Chopper e bobber são dois termos capazes de gerar grandes discussões entre os apaixonados por motos, dada a desinformação e aos mitos que foram criados sobre as origens desses dois estilos. Para piorar, a internet e algumas revistas “especializadas”, muitas vezes misturam a origem e a função desses dois tipos de moto.

Encontro de motociclistas anos 60

Bobbers, onde tudo começou

As bobbers surgiram na década de 40, logo após a segunda guerra mundial, quando milhares de soldados que retornavam para suas pacíficas vidas, encontraram a emoção que a camaradagem que eles procuravam na motos.

Foram eles que criaram as primeiras bobbers: motos em sua mais pura essência, onde todo o supérfluo é retirado para deixá-las mais leves e rápidas. As customizações eram feitas na garagem de casa, com ferramentas e materiais simples, usando como base as motocicletas excedentes de guerra. Nelas, eram retirados os pesados paralamas, proteções, luzes indicadoras e, ao contrário das choppers, o quadro da moto era mantido original.

Segundo o Big Sid, a moda tomou força nos anos 50:

Quando as motos britânicas começaram a chegar no mercado Americano, a moda das bobbers tomou conta de vez. As motos britânicas eram mais rápidas, em parte porque eram mais leves, e elas começaram a vencer rachas e corridas na terra. No desespero, donos de Harleys e Indians começaram a modificar suas motos, tirando o máximo de peso possível para se manterem competitivos. Segundo Sid, bobbing era um termo usado em corridas de cavalo, onde os treinadores cortavam (to bob) o rabo de um cavalo

Biberman, Matthew. Big Sid’s Vincati: The Story of a Father, a Son, and the Motorcycle of a Lifetime.

Algumas das características mais comuns das bobbers dessa época são a ausência ou a redução ao extremo do paralama dianteiro, o banco solo, o estilo minimalista, sem cromados ou adereços desnecessários, e as rodas dianteira e traseira de mesmo diâmetro para favorecer a ciclística.

Indian Scout 1940 bobber e a sua versão de fábrica.
Indian Scout 1940 bobber e a sua versão de fábrica.

Choppers

Nos anos 60, no estado da Califórnia, começaram a surgir as primeiras motos com o garfo alongado, e algumas pessoas acreditam que elas foram feitas para terem mais estabilidade em altas velocidades nas longas e retas estradas americanas. Se é ou não o caso, a verdade é que em pouco tempo um frenesi tomou conta e uma nova subcultura surgia. O desempenho deu lugar para a estética, e a forma se tornava mais importante que a função: começava a era das choppers.

Originariamente, recortava-se e tornava-se a soldar o quadro das motocicletas a fim de alterar a inclinação da haste de direção e, por consequência, o ângulo do garfo dianteiro [daí vem chopper, de chop, cortar em inglês].

Desse modo, também se alterava a posição do motociclista no assento, que de ereto passou a ficar estendido. Algumas características fazem de uma motocicleta uma chopper: apehangers [guidons altos], sissy bars [encosto traseiro], tanque de gasolina pequeno, pinturas chamativas. A chopper pode ou não ter todas essas características, mas, em todo caso, o normal é que disponha de um garfo dianteiro alterado e mais alongado.

Clássica cena do filme Sem destino, lançado em 1969 Duas chopper
Clássica cena do filme Sem destino, lançado em 1969. Uma típica chopper dos anos 60, imortalizada por Peter Fonda em Easy Rider.

Garfos longos, muitas cores, cromados e nenhum freio dianteiro.
Uma típica chopper dos anos 60, imortalizada por Peter Fonda em Easy Rider.

Assim como as bobbers, as choppers possuiam apenas o básico para funcionarem, e um nome também com uma origem similar. Bobber vem da expressão “deixar mais curto” (to bob, em inglês) enquanto chopper vem do verbo “cortar” (to chop, em inglês).

Mas o minimalismo era a única coisa em comum entre as duas tendências. As choopers não seguiam o visual moderado das bobbers, e entram em cena as cores psicodélicas, os cromados em abundância e os longos garfos dianteiros, que tornavam os freios dianteiros inviáveis, e por isso eram removidos. Infelizmente, a busca por um garfo cada vez mais alongado, aliado a soldas caseiras e o desconhecimento sobre as propriedades do metal, ceifaram a vida de muitos entusiastas na época. Não era incomum ouvir histórias sobre motos que simplesmente se partiram ao meio.

Há algumas décadas atrás as modificações de chassis de motos para perder peso e ganhar estética estavam em alta. A prática de tais modificações era chamada de “bobbing” ou “choppin’ off” (dá na mesma), cuja tradução de ambos se entende por ”cortar fora”.

Surgiam também os adereços elaborados, feitos a mão, bancos colados no quadro, os comandos avançados e os guidões com os mais diferentes formatos. Os quadros dessas motos eram bastante modificados, sendo muitas vezes fabricados do zero.

Triumph 1964 Chopper
Triumph 1964 Chopper

Mas enquanto as bobbers eram um fenômeno típico das motos americanas, as choppers não possuíam nacionalidade. Motos europeias eram comumente convertidas, algo que começou a acontecer também com a chegada das japonesas nos anos 70.

Uma das motos, porém, teve maior destaque na mídia. Ela foi batizada com o nome de “The Bobber”, pelo fato de ser uma moto resultada de processos de “bobbing”.


O estilo da moto era bem próximo ao das choppers tradicionais, com guidão alto e sissy-bar (santo antônio) também alto, ambos característicos do estilo “old school” de motos.

Logo, se “bobber” vinha de “bobbing”, “choppin’ off” deu em “chopper”, que ficou mais conhecido.

Depois disso a maioria das motos modificadas teve estilo semelhante, consolidando o estilo chopper. Todas eram artesanais até o lançamento da moto (e filme) Easy Rider, da Harley Davidson.

Uma bicicleta ou moto chopper só fará seu nome valer as origens se tiver tido sua estrutura modificada. Porém, se não teve mas tem o estilo, não deixa de ser chopper, logicamente

Bobbers e choppers hoje

Nos anos 80 a febre das choppers foi deixada de lado, mas voltou com força total no final dos anos 90 graças aos programas de TV como Motorcycle Mania, de Jesses James da extinta West Coast Choppers, chegando finalmente ao mainstream com a novela pai e filho “American Chopper”.

As bobbers recentemente tiveram um novo boom, mas dessa vez seguiram o caminho das irmãs choppers. O público que procura por velocidade e motos customizadas se voltou para as modernas streetfighters, enquanto que os fabricantes de bobbers passaram valoriza-las pela estética. É o nascimento da retro-bobber e da chopper-bobber.

Não se esqueça que independente do modelo o estilo do motociclista complementa o estilo da moto.

Desempenho ou estética? Um pouco de cada, ou de nenhum dos dois.
Desempenho ou estética? Um pouco de cada, ou de nenhum dos dois.

Agora você já sabe a origem histórica de ambos os modelos, pode tirar suas próprias conclusões sobre o que é ou não uma chopper e bobber da próxima vez que a discussão surgir na mesa do bar.

Fonte – http://olddogcycles.com/2012/07/mas-afinal-o-que-sao-bobbers-e-choppers.html


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