7 – O Espumante Moscatel… e mais Nada

Espumante

Se apenas o vinho fizer parte do seu jantar romântico, o Espumante Moscatel é a pedida ideal. É um vinho leve, muito aromático, e relativamente acessível de ser encontrado, o que torna a ocasião ainda mais especial. E ele pode ser o coringa perfeito caso não encontre os outros vinhos citados aqui a bons preços, já que ele harmoniza com vários tipos de alimentos.

8 – Vinho Branco Seco e Aves

vinho branco e aves

Aves grelhadas ou assadas pedem por um bom vinho branco seco, e bem estruturado. A carne fica ainda mais suculenta, e o paladar mais acentuada para apreciar o sabor graças ao vinho.

9 – Vinhos Leves e Frutas

vinho e frutas

As frutas entram como uma sobremesa agradável para harmonizar com os vinhos, como vimos acima. Mas em seu caso específico, especialmente com frutas como maçã, pêssego, morangos, entre outras, pedem por um vinho mais delicado, com aromas que combinam perfeitamente com as frutas. E sobretudo, baixo teor alcoólico, para que as frutas sejam ainda mais valorizadas.

10 – Não exagere no vinho

barbudo e barbudete tomando vinho

Mais do que uma questão de prudência, o excesso de vinho pode sobrecarregar as papilas gustativas, o que em resumo pode estragar a harmonização. Além disso, ainda há a questão da própria bebida alcoólica, que em níveis elevados pode acarretar em problemas de saúde no fígado, rins e mesmo coração.

DICA DE PRESENTE:
kit para vinho

E para um jantar romântico, não é preciso beber tanto: o dia dos namorados é para ser celebrado de forma especial. E mesmo que o vinho deixe-o um pouco mais “solto”, ele deve ser feito dentro de um certo limite, para que a experiência seja ainda mais proveitosa. E se gostou destas dicas de harmonização de vinhos, mas ainda não sabe quais vinhos escolher, teremos um post especial com dicas de vinhos variados. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *