Nossa receita de sucesso para fazer coxinhas deliciosas em casa

Quem não gosta de coxinhas? Sério mesmo: ainda que não seja fã da receita clássica com frango, consegue experimentar uma variedade incrível de sabores. Não é por acaso que uma rede relativamente recente está conquistando muita gente por aí.

Mas não vamos nos concentrar nessas lojas (não por enquanto, quem sabe…): hoje vamos falar do prazer e do dom sagrado que é saber preparar uma boa coxinha. Tá certo, tá certo, eu dei uma exagerada. Mas convenhamos: se as coxinhas não fossem tão boas assim, não teríamos gringos tão maravilhados com uma, ou tê-las como um dos principais artigos para suas festas.

Então sem perder tempo, é hora de entender esse fascínio pelas coxinhas.

Coxinhas famosas e como você pode fazê-las

As Coxinhas são uma iguaria deliciosa do Brasil

Dá para ter um palpite quase certeiro no que diz respeito às coxinhas. Assim como o clássico salgado brasileiro, outros quitutes e iguarias estão recebendo um tratamento todo diferenciado com essa “onda gourmet”. Os mais chatos vão dizer que é “modinha”, ou um exagero já que essas opções mais populares continuam tão boas quanto.

Enfim, o que importa é que as coxinhas, como algo nosso, ganharam o seu devido destaque nesse novo mercado, e você pode não apenas pegar as opções mais sofisticadas ou as mais populares, como você mesmo pode fazer.

Duvida, jovem? Pois nós temos uma boa receita para você fazer a parte mais desafiador da coxinha, que é a massa. Vai ver que é por isso seu apreço tão grande entre o público. Mas vamos ao que interessa.

Massa de Coxinha para fazer em casa

Confira uma ótima receita de massa de Coxinhas

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 500 gramas de trigo
  • 2 caldos de Galinha (ou substitua pelos seguintes temperos: colorífico, pimenta calabresa, ou curry)
  • 1 colher e meia de óleo
  • Sal á gosto

Modo de Preparo

Em uma panela de tamanho médio, coloque a água, o caldo de galinha e o sal. Deixe a água ferver, retire do fogo, e logo em seguida acrescente a farinha, e não pare de mexer na mistura com uma espátula ou colher-de-pau. Caso tenha optado pelos temperos no lugar do caldo, acrescente-os junto a farinha.

Depois de misturado, coloque a panela de volta ao fogo, continuo a mexer até a mistura soltar da panela. Com isso, você fica com a massa pronta para adicionar o recheio que quiser, no tamanho que quiser.

Para fritar, basta empanar a massa com farinha de rosca, e mergulhar em óleo fervente. Deixe por alguns segundos, até fazer liga, retire e coloque em descanso em um prato com papéis-toalha, para retirar o óleo em excesso.

Viu como é mole? Tem os recheios também, mas por hora vamos segurar essa parte. Vamos para alguns detalhes e ideias que vão enriquecer ainda mais essa opção clássica, ao invés de optar sempre pelo frango.

Coxinha pequena ou grande?

Quem tá afim de encarar essas Coxinhas?

Sempre existem discussões quanto a coxinha ideal. Ninguém nunca está satisfeito jovem, e com essa iguaria não seria diferente. Normalmente, ou encontramos as opções maiores e cheias em padarias e lanchonetes, ou encontramos o clássico cento vendidos por buffets, seja para festas ou para situações mais ocasionais.

Tem ainda uma lanchonete lá em São Paulo, a Panetteria ZN, que vende o exemplar de 1 kg! Até hoje poucos podem se dizer orgulhosos que a comeram por completo. Mas honestamente, salvo pelo tamanho gigante aí, pouco importa o tipo de coxinha: se estiver bem feita, seus apreciadores vão comer com gosto.

Ainda assim, existem algumas ideias mais interessantes que podem ser exploradas com seus tipos mais variados. Vejamos algumas delas, agora que você já está bem esperto com a confecção da massa.

Ideias para fazer com coxinhas

Que tal um fondue de Coxinhas?

A criatividade gastronômica chegou a outro nível, jovem. Dá só uma olhada no que pode ser feito, seja com as coxinhas pequenas de festas, como os exemplares mais populares das padarias.

Fondue de Coxinha – Dá para acreditar nisso? Eu sei que já passamos um pouco do timing, mas ter um fondue de coxinha era algo que só um brasileiro seria capaz de inventar. É basicamente o seguinte: coxinhas pequenas, com o recheio tradicional de frango, mergulhadas com espetos em catupiry, do jeito “tradicional” da receita salgada. Uma ideia foda para se aproveitar neste fim de inverno. Se você não estiver muito interessado em fazer, pode procurar as opções de restaurantes existentes em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Rodízio de Coxinha – Essa é uma opção a se explorar em restaurantes mesmo. Enquanto alguns lugares do Brasil oferecem os rodízios de massa, que acabam agradando até a poucos se parar e pensar nas pensar nas opções disponíveis, os rodízios de coxinha adicionam aquela variedade de sabores que todos os barbudos estavam esperando. Quatro queijos, alho poró com Bacon, até coxinhas doces! Atualmente, Belo Horizonte é o local para ir com uma opção deliciosa feito essa.

Um rodízio de Coxinhas... Sonho? Não, é realidade mesmo

Variando a massa e o recheio – Se você acha que as coxinhas pequenas dão muito trabalho para fazer, e se contenta com poucas e saborosas opções, a melhor ideia é explorar outros tipos de massa para os tamanhos maiores de coxinhas. Massas feitas com batata doce, com mandioca, ou empanadas com outros tipos de farinha, são uma boa forma de explorar as possibilidades da iguaria. E se você não curte coxinhas de frango, pode explorar opções vegetarianas bem interessantes, como as de legumes, ou de espinafre, por exemplo.

Por onde comer a coxinha?

Que tal parar de sugerir por onde comer as Coxinhas?

E vamos acabar de uma vez com uma discussão pertinente: não tem essa de comer a coxinha por cima ou por baixo. Acredite, tem gente que gosta de implicar se você para cima do recheio primeiro, ou prefere ir comendo aos poucos. Pois nós dizemos o seguinte: coma do jeito que achar melhor! As coxinhas são um prazer inigualável, você pode e deve aproveitar da maneira que achar mais gostosa.

Gostou das ideias de coxinhas? Se curtiu a ideia, podemos trazer algumas receitas top de recheios para variar um pouco o cardápio. Para um grande apreciador, ou para quem deseja dar aquela impressionada nos amigos como um chef barbudo, vale a pena testar as possibilidades. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

[ninja_forms id=5]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *