Última temporada de Game of Thrones. O inverno está chegando!

Última temporada de Game of Thrones. O inverno está chegando!

No finalzinho de Dezembro, teve um teaser. Em Janeiro, mais outro. No dia 5 de Março de 2019, um trailer mais contundente. Com poucos episódios planejados, a última temporada de Game of Thrones dá fim não apenas a uma série incrível do escritor George R. R. Martin, como também encerra um verdadeiro marco na televisão americana. E como tem sido avisado desde a primeira temporada, o inverno finalmente chegou.

À bem de verdade, as últimas temporadas da série foram bem controversas, mas num ponto de vista diferente das anteriores. Enquanto as primeiras chocaram muita gente pela falta de freios em todo tipo de cenas, as últimas foram criticadas justamente por esse tom ter diminuído pouco a pouco. Bem, quer você goste ou não, o fato é que ela alcançou um patamar que apenas algumas poucas séries conseguiram de uns 15 anos pra cá.

Mas antes de falarmos sobre esse aspecto, vamos considerar um pouco do que pode vir do último ano de GoT.

Enquanto as primeiras chocaram muita gente pela falta de freios em todo tipo de cenas, as últimas foram criticadas justamente por esse tom ter diminuído pouco a pouco. Bem, quer você goste ou não, o fato é que ela alcançou um patamar que apenas algumas poucas séries conseguiram de uns 15 anos pra cá.

A última temporada de Game of Thrones e suas especulações

A Última temporada de Game of Thrones promete muitas resoluções

Antes especular e criar teorias absurdas sobre personagens e tramas era coisa de fóruns nos primórdios da internet, e uma coisa de nerd em sua maioria. Antes, também eram nos filmes com várias sequências, mas isso fica pra outro dia se interessarem.

O fato é que tem um monte de possibilidades rodando a última temporada de Game of Thrones. E como todo bom fã, vamos pensar nelas.

O inverno

Era o mote da Patrulha da Noite. E ninguém deu atenção até o raio do Rei capturar um dos dragões e deixar bem claro que a ameaça real era ele. Enfim, o que importa nesse caso é o perigo que ele causa de maneira geral a Westeros, e como os povos que antes estavam mais perdidos atrás do Trono de Ferro vão lidar com isso.

Jon Snow e o Exame de DNA

Sim, já se sabe que Snow é filho do irmão de Ned Stark, morto nos eventos que levaram a queda do Rei Louco. Mas até agora a mãe dele não foi realmente revelada, e se ele é mesmo sobrinho da Daenerys. O que deixaria menos pesada aquela tal cena que teve na temporada mais recente. Quem quer que seja, o destino dele enfim vai ser resolvido aqui, e sem aquela coisa de herói, eu espero. GoT realmente não se trata de figuras estoicas.

Cersei, a Louca

Cersei está ainda mais louca na Última temporada de Game of Thrones

Cersei já era da pá virada desde o começo da série. Só que as coisas ficaram ruins ao longo da trama mesmo para a atual responsável pela casa Lannister. Resultado? Uma mulher que realmente não se importa com mais nada se não o trono, nem que mate todo mundo. Eu sei que uma análise um tanto superficial do que a Cersei realmente representa. Mas de fato, vamos ver uma personagem genuinamente ruim nessa última temporada.

O Destino dos Stark

Se tem uma turma que mudou bastante desde o início, foram os filhos Stark. Os que sobreviveram, ao menos. Justificado ou não, é fato que Sansa, Arya e Bran estão totalmente diferentes mesmo em sua reunião.

Não seria uma surpresa uma treta entre eles próprios, principalmente com a postura mais agressiva e direta da Arya. Aqui será realmente o ponto de virada entre serem diferentes de todo o ambiente que os moldaram. Ou então mais uns entre muitos a responder fogo com fogo.

E os barbudos?

Qual será o destino dos barbudos na Última temporada de Game of Thrones?

Já falamos pelo menos de dois aí: o destino de Jon Snow, e o Rei dos Caminhantes Brancos que também tem uma barba bem fria… Mas eles não são os únicos barbudos a terem um destaque nesse fim de série.

Jorah Mormont ainda tem questões a resolver além de sua friendzone com a Daenerys. Tyrion e Jaime Lannister ainda estão indecisos se mantém a barba ou não com essa situação toda com a irmã. E o Sam vai deixar de ser um bundão ou não?

A importância de Game of Thrones para as séries de TV

A Última temporada de Game of Thrones é um marco nas séries de tv

Tá certo que as possibilidades levantadas acima não fazem jus a profundidade que a série tem a oferecer. Mas uma coisa é realmente certa: Game of Thrones foi um marco nas séries em diversos pontos.

A começar pelo nível de produção. Quem cresceu com histórias como as versões antigas de séries medievais fantásticas, não tem ⅓ do esmero que foi GoT, sobretudo no respeito ao material original. No máximo, só vimos obras do tipo no cinema

Por falar no material, essa foi uma outra questão que, acredito eu, veremos com um pouco mais de frequência daqui pra frente. Nas primeiras temporadas, muita gente ficou bem chocada com o nível de violência e cenas sensíveis até pra quem curte um filme de terror pesado. Hoje em dia criou-se esse “padrão GoT” quando se trata de conteúdo do tipo.

O contexto, somado aos temas tratados na série, sem dúvidas deixou muita gente sem chão. Se hoje em dia temos séries como True Detective (que também é da HBO, aliás), Deuses Americanos, e o derivado de Uma Noite de Crime, com todo o clima pesado que elas apresentam, parte se deve a presença de GoT, por aí. E ainda mantendo o gás, já que outras iniciativas da mesma época, como The Walking Dead, não tiveram a mesma sorte.

O ponto que quero chegar aqui é que vai demorar um tempinho, talvez, até termos uma série que consiga ter o alcance que Game of Thrones alcançou. Mesmo exemplares como o recente Kingdom, na Netflix, bebem de uma fonte similar a obra de R. R. Martin.

O que de certa forma, é bom também, jovem. Com a última temporada de Game of Thrones, o padrão de qualidade no geral aumentou bastante, e agora temos a possibilidade de ver outras tantas joias por aí. Tá pronto para o dia 15 de abril? Deixe nos comentários suas expectativas, jovem. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *